O Ecoturismo Responsável de Bonito MS!

Visitar um destino de Ecoturismo agrega valor a qualquer viajante mas é necessário ter cuidado para não ser enganado com a palavra “Ecoturismo” sem que seja verificado sua real função!

 

Bonito no Mato Grosso do Sul trabalha a mais de 40 anos com um Ecoturismo sustentável comprovado que rendeu uma centena de prêmios nacionais e internacionais incluso o de ” Melhor destino sustentável de nosso planeta” e isso é resultado de muito trabalho em prol da conservação inteligente de sua “galinha dos ovos de ouro” – a exuberante natureza desta pérola no oeste Brasileiro!

Quando se faz um passeio de interesse ecológico em Bonito é lei ser acompanhado por um guia da natureza que seja local e com devidas credenciais da Embratur e do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Guia apto a nível nacional e principalmente a nível local – ele faz treinamentos em cada passeios e passa por testes e renovações contínuas)!

Os passeios em Bonito tem como objetivo curtir a vida selvagem e aprender sobre o meio ambiente conservando a natureza e interagindo com a comunidade local!

Com o ecoturismo em lugares como Bonito você pode melhorar o mundo ao viajar de forma responsável, inclusive ajudando áreas que podem ser mais desenvolvidas com visitas para o crescimento da economia local não somente de Bonito ou lugares como Bonito mas de todo entorno!

Quando se realiza um ecoturismo bem estabelecido como em Bonito MS, os viajantes oferecem excelentes benefícios às comunidades locais e ao meio ambiente, obtendo como vantagens:

– Maior consciência da cultura local e do meio ambiente para comunidade e para os visitantes de Bonito.

– Menor impacto no meio ambiente, com estudos elaborados cientificamente e revisões constantes do entorno natural de Bonito para que não haja uma minima agressão ao meio ambiente .

– Oferece empregos e benefícios a comunidade e respeita os costumes indígenas da região.

– Informa os viajantes sobre questões políticas, ambientais e sociais que fortalecem a toda cadeia de Ecoturismo em Bonito.

– A renda econômica dos turistas também é utilizada para a conservação da área e projetos relacionados ao meio ambiente e a comunidade local de Bonito.

– Os visitantes levam novas ideias que ajudam o meio ambiente e projetam as ações de Bonito para outros lugares do país e do mundo.

Por outro lado, quando o ecoturismo é realizado de forma NÃO correta em destinos sem preparo, surgem problemas tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade que vive naquela área. Entre suas desvantagens temos:

 

 

Poluição da área.

– Excesso de turistas.

– Erosão onde os carros estacionam ilegalmente, causando impacto no meio ambiente.

– O alto consumo de energia por grandes hotéis em ambiente de selva onde não existem as medidas corretas para a eliminação de resíduos e esgotos.

– Centros turísticos que mantêm ilegalmente animais em perigo de extinção, fechados em gaiolas para aumentar a visitação dos turistas.

Por isso, o ecoturismo deve ser administrado de forma correta, para que muitas dessas desvantagens não apareçam e Bonito dá exemplo a ser seguido!

Quando são feitas viagens de interesse ecológico em destinos “Premium” como em Bonito MS , as pessoas se aproximam da natureza e, portanto, são mais bem orientadas para protege-la e preservar a biodiversidade biológica.

É preciso estar atento a destinos e lugares que se aproveitam da palavra “Ecoturismo” e são organizações enganosas que escondem o abuso com o meio ambiente, que constroem grandes hotéis no meio de florestas ou áreas selvagens para atrair turistas ecológicos. Por isso, é necessário informar de forma correta o que realmente é o ecoturismo ecológico, a fim de evitar os danos que se fazem ao meio ambiente.

Mas se um dia você visitar Bonito saberá ser um “guardião da natureza” seja onde você estiver porque as boas práticas que Bonito mostra e ensina são lições para toda a vida!

Bonito dissipa com propriedade como se faz Ecoturismo sustentável comprovado a ponto de ser campeão mundial!

Tags :

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de Ajuda?