roteiro bonito agência de turismo em bonito

Melhores Mergulhos de Bonito: 5 Opções Para Você Curtir

O estado do Mato Grosso do Sul tornou-se uma grande referência na prática do ecoturismo. Entre tantas atividades disponíveis, grande parte dos turistas opta por experimentar os melhores mergulhos de Bonito. 

Os passeios de mergulho com cilindro já se tornaram tradicionais em diversos países. Felizmente, o Brasil também faz parte dessa lista, e por isso apresentaremos, a partir de agora, os melhores mergulhos de Bonito para você conhecer!

Vamos nessa?

Os 5 melhores mergulhos de Bonito para você conferir

Bonito é o lugar perfeito para praticar mergulho, tanto para mergulhadores iniciantes, quanto para os mais experientes.

O município abriga vários locais de mergulho para diferentes níveis e belezas. Para os iniciantes, é possível fazer o mergulho de batismo, onde o instrutor conduz o mergulhador a uma profundidade de, no máximo, 8 metros.

Nesses passeios, não é necessária nenhuma certificação de mergulhador, dando-lhe a oportunidade de experimentar o maravilhoso mundo subaquático sem ter que ser um profissional. A idade mínima para realizar esta atividade é 10 anos.

No entanto, é possível fazer os cursos de mergulho de Bonito, incluindo cursos básicos e avançados.

Os cursos de mergulho podem durar 3 ou 4 dias e incluem aulas teóricas e práticas, com uso de equipamentos e certificado internacional.

Para os mergulhadores recorrentes, Bonito/MS possui alguns dos lugares ideais para esta prática em água doce.

1. Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

Os passeios de mergulho na Lagoa Misteriosa seguem um percurso semelhante aos passeios de trilha e flutuação, sendo que a única diferença são os tipos de atividades realizadas na água.

Localização

A Lagoa Misteriosa fica localizada no município de Jardim, interior de Mato Grosso do Sul, estado da região Centro-Oeste do Brasil.

O endereço completo da Lagoa Misteriosa é: Rodovia MS 178, Sentido Bonito a BR 267Jardim/Porto Murtinho.

Categorias de mergulho

  • Batismo: Uma experiência de mergulho totalmente segura e confortável para quem quer mergulhar, mas não tem curso. Profundidade máxima atingida: 8 metros. Máximo de dois visitantes por instrutor de mergulho.
  • Autonomia Básica: Para aqueles com certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros. Um instrutor pode acomodar até dois visitantes.
  • Autonomia Avançada: Para aqueles com certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Um instrutor pode acomodar até dois visitantes.
  • Advanced Nitrox: A pedido apenas de setembro a março – para aqueles com certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 30 metros. Máximo de 2 visitantes por instrutor.

Como é o passeio?

Os visitantes partem da recepção e seguem uma trilha interpretativa pela mata que circunda a dolina. A trilha leva até a plataforma de observação, de onde se pode apreciar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade.

O acesso à lagoa é feito por uma escada de segurança com 185 degraus. Ao chegar ao deck de acesso da Lagoa Misteriosa, os visitantes são equipados com equipamentos de mergulho e treinados para facilitar sua aclimatação.

Esse é um momento para desfrutar, relaxar e descontrair, deixando de lado todas as suas preocupações, pois o guia de mergulho estará sempre de apoio, tranquilizando-o e mostrando-lhe o caminho a seguir.

O mergulho é extraordinário: mergulhar em um abismo tão transparente é como voar e flutuar no ar.

Esqueça o mundo e medite na imensidão da Lagoa Misteriosa: vistas de dois abismos azuis, paredes verticais de pedra, troncos de árvores caídos, acúmulos de areia branca e galhadas de folhas douradas.

Após o mergulho, que dura em média 30 minutos, o visitante retorna ao convés, é ajudado a retirar o equipamento, sobe as escadas, escoltado pelo guia, atravessa outro caminho e retorna à lagoa cheio de histórias para contar e fotos para compartilhar!

Qualquer pessoa com mais de 10 anos pode participar do batismo, se desejar. As restrições médicas são para grávidas e pessoas com problemas cardíacos.

Pela proximidade com os atrativos, é possível fazer o passeio de Trilha e Boia do Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia do passeio da Lagoa Misteriosa.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Rio da Prata

mergulho rio da prata bonito ms

Considerado um dos rios mais bonitos do mundo, o cristalino Rio da Prata é um daqueles pontos que fazem o passeio a Bonito/MS sempre valer a visita.

