Bonito está aberto ao turismo com sucesso na bio segurança – um exemplo mundial!

Angela Maria é médica aposentada e esteve em Bonito esta semana com sua família:

  • Me senti segura todo o tempo, nos passeios os protocolos de bio segurança estão sendo cumpridos – distância segura entre as pessoas, tudo muito bem explicado pelos guias – higienização total tanto nos passeios como na Pousada onde me hospedei e os restaurantes com menos mesas ficaram mais agradáveis!

Já o engenheiro elétrico Thiago Vilera elogia o profissionalismo dos guias e da ênfase a segurança em relação aos tempos atuais:

  • Bonito se modernizou ainda mais dando um passo a frente em relação ao turismo em todo o mundo – achei fantástico a maneira que medem a temperatura corporal antes de entrar nos passeios!

-É mais seguro que nunca viajar para Bonito! (Comenta Cesar Miguel, dentista de São Paulo )

Sabemos que todos os lugares estão sujeitos a algum tipo de risco, mas Bonito fez nos últimos meses um trabalho impecável em relação a prevenção do Covid 19!

Os profissionais de Bonito MS
preparam-se para reativar o funcionamento de todos os setores da cadeia turística, numa operação gigantesca e trabalhosa que envolveu atrativos turísticos, guias de turismo, agências locais, restaurantes, hotéis, pousadas e transportadores.

O trabalho foi coordenado pelo SESI, em parceria com IDB e o SEBRAE e, contou com participação de todas as entidades representativas como ABH (Associação Bonitense de Hotelaria) Abaetur (Associação Bonitense das Agências de Turismo, Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos), AGTB (Associação dos Guias de Turismo de Bonito) e ATB (Associação do Transporte de Bonito).

Isso significa que absolutamente em todos os lugares, as pessoas estão preparadas para fornecer informações com bio segurança.

Essa ação integrou a campanha pela retomada do turismo consolidando o entendimento da necessidade de adoção das medidas preventivas para combater qualquer chance de vírus tanto aos turistas como a população local.

Por isso, é possível afirmar que Bonito MS é um dos destinos pioneiros no Brasil também no que se refere à criação e implantação de protocolos específicos de bio segurança, aliando o ecoturismo às boas práticas sanitárias.

Estão sendo seguidos todos os protocolos de bio segurança com absoluto sucesso e profissionalismo!

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS e do Ministério da Saúde, todo o atendimento foi adaptado para diminuir o contato físico entre os colaboradores e os clientes.

Agora é comum lavar as mãos o maior número de vezes possível, ter um frasco de álcool gel na bolsa e sentar-se em poltronas intercaladas durante o transporte de passageiros e ainda permanecer em fila indiana durante o trajeto das trilhas com uma distância de até 2 metros entre os visitantes – nenhuma ação preventiva destas diminui a qualidade incomparável dos atrativos turísticos de Bonito!

Os hotéis, passeios, transportes e agências de Bonito estão trabalhando com carga reduzida e horários especiais. Aliás, essa é uma das razões para considerar fazer sua reserva para os passeios com bastante antecedência – a capacidade de Bonito sempre foi limitada em função de proteger o meio ambiente e agora o número de vagas será ainda menor no intuito de proteger as pessoas!

Por agora o meio mais seguro de viajar é realmente de carro próprio, sem nenhum tipo de contato com outras pessoas, mas em muitos casos isso não é possível em virtude da distância até o destino outra opção é o aluguel de carro na Capital Campo Grande ou mesmo em Bonito.

Ou, esteja atento aos novos horários de transfer de Campo Grande para Bonito:

A viagem dura em torno de 4 horas e meia (são 297 km de distância entre a capital e Bonito MS) e o transporte faz uma parada durante esse trajeto.
O valor da passagem de R$ 100,00 por pessoa em cada trecho, ou R$ 200,00 para ida e volta.

