A Cidade de Bonito
Bonito MS fica a 312km da capital Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Bonito é simplesmente o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural, ou no Rio Sucuri, de leve correnteza, você nada lado a lado com diversas espécies de peixes coloridos.
É uma típica “viagem família”, mas isso não quer dizer que o destino não tenha muita aventura – há passeios de botes em corredeiras, boia-cross, mergulho com cilindro e até rapel no incrível Abismo Anhumas, uma das maiores cavernas submersas do país.
Se for possível escolha períodos de “baixa-temporada”, nos quais os preços de hospedagem e dos passeios são menores, além da cidade receber menos visitantes e há disponibilidade de vagas nas principais atrações ecológicas. O ideal é o visitante escolher período de baixa temporada e vir livre e solto para escolher os passeios dia a dia, conforme as condições do tempo.
As principais atrações ecológicas, as mais concorridas são: Gruta do Lago Azul, flutuação no Rio da Prata e no Rio Sucuri, rapel e/ou mergulho autônomo do Abismo Anhumas. Observe mais abaixo o calendário de alta temporada de Bonito.
Você pode garantir esses passeios e outros com o melhor preço em nosso site.
Sobre Segurança: Bonito é uma cidade segura, não tem problemas com roubos e assaltos, possui apenas 15 mil habitantes urbanos, é mais ou menos do tamanho de um bairro de uma cidade grande ou média, conta com bom policiamento – Batalhões de Polícia Militar, Civil e Municipal – relaxe.
Em Bonito MS existem opções de passeios de vários preços. Você vai encontrar preços que vão de R$25 até R$250, por exemplo.
Aqui em Bonito MS você tem um dos destinos de viagem mais democráticos e com diversas opções para vários orçamentos ou estilos. Portanto, Bonito é o destino ideal para o seu roteiro.
O clima da região da Serra da Bodoquena é geralmente quente, mesmo nos períodos de inverno, embora também receba frentes frias que derrubam a temperatura, ás vezes na casa dos 32º graus para 10° ou 15°, mas isso é raro de acontecer.
As chuvas geralmente são rápidas, passageiras, dificilmente prejudicam a atividade do turismo e raramente fica chovendo o dia todo. Nós recomendamos que o visitante disponibilize uma semana (7 dias), mínimo 5 dias “cheios” para conhecer as maravilhas da natureza de Bonito, mas quem vem com apenas um 2 ou 3 dias, corre o risco de perder um dia ou mais, no caso de uma frente chuvosa daquelas que afeta quase o país inteiro.
Bonito não é um destino para passar um fim de semana, pois são mais de 30 atrações ecológicas, das quais 7 delas são imperdíveis, de forma que para conhecer todas seriam precisos pelo menos 18 dias, fora o Pantanal que esta próximo, pode-se aproveitar a mesma viagem para os dois destinos, ideal disponibilizar 10 dias para os dois. Como geralmente a maioria não tem disponíveis 18 dias, é comum turistas que voltam várias vezes para realizar os passeios que não fizeram da primeira vez e repetem passeios que gostaram muito. Temos hóspedes que já retornaram muitas vezes, alguns mais de 20 vezes.
O Mato Grosso do Sul é uma região muito rica em sua cultura e culinária. Entre os principais pratos que pode encontrar aqui em Bonito estão o pintado à urucum e o quibede de mandioca.
Muitos dos passeios em Bonito MS já possuem restaurantes que servem almoço e dentre os diversos locais que a cidade tem a oferecer podemos destacar o “restaurante indicado por vocês“.
Bonito não está no litoral – fica no sudoeste do Estado do Mato Grosso do Sul (MS) que não é banhado pelo Oceano Atlântico.
Em Bonito só há rios com cachoeiras e cavernas, todos com água doce. Existe sim uma praia artificial em um atrativo ecológico com nome de Praia da Figueira. Os peixes que você vê nas fotos e vídeos nas reportagens são de rios.