As imagens desse reservatório natural habitado por uma variedade de plantas e peixes como piraputangas e piaus falam por si.

Nesse passeio, estão disponíveis mergulhos de batismo e mergulho para visitantes mais experientes, além de um passeio de flutuação que deságua no Rio da Prata a partir das cabeceiras do rio Olho d’Água.

Localização

O Recanto Ecológico Rio da Prata está localizado na cidade vizinha de Jardim. Para chegar lá, é preciso dirigir pela MS 178 por cerca de 47 km de asfalto e mais 3 km em estrada de terra – ou o visitante pode usar o transporte compartilhado.

Como é o mergulho?

A visibilidade da água é impressionante e você pode aproveitar tudo mergulhando com snorkel por quatro horas e explorando as águas. Ou, se for credenciado, pode desfrutar de um mergulho de 40 minutos a 7 metros de profundidade.

Esse local é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a 50 km da cidade de Bonito.

Um dos melhores mergulhos
Mergulho Rio da Prata

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Nascente do Rio Formoso

Mergulho no Rio Formoso
Fonte: Pedro Serra (Flickr)

O movimento da água que jorra do chão na Nascente do Rio Formoso levanta a areia como uma erupção submarina, comparável à beleza de um vulcão: é para recarregar suas energias já iniciando diretamente na fonte.

Além disso, o local também é conhecido pelo esplêndido registro fóssil de mamíferos da megafauna da “Idade do Gelo”, uma vez que o lugar já foi um espaço frequentado por mamutes e preguiças-gigantes. Uma sensação sobrenatural.

Localização

O Rio Formoso nasce na Serra da Bodoquena e deságua no Rio Miranda e seus 120 quilômetros de extensão estão no município de Bonito/MS.

Mergulho na Nascente do Rio Formoso

O Rio Formoso é caracterizado por sua beleza cênica, composta por troncos de árvores submersos, formações calcárias, inúmeros peixes e plantas aquáticas.

A sensação é como estar em uma garrafa de champanhe ao passar sob a cachoeira.

Tanto o mergulho de batismo, como o mergulho para pessoas com experiência, estão disponíveis nesse passeio.

Em outros pontos do rio também há opções de flutuação e outras atividades aquáticas.

Atividades complementares ao mergulho

Você também pode tomar um caiaque ou rafting descendo através do Rio Formoso, passando por duas corredeiras e três cachoeiras.

4. Gruta do Mimoso

gruta do mimoso

Na Gruta do Mimoso, lindo ponto turístico de Bonito, Mato Grosso do Sul, você tem 3 opções de passeios: contemplação, flutuação e mergulho.

Localização

A Gruta do Mimoso está localizada na Fazenda Nova Querência, a 30,4 km (32 minutos de carro) das principais agências de viagens de Bonito.

Após sair da rodovia MS-178, seguir o mesmo trajeto até a Nascente Azul e Rio do Peixe Para chegar a esta caverna em Bonito/MS, é preciso caminhar uma curta distância (300 metros em média).

Após essa curta caminhada, você já pode ver a entrada da gruta, uma pequena, mas bela gruta no meio da mata Bonitense.

Origem do nome

Embora exista o Rio Mimoso na cidade de Bonito/MS, o nome da caverna não tem nada a ver com o rio.

A caverna tem esse nome em homenagem a um boi chamado Mimoso, que gostava de ficar perto da caverna. O animal pertence ao pai do atual dono do local.

Quais são os mergulhos que existem na Gruta do Mimoso?

Se procura uma experiência mais profunda na Gruta do Mimoso, que tal um passeio de aventura subaquática? Existem 3 tipos de mergulhos de Bonito/MS disponíveis aqui:

  • Batismo de Mergulho (não certificado);
  • Open Water (águas abertas – credenciados);
  • Discover.

Para ficar em contato com a natureza
Gruta do Mimoso

Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Abismo Anhumas

abismo

Este passeio requer um certificado para mergulho. Para quem não tem, existe a opção de flutuar no lago do Abismo Anhumas.

Localização

A caverna do Abismo Anhumas fica a 23 km do centro de Bonito/MS.

Como é o passeio?

