O que é Turismo Alternativo? E porque Bonito está na moda?

O turismo alternativo é um tipo de viagem que tem como objetivos: – “Escapar” da massa – Atividades em contato com a natureza – Fazer esportes extremos ou que não pratique com freqüência – Aprender sobre flora, fauna, biodiversidade – Aproveitar um novo cenário – Ser acompanhado por um pequeno grupo de pessoas – Comprometer-se com o meio ambiente e não devastar as áreas visitadas – Explorar reservas ecológicas, áreas virgens, etc.

flutuacao-rio-da-prata

Para fazer turismo alternativo, você deve primeiro saber que existem três subgêneros nesta disciplina nascidos nos anos 80 aproximadamente:

Ecoturismo:

destina-se a pessoas que desejam conservar o meio ambiente ao viajar (como fazem no seu ambiente habitual durante todo o ano). Existem atividades recreativas, conhecimento da natureza, apreciação de flores e animais, interação com o meio ambiente, respeito, compromisso, etc.( se encaixa 100% com Bonito MS).

Turismo de aventura:

o turista pode melhorar sua condição física, ousar realizar alguns esportes radicais, melhorar seu estado emocional e físico, superar certos desafios auto-impostos, experimentar novas sensações, mais naturais e genuínas, etc. O viajante encontra uma maneira diferente de passar suas férias. Ele faz contato com outras culturas e formas de vida, conhece práticas que são realizadas em ambientes rurais como o campo ou as montanhas, afasta-se dos ruídos das grandes cidades e relaxa completamente. Aqui também podemos incluir a participação ou participação de certos eventos tradicionais, que, embora possam ser multitudinários, são diferentes do que o indivíduo está acostumado a viver dia a dia. ( Bonito no Mato Grosso do Sul também se encaixa em 100%).

Atividades que abrangem turismo alternativo:

Para que você possa fazer turismo alternativo nas próximas férias, é bom que você conheça algumas atividades incluídas: Ciclismo: é uma atividade recreativa e esportiva, depende de distâncias, dificuldades e se existe ou não concorrência entre os participantes. Ao fazer o exercício, as paisagens são conhecidas e você aprende sobre questões relacionadas à natureza, história, cultura, etc. Agroturismo: o objetivo é explicar aos turistas os diversos processos de produção agrícola e, em muitos casos, incluir alojamento em uma casa rural ou aldeia, para experimentar tudo relacionado ao trabalho diário nesse site.( Ótima opção nos hoteis fazenda de Bonito e no Pantanal).

Etnoturismo:

ajuda os viajantes a aprender mais sobre várias culturas ancestrais, encontrar chaves antigas, descobrir a origem de diferentes práticas, etc.( Uma viagem nas lendas e culturas indígenas de Bonito).

Caminhada:

é uma das opções de turismo alternativas mais populares. Baseia-se principalmente na caminhada em um terreno ou lugar específico, com mais ou menos dificuldade, e que se conecta com a natureza, permitindo exercícios e aspectos de aprendizagem de sobrevivência, por exemplo. Caminhadas: é semelhante à caminhada, mas pode incluir vários meios de transporte, como uma Bote, um safari 4×4 e trechos a pé. Há viagens através de rotas naturais para fins recreativos e de aprendizagem, na maioria dos casos com um guia. As paisagens são mais do que diversas, de uma montanha a uma selva, passando por um deserto até uma floresta mas em Bonito sempre o que convida são as suas águas que estão entre as três mais transparentes do mundo.

Montanhismo ou trekking:

Outra das opções de turismo alternativas mais comuns. Trata-se da ascensão a uma montanha, a pé e cujo objetivo é o topo. Em alguns casos, é feito no mesmo dia e em outros, é necessário ficar em uma barraca ou abrigo.

Quer uma viagem alternativa? Nós podemos reservar esta aventura especial para sua família em Bonito!

Tags :

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONHEÇA BONITO/MS

Deseja receber a nossa revista digital exclusiva com valores, fotos e dicas de passeios aqui em Bonito?

Preencha seus dados aqui 💙

Open chat
Precisa de Ajuda?