roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Dezembro: Guia Completo de Atrações e Passeios

Bonito em dezembro é um dos destinos mais procurados do país, reunindo milhares de turistas que vão passar as férias nesse paraíso de Mato Grosso do Sul.

O período marca a alta do verão e também as festas de Réveillon, onde o clima quente e chuvoso favorece os passeios pelas cachoeiras e balneários da região.

Então, se você quer saber quais são os melhores passeios e atrações de Bonito em dezembro, continue a leitura!

Melhores atrações e passeios de Bonito em dezembro

Dezembro é um mês de alta temporada em Bonito/MS devido às férias escolares e período natalino, e também de muitos trabalhos – embora muitas pessoas já comecem a planejar sua viagem a Bonito em novembro.

E isso acaba aumentando a concorrência por vagas nos atrativos, que possuem limitação de visitas diárias, e também no próprio preço geral do custo de estadia na cidade.

Mesmo assim, como é uma das únicas brechas no calendário anual para fazer uma viagem mais longa, os visitantes chegam em grande volume.

O ponto positivo de tudo isso é que muitos passeios estão perfeitos para uma visita, como os banhos de cachoeira.

Fora isso, como a chuva não costuma atrapalhar tanto o fluxo de visitação, há muitas ótimas opções de locais para conhecer, como:

  • Serra da Bodoquena;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Boca da Onça;
  • Balneário do Sol;
  • Gruta de São Mateus;
  • Flutuação no Rio Sucuri;
  • Boia Cross Bonito.

Agora, vejamos com mais detalhes as informações sobre cada um desses passeios caso você pretenda ir a Bonito no mês de dezembro.

Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

A Serra da Bodoquena é uma das melhores alternativas de passeios por Bonito em dezembro.

Estando dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, o local abriga muitas cachoeiras, um balneário e ótimas trilhas para fazer.

O ecossistema da serra é muito rico, com uma grande variedade de espécies de árvores e de animais, com destaque para as aves.

Quanto ao passeio, tudo começa com uma trilha enorme, com mais de 2500 metros de extensão.

Ela segue, em grande parte, uma área próxima ao leito do Rio Betione, aproveitando o melhor que ele tem a oferecer.

De uma forma geral, apesar da extensão, a falta de grandes elevações torna a trilha de fácil acesso. Além do mais, durante a caminhada, há 8 paradas programadas, sendo todas voltadas para banhos nas piscinas naturais e cachoeiras existentes por lá, no curso do rio.

Já o balneário fica no final da trilha, na sede da fazenda local, onde é servido o almoço para os visitantes. Antes e depois da refeição, é possível curtir bastante os banhos, com atividades divertidas como a tirolesa.

E para quem quer um bom período de descanso, pode encontrar alternativas ideais, como o redário e as espreguiçadeiras.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

Quem viaja para Bonito em dezembro também não pode deixar de conferir o principal ponto turístico da cidade: a Gruta do Lago Azul.

Ela recebe esse nome justamente porque é uma caverna alagada, com um belíssimo lago de águas cristalinas em seu interior.

O lago, infelizmente, não é propício para atividades para banho ou mergulho, e os turistas não podem entrar na água. Mas apenas o visual, somado às próprias formações geológicas do lugar, tornam essa uma das experiências mais marcantes de Bonito/MS.

Não à toa, esse é o passeio mais procurado da cidade, também devido à proximidade com o centro do município.

A estrada para o destino é asfaltada, e a parte final do acesso acontece por meio de uma pequena trilha em meio a mata. A observação das aves no percurso é um ponto brinde a mais.

Já para entrar no interior da gruta é preciso descer uma escadaria, o que também oferece a visualização de uma paisagem magnífica.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Boca da Onça

boca da onça

Como as cachoeiras atingem seu ápice de qualidade no verão, esses passeios são ótimas opções de atividades para fazer em Bonito em dezembro. E assim como a Serra da Bodoquena, a cachoeira da Boca da Onça é uma alternativa e tanto.

Ela é a maior queda d’água de todo o estado do Mato Grosso do Sul, com cerca de 160 metros de altura, e possui um visual único.

Além dela, o que chama a atenção para esse passeio é a trilha que leva até o local, com cerca de 4500 metros de comprimento, seguindo um trecho do Rio Salobra, com sua mata ciliar, que é um importante curso d’água de Bonito/MS.

No trajeto, são 8 cachoeiras no total, sendo que em 4 delas os guias pausam para que os visitantes possam se banhar.

