Bonito ou Chapada Diamantina? Qual o Melhor Destino?
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Bonito e Chapada Diamantina são os principais destinos de ecoturismo do Brasil. Atualmente, Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerada a capital do ecoturismo do país, mas a Chapada Diamantina, na Bahia, não fica muito atrás. Então, qual vale mais a pena conhecer: Bonito ou Chapada Diamantina?
Confira a resposta a seguir!
Saiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
Bonito ou Chapada Diamantina: qual o melhor destino para sua próxima viagem?
É verdade que os dois destinos estão cheios de atrações e belezas naturais incríveis. Mas por estarem localizados em estados e biomas diferentes, Bonito e Chapada Diamantina têm características bem distintas.
Então, para facilitar a sua escolha entre Bonito ou Chapada Diamantina, nós, da Roteiro Bonito MS, fizemos uma análise completa dos principais aspectos de cada um dos destinos. Fomos imparciais e queremos realmente ajudá-lo a optar pela melhor viagem para o seu perfil.
E então, vamos lá?
Onde fica a Chapada Diamantina e Bonito?
Bonito e Chapada Diamantina estão localizadas a quase 1.450 km de distância.
Bonito fica no estado do Mato Grosso do Sul, a 297 km da capital, Campo Grande, na região da Serra da Bodoquena.
Já pra quem quer saber onde fica Chapada Diamantina, ela fica no estado da Bahia, a 420 km de Salvador.
Enquanto Bonito é uma cidade pequena, com um pouco menos de 5 mil metros quadrados, a Chapada Diamantina possui 152.000 hectares, abrangendo 24 cidades e três biomas diferentes (Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado). Para você ter uma ideia, a região é quase do tamanho de São Paulo.
Apesar dessas diferenças, a forma de chegar e se locomover por esses destinos é parecida: pegar um avião até o aeroporto mais próximo e ir de carro até o destino.
No caso da cidade de Bonito/MS, a rota mais comum é desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande e pegar um transfer, ônibus ou carro para chegar até o destino. Bonito até tem um aeroporto, mas ele recebe poucos voos.
Por outro lado, para chegar até a Chapada Diamantina o melhor é comprar passagens aéreas para o Aeroporto de Lençóis, que é a cidade base para quem quer explorar a região. Entretanto, também é possível chegar até lá através de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Itaetê e Palmeiras.
Resumindo, os dois destinos têm quase a mesma dificuldade de acesso. No final, o que vai definir qual é o melhor é a cidade de partida e o quão longe você está disposto a ir.
Clima
O clima de Bonito e Chapada Diamantina também difere.
Basicamente, Bonito possui duas estações: de seca e de chuvas.
A estação de seca acontece nos meses de inverno. Nessa época os rios ficam mais cristalinos. Apesar das temperaturas caírem um pouco, ainda é agradável fazer os passeios famosos da região.
Por outro lado, no verão, as chuvas deixam os rios mais turvos e alguns passeios de mergulho podem ser cancelados. Contudo, nessa época do ano as cachoeiras ficam mais cheias e a mata mais verde, criando uma paisagem incrível.
O interessante é que, apesar da variação de temperatura ao longo do ano, as nascentes de Bonito/MS sempre ficam entre 21 ºC e 24 ºC, o que torna as atividades aquáticas agradáveis o ano todo.
Já a Chapada Diamantina tem o clima quente e seco a maior parte do ano.
No verão chove um pouco mais e o risco de trombas de água nas cachoeiras e rios aumenta, já que essa é uma região de serras. No resto do ano, as temperaturas são mais amenas e o clima fica mais seco. Mesmo assim os rios e cachoeiras ainda ficam bem cheios.
Então, nesse caso, o melhor destino depende do seu gosto pessoal. Se você gosta de muito calor, prefira a Chapada Diamantina. Caso contrário, Bonito talvez agrade mais.
Atrações
Apesar dos dois destinos serem focados em ecoturismo, Bonito e Chapada Diamantina têm propostas diferentes.
