Alta Temporada em Bonito: Quando é e o Que Fazer?

A alta temporada em Bonito é o período de maior intensidade do turismo na região, onde há um grande fluxo de pessoas visitando as atrações da cidade.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, conta com visitantes durante todo o ano, mas em alguns momentos a procura se intensifica.

A escolha do melhor momento para viajar para a região deve levar em consideração esse período, uma vez que ele interfere diretamente na logística dos passeios.

Então, se você quer saber quando é e o que fazer durante a alta temporada em Bonito, continue acompanhando o conteúdo!

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

Quando é a alta temporada em Bonito?

Bonito/MS é uma cidade turística muito bem organizada, e esse é um diferencial importante a se considerar.

A cidade conta com um turismo baseado em cachoeiras, flutuações e mergulhos em rios e lagos (em grutas), exploração de cavernas e muito mais. Então, uma parte considerável dessas atrações continua oferecendo boas condições de visitas praticamente o ano todo.

Claro que os momentos de chuva ou seca também interferem nesse fluxo, mas a divisão entre alta e baixa temporada acontece por meio da utilização de outro critério comum: os feriados.

Anualmente, a Secretaria Municipal de Turismo de Bonito (Sectur) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) definem o respectivo calendário turístico.

Como resultado, a cada ano a alta temporada acaba ocorrendo em dias diferentes, espalhados durante vários meses do ano.

Em 2022, a alta temporada em Bonito acontece nos seguintes períodos:

  • Férias escolares: 01 a 30 de janeiro;
  • Carnaval: 26 de janeiro a 02 de março;
  • Páscoa/Semana santa: 15 a 17 de abril;
  • Tiradentes: 21 a 24 de abril;
  • Férias escolares: 09 a 31 de julho;
  • Semana N ª Senhora Aparecida: 08 a 12 de outubro;
  • Proclamação da República: 12 a 15 de novembro;
  • Férias escolares: 17 a 31 de dezembro.

Assim, todos os outros dias e meses do ano que não aparecem nessa lista são considerados como momentos de baixa temporada.

Ao observar o calendário, porém, é possível notar que os grandes destaques vão para os meses de dezembro, janeiro e julho. Isso porque é justamente nesses períodos que acontecem as férias coletivas e também das escolas.

Já em maio e junho é quando o fluxo de visitantes fica bem menor, sendo o ápice da baixa temporada.

Influência das chuvas para o turismo em Bonito

Obviamente que são os feriados que realmente dominam essa divisão entre baixa e alta temporada em Bonito. Mas isso não quer dizer que as chuvas também não importem.

A verdade é que o período chuvoso ou de seca está diretamente ligado à qualidade das atrações.

Em Bonito/MS, esses dois momentos são muito bem demarcados:

  • entre dezembro e março, é o período chuvoso (verão);
  • entre maio e agosto, é o período de seca (inverno).

A época do verão é quando boa parte da alta temporada em Bonito acontece. Nesse período, as temperaturas são bem mais altas, chegando a 35 °C.

Além disso, por ser uma época de chuvas, é justamente aí que o verde toma conta da região, e onde as cachoeiras ficam totalmente cheias.

Por outro lado, durante o inverno, há uma diminuição no fluxo dos rios, gerando uma maior cristalinidade da água. Além disso, as temperaturas ficam mais baixas (até 15 °C).

Vantagens e desvantagens de viajar na alta temporada em Bonito

Mas, afinal, qual a diferença entre viajar na baixa ou alta temporada para Bonito? Bem, a verdade é que essa é uma escolha que faz toda a diferença, principalmente quando se trata da parte financeira.

Vantagens

Qualidade das atrações

Apesar da alta temporada em Bonito/MS acontecer nos momentos de férias nacionais, elas acabam coincidindo também com os melhores períodos das atrações, tanto no inverno quanto no verão.

No verão, por exemplo, durante os meses de dezembro e janeiro, as chuvas tomam conta da região, aumentando o fluxo de água dos rios. Por isso, esse é o momento perfeito para curtir as cachoeiras, balneários e outros passeios similares.

Apesar da água ficar um pouco mais turva que o normal, os mergulhos e flutuações também acontecem durante esse período.

