O Que Fazer Em Bonito? 30 Melhores Atrações Para Curtir

Quer saber o que fazer em Bonito, o paraíso do ecoturismo do Brasil? É só continuar conosco neste guia super prático para você organizar melhor o seu roteiro de viagem a Bonito.

Primeiramente, você deve saber que esse é um dos melhores destinos para fazer turismo no Brasil. Você vai se deparar com águas cristalinas, cachoeiras exuberantes, grutas instigantes, vegetação de cair o queixo e muita vida selvagem.

Nesse sentido, para os amantes da natureza e de uma boa aventura, a região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma das melhores experiências de viagem no Brasil.

É por isso que nós, da agência Roteiro Bonito MS, preparamos este guia sobre o que fazer em Bonito, um dos lugares mais incríveis do Brasil. Ao todo, são 30 atrações para você curtir a cidade e se apaixonar por cada passeio.

Vem com a gente, que no caminho te mostramos tudo!

O que fazer em Bonito, no Mato Grosso do Sul: 30 passeios em Bonito/MS + dicas imperdíveis!

Antes de tudo, saiba que Bonito só se tornou um destino do ecoturismo graças à preservação ambiental e aos protocolos de segurança das atividades. Afinal, quem não gosta de visitar uma cidade tão rica em sua fauna e flora e tão bem preservada?

A propósito, um desses protocolos inclui um número reduzido de visitantes para cada grupo de passeio. Assim, todos aproveitam as belezas desse lugar e Bonito continua bonito o ano todo!

Para você aproveitar também, fizemos uma lista com 30 passeios em Bonito em ordem alfabética para você escolher quais deles adicionar em seu roteiro de viagem.

São grutas, flutuações, banhos de rio, passeio de bote, contemplação – e tudo isso em uma água totalmente límpida e transparente.

Vamos ao resumo dos passeios:

  1. Abismo Anhumas
  2. Aquário Natural de Bonito
  3. Balneário do Sol
  4. Ilha Bonita
  5. Balneário Municipal de Bonito
  6. Balneário Nascente Azul
  7. Balneário Refúgio da Barra
  8. Barra do Sucuri
  9. Bio Park Bonito
  10. Boca da Onça
  11. Boia Cross Bonito
  12. Bosque das Águas
  13. Buraco das Araras em Bonito
  14. Cachoeiras do Rio do Peixe
  15. Ceita Corê
  16. Eco Park Porto da Ilha
  17. Estância Mimosa
  18. Flutuação Nascente Azul
  19. Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata
  20. Flutuação no Rio Sucuri
  21. Gruta do Lago Azul
  22. Gruta do Mimoso
  23. Gruta São Mateus
  24. Grutas de São Miguel
  25. Lagoa Misteriosa
  26. Mergulho Rio da Prata
  27. Parque das Cachoeiras
  28. Praia da Figueira
  29. Projeto Jibóia
  30. Serra da Bodoquena

Obs.: todos esses passeios são pagos, mas também há passeios gratuitos em Bonito, como a Praça da Liberdade e a Casa do Vidro, que podem ajudar a complementar seu roteiro!

1. Abismo Anhumas

Esse não é um passeio para qualquer bolso.

O Abismo Anhumas é uma aventura para o interior de uma caverna, a 23 km do centro de Bonito/MS. Ela foi descoberta por um peão de fazenda nos anos de 1970 e está aberta ao turismo desde 1999.

De início, o visitante precisa ir até o Centro de Treinamento do Abismo Anhumas no dia anterior ao passeio para assinar os termos de compromisso e provar a roupa de Neoprene e o equipamento da atividade (caso tenha optado pela flutuação).

Após este processo, é hora de embarcar na aventura que pode ser a mais emocionante de sua vida: descer 72m de altura contemplando uma das formações calcárias mais lindas já vistas e um lago todo cristalino!

Antes a técnica usada para a descida e subida no Abismo Anhumas era o rapel, que necessitava de um pequeno esforço físico.

Agora as descidas e subidas são feitas através de um sistema de elevação elétrico e precisa de zero esforço físico, pois são cadeirinhas de técnicas verticais – parecidas com a do rapel. Assim, o tempo do percurso ficou reduzido.