A aventura pelo abismo começa com uma descida de corda de 72 metros em uma fenda.

Em seguida, você chegará a uma caverna com formações características e um lago cristalino do tamanho de um campo de futebol, com 80 metros de profundidade, com galerias e enormes estalactites de até 19 metros de altura.

O mergulho autônomo chega a 18 metros, mas é uma atividade viável apenas para mergulhadores certificados.

O Abismo Anhumas é a maior caverna de mergulho a céu aberto do mundo.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Atrações próximas para aproveitar em Bonito

Bonito, no Mato Grosso do Sul, não é famoso apenas pelos passeios de mergulho. Existem outras atividades, como os passeios de contemplação, que também fazem bastante sucesso.

Por isso, confira a seguir algumas dicas.

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

Este lugar é incrível.

Considerado o cartão postal de Bonito, surgiu a gruta que abriga o lago azul, tão bonito com suas estalactites e águas cristalinas. A superfície clara e calma do lago muda de cor à medida que o sol brilha.

Outro fato interessante sobre esta caverna é que lá foram encontrados fósseis de mamíferos antigos, como tigres-dentes-de-sabre.

Por ser um passeio de contemplação, o mergulho na Gruta do Lago Azul é proibido.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco das Araras

buraco das araras

Os amantes do ecoturismo devem passar um tempo especial visitando o Buraco das Araras. O local está inserido na reserva particular do patrimônio natural de mesmo nome.

Para chegar até esse lugar maravilhoso, os visitantes devem caminhar cerca de um quilômetro.

Essa atração é ótima para toda a família e permite que as araras mostrem sua beleza em um voo bem próximo dos turistas.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Qual a melhor época para fazer mergulho em caverna em Bonito?

Durante a estação chuvosa intensa de dezembro a março, os rios e as quedas de água estão muito cheios. No entanto, devido à época de desova, há menos espécies de peixes.

O verde desta estação expressa tonalidades diferentes. Em janeiro, a Gruta do Lago Azul oferece algumas das paisagens mais espetaculares do ano.

Maio a agosto fazem parte da estação seca, com enormes variações de temperatura entre o dia e a noite. Existe também a possibilidade de incêndios, apesar de que Bonito é uma área onde a educação e conservação ambiental são iniciativas importantes para manter a beleza natural da área.

Por outro lado, é uma época ideal para as atividades de mergulho.

É aconselhável planejar uma viagem a Bonito/MS com antecedência, uma vez que em certas datas do ano pode ser difícil encontrar vagas.

Aqueles que não quiserem perder os melhores passeios podem optar por um pacote de férias onde tudo é preparado com antecedência.

Há muito para você curtir em Bonito!

Se você está encantado com a possibilidade de fazer incríveis passeios de mergulho em Bonito, espere só até conhecer a culinária local.

Geralmente, os locais exóticos são conhecidos pela sua cozinha tradicional e diferente. Além da carne de jacaré, os peixes, especialmente o pacu, são abundantes nesta região.

A jaracatiá, uma fruta típica do cerrado, é uma sobremesa tradicional em Bonito.

Outra sobremesa bastante apreciada é a chipa, um biscoito parecido com o pão de queijo de Minas Gerais. O biscoito pode ser servido acompanhado de uma xícara de café ou o tereré, um chá gelado feito de mate.

Enfim, há muitas coisas maravilhosas para fazer e conhecer em Bonito.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso, reservando seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

FAQ

Qual o melhor mergulho de Bonito?

Dentre os melhores mergulhos de Bonito/MS, podemos destacar a Lagoa Misteriosa, que costuma ser a favorita dos turistas adeptos a essa atividade.

Qual é o melhor mergulho com cilindro em bonito?

O Abismo Anhumas é, com certeza, um dos grandes destaques dos melhores mergulhos com cilindro de Bonito/MS. Além da atividade em si, toda a paisagem que envolve a caverna confere um atrativo a mais para os mergulhadores.

Quanto custa um mergulho em Bonito/MS?

Os valores variam de acordo com o local/época do ano. As médias são: Lagoa Misteriosa: a partir de R$ 440; Rio da Prata: a partir de R$ 220; Nascente do Rio Formoso: a partir de R$ 100; Gruta do Mimoso: a partir de R$ 400; Abismo Anhumas: a partir de R$ 1690.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.
pt_BR

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.