Já durante a parte da alta temporada de julho, que é no inverno, a seca reduz o fluxo da corrente dos rios. Isso faz com que a água atinja o seu ponto máximo de transparência, agora sim ficando perfeito para as flutuações e os mergulhos.

Desvantagens

Lotação das atrações

A cidade de Bonito/MS é realmente muito bem estruturada para receber os visitantes, e é possível perceber isso ao observar a organização dos passeios.

Com exceção dos balneários, praticamente todos os outros passeios disponíveis na região possuem acesso limitado.

Por isso, não é simplesmente viajar e começar a explorar os locais. É preciso que haja disponibilidade de vagas para cada passeio.

E é daí também que surge a importância das agências de viagem credenciadas, como a Roteiro Bonito MS, que deixa tudo organizado com antecedência.

O controle se dá através dos chamados vouchers, que são um tipo de ingresso, que devem ser entregues no receptivo de cada atração.

Assim, essa limitação, embora seja fundamental para a conservação do local, acaba tornando os passeios bem concorridos na alta temporada.

Nessa época, o fluxo de visitantes é muito maior, e a concorrência pelos passeios é intensa.

Preço das atrações

Com uma procura tão grande e uma demanda limitada, os preços das atrações durante a alta temporada sobem consideravelmente.

Salvo algumas exceções, essa variação dos valores entre baixa e alta temporada acontece em praticamente todos os passeios. Fora isso, outros valores, como o da alimentação, transporte e hospedagem, também sobem.

No fim das contas, viajar no período de maior fluxo de turistas acaba gerando um gasto cerca de 30% maior, se comparado com os momentos de menor demanda.

Quais atrações vale a pena curtir em alta temporada?

Como observado, a alta temporada acontece em momentos diferentes do ano, e abrange períodos de chuva e também de seca. E esse fluxo de água interfere diretamente nas características das atrações, sendo positivo para umas e negativo para outras.

Por isso, é importante dividir as melhores atrações da alta temporada, levando em consideração a época do ano.

Melhores atrações da alta temporada (época de chuva)

Nesse momento, como já mencionado, as cachoeiras atingem seu nível máximo de fluxo de água. Por isso, são passeios que vale a pena conhecer.

No entanto, outras atividades também conseguem se destacar, mesmo no período de chuva. Esse é o caso das explorações das grutas que, por serem naturalmente fechadas, oferecem um abrigo seguro para os visitantes.

  • Gruta de São Mateus – essa é uma caverna seca, ideal para a contemplação. Suas formações geológicas contam com estalactites, coraloides, dentre outras, que enfeitam o seu interior;
  • Gruta de São Miguel – outra opção de caverna seca é a Gruta de São Miguel, repleta de espeleotemas, como travertinos, estalactites e estalagmites;
  • Gruta do Lago Azul – esse é um dos cartões postais mais importantes de Bonito e conta com um lago de água azul transparente.

Melhores atrações da alta temporada (época de seca)

No inverno, as chuvas se tornam muito mais espaçadas, e é quando as águas ficam ainda mais cristalinas. Por isso, esse é o momento perfeito para curtir as flutuações e mergulhos em Bonito, que não são poucas.

Bonito está esperando por você!

A alta temporada em Bonito é um momento que oferece uma grande qualidade em seus passeios, mas que também conta com seus pontos negativos.

Por isso, durante o planejamento para visitar a cidade, é importante levar em consideração a época do ano, para não ser surpreendido.

Esqueça destinos complicados, caríssimos e exóticos (como Coreia do Sul, Antígua e Barbuda, Costa do Marfim, Estados Federados da Micronésia, República Democrática do Congo, Ilha de Man ou Bósnia e Herzegovina).

Você tem tudo para se encantar aqui mesmo, no Brasil, e a capital do ecoturismo está esperando por você!

Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

Quando é a alta temporada em Bonito?

A alta temporada em Bonito acontece, geralmente, nos seguintes períodos: férias escolares: 01 a 30 de janeiro; carnaval: 26 de janeiro a 02 de março; semana santa/Páscoa: 15 a 17 de abril; Tiradentes: 21 a 24 de abril; férias escolares: 09 a 31 de julho; semana de Nossa Senhora Aparecida: 08 a 12 de outubro; proclamação da República: 12 a 15 de novembro; férias escolares: 17 a 31 de dezembro.