roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Junho: Guia Completo de Atrações e Passeios

Viajar para Bonito em junho é uma época perfeita para apreciar as flutuações nas nascentes dos rios da cidade.

Esse é um momento de baixa temporada na região, sendo o último mês antes das férias escolares de julho, onde o fluxo de visitantes aumenta.

Por isso, é um período realmente bem interessante para conhecer esse paraíso brasileiro, no Mato Grosso do Sul, a cerca de 265 km de Campo Grande/MS.

Então, se você quer conferir um guia completo de atrações e passeios por Bonito em junho, basta continuar a leitura!

Melhores atrações e passeios de Bonito em junho

O mês de junho é uma época seca em Bonito, por isso os passeios de flutuação conseguem se destacar, devido à qualidade e transparência das águas dos rios.

Não à toa, algumas das principais atividades para conferir nesse mês são:

  • Flutuação Rio Sucuri;
  • Abismo Anhumas;
  • Lagoa Misteriosa;
  • Barra do Sucuri;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Serra da Bodoquena;
  • Rio da Prata.

Agora, vejamos de forma mais detalhada cada um desses passeios.

Flutuação Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

O Rio Sucuri, em Bonito/MS, carrega um título bastante especial, sendo o rio mais transparente do Brasil. E quando se leva em consideração todos os rios do planeta, ele fica com o terceiro lugar nesta categoria de cristalinidade.

A qualidade de suas águas é realmente impressionante, principalmente na área da sua nascente.

Quem visita Bonito no mês de junho consegue aproveitar muito bem a melhor época do ano para curtir as flutuações na região. Isso porque a estação chuvosa já terá finalizado nos meses anteriores, fazendo com que a água fique realmente muito clara.

As chuvas, embora sejam muito importantes para outros passeios, como as cachoeiras e balneários, deixam os rios mais turvos, diminuindo a transparência.

Além da qualidade da atração em si, junho marca ainda um período de baixa temporada, com uma concorrência menor pelos passeios.

A flutuação no Rio Sucuri gira em torno de 2 horas, tempo suficiente para observar toda a biodiversidade aquática local.

São muitas espécies de peixes e também de plantas encontradas por lá, além das próprias formações no fundo do leito.

Vale lembrar que, na flutuação, o visitante fica boiando sobre a água com a barriga para baixo.

Outro ponto importante a se considerar é que, apesar do nome, o rio oferece um passeio totalmente seguro. Afinal, a nomenclatura veio devido à grande quantidade de curvas em seu percurso, e não por causa das sucuris.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Abismo Anhumas

abismo anhumas

Quem viaja para Bonito em junho também não pode deixar de conferir o Abismo Anhumas. Essa é uma caverna única na região, cujo acesso se dá através de uma fenda no chão.

Trata-se de uma caverna alagada, com um visual incrível e que oferece um dos melhores passeios de flutuação e mergulho de Bonito.

Para chegar até o lago em seu interior, é preciso descer cerca de 72 metros, por meio de um rapel elétrico. Desde 2021 o sistema elétrico está presente no atrativo, facilitando bastante o acesso, que antes era mais restrito.

O seu lago chama a atenção por ser profundo e muito transparente, com uma média de 80 metros de profundidade. Mesmo assim, a visibilidade chega a incríveis 60 metros, sendo possível praticamente observar o fundo.

Uma das principais características do local, além da lagoa, é claro, é uma “cidade” formada de cones de calcário, que saem do solo da caverna.

O visual do abismo é realmente de tirar o fôlego, e não à toa esse é um dos melhores passeios que Bonito oferece.

Novamente, a falta de chuvas nesse período de junho ajuda a dar mais segurança à atividade, fora a menor concorrência.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

Assim como o Abismo Anhumas, a Lagoa Misteriosa também é outro passeio imperdível para quem vai conhecer Bonito em junho.

O local é uma dolina alagada, com um lago único, extremamente profundo e que carrega um verdadeiro mistério.

Isso porque, até hoje, ninguém nunca conseguiu desvendar a real profundidade do lugar. Atualmente, o ponto mais profundo já catalogado do lago é de cerca de 220 metros. Mas a estimativa é bem mais do que isso.

As dolinas são um tipo de gruta ou caverna, mas que não possuem mais cobertura (teto), que normalmente cai devido às intempéries.

E, na verdade, o mês de junho é um momento perfeito para conhecer o lugar, que fica fechado uma boa parte do ano.

Apesar da grande quantidade de água, a lagoa não possui peixes, o que acaba gerando um acúmulo de algas no período chuvoso do verão. Por isso, apenas na estação seca é possível aproveitar esse passeio, que é um dos mais requisitados por mergulhadores profissionais.