Quando você inicia o passeio, tem uma estreita fenda que, no decorrer da descida, vai se abrindo pouco a pouco. A partir de então, você já consegue ter uma visão deslumbrante dos abismos de formação calcária e da água cristalina.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Aquário Natural Bonito

O nome Aquário Natural Bonito faz jus ao lugar. Sua localização é a Baía Bonita, uma deslumbrante reserva ecológica, onde abriga o parque aquático Aquário Natural, repleto de peixes e de águas cristalinas.

Os visitantes encontram um visual surreal da paisagem, enquanto caminham por mais de 1000 metros entre a mata ciliar e o passeio de flutuação no Aquário Natural.

Quando alcançam o Rio Formosinho e o Rio Formoso, os turistas podem fazer tirolesa e contemplar a natureza subaquática colorida.

Então, se você não sabe o que fazer em Bonito/MS com crianças, saiba que o passeio de flutuação no Aquário Natural pode ser feito o ano inteiro, mas é gratuito para os pequenos de 8 a 12 anos durante a baixa temporada.

Se você ama fazer flutuações, já aproveita e pega essas duas dicas aqui: não use repelente nem protetor solar durante as flutuações.

Além disso, caso o seu roteiro seja curto, experimente aliar os passeios no Aquário Natural com o Eco Park, que você verá ainda neste artigo.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Balneário do Sol

Se você ainda não sabe o que fazer em Bonito/MS com crianças, a dica é o passeio pelo Balneário do Sol.

O local possui uma rica estrutura para receber os viajantes, incluindo quiosques, churrasqueiras, restaurante, parque infantil e quadras esportivas.

A diversidade de peixes impressiona. Por lá, você conhece o famoso piraputanga, peixe símbolo de Bonito, além de curimbas e dourados.

Somado a isso, a beleza cênica do balneário convida para muitas fotos, ainda mais se acompanhado dos animais da região, como macacos e búfalos.

O melhor de tudo é que esse passeio é realmente para todas as idades e sem horário exato para visitá-lo.

Para curtir em família
Balneário do Sol

O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Balneário Ilha Bonita

Mais um Balneário para ter o que fazer em Bonito com a criançada. Ilha Bonita é bastante arborizada e, por isso mesmo, muito relaxante para a família toda.

Localizada às margens do Rio Formoso, esse Balneário é a oportunidade perfeita para acompanhar peixes de variados tamanhos que aparecem com o toque de um sino.

Além desse fenômeno, os visitantes também contam com grande infraestrutura local, como restaurante, quiosques, quadra de vôlei, cinco trampolins, duas tirolesas, além de trilhas, cachoeiras e parquinho para crianças.

Se ainda estiver procurando onde se hospedar em Bonito/MS, a Ilha Bonita também oferece hospedagem. Assim, você já acorda em meio à natureza para curtir a linda paisagem deste lugar paradisíaco.

Se surpreenda com as águas cristalinas
Balneário Ilha Bonita

A Ilha Bonita é um balneário que se encontra às margens do Rio Formoso e se tornou muito conhecido em razão das águas cristalinas e da infraestrutura pensada para recepcionar turistas durante o ano inteiro. Isso faz dela o destino perfeito para quem quer curtir um bom descanso com tranquilidade.

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Balneário Municipal de Bonito

Outro lugar perfeito para visitar e, inclusive, levar as crianças, é o Balneário Municipal de Bonito. Diferente dos outros passeios em Bonito/MS, o Balneário Municipal permite a visita sem guia de turismo e com duração livre.

Assim como Ilha Bonita, o Balneário de Bonito também engloba as águas cristalinas do Rio Formoso e dispõe de boa estrutura, como sanitários, sorveteria, restaurante e quadra de vôlei de areia.

Dá para desfrutar de tudo o que o balneário oferece em um dia e uma tarde inteira, brincar com as crianças, relaxar e admirar os peixes.

E, caso você não saiba o que fazer em Bonito/MS em um roteiro de 1 ou 2 dias, reserve pelo menos a manhã do primeiro dia nessa área de lazer ao ar livre.