Como resultado, quem resolve conhecer a Boca da Onça consegue viver uma experiência incrível de contato com a natureza.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Balneário do Sol

balneário do sol

Quem está em busca de diversão, banhos e muita aventura, encontrará tudo isso no Balneário do Sol. Ele é um dos melhores balneários da cidade, e assim como os demais atrativos similares estará com as condições perfeitas no verão.

A atração aproveita justamente em um trecho extenso do Rio Formoso, que por si só já é belíssimo, e com águas límpidas.

Além do mais, ele implementa tudo o que a natureza oferece, com uma estrutura  incrível, como as piscinas para banho.

As churrasqueiras e quiosques do local são perfeitas para um dia de muita curtição e alegria.

E o melhor de tudo é que bem próximo à área do balneário há belíssimas cachoeiras para visitação.

Para curtir em família
Balneário do Sol

O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta de São Mateus

gruta são mateus

A Gruta de São Mateus é outro passeio que não pode ficar de fora do roteiro de quem viaja para Bonito em dezembro. Essa é uma caverna que difere bastante da Gruta do Lago Azul, por diversos motivos.

O primeiro, e um dos mais importantes, é que ela não é alagada, isto é, não contém lagos na sua parte interna.

Esse ponto dá ao atrativo um destaque maior para as formações geológicas presentes por lá. Afinal, toda a estrutura é seca, sem que haja nada impedindo a observação das rochas esculpidas.

A visualização se torna ainda mais fácil devido à iluminação artificial presente na gruta. Então, com o apoio de lanternas, o visitante explora tudo de forma eficiente.

Além desse destaque, São Mateus se diferencia ainda por possuir dois pontos de acesso, com uma entrada e uma saída diferentes.

Normalmente as grutas apresentam um acesso único, sendo preciso entrar, explorar, e depois voltar pelo mesmo caminho.

Mas isso não acontece com a Gruta de São Mateus, com um percurso direto em todo o passeio.

Em outras palavras, a exploração acontece enquanto se estiver dentro da caverna, já que todos os trechos percorrido são inéditos para o visitante.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação no Rio Sucuri

rio sucuri

Sendo o rio mais cristalino do Brasil, o Rio Sucuri é um passeio que figura entre os principais atrativos de toda a região Centro-Oeste do país.

Como já mencionado, Bonito em dezembro é chuvoso, o que acaba atrapalhando a transparência da água.

No entanto, apesar de não apresentar a mesma qualidade das épocas de inverno, na baixa temporada continua oferecendo uma experiência incrível de flutuação em sua nascente.

Nessa atividade, o visitante utiliza uma roupa de neoprene (borracha sintética), máscara e snorkel, para flutuar sobre a água. E com uma transparência única do leito, é possível observar com clareza muitos detalhes submersos.

O encontro com os peixes, e também com espécies de plantas, bem como a própria estrutura do rio, é uma sensação única.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Boia Cross Bonito

boia cross bonito

Bonito tem uma atração muito procurada em dezembro, que é o Boia Cross. A atividade é uma aventura e tanto, e consiste em descer um trecho do Rio Formoso utilizando apenas uma bóia.

Cada pessoa desce em uma bóia individual, com o grupo sendo devidamente acompanhado pelos guias, o que é uma regra dos passeios da cidade.

Nesse caso, é possível escolher entre a atração do Parque Ecológico Rio Formoso e o Boia Cross Cabanas.

Os dois ficam bem próximos e são ótimas alternativas, apresentando pequenas cachoeiras e corredeiras no percurso.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

Como é o clima de Bonito em dezembro?

Bonito em dezembro marca um ponto alto do verão, que chega com força à cidade sul mato-grossense.

As chuvas são muito frequentes nesse período, pois é estação chuvosa, ajudando a deixar as cachoeiras e os rios com um fluxo de água bem forte.

E o calor também é um ponto de destaque, com as temperaturas variando entre os 20 °C e os 30 °C, mas podendo chegar até os 35 °C.

Agora, se preferir visitar Bonito durante a estação seca, é indicado ir entre maio e agosto.

Enfim, para curtir aventuras incríveis, não é preciso viajar para locais tão distantes. Aqui mesmo, no Brasil, temos destinos incríveis e encantadores!

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

O que fazer em Bonito em dezembro?

Devido às chuvas, o mês de dezembro é ideal para aproveitar os balneários, cachoeiras e grutas de Bonito/MS, como: Serra da Bodoquena, Gruta do Lago Azul, Boca da Onça, Balneário do Sol, Gruta de São Mateus, Flutuação no Rio Sucuri e Boia Cross Bonito.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.