roteiro bonito agência de turismo em bonito

Nobres ou Bonito: Qual é o Melhor Destino de Viagem?

A comparação entre Nobres ou Bonito é uma das perguntas mais frequentes, feitas pelos viajantes que estão pensando em explorar o ecoturismo brasileiro.

As duas cidades, localizadas na região Centro-Oeste do Brasil, são destinos belíssimos, e que acirram ainda mais as disputas entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Então, se você também está em dúvida sobre qual dos dois destinos escolher em sua viagem, este conteúdo foi feito para você. Acompanhe!

Nobres ou Bonito: qual o melhor?

A cidade de Bonito fica localizada no Mato Grosso do Sul e já é uma região conhecidíssima dos turistas.

Não à toa, é um dos lugares mais visitados do Brasil devido à quantidade e qualidade de suas atrações.

Já Nobres, por outro lado, fica no estado do Mato Grosso e ainda não entrou de vez na rota dos viajantes, sendo desconhecida por muitos.

De uma forma geral, as duas cidades, por estarem na mesma região, possuem bastante similaridade em seus atrativos. No entanto, também apresentam muitas diferenças.

Mas, afinal, qual é a melhor das duas? Para que seja possível responder a essa questão, é preciso analisar ponto a ponto. Confira!

Principais atrativos para conhecer em Nobres ou Bonito

A grande semelhança entre as duas cidades é justamente em relação aos seus atrativos.

Isso porque os dois destinos oferecem o chamado turismo de aventura, incluindo – dentre outros – a exploração de grutas, banhos de cachoeira, piscina natural e balneário, trilhas, flutuação e mergulhos nas nascentes dos rios.

Bonito (MS), por exemplo, conta com passeios como:

gruta do mimoso

Já em Nobres (MT) as principais atrações são:

Cachoeira Serra Azul
Fonte: Paulo Henrique (Flickr)
  • Flutuação no Aquário Encantado;
  • Cachoeira Serra Azul;
  • Balneário Estivado;
  • Lagoa das Araras;
  • Flutuação Reino Encantado;
  • Flutuação Rio Triste.

Nesse quesito, Bonito sai com a vantagem de possuir uma quantidade muito maior de passeios, todos de altíssima qualidade.

Em Nobres, apesar das atrações também serem belíssimas, há menos opções disponíveis.

Para se ter uma ideia, em apenas 3 ou 4 dias, já é possível conhecer todos os principais passeios no paraíso de Mato Grosso. Por outro lado, para conhecer tudo em Bonito, a viagem precisa ser bem mais longa.

Além disso, mesmo pensando apenas em qualidade, Bonito também consegue sair na frente.

A transparência de suas águas é realmente algo de outro mundo. É em Bonito que fica o rio mais cristalino do Brasil, o Rio Sucuri, que está entre os três melhores do mundo nessa categoria.

Estrutura para receber os visitantes

Outro ponto muito importante para se comparar entre Nobres ou Bonito é a estrutura. Nesse caso, devido ao próprio fluxo de visitantes que cada um dos municípios recebe, Bonito (MS) também está bastante à frente.

A cidade sul mato-grossense está a 265 km de Campo Grande, tendo um sistema completo para organizar a entrada dos turistas.

Há bancos, restaurantes, hotéis e pousadas, bem como caminhos asfaltados e seguros levando a praticamente todas as atrações.

Fora isso, os passeios são organizados pelas agências de viagens credenciadas, como é o caso da Roteiro Bonito MS.

O número de visitantes por passeio é limitado e há todo um cuidado para evitar a degradação da natureza local.

Cada atrativo possui um receptivo para acolher os turistas e os passeios são acompanhados por guias especializados.

O acesso às atrações é facilitado e demarcado, e a tecnologia também está presente por lá.

Prova disso é a descida por rapel elétrico no Abismo Anhumas, ou a iluminação artificial na Gruta de São Mateus.

Por outro lado, em Nobres, as coisas são bem diferentes, a começar pela organização dos passeios.

Na cidade mato-grossense, as agências também são responsáveis por organizar tudo. No entanto, a sede do município em si, que é onde há uma estrutura mais urbanizada, praticamente não entra no radar dos visitantes.

Afinal, a grande maioria dos atrativos fica no distrito de Bom Jardim, a 65 km do centro de Nobres – sem asfalto até lá – e a 140 km de Cuiabá.

Essa é uma vila bem pequena, e é lá onde ficam algumas pousadas, como a Pousada Lagoa Azul e o Jardim do Cerrado.

As agências de viagens também ficam nessa região. Quanto ao acesso e estrutura dos atrativos, também é bastante rústico, não podendo ser comparado a Bonito.

Valores dos passeios

Por fim, outro ponto que vale a pena comparar entre Nobres ou Bonito é em relação ao preço das atrações.

Nesse caso, esse é o único quesito que Nobres, ou melhor, Bom Jardim, consegue sair na frente, sendo mais em conta que Bonito/MS. E isso está diretamente relacionado à própria estrutura das cidades e ao fluxo de visitantes que cada uma delas recebe.

Questões como a preocupação com o meio ambiente, limitação de visitantes por passeio, estruturação, segurança e organização dos atrativos, por exemplo, tornam Bonito um destino mais caro.

De todo modo, o custo benefício geral da cidade sul mato-grossense é um ponto a se destacar, uma vez que consegue entregar excelência em seus atrativos.

Para quem viaja na baixa temporada, longe dos feriados, os preços também são menores, devido à diminuição do fluxo de visitas.

Além disso, ao fechar pacotes para Bonito, também é possível economizar e ter um planejamento otimizado para a sua viagem.

Afinal, qual é o melhor destino de viagem? Nobres ou Bonito?

Levando em consideração três importantes critérios – qualidade/quantidade dos atrativos, estrutura e preço -, a cidade de Bonito/MS se mostra como uma opção mais completa.

Nobres/MT, sem sombra de dúvidas, é um verdadeiro paraíso, que oferece um ótimo turismo de aventura, mas que ainda precisa evoluir bastante em termos de estrutura.

Mesmo assim, Bonito oferece mais passeios, com uma variação impressionante de atrativos. São muitas cachoeiras, cavernas, balneários e muitos rios para conhecer e fazer flutuações, agradando cada perfil de viajante.

Não à toa, Bonito é um dos principais pontos do ecoturismo brasileiro, sendo um destaque nacional.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.