Durante o percurso, o turista poderá contemplar as formações geológicas chamadas de espeleotemas, de várias formas e tamanhos, até a chegada ao lago de águas azuladas.
A Gruta do Lago Azul é o maior cartão-postal de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e um dos passeios mais famosos e procurados pelos visitantes de todo o Brasil.
O passeio pela Gruta do Lago Azul é contemplativo e segue para o interior de uma caverna a aproximadamente 300 metros de distância.
Toda a entrada da gruta é lapidada por rochas e, para descer, é preciso usar a escadaria íngreme de mais ou menos 300 degraus, equivalente a 150 metros de altura.
Durante o percurso, o turista poderá contemplar as formações geológicas chamadas de espeleotemas, de várias formas e tamanhos, até a chegada ao lago de águas azuladas.
Nesse meio tempo, o guia faz algumas paradas para que o turista possa admirar o cenário e tirar belíssimas fotos do local.
O tempo de permanência ao chegar ao final da descida é de 10 minutos, o suficiente para se maravilhar com a água azul em Bonito/MS.
É necessário respeitar a idade mínima de acesso à Gruta do Lago Azul (5 anos) e também a altura mínima de 1,30m.
As maravilhas naturais de Bonito são protegidas com acesso restrito.
A disponibilidade muda rapidamente, você pode ficar sem vagas.
Gruta do Lago Azul, Gruta da Lagoa Azul ou apenas Gruta Azul de Bonito – não importa o nome pelo qual ficou conhecido o cartão-postal da cidade, e sim suas belezas naturais.
Quem visita Bonito não resiste em visitar a Gruta do Lago Azul, ainda mais quem gosta de um passeio aventureiro na caverna.
Descoberta em 1924, a gruta foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a preservação do local e foi a primeira atração turística nos anos 70.
Além de ser uma caverna que abriga um lindo lago azul de aproximadamente 90 metros (melhor ainda em dias de sol, cujos raios da luz solar atravessam as fendas dentro da gruta), o local também abrigou espécies antigas, segundo estudos científicos.
Entre as pesquisas, fósseis de animais já extintos – como mastodonte, tigre dente-de-sabre e preguiça gigante – foram descobertos na Gruta do Lago Azul, bem como os troglóbios (animais que vivem em cavernas), de acordo com os estudos da pesquisadora Lívia Cordeiro.
Caverna com 60 degraus que levam o visitante a conferir as formações rochosas e o museu Kadiwéu, com automóveis dos anos 70 e objetos que contam a história de Bonito.
500 metros de passarelas suspensas levam à Gruta São Miguel. Já na gruta, há formações rochosas como estalagmites, estalactites e coluna.
Com mais de 200 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa permite mergulho e flutuação durante a visita.
O tempo de visita pela Gruta do Lago Azul em Bonito é suficiente para bater a fome. O receptivo possui estrutura para restaurantes e lanchonetes, mas o visitante tem alternativas para comer.
Por isso, a sugestão é visitar o centro de Bonito, uma região que, embora pequena, possui boas opções para comer e se hospedar.
Você vai se deparar com a culinária pantaneira, incluindo o jacaré e o caldo de piranha, bem como uma variedade de peixes típicos dessa região do Brasil.
Além disso, há ainda iguarias internacionais, como as massas italianas do Zapi Zen e a comida árabe do restaurante Turquesa.
Agora, se você pensa em levar comida durante o passeio, é melhor evitar. Diferente dos passeios ao Balneário do Sol, por exemplo, na Gruta do Lago Azul é proibido transportar comida na viagem.
Inclusive, quase todos os pertences dos turistas devem ser deixados na entrada da gruta.
Isso evita resquícios de comida e outros materiais que possam degradar o meio ambiente e prejudicar a preservação da Gruta do Lago Azul.
Chegando no receptivo, você recebe um capacete para a excursão pela caverna.
Antes, você deve entregar seu voucher e prestar atenção sobre as senhas do passeio que organizam grupos em seus respectivos horários.
Assim que chegar a vez do seu grupo, o guia passa algumas informações, distribui os capacetes e verifica se todos estão adequados para fazer o passeio.
Se todos estiverem prontos e equipados, é dado início à caminhada em trilha larga e fácil até a entrada da Gruta do Lago Azul, onde os pertences dos visitantes devem ser deixados.