Atrações aquáticas de tirar o fôlego
Balneário Municipal de Bonito

O Balneário Municipal conta com infraestrutura completa, com locais para nadar e mergulhar, restaurante, banheiro e estacionamento. As trações aquáticas de tirar o fôlego que a cidade oferece (é possível nadar bem juntinho aos peixes) fazem desse um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Balneário Nascente Azul

As diversas atrações disponíveis no Balneário Nascente Azul chamam bastante atenção de quem visita Bonito.

Entre os atrativos, há paisagens lindíssimas com uma grande diversidade de peixes, aves e plantas que emolduram o cenário paradisíaco.

Há também uma piscina ecológica, praia com quiosque e banhos de cascata na Praia da Capela, onde os turistas podem usar as espreguiçadeiras, brincar de tirolesa e usar os serviços de bar e restaurante.

Passeio perfeito para toda a família
Balneário Nascente Azul

Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Balneário Refúgio da Barra

O Refúgio da Barra é um passeio imersivo pelas belezas naturais de Bonito/MS, onde as pessoas podem relaxar, recarregar as energias e praticar a flutuação.

É possível fazer um day-use em um dos trechos mais cristalinos do Rio Formoso, com um atendimento mais exclusivo, graças ao número limitado de visitantes.

Ao todo, são dois decks dividindo uma área de 200 metros e um espaço pensado para ser acessível para quem tem problemas de locomoção.

Somando aos atrativos do passeio, como flutuação e passeio de stand-up paddle por um trecho de 600 metros, há também um restaurante com um delicioso cardápio regional. Vale a pena incluir em seu roteiro de viagem.

Para mergulhar nas águas do Rio Formoso
Balneário Refúgio da Barra

O balneário permite que você desfrute de um período completo de tranquilidade, contato com a natureza, relaxamento e diversão em família. Ele fornece uma infraestrutura para que todas as preocupações fiquem do lado de fora e você consiga se dedicar a apreciar o seu momento de plenitude e descanso.

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Barra do Sucuri

Um passeio de barco por 1.300 metros leva os visitantes até o deck principal com o objetivo de realizar a flutuação na Barra do Sucuri, em suas águas verde-esmeralda.

Afinal, essa é a principal atividade a fazer em Bonito/MS quando alguém escolhe a Barra do Sucuri como um dos passeios nas férias.

Mas, até chegar lá, é possível admirar o encontro entre o Rio Formoso e o Rio Sucuri, além da rica fauna e flora de Bonito/MS.

Só preste atenção para não confundir a Barra do Sucuri com o passeio no Rio Sucuri (que conheceremos mais à frente), uma vez que este último contempla a nascente do rio.

Não restam dúvidas de que esse é um dos melhores atrativos da cidade.

Passeio em águas cristalinas
Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri é um passeio de flutuação por um dos três rios mais cristalinos do planeta e um dos mais transparentes do Brasil.

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Bio Park Bonito

O Bio Park é um local especializado no abrigo de fauna silvestre, cuja prioridade é a saúde e o bem-estar dos animais que estão ali protegidos. Inclusive, eles aceitam doações pela internet para auxiliar na alimentação dos bichinhos.

Mas o local também aceita a visitação pelos 6 hectares do abrigo ecológico, com percurso de aproximadamente 700 metros.

Isso permite conhecer um pouco mais sobre a fauna silvestre da região, tornando-se um passeio excelente com crianças, uma vez que elas podem aprender sobre a importância de proteger e cuidar dos animais do nosso Brasil.

Rico em fauna e flora
Bio Park Bonito

O Bio Park Bonito é um abrigo voltado para a proteção da fauna silvestre. O abrigo é aberto à visitação, aliando conservação e educação ambiental em um único lugar

Ver PasseioFalar com Especialista

10. Boca da Onça

A chamada Boca da Onça é um passeio de trilha e cachoeira localizado na cidade de Bodoquena, na cidade vizinha de Bonito/MS.

Apesar de o nome desta lista ser “o que fazer em Bonito”, é impossível pensar nessa região sem mencionar Bodoquena e suas incríveis cachoeiras.

Pois bem, na cachoeira Boca da Onça você tem a oportunidade de escolher entre duas modalidades de passeios: trilha Discovery ou a trilha Adventure.

