roteiro bonito agência de turismo em bonito

Arvorismo em Bonito/MS: Quais são as Melhores Opções?

O arvorismo em Bonito/MS é mais uma bela alternativa de passeio turístico sustentável na cidade sul-mato-grossense.

Conhecida como a capital do ecoturismo no Brasil, Bonito reserva uma grande quantidade de atrativos em seu território. Afinal, são muitos rios, grutas, cachoeiras, trilhas, dolinas, cavernas, lagoas e balneários para visitação.

Além disso, outras atividades também ganham destaque, como é o caso das cavalgadas, passeios de quadriciclos, tirolesas e o próprio arvorismo.

Então, se você quer conhecer as melhores alternativas de passeios, explorando as copas das árvores da região, veja o que a Roteiro Bonito MS preparou!

Quais são as melhores opções de arvorismo em Bonito/MS?

Um fato bem interessante sobre as atividades de arvorismo que acontecem em Bonito é que as mais relevantes ficam localizadas ao longo do Rio Formoso.

Esse é simplesmente o rio mais importante da cidade e concentra uma grande quantidade de outros passeios.

E o melhor de tudo isso é que todos acabam ficando bem próximos ao centro da cidade, o que garante mais facilidade ao acesso a esses atrativos.

Então, tome um café da manhã reforçado no hotel, pegue o protetor solar e prepare-se para as aventuras!

Cabanas Arvorismo

Cabanas Arvorismo
Fonte: Megs ✰ (TripAdvisor)

Uma das melhores opções de arvorismo em Bonito/MS é o Cabanas Arvorismo, que é organizado pelo Hotel Cabanas, um dos mais importantes da cidade.

O primeiro ponto de destaque para esse passeio é que ele está a menos de 6 km de distância do centro do município, levando apenas 10 minutos de viagem.

Por lá, o arvorismo é praticado a uma altura de 15 metros (máximo), com toda a visualização da copa das árvores. No trajeto, há um total de 18 obstáculos, que conferem ainda mais emoção à atividade.

Além disso, o percurso conta com duas tirolesas, sendo o único arvorismo de Bonito que oferece uma tirolesa aquática sobre o gigante Rio Formoso.

E o melhor de tudo é que há um sistema de segurança complexo, com um cabo contínuo por todo o caminho.

Assim, em nenhum momento a pessoa fica desconectada do cabo, garantindo total controle e segurança.

Por conta disso, mesmo as crianças (a partir de 1,15 metros de altura) conseguem aproveitar a atividade tranquilamente, sem o acompanhamento dos seus pais.

E quem opta pelo arvorismo no Hotel Cabanas tem a oportunidade de curtir muitas outras aventuras no local. Ao todo, são cerca de 400 mil m² de área verde, concentrando muitas atividades.

Além desse passeio em si, há também a flutuação, arco e flecha, e o famoso Boia Cross, que é um atrativo bastante chamativo de Bonito/MS.

Nele, os visitantes percorrem um trecho do Rio Formoso, com o auxílio de uma bóia individual. Assim, se aventuram nas corredeiras e pequenas quedas d’água durante o percurso.

Arvorismo Ybirá Pê

Arvorismo Ybirá Pê
Fonte: Arvorismo Ybirá Pê (TripAdvisor)

O Arvorismo Ybirá Pê, que vem do Tupi e significa “Caminho das Árvores” é mais um que está entre as melhores opções de arvorismo em Bonito/MS.

Na verdade, esse foi o primeiro circuito de todo o estado do Mato Grosso do Sul, sendo um dos mais conceituados da região.

Assim como o Cabanas, fica bem próximo de Bonito, a cerca de 8 km de distância da Praça das Piraputangas, no Centro.

Ele também está ao lado de um trecho do Rio Formoso, o que garante uma aventura especial em um dos rios mais importantes da cidade.

O deslocamento entre as copas das árvores acontece por meio de cabos de aço, bambu, madeira e corda, com toda a segurança necessária.

Por isso, o circuito pode ser realizado por adultos e crianças, desde que tenham 6 anos de idade e 1,20 metros de altura.

A altura máxima alcançada no arvorismo é de incríveis 20 metros, o que garante muita emoção durante o passeio.

Por lá, há também dois pontos de tirolesas, sendo que uma delas é aquática, trazendo ainda mais adrenalina para o praticante.

Toda a atividade tem uma duração média de 2 horas, sendo finalizada com um delicioso banho nas águas do rio Formoso.

Formoso Adventure

Formoso Adventure
Fonte: Formoso Adventure (TripAdvisor)

Por fim, uma opção bem diferente de arvorismo em Bonito/MS é o Formoso Adventure, que fica no Parque Ecológico Rio Formoso.

Nesse caso, o grande diferencial dessa alternativa em relação às anteriores é que se trata de um passeio mais completo, somando o arvorismo nas passarelas suspensas com as tirolesas.

Tudo começa com uma extensa caminhada de cerca de 1,5 km, sempre acompanhando a mata ciliar do rio que dá nome ao parque.

Depois, a aventura fica por conta da observação do Mirante do Morro do Tamanduá, que é o ponto de partida para a maior tirolesa de todo o estado, com 520 metros de extensão.

Já o arvorismo acontece no final do percurso, sendo uma área com 23 obstáculos ao todo.

Assim, para finalizar a experiência, há ainda uma pequena flutuação (300 metros) nas águas cristalinas do Rio Formoso.

O Arvorismo em Bonito/MS Vale a Pena?

Como foi possível observar, o arvorismo em Bonito/MS conta com ótimas opções de passeios, cada um com características diferentes.

De uma forma geral, a realização desse passeio é uma forma única de explorar uma área nova na região, observando de cima as belezas escondidas de Bonito.

E o melhor de tudo é que essa ação garante um contato direto com uma grande quantidade de animais, que percorrem o solo ou até mesmo as copas das árvores.

Esse, aliás, é mais um ponto de destaque, uma vez que a conexão com a flora local é muito mais intensa.

Por ser um passeio que não afeta a natureza, a realização do arvorismo é uma das melhores formas de garantir a preservação dessas áreas.

Afinal, é através dele que se gera uma fonte econômica sustentável para a região, incentivando esse cuidado.

E isso, somado à própria qualidade da aventura, torna a atividade uma ótima opção de passeio em Bonito/MS, que vale muito a pena conferir.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso, reservando seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.