Saídas de Campo Grande para Bonito nos horários:
11:30 – 16:00 – 19:00
Saídas de Bonito para Campo Grande
05:00 – 07:00 – 18:00

Pratique essas 6 medidas de prevenção durante os vôos e transfers:

Distanciamento social!

Quando for viajar, o visitante deverá manter um distanciamento de outras pessoas de pelo menos 2 metros de distância.

Isso inclui procedimentos de check- in nos aeroportos, meios de hospedagem e atrativos. Nos passeios, só será permitido que permaneçam juntos até 3 pessoas da mesma família.

Recomendamos que todos os visitantes se coloquem em fila indiana respeitando as marcações no chão e obedeçam às normas que todos os meios de transporte vão passar a adotar – colocar os passageiros em lugares intercalados.

Use sua máscara o tempo todo!

O tempo todo significa usar a máscara durante todo o tempo, até mesmo nos passeios ao ar livre e nas áreas internas, como os corredores dos hotéis por exemplo. Lembrando que pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus e a barreira de pano também protege contra a contaminação. Não será permitido o embarque em aeronaves, ônibus, vans nem o check in nos hotéis caso o visitante não esteja de máscara.

Sente-se do lado da janela!

Segundo o site Melhores Destinos, um estudo de 2018 da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, concluiu que uma das maneiras de evitar doenças contagiosas – não só o coronavírus – durante o transporte, é buscar um assento na janela. Longe do corredor, o passageiro tem cinco vezes menos encontros com outras pessoas, o que diminui as chances de entrar em contato com alguém infectado.

Não passe a mão no rosto!

É preciso estar atento aos detalhes. Mesmo de máscaras, algumas vezes nos descuidamos e passamos as mãos nos olhos e no nariz, antes de higienizá-las, o que pode ser uma porta para o contágio mesmo estando a boca protegida. Portanto, tenha cuidado para não se colocar em risco.

Mantenha suas mãos sempre limpas!

Lavar corretamente as mãos segue sendo um dos principais modos de combater o coronavírus. Mas o método só funciona quando se feito de forma adequada, realizando uma lavagem por cerca de 20 segundos e abrangendo todas as partes da mão e o pulso. Caso não consiga lavar com água e sabão, o álcool em gel é uma alternativa eficaz.

Os protocolos de bio segurança destinaram às empresas o compromisso de disponibilizar álcool gel para todos os clientes o que ajuda muito, mas carregar seu próprio frasco também pode ajudar.

Use luvas, se puder!

Sim, é extranho, mas é também muito mais seguro! Ao invés de ficar se perguntando se uma determinada superfície está higienizada, o visitante que se propõe a usar luvas pode viajar muito mais tranquilo sem aquela preocupação de borrifar álcool em todo o lugar, melhor parecer um ET, ou um astronauta do que ser surpreendido no meio da viagem.

Outro item que precisa ser observado com atenção é a escolha do seu hotel em Bonito. Isso porque, atualmente, a higienização dos meios de hospedagem requer atenção e cuidados muitos mais específicos e profissionais – siga as dicas de nossa empresa e reserve incluso seu hotel conosco.

Em um imóvel alugado por temporada, fica mais difícil controlar exatamente como foi realizada a limpeza do lugar, quais produtos foram utilizados ou até mesmo se realmente houve a desinfecção antes da sua entrada. Por isso é mais seguro escolher entre as opções de hospedagem, hotéis e pousadas que estejam comprometidos com o protocolo de bio segurança criado especialmente para a hotelaria.

Os hotéis e pousadas de Bonito, além da adoção de processos específicos de desinfecção tem o fluxo de pessoas controlado e o álcool gel 70% colocado em pontos estratégicos. O uso de máscaras é obrigatório para os hóspedes em todas as áreas de uso comum.

Todos os apartamentos recebem novos hóspedes somente a partir de 48 horas do check-out do visitante anterior e após finalizar 100% de higienização.