Além disso, o passeio também possui o maior rapel do Brasil para os aventureiros de plantão (não fica exatamente dentro da Boca da Onça), e os visitantes ainda ganham café da manhã e almoço. Conheça as modalidades abaixo:

  • Trilha Adventure – O visitante percorre 4 km de trilha com 08 cachoeiras, sendo 4 paradas de banho. Além disso, durante a caminhada, é possível se deslumbrar com a rica fauna e flora da região da Serra da Bodoquena, e conhecer o cenário surreal do Buraco dos Macacos.
  • Trilha Discovery – O  passeio começa com muita adrenalina, já que para acessar esse paraíso é preciso descer uma serra com pontos íngremes (somente veículos reduzidos e traçados conseguem). Muita emoção para aqueles que buscam um verdadeiro turismo de aventura na Boca da Onça.

Com tantas atrações no mesmo passeio, a dica é dedicar um dia inteiro para contemplar e curtir as atividades e as piscinas naturais da Boca da Onça.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

11. Boia Cross Bonito

O Boia Cross é uma das atividades radicais que você pode aproveitar nas férias quando viajar para Bonito MS, depois de flutuações, grutas e cachoeiras.

Você pode realizar esta atividade em 3 locais diferentes, e cada uma delas com a sua própria característica.

Os passeios se realizam no Parque Ecológico Rio Formoso, que é nosso principal afluente da região, mas também no Hotel Cabanas e no Eco Park Porto da Ilha, um dos passeios oferecidos por nós, da Roteiro Bonito MS, que somos uma agência credenciada para o turismo na região.

O atrativo conta com várias atividades de aventura, entre elas o passeio de Bote, o Bike Boat e o Stand Up. Além disso, as bóias individuais fazem um percurso de 300 metros, passando por corredeiras do Rio Formoso e acompanhadas de dois monitores por grupo.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

12. Bosque das Águas

Pense em um balneário com seis decks, acesso estratégico ao Rio Formoso e um espaço kids. Esse é um dos lugares que a criançada adora e atende pelo nome de Bosque das Águas.

Com uma infraestrutura rústica, equipe qualificada para o caso de acidentes e natureza por todos os lados, ninguém fica sem ter o que fazer em Bonito/MS.

O Bosque das Águas é um daqueles lugares onde a família toda aproveita para contemplar as belezas naturais, jogar conversa fora, tomar um banho de sol e comer da própria comida feita na churrasqueira do passeio. Não é demais?

É como ter um dia de praia, mas sem a muvuca das grandes cidades, já que no Mato Grosso do Sul os turistas respiram o verde da natureza.

Para quem gosta de ecoturismo
Bosque das Águas

No Bosque das Águas você terá, sem dúvida, contato com a natureza. Poderá mergulhar em cachoeiras, apreciar belas paisagens e passar tardes agradáveis. Além disso, o lugar fica às margens do Rio Formoso, proporcionando um dos cursos d'água mais belos que você verá, cercado pela vegetação verde pulsante!

Ver PasseioFalar com Especialista

13. Buraco das Araras em Bonito

A maior dolina da América do Sul está em Bonito/MS e atende pelo nome de Buraco das Araras. O local, com 100 metros de profundidade, é um verdadeiro abrigo de araras vermelhas, uma beleza que realmente salta os olhos.

O cenário tomado pelas araras encanta os turistas, que não perdem a chance de registrar o icônico momento.

Além das aves que levam o nome ao atrativo, há também outras espécies de aves para observação e fotografia. É o caso do Pica-Pau Louro, Surucuá-De-Barriga-Vermelha, Papagaio Galego, Falcão Relógio e Gralha do Pantanal, apenas para citar algumas aves do Buraco das Araras.

Além disso, os turistas são convidados a conhecer os “causos” do Seu Modesto, o homem por trás da “construção” do Buraco das Araras.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

14. Cachoeiras do Rio do Peixe

Nadar entre os peixes e ficar cercado por um cenário paradisíaco: quem não quer? No passeio nas Cachoeiras do Rio do Peixe, isso é possível!

Assim como vários passeios em Bonito, aqui também é necessário caminhar pela mata ciliar, sendo o total de 2.000 metros de distância.