Em Bonito, as atrações são mais focadas em mergulho e flutuação. Por outro lado, na Chapada Diamantina, diferente da Chapada dos Veadeiros, o foco são as cachoeiras e as trilhas em meio à natureza, bem como as diversas formações geológicas.
Conheça algumas das atrações e passeios Chapada Diamantina e Bonito:
Bonito
- Abismo Anhumas;
- Boca da Onça;
- Buraco das Araras;
- Gruta de São Miguel;
- Gruta do Lago Azul, cartão postal da cidade;
- Lagoa Misteriosa;
- Nascente Azul;
- Parque das Cachoeiras;
- Rio da Prata;
- Rio do Peixe;
- Rio Formoso;
- Rio Sucuri;
- Serra da Bodoquena.
Chapada Diamantina
- Cachoeira da Fumaça;
- Cachoeira do Segredo;
- Cemitério Bizantino (Mucugê);
- Gruta Torrinha;
- Marimbus;
- Morro do Pai Inácio;
- Cachoeira do Buracão;
- Cachoeira do Sossego;
- Poço Azul;
- Poço do Diabo;
- Poço Encantado;
- Rio de Contas;
- Vale da Lua;
- Vale do Pati.
Infraestrutura
Quando o assunto é infraestrutura, Bonito sai na frente da Chapada Diamantina. Apesar de ser uma cidade pequena, com cara de interior, Bonito recebe mais de 200 mil habitantes por ano e está preparada para isso. Atualmente, a rede hoteleira de Bonito tem mais de 50 opções de hotéis e diversos restaurantes.
Por outro lado, a Chapada Diamantina/BA também tem uma boa infraestrutura, com rede hoteleira grande e bons restaurantes. Mas ainda assim ela é inferior a Bonito/MS.
Com relação aos passeios, Bonito é mais acessível do que a Chapada Diamantina. A maioria das atrações possui lanchonete, restaurante, wi-fi, banheiros, vestiários e estacionamento gratuito. Além disso, a maioria das atividades pode ser realizada por crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Já a Chapada Diamantina é um lugar mais rústico nesse sentido. A maioria dos passeios exige maior condicionamento físico, o que pode ser um ponto positivo se você é mais do estilo aventureiro.
Preço
No geral, viajar para a Chapada Diamantina é mais barato do que viajar para Bonito. Isso acontece porque em Bonito os preços dos passeios são tabelados pela prefeitura. Assim, nenhuma agência pode dar descontos para atrações naturais. Também, na alta temporada, os preços dos passeios sobem cerca de 30%.
Por outro lado, é possível conseguir algum desconto nos passeios na Chapada Diamantina, já que a região não possui preços fixos. Além disso, lá você encontra algumas atrações em meio à natureza que são gratuitas.
Falando em custos, aí vai um aviso: leve dinheiro em espécie para os dois destinos. Em Bonito, embora a maioria dos estabelecimentos aceite cartão, o sinal pode ser ruim na zona rural. Já na Chapada Diamantina, a maioria dos lugares aceita apenas dinheiro em espécie.
Qual o melhor: Chapada Diamantina, na Bahia, ou Bonito, no Mato Grosso do Sul?
Pode parecer clichê, mas não existe melhor nem pior entre Bonito ou Chapada Diamantina. Tudo dependendo das suas prioridades. Então, esta é nossa indicação se você:
- Prefere passeios de trilha e cachoeiras: Chapada Diamantina é melhor, mas Bonito tem boas opções;
- Quer fazer mergulho e flutuação: Bonito é o melhor destino;
- Não abre mão de uma boa infraestrutura: Bonito vai agradar mais;
- Vai viajar com crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção: Bonito é a única opção;
- Quer economizar: a Chapada Diamantina vai sair mais barato;
- Não quer ter que alugar um carro para fazer passeios: na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, há várias opções próximas do centro.
Então, qual a melhor opção para você: Bonito ou Chapada Diamantina?
Se você optar por conhecer Bonito e as surpresas que a capital do ecoturismo reserva a você, não perca mais tempo.
Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo e confira os principais pacotes Chapada Diamantina e Bonito!