A escadaria, a partir da entrada, é feita da formação de rochas, mas alguns degraus foram construídos pelo homem, totalizando 300 degraus.
Depois de descer toda a escadaria e contemplar a beleza das águas na Gruta do Lago Azul, o guia orienta o retorno pelo mesmo local de chegada.
O percurso, desde a saída do receptivo até a volta da gruta, dura cerca de 1h30, a depender das condições climáticas.
A maior parte do tempo o turista caminha pela trilha, admira a natureza e ouve o guia explicar sobre as formações geológicas, chamadas espeleotemas. Apesar disso, é uma experiência única na visitação da caverna em Bonito/MS.
A Gruta do Lago Azul fica na Rodovia Frida Garzella dos Santos, KM 20, na Área Rural de Bonito/MS, a 22,5 km do centro da cidade, a 2 km do Abismo Anhumas e a 29,9 km do Aquário Natural.
Como chegar?
É possível ir de Bonito até a Gruta do Lago Azul de carro, em um percurso de 30 minutos pela MS-382 (em dias sem chuva). Boa parte do trajeto é feito em uma estrada de terra, mas sem grandes dificuldades.
Para mais informações sobre ingressos para Gruta do Lago Azul e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas do Roteiro Bonito MS.
Veja nossa recomendação do que levar na gruta do lago azul
Protetor solar
Repelente
Água
Calçado antiderrapante
Chapéu/boné
Toalha
Roupa leve
Dinheiro em espécie
Câmera
Atente-se para essas recomendações
Tempo de visitação: 1h30
Distância de bonito: 22,5km
Gestantes de até 5 meses devem apresentar termo de responsabilidade
Gestantes acima de 5 meses devem procurar a agência de turismo
Passeio não recomendado para pessoas com labirintite ou qualquer problema de locomoção
Veja a estrutura que o passeio oferece
Banheiro
Vestiários
Área para fumantes
Acessibilidade parcial para cadeirantes
Estacionamento
Acessibilidade parcial para cadeirantes
Área de descanso
Esse itens estão inclusos
Acompanhamento de guia
Seguro contra acidentes
Capacete
Touca higiênica
Materiais de primeiros socorros
12/07/2022
O local é simplesmente muito lindo! Vale a pena visitar a Gruta!! Infelizmente o dia estava nublado, mas mesmo assim, conseguimos ver o azul da água! Lugar lindo, e histórico! Fomos guiados pelo Senhor Júlio César, e ele foi um querido! Detém bastante informação, e foi muito solícito com o grupo, tirando fotos de cada um de nós!!
Vanessa R
12/07/2022
Excelente opção de passeio, com guias experientes e boa infraestrutura de apoio aos visitantes. Passeio seguro e de fácil acesso inclusive para crianças e idosos. O atrativo fica a 20 minutos de carro do centro de Bonito
Airton B
Obrigado por sua avaliação!
Ocorreu um erro ao adicionar sua avaliação!
Preencha todos os campos.
atendimento muito bom e rápido
Atendentes simpáticos, boa comunicação e bons preços
GENTE pode ir de olho fechado ! Pessoal super receptivo, nos atenderam super bem,tiraram todas as dúvidas, a Taynara Oliveira e a Flávia são um amor de pessoa e fechou tudo do jeitinho que a gente queria, podem ir sem medo !
Excelente atendimento
Karine prestou um excelente atendimento, responde sempre rápido, encontra as melhores soluções, recomendo a agência roteiro bonito ms, esse primeiro contato foi ótimo agora só aguardar os passeios.
O atendimento é maravilhoso. A Ana nos atendeu muito bem. Super recomendo
Atendimento rápido, claro e muito prestativo da Karine! Entendeu minhas ideias para o passeio e entregou um plano personalizado como idealizei.
Profissionais super prestativos e atenciosos com seus clientes.
Ótimo atendimento, rápido, e solícito
Ótimo atendimento.
12/07/2022
Passeio obrigatório em Bonito! A guia Ro que nos acompanhou contou bastante sobre a história do lugar, tirou várias dúvidas, apontou algumas imagens que podem ser observadas nas formações da gruta e ainda serviu de fotógrafa para o grupo!
Paula Oliveira