Há sete paradas para banho, trampolim, plataforma de salto, cachoeiras e uma tirolesa. Dificilmente você vai entrar nesse local e sair sem experimentar a tirolesa, não é?

Atividades muito boas e relaxantes que vêm acompanhadas de uma das melhores atrações do lugar: a interação com animais da região, como araras e macacos que vivem na fazenda, onde todos os turistas almoçam gratuitamente.

Um dos destinos mais belos
Cachoeira do Rio do Peixe

São onze cachoeiras incríveis para explorar. Incluindo a Cachoeira da Grutinha, onde os peixes nadam entre os visitantes das águas. Além disso, essa também é uma experiência para quem quer conhecer mais sobre a vegetação da Serra da Bodoquena e animais da fauna do lugar, como macaquinhos, tucanos e araras.

Ver PasseioFalar com Especialista

15. Ceita Corê

Falando em fazenda, a Ceita Corê é uma tradicional fazenda sul mato-grossense para quem adora lugares bem rurais e deseja experimentar a culinária pantaneira.

O visitante terá pela frente duas etapas do passeio de Trilha e Cachoeiras Ceita Corê:

  • 1ª etapa – Caminhada de 2.000 metros (ida) que leva o viajante por um trajeto com passarelas e pontos de banho;
  • 2ª etapa – Conhecer uma caverna com mais de 100 metros de profundidade e parcialmente inundada pela nascente do Rio Chapena.

Além da beleza natural, os turistas têm o direito ao café da manhã, almoço e lanche da tarde. É ou não é um dos melhores passeios a se fazer em Bonito/MS?

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

16. Eco Park Porto da Ilha

Um parque ecológico que as crianças vão amar! Se você não sabe o que dá para fazer em Bonito/MS com criança, leve os pequenos ao Eco Park.

Já falamos aqui que o Eco Park é um dos pontos de Bonito a oferecer Boia Cross, mas também o passeio de bote, caiaque e stand up paddle.

A propósito, as águas esverdeadas permitem um passeio tranquilo de stand up, além de alguns saltos na água através de passarelas suspensas.

Além disso, a área é bastante arborizada e dá vontade de passar o dia todo tomando banho de cachoeira. É uma experiência para ninguém pôr defeito.

Mesmo com instrutor, se você nunca usou caiaque nem bote, não monte seu roteiro baseado apenas nesses passeios. Isso porque quem não está acostumado, terá dificuldade para controlar os dois “veículos” e ainda sairá frustrado do local.

Por isso, reserve mais dias de viagem para aprender e ficar no controle da situação.

Passeio com muita água e bastante aventura
Eco Park Porto da Ilha

O Eco Park oferece diversas atividades que te colocam em contato com a fauna e flora da região, enquanto você se diverte e se refresca nas águas do Rio Formoso. Os passeios podem ser realizados por toda a família, incluindo idosos e crianças, com bastante segurança e descontração.

Ver PasseioFalar com Especialista

17. Estância Mimosa

Uma trilha muito boa a se fazer em Bonito/MS é o circuito da Estância Mimosa. Tudo começa em uma fazenda do Mato Grosso do Sul e se estende por mais de 2.000 metros por um trajeto feito a barco.

O percurso passa por 9 cachoeiras propícias para banho, plataforma de salto, piscina natural e mirantes com vista para a Serra da Bodoquena.

Como o passeio é realizado com um guia, não há risco de perder atrativos da Estância Mimosa, um dos belos destinos quando você for a Bonito.

Evite ir à Estância Mimosa no período de chuvas (entre dezembro e março, justamente na alta temporada). Nessa época, as águas ficam mais turvas, impossibilitando admirar o seu visual cristalino e verde como de costume.

Contudo, as cachoeiras ganham destaque com a maior vazão e a natureza se intensifica, ficando mais verde do que em outras épocas.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

18. Flutuação Nascente Azul

Se o que você quer fazer em Bonito/MS é flutuação no rio, outro passeio para incluir em seu roteiro de viagem é a Flutuação Nascente Azul.

Depois de aproveitar o balneário e outras flutuações na região do Mato Grosso do Sul, é hora de flutuar entre os peixes nas deliciosas águas azuis, após uma caminhada de mais de 1.000 metros pela mata ciliar e a Floresta de Bacuri.