Lorem ipsum dolor sit amet
Sempre é uma boa hora para visitar Bonito! Mas a melhor época para ver animais e cachoeiras é de dezembro a março, durante a época das chuvas. A vegetação nessa época está mais verde, o nível dos rios está maior e as cachoeiras estão mais intensas.
Nessa época também a comida está mais abundante, o que favorece o aparecimento dos animais.
A razão do fenômeno é a alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina.
Passeios em Bonito MS
Em Bonito se pratica a atividade denominada de “Turismo Ecológico Sustentável”, com maioria das atrações em propriedades particulares, apenas duas delas administradas pelo poder público municipal, seguindo e obedecendo rigorosamente as leis municipais e federais que regulam todos os atrativos turísticos, em sua maioria em áreas rurais, fazendas e sítios ecológicos.
Todas as atividades são monitoradas por guias de turismo habilitados, formados pelo Ministério do Turismo, especificamente para operar em Bonito e região da Serra da Bodoquena. Todos os atrativos turísticos têm Licenças Ambientais, projetos de manejo e capacidade de carga, isto é, um limite de vagas por dia, de maneira que não se pode ultrapassar o limite estipulado nos projetos.
O visitante não pode ir a nenhum dos passeios por sua conta própria, deve antes agendar seus passeios em uma agência de turismo da cidade de Bonito, que verifica disponibilidade de vagas e reserva os passeios desejados, convoca os guias, emite os vouchers digitalmente e orienta em detalhes os caminhos a serem seguidos até cada atração ecológica.
A resposta é sim! Bonito tem passeios para todas as idades – bebês, crianças, adultos e pessoas da melhor idade. Claro que cada passeio tem suas restrições de idade, altura e peso, mas a cidade oferece opções para diversão em família.
Na página de cada um dos passeios estão descritas as restrições que ele possui.
Sim, mesmo sem saber nadar quaquer pessoa poderá curtir as flutuações nos maravilhosos rios de águas cristalinas de Bonito, porque os atrativos têm o equipamento que é obrigatório: roupa de neoprene que vai te aquecer e com ela já é o suficiente para não afundar, o colete salva-vidas, a máscara, o tubo snorkel e a botinha ou sandália. O guia de turismo que será responsável pelo seu grupo, lhe dará todas as orientações e as regras de cada atração e acompanha o grupo em toda a descida do rio, dando o suporte necessário para todos, principalmente para aqueles que nunca praticaram esta atividade.
Para realizar o mergulho na Caverna do Abismo Anhumas é necessário ter a credencial de mergulho “básico”, mas oferecemos um mergulho que não precisa de nenhuma credencial, o Discovery Scuba, que acontece nos rios. É como um batismo – a pessoa recebe todo o equipamento e realiza o mergulho acompanhada pelo mergulhador.
As demais cavernas de Bonito estão fechadas pelo Ibama, aguardando projetos e licenças ambientais – Gruta do Mimoso e Ceita Corê.
OBS: não traga nenhum equipamento, as operadoras fornecem tudo, esta incluído nos seu preços, não há desconto para quem trás equipamento próprio.
Transporte em Bonito MS
A distância entre a cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul e a cidade de Bonito Mato Grosso do Sul é de 298 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 4 h 35 min. Já em linha reta a distância entre Campo Grande e Bonito é de 207 km.
Os passeios em Bonito MS estão localizados entre 06 a 70km de distância do centro da cidade, na área rural em propriedades privadas. Para facilitar sua locomoção entre os passeios existem diversas opções de translado que farão você aproveitar o máximo da viagem.
São 3 as principais opções de transporte disponíveis em Bonito: transporte compartilhado, transporte privativo e locação de veículo.
Se você quer saber mais sobre transporte em Bonito clique aqui para ler mais a respeito.
Se você deseja saber como alugar um carro em Bonito MS fique tranquilo. É bem simples. Nós fazemos todo trâmite de aluguel para você e o carro pode ser retirado direto do aeroporto de Campo Grande.