Porquê Bonito? O melhor do Ecoturismo

22

fev
2021

Porquê Bonito? O melhor do Ecoturismo

Por: Roteiro Bonito MS/ 46 0

Por um motivo muito simples: acreditamos firmemente que o ecoturismo em Bonito é o presente e também o futuro do que hoje entendemos por turismo convencional.

ECOTURISMO EM BONITO MS
ECOTURISMO EM BONITO MS

Por este motivo há mais de 40 anos em Bonito se busca promover um ecoturismo de qualidade, responsável e comprometido com o meio ambiente.

Temos o compromisso como cidadãos de aproveitar o tempo livre, as férias e o lazer, respeitando a maravilhosa natureza que nos cerca e que queremos dar aos nossos descendentes com uma saúde muito melhor do que a que temos agora.

Mas… o que exatamente chamamos de “ecoturismo” aqui em Bonito e que características deve ter uma atividade turística para ser considerada ecológica e responsável?

“Por que tantas pessoas preferem o ecoturismo ao turismo de massa?!”

 

As respostas a essas e outras perguntas interessantes você encontra em Bonito!

O que é ecoturismo?

Se você digitar a palavra “ecoturismo” no Google encontrará cerca de 425.000 resultados. Faça o teste!

Ecoturismo é um termo que as pessoas querem saber sempre mais por um motivo muito simples: Fala-se muito sobre ele, mas não está claro o que exatamente significa.

Vamos tentar explicar escrevendo algumas das definições que parecem mais precisas:

A OMT (Organização Mundial do Turismo) nos oferece uma longa definição de ecoturismo, um parágrafo amplo que poderíamos resumir como: “Turismo de base natural que busca proteger as áreas naturais e promover o respeito e preservação do estilo de vida das áreas rurais”.

Na Wikipedia também encontramos uma definição precisa de ecoturismo ou turismo ecológico: “Um estilo de turismo alternativo diferente do turismo tradicional (…) em que a sustentabilidade, preservação e valorização do meio ambiente são privilegiadas …”.

Mais uma definição do termo ecoturismo, desta vez extraída da TIES (The International Ecotourism Society): «Viagem responsável a áreas naturais para conservar o meio ambiente e melhorar o bem-estar da população local«.

Quais são as principais características do ecoturismo em Bonito no Mato Grosso do Sul?

 

Respeitar a flora e a fauna de Bonito e região sem alterar em nada o ecossistema em que se desenvolvem.

Em Bonito se ajuda a preservar e até mesmo melhorar os recursos energéticos, as vias de comunicação, a qualidade da terra, da água e do ar, da biomassa, etc.

Se transmite em Bonito conhecimentos sobre a natureza e os seres vivos que a compõem, conhecimentos sobre biologia, fauna, flora, etc., que ajudam a valorizar melhor a riqueza da biodiversidade que nos rodeia.

Há 40 anos em Bonito quando o turismo começou a conhecer o destino já se falava em reduzir o impacto negativo do fluxo de turismo em massa e descontrolado.

Então a pequena cidade interiorana no Mato Grosso do Sul no extremo oeste do Brasil foi pioneira e começou a atrair recursos econômicos que contribuem para o desenvolvimento de profissionais e empresas que optam por morar e trabalhar com um turismo diferente e o resultado deste pensamento e de ações organizadas ao longo de 4 décadas fez com que o destino Bonito fosse considerado o melhor destino sustentável de nosso planeta!

 

 

A partir dai Bonito somente concorre com ele mesmo dando oportunidade de melhorias contínuas e incluso capacidade imediata de se relacionar aos tempos atuais – por isso Bonito rapidamente no início dos tempos de COVID elaborou um plano modelo em biossegurança alavancando o turismo com sucesso mesmo na crise!

O turismo em Bonito contribui ativamente para a conservação e melhoria das condições de vida, cultura e tradições locais da comunidade e do seu entorno!