Isso representa mais ou menos meia hora de caminhada, mas é recompensada pelo visual das cachoeiras, do bosque da figueiras e das tufas de calcário.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

19. Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Rio da Prata é muito conhecido por ser um recanto ecológico, onde você também pode praticar a modalidade de flutuação, mergulho com cilindro, cavalgada e observação de aves.

Chegando ao receptivo, você recebe todo o equipamento necessário para começar a praticar a flutuação no local, monitorado por um guia.

Para chegar ao Rio da Prata, você inicia uma trilha que leva cerca de meia hora para chegar ao deque, onde se dá início à flutuação.

A nascente do Rio Olho d’Água impressiona com a quantidade populacional de peixes e as águas cristalinas não ficam atrás. A transparência é graças ao calcário, muito abundante na região.

Esse não é dos passeios em Bonito mais baratos (cerca de R$ 300 para adultos praticarem a flutuação), mas ainda é mais em conta que o Abismo Anhumas.

Mas, fique atento: reserve com máxima antecedência a sua viagem a Bonito caso queira visitar o Recanto Ecológico Rio da Prata, pois é bastante concorrido.

Além disso, reserve para o mesmo dia outras atividades próximas, como o Buraco das Araras e a Lagoa Misteriosa.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

20. Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é um cartão postal da cidade e muito conhecido também pelas suas águas cristalinas. Não é à toa que o rio se tornou famoso mundialmente por estar entre as 10 águas mais cristalinas do mundo.

O Rio Sucuri é perfeito para a prática de flutuação, feito com um grupo pequeno, acompanhado a todo momento por um guia de barco.

Para quem está começando agora é muito bacana, já que até crianças a partir dos 4 anos podem praticar essa atividade.

Além disso, você pode fazer a flutuação com snorkel e se deslumbrar com a beleza do Rio Sucuri, que transmite o quanto a natureza pode ser espetacular.

Ao final do passeio, o visitante volta para o receptivo e tem a opção de almoçar na fazenda.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

21. Gruta do Lago Azul

O maior cartão-postal de Bonito não pode deixar de fazer parte do seu roteiro de viagem. A Gruta do Lago Azul é um dos passeios em Bonito/MS mais famosos da região e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Apesar de ser apenas um passeio contemplativo, os visitantes adentram a Gruta do Lago Azul de 300 metros de distância, por meio de uma escadaria íngreme com mais de 250 degraus.

Além das formações rochosas admiráveis, o ponto alto desse atrativo é admirar as águas azuladas, cujo efeito é dado pela luz do sol que incide sobre o calcário no fundo do lago azul.

É por isso que sempre mencionam a Gruta do Lago Azul quando alguém procura o que fazer em Bonito.

É surreal demais o cenário no fundo da caverna, descoberta em 1924 e tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), até se tornar um dos primeiros pontos turísticos nos anos 70.

O Lago Azul é muito mais bonito sob a incidência da luz solar, no entanto, é justamente no verão quando ocorrem mais chuvas. Resultado? Além das escadarias escorregadias, há o fenômeno chamado de Piracema, que faz com o que peixes se desloquem para as nascentes para desovar.

Vamos combinar que não tem graça alguma mergulhar nas águas sem ter os peixinhos para acompanhar, não é? Por isso, prefira visitar Bonito na baixa temporada se quiser curtir essa atração.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

22. Gruta do Mimoso

Diferente da Gruta do Lago Azul, a Gruta do Mimoso permite não só contemplar, como mergulhar em suas águas com 70 metros de profundidade em alguns pontos.

Assim como em outras flutuações, todos devem estar com a roupa de banho especial (neoprene, colete, papete e equipamento para snorkel) e usar capacete para adentrar a gruta.

Uma vez lá dentro, fica impossível não admirar a beleza do salão, ainda mais quando se usa lanterna para iluminar pontos estratégicos da água.

Uma curiosidade é que esse passeio na Gruta do Mimoso ficou 15 anos fechado até reabrir. Talvez seja uma boa ideia adicioná-la à sua lista sobre o que fazer em Bonito/MS, antes que ela seja fechada novamente.