O mergulho, aliás, é uma atividade perfeita para fazer por lá, e que vale muito a pena conferir.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Barra do Sucuri

barra do sucuri

Como mencionado, o Rio Sucuri é o top 1 do Brasil quando o assunto é transparência das águas. E uma prova disso é que, além da flutuação em sua nascente, que sempre é o local mais cristalino, ainda é possível flutuar em outras áreas do seu leito.

Nesse caso, a Barra da Sucuri é justamente um dos melhores percursos para fazer essa atividade.

Trata-se de uma área de encontro com o Rio Formoso, um dos principais de toda a região sul mato-grossense.

O grande diferencial desse passeio é que o visitante consegue observar a biodiversidade aquática por duas vezes. Afinal, para chegar ao ponto inicial da flutuação, é preciso subir o mesmo trajeto de barco.

São cerca de 1,3 km do percurso de ida, sendo que depois volta-se justamente pelo mesmo local, mas agora flutuando sobre a água.

Por isso, quem viaja por Bonito em junho também não pode deixar de conferir essa atração. Nessa época do ano, as condições estão perfeitas para a realização da atividade.

Passeio em águas cristalinas
Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri é um passeio de flutuação por um dos três rios mais cristalinos do planeta e um dos mais transparentes do Brasil.

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

A Gruta do Lago Azul é o passeio mais conhecido da região, e também não pode ficar de fora do roteiro de quem viaja para Bonito em junho.

Diversos são os motivos que tornam a atração tão famosa, como a proximidade com o centro e a sua beleza sem igual.

O local é uma gruta alagada, com um lago belíssimo, de um azul intenso e uma cristalinidade de encantar. Infelizmente não é permitido entrar na água, tratando-se apenas de um passeio de contemplação.

Mesmo assim, poucos cenários conseguem chegar aos pés da Gruta do Lago Azul no Brasil e no mundo, devido à junção da lagoa e as formações geológicas internas.

Por ser próximo à sede da cidade, e um dos pontos turísticos mais relevantes da região, esse é também um passeio fundamental para o mês de junho.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

Ir a Bonito/MS em junho é um momento interessante para aproveitar também a Serra da Bodoquena.

Ela fica no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e consegue misturar trilhas, cachoeiras e um balneário muito bem estruturado. Por isso, é um destino completo para conhecer nessa viagem.

Começando pela trilha, são cerca de 2,5 km de extensão, dentro de uma área muito bem preservada do Cerrado e Mata Atlântica.

O passeio ganha destaque por ser simples, com poucas elevações no trajeto, e por contar com uma rica biodiversidade, com muitos animais e árvores, ideal para observação de aves.

Além do mais, há ao todo 8 pausas ao longo do caminho, para descansar e se banhar nas cachoeiras e piscinas naturais, que são abundantes na serra, formando o curso do Rio Betione.

No fim de tudo, há ainda uma fazenda, onde fica o balneário, com opções de atividades e também de descanso.

Quem quer curtir um pouco mais a viagem pode utilizar, por exemplo, a tirolesa, ou simplesmente se deitar nos redários do local.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio da Prata

flutuação recanto ecológico rio da prata

Outro rio muito importante em Bonito/MS é o Rio da Prata, sendo esse um local muito agradável para mergulhar ou flutuar.

Como já devidamente ressaltado, a qualidade dessas atividades é bem maior em junho do que em outras épocas do ano.

Por isso, as viagens devem ser muito bem organizadas, para curtir ao máximo os atrativos da cidade.

As temperaturas são agradáveis e o conteúdo do leito do rio fica bastante visível, com muitos troncos de árvores, peixes e paredões de rocha.

Um dos melhores mergulhos
Mergulho Rio da Prata

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

Ver PasseioFalar com Especialista

Como é o clima de Bonito em junho?

A cidade de Bonito (Mato Grosso do Sul) fica na região Centro-Oeste do Brasil e tem delimitações bem definidas de tempo.

Nesse caso, o mês de junho é uma época de inverno na cidade, onde as chuvas se mantêm afastadas e o tempo seco prevalece. Por isso, a temperatura mínima fica na casa dos 15 ºC e a máxima gira em torno dos 25 ºC.

A ausência das chuvas, com o sol à vista, torna as atividades de flutuação alguns dos principais atrativos de Bonito/MS nesse período.

A água realmente fica menos turva, atingindo seu grau máximo de cristalinidade. Assim, a experiência para os turistas e viajantes é mais agradável que em outras estações.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.