Ecoturismo em Bonito é exemplo mundial em turismo sustentável e um modelo de sucesso seguido em todo nosso planeta!

O que os especialistas querem dizer quanto ao chamado turismo sustentável em Bonito?

“Sustentável: é uma questão interativa entre a ecologia e economia, que pode ser mantida por muito tempo sem esgotar recursos ou causar sérios danos ao meio ambiente.”

Levando em conta esta definição, veremos que ao rotular o ecoturismo como turismo sustentável afirmamos explicitamente que o ecoturismo em Bonito compartilha os três pilares sobre os quais se baseia a chamada sustentabilidade: o social, o econômico e, claro, o ambiental. Porquê e como?

O ecoturismo em Bonito promove a sustentabilidade social ao apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores distantes das oportunidades dos grandes centros urbanos.

A atração de turismo de qualidade para uma área rural aproxima os habitantes deste lugar remoto e incentiva as comunidades rurais a melhorar suas condições de vida sem alterar suas tradições e costumes ancestrais que muitas vezes são esquecidos ou mesmo insultados.

O ecoturismo em Bonito promove a sustentabilidade econômica, pois promove o emprego e o trabalho autônomo de grupos desfavorecidos (jovens, mulheres, etc.), a criação de empresas responsáveis ​​relacionadas ao turismo ativo, o reaproveitamento de lavouras abandonadas pelo êxodo rural décadas passadas, etc.

O ecoturismo promove a sustentabilidade ambiental reduzindo o impacto negativo do turismo de massa que desrespeita as leis de conservação e preservação da natureza (costas, rios, orlas, florestas, etc.)

 

As diferentes atividades educativas e informativas do ecoturismo em Bonito também promovem o uso inteligente de recursos energéticos naturais e não poluentes, a limpeza de rios, a não utilização de embalagens plásticas nocivas e a sensibilização para as práticas de reciclagem e reutilização de objetos do dia-a-dia para dar-lhes uma segunda vida útil, como é feito nas ONGS de Bonito ;

Em resumo: ecoturismo em Bonito é turismo sustentável na sua essência e responsável do ponto de vista social, econômico e ambiental; um turismo que atua no presente sem perder de vista o futuro; um turismo de qualidade que, pensando bem, é a única alternativa ao crescimento imparável do turismo local, nacional e internacional – isso é Bonito!

Quais são os principais benefícios do ecoturismo em Bonito para você e a sua família?

viagem-em-familia-para-bonito-mato-grosso-do-sul – Blog Nascente Azul

Cada vez mais os turistas rejeitam o turismo de massa, as ofertas clássicas de sol e praia ou as típicas excursões de massa a destinos turísticos típicos são devastadoras.

As características diferenciadoras do ecoturismo em Bonito representam uma bola de oxigênio para muitas famílias e grupos de turistas que buscam ar puro, tranquilidade e lazer alternativo longe das propostas do turismo de massa e, às vezes, prejudicial à saúde e tranquilidade dos moradores de lugares excessivamente turísticos.

Um benefício agregado às famílias com crianças é a imensa quantidade de valores que podem facilmente transmitir aos mais pequenos por meio das diversas atividades relacionadas ao ecoturismo, desde o respeito à natureza, flora e fauna até a conscientização ambiental nos passeios de Bonito economizando recursos!

Grande parte das atividades de ecoturismo em Bonito impactam positivamente a saúde física e mental dos turistas que as optam: um exemplo é a degustação de produtos orgânicos e gastronômicos locais.

Bonito proporciona naturalmente dias de meditação na natureza, passeios educativos por bosques com trilhas, práticas esportivas ao ar livre e contato com passeios que tem as águas mais transparentes do mundo em uma natureza absolutamente generosa!

Uma conclusão simples de tudo o que falamos é que você e sua família não podem deixar de visitar Bonito!

 

Deixe seu comentário

O comentário não deve estar vazio.
Por favor insira o seu nome.
Por favor insira o seu e-mail.
Por favor insira um e-mail inválido.