Para ficar em contato com a natureza
Gruta do Mimoso

Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.

Ver PasseioFalar com Especialista

23. Gruta São Mateus

Quem disse que fica impossível visitar Bonito durante o período de chuvas? Alguns passeios podem até ser cancelados devido a temporais, mas uma chuva leve não vai impedir sua aventura por uma caverna impressionante.

A Gruta São Mateus faz parte do Complexo de Grutas de Bonito e ocupa cerca de 50 hectares do local. Para chegar lá, é preciso caminhar por uma trilha suspensa de 5 metros de altura, alcançar a mata e continuar o percurso de 320 metros até a entrada da caverna.

O ponto de partida é no Museu Cultural Kadiwéu, que mesmo ficando distante da gruta, costuma-se dizer que há um museu na caverna, uma vez que os turistas iniciam a jornada por lá.

Uma das atividades preferidas dos visitantes é tirar fotos, tanto dos animais encontrados no trajeto, quanto no interior da gruta.

Há também as famosas formações geológicas, como as estalagmites e coralóides, de diferentes cores e formatos, que revestem a caverna perfeitamente.

Quem já viu a beleza arquitetônica das catedrais medievais góticas, reconhece o estilo moldado pela natureza.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

24. Grutas de São Miguel

Outra caverna incrível para visitar em Bonito mesmo com chuvas é a Gruta de São Miguel.

O motivo para você adicioná-la em seu rol de passeios na cidade é quase o mesmo que São Mateus: ela faz parte do Complexo de Grutas e possui belas construções geológicas.

Todo o visual da Gruta São Miguel é tão fascinante que você se sente em um cenário de cinema!

É como se fosse outro mundo que você alcança através de uma passarela suspensa, usando diferentes pontos de partida.

A vantagem aqui é que essa caverna possui boa infraestrutura externa e salões internos para exploração.

Uma dica: inclua em seu roteiro de viagem um passeio pelo Lago Azul, pois fica bem próximo de São Miguel.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

25. Lagoa Misteriosa

O nome não é à toa. A Lagoa Misteriosa possui um grande mistério em torno de sua real profundidade. Sabe-se, no entanto, que são mais de 200 metros e que suas águas são muito cristalinas.

Por lá, os turistas fazem flutuação e mergulho, se encantam pelo mistério que paira no ar e pelas belezas dentro e fora da Lagoa Misteriosa.

Mas, antes de anotar esse passeio como parte do seu roteiro, é bom saber que a Lagoa Misteriosa é uma ótima atração somente na baixa temporada.

Isso porque, na alta temporada, que coincide com o verão e o período de chuvas, o atrativo passa pelo fenômeno da proliferação das algas. Além disso, é impossível fazer flutuação e mergulho na Lagoa Misteriosa.

Por isso, pense na melhor época para viajar a Bonito e quais os passeios mais adequados para cada período, assim, você não perde tempo.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

26. Mergulho Rio da Prata

Além de flutuação, o Recanto Ecológico Rio da Prata também oferece o mergulho com cilindro em suas límpidas águas.

Como a cidade de Bonito é o principal destino turístico no Mato Grosso do Sul e uma das principais atividades é explorar os rios e lagos, o Rio da Prata garante a oportunidade de mergulhar e se encantar com a variedade de peixes locais.

E o melhor de tudo é que você não precisa saber nadar. Há treinamento e acompanhamento de guia para garantir a segurança na aventura aquática.

Portanto, não deixe de incluir o mergulho e flutuação Rio da Prata como um dos atrativos de sua viagem.

Um dos melhores mergulhos
Mergulho Rio da Prata

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

Ver PasseioFalar com Especialista

27. Parque das Cachoeiras

Grutas, balneários, rios e cachoeiras – realmente a cidade de Bonito é rodeada por belezas naturais e pontos turísticos, que fica difícil montar um roteiro de poucos dias.

Mas se a sua intenção de viagem é focar nos lugares com cachoeiras, não ignore o Parque das Cachoeiras.

Ao todo, são sete pontos de banho, passarela de madeira com corrimão (maior segurança para crianças e idosos) e contemplação da fauna e flora da região.