O café da manhã, também sofreu mudanças, passando a oferecer um serviço escalonado (com horários agendados para os hóspedes) no limite de 30% de ocupação do salão, colocados em mesas posicionadas de 2 em 2 metros.

A paralização das atividades por quase 3 meses nos trouxe um benefício extra. A natureza está praticamente intocada e os rios ainda mais cristalinos.

Na realidade, muito antes da pandemia, Bonito MS já praticava processos rigorosos com relação à higienização dos equipamentos e ao controle do número de visitantes nos atrativos.

Dito isso, fica mais fácil para você que começou a planejar sua viagem para Bonito, compreender porque não tivemos tanta dificuldade em nos adequar às normas da OMS que trata dessas diretrizes de proteção.

Mesmo assim, várias mudanças foram colocadas em prática para ampliar ainda mais esse cuidado:

Ao chegar aos passeios todos os visitantes tem a temperatura corporal aferida. Se a temperatura medida foi igual a 36,5 °C, ou apresentar variação de mais ou menos 01°C, o visitante será autorizado a realizar a atividade. Visitantes com temperatura a partir de 37,8 °C não poderão realizar o passeio e precisarão informar seus dados pessoais, como nome, endereço de origem e contato telefônico para controle e acompanhamento dos órgãos municipais de saúde;

O uso de máscaras é obrigatório (e devem ser trazidas pelos visitantes) desde o receptivo até à execução das atividades na água seja em balneários, flutuações ou cachoeiras.
As máscaras devem ser retiradas imediatamente antes da entrada na água, e recolocadas assim que sair da água;
Os visitantes estão sendo organizados em fila indiana durante as trilhas com a distância de 2 metros entre eles. Só podem permanecer juntas, sem esse distanciamento, até 3 pessoas da mesma família.

Nas flutuações e mergulhos de cilindro, máscara, snorkel, reguladores e roupas de neoprene, passam por processo de desinfecção e assepsia em solução específica altamente higienizante.
Posteriormente, máscara, snorkel e reguladores são entregues em embalagens plásticas fechadas e individuais;
Ao retirar os equipamentos, o visitante deve usar a mesma embalagem plástica para acondicionar a máscara e guardá-la no próprio traje;

Nos passeios de aventura como, rotas de bike, cavalgadas, quadriciclos, rapel, tirolesas não aquáticas e arvorismos é obrigatório o uso de máscaras e a higienização das mãos com álcool gel 70% antes e imediatamente após a atividade;
Equipamentos de segurança como coletes, capacetes e arreios, passam por higienização com álcool líquido ou gel 70% antes do contato com o visitante e imediatamente após o uso.

Como os passeios de bote, duck, e barco elétrico não permitem o espaço mínimo recomendado de 1,5 m, o número de vagas disponíveis é ainda menor;

Os vouchers (ingressos para os passeios) são encaminhados de forma on-line em grande parte dos atrativos;

O número de vagas nos passeios está reduzido em 30% e os horários intercalados para evitar o contato entre os visitantes;

Os Guias de Turismo além de orientar os visitantes, também farão o acompanhamento do cumprimento dos protocolos de biossegurança;
As refeições em sistema de buffet self- service
foram substituídas por refeições à la carte.

A reabertura de Bonito foi um sucesso e todos envolvidos continuam aprimorando a estrutura visando a proteção total de acordo com as normas da OMS e ainda mais longe no intuito de que os visitantes se sintam seguros e relaxados nesta fase dura de nosso planeta!

Não temos conhecimento de nenhum destino turístico do mundo que seja mais seguro que Bonito aliando harmonicamente o respeito ao meio ambiente, aos visitantes e a população local!

Bonito novamente sai na frente!

Tags :

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONHEÇA BONITO/MS

Deseja receber a nossa revista digital exclusiva com valores, fotos e dicas de passeios aqui em Bonito?

Preencha seus dados aqui 💙

Open chat
Precisa de Ajuda?