Entre as sete cachoeiras, a última é conhecida como ponto de encontro de aventureiros, por conta de uma tirolesa de 7 metros de altura para uma piscina. Vale a pena conhecer todas elas, mas não se esqueça da roupa de banho.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

28. Praia da Figueira

Você pode até não acreditar, mas Bonito tem praia também e é uma das mais lindas do Brasil!

A Praia da Figueira tem água doce, azulzinha e quentinha durante o ano inteiro e possui também uma lagoa com incríveis 60.000 m².

Os visitantes podem nadar lado a lado com os peixes e ainda admirá-los no alto das figueiras para uma bela foto.

Além de toda a comodidade, como quiosques e wi-fi, quem vai a Bonito nadar na Praia da Figueira também pode praticar atividades radicais, como tirolesa e stand up paddle.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

29. Projeto Jibóia

Para quem procura conhecimento e uma dose de aventura, vale a pena conferir o Projeto Jibóia.

O projeto consiste numa palestra sobre a Jibóia, para dissociar a ideia de cobra perigosa, e ainda permite que o visitante chegue bem perto do animal.

Dá para bancar o corajoso em fotos e mostrar suas peripécias nas redes sociais durante a sua exploração dessa vida selvagem.

Legal, não é?

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

30. Serra da Bodoquena

As cachoeiras Serra da Bodoquena, a cerca de 70 km do centro de Bonito, são uma atração à parte da sua viagem ao destino do paraíso natural.

Localizada no Parque Nacional Serra da Bodoquena, em uma área com reservas da Mata Atlântica e do Pantanal, as cachoeiras têm acesso facilitado por uma trilha leve de 2,5 km de distância.

Os turistas têm direito a 8 paradas para banho de cachoeiras e, ainda, passeio de bote pelo Rio Betione.

O percurso é acompanhado por um guia, incluindo primeiros socorros e o seguro para o caso de acidentes, tudo para garantir a máxima segurança enquanto você se diverte.

Se você adora passeios em cachoeira, não deixe de conhecer esse atrativo na região de Bonito e aproveite cada segundo da sua viagem nesse lugar esplêndido, com ampla infraestrutura para turismo, garantindo muito conforto e segurança para as suas férias.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Atenção: você pode precisar de um transfer de Campo Grande para Bonito

Bonito possui passeios variados e cheios de atividades para toda a família, mas isso não basta para o seu roteiro de viagem.

O transporte utilizado também tem grande importância na hora de decidir o que fazer na cidade de Bonito, já que dependendo de quantos dias ficar na região, o melhor é usar um transporte mais rápido.

O transporte público não é uma opção, e o taxi pode acabar saindo muito caro.

No caso de você desembarcar no Aeroporto de Campo Grande, capital do estado, você pode pegar o transfer Campo Grande para Bonito.

O transfer Campo Grande para o centro pode ser feito de van, ônibus ou micro-ônibus e o custo é baixo, principalmente se for compartilhado.

Porém, não basta chegar e pedir o transfer no Aeroporto de Campo Grande. É preciso reservar as passagens com antecedência para evitar ser obrigado a pagar um táxi.

Se pretende ficar em Bonito por bastante tempo, alugar um carro pode ser uma boa ideia.

Gostou das dicas sobre o que fazer em Bonito?

São tantos passeios e atividades em diferentes lugares em Bonito que fica difícil saber quais deles incluir em seu roteiro de viagem, não é?

Mas seguindo as nossas dicas de lugares fantásticos para visitar, os seus dias nesse paraíso do ecoturismo serão muito bem aproveitados.

Não sabe como reservar os passeios? Fale com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo por e-mail ou por WhatsApp e prepare-se para se encantar com um dos melhores destinos brasileiros!

FAQ

Quando não ir para Bonito?

Apesar de Bonito ter excelentes pontos turísticos e belezas para apreciar o ano todo, uma época ruim para viajar é no período de chuvas. A recomendação, portanto, é evitar os meses de dezembro a março, quando há maior incidência de temporais, além de ser alta temporada, o que aumenta os preços dos passeios.

O que não pode deixar de fazer em Bonito?

Os passeios em balneários, grutas alagadas, flutuações, trilhas e cachoeiras estão entre os passeios que os turistas não podem deixar de curtir em Bonito.