roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito Com Bebê: Como Aproveitar a Viagem? Quais as Atrações Indicadas?

Visitar o município de Bonito com bebê significa conhecer um dos mais célebres destinos do MS.

Dotada de inúmeras cachoeiras e rios, a cidade – distante a menos de trezentos quilômetros de Campo Grande, a capital do estado – é conhecida pela sua natureza exuberante.

Anteriormente, porém, vale ressaltar que Bonito detém o título de “capital do ecoturismo brasileiro”. Logo após, tenha em mente que as atividades oferecidas são acessíveis para todas as idades.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, como aproveitar a sua viagem em família, incluindo, evidentemente, o seu bebê. Boa leitura!

O que fazer em Bonito com bebê? As 8 principais atrações

1. Biopark, em Bonito, Mato Grosso do Sul

Biopark
Fonte: Anne D (TripAdvisor)

O Biopark pode ser descrito como um excelente abrigo para a fauna silvestre e uma ótima alternativa para quem deseja conviver com iniciativas sustentáveis e de preservação ambiental.

O local reúne distintas espécies animais típicas da região, cada uma delas com sua própria incrível história de superação. Porém, infelizmente, elas não poderiam sobreviver em ambientes naturais caso retornassem sozinhas.

As visitações podem ser guiadas ou livres, sendo possível conhecer de perto mais de vinte espécies da fauna pantaneira, como mamíferos, répteis e aves.

De acordo com isso, o complexo que integra o Biopark conta, ainda, com uma fazenda composta por “mini animais”: são pequenos coelhos, porcos, vacas, pôneis e outros animais domésticos.

Ao passo que as crianças com até seis anos de idade não pagam, a visita ao Biopark, efetivamente, vale a pena. O tempo necessário para uma visita completa é de, no mínimo, duas horas. A distância, por sua vez, é de doze quilômetros.

Rico em fauna e flora
Bio Park Bonito

O Bio Park Bonito é um abrigo voltado para a proteção da fauna silvestre. O abrigo é aberto à visitação, aliando conservação e educação ambiental em um único lugar

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Nascente Azul

balneário nascente azul

Este balneário é diferente de outros passeios existentes em Bonito, uma vez que apresenta elementos um pouco diferentes.

Ocasionalmente, você se surpreenderá com as belas paisagens, as piscinas naturais, a praia com quiosques, a capela e um lago de águas cristalinas e correntes (vindas diretamente da nascente).

As crianças com quatro anos de idade (ou mais) já podem realizar a flutuação (o mesmo vale para a prática no Rio da Prata).

Aliás, também já fizemos um guia que vai ajudar quem está viajando para Bonito com crianças, aqui neste post.

Caso esteja viajando com um bebê, os passeios pela nascente serão restritos, à medida que não existem barcos que realizem esse trajeto.

Apesar disso, incluímos a Nascente Azul neste artigo, precisamente, pela estrutura do local, que é bastante convidativa e aprazível. Se você deixar a flutuação de lado terá, para compensar, opções de lazer muito diversificadas.

Passeio perfeito para toda a família
Balneário Nascente Azul

Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Aquário Natural

aquário natural de bonito

O Aquário Natural é um atrativo formidável para quem viaja para Bonito/MS com o seu bebê. Assim como em outros destinos, não há cobranças de ingressos para filhos menores. O principal destaque fica por conta da nascente.

Nesse sentido, a vegetação aquática é diversificada. Por exemplo, os cardumes de certos peixes, como os piraputangas, impressionam a todos os turistas. Posteriormente, o fato de as águas serem cristalinas contribuem para deixar tudo ainda mais bonito.

Um dos pontos que merecem ser ressaltados, no Aquário Natural, é a impossibilidade de ficar de pé dentro d’água, visando proteger o fundo. Dessa maneira, há 2 opções: permanecer no barco ou flutuar.

Uma boa ideia para fazer no Aquário Natural, em uma visita com o seu bebê, é a de revezar com a sua companheira ou companheiro, na seguinte conformidade: enquanto um permanece na embarcação com o bebê, o outro pode aproveitar para flutuar.

Os roteiros turísticos que passam pelo Aquário Natural propiciam com receptivos dotados de áreas repletas de muitas almofadas para o descanso, comparável ao dos melhores destinos de São Paulo, por exemplo. Este é um ótimo momento para recompor as suas energias.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Parque das Cachoeiras

parque das cachoeiras

O Parque das Cachoeiras fica a menos de 20 km do centro da cidade de Bonito. Neste lugar, você encontrará uma boa opção para um gostoso banho, contemplação e descanso.

De antemão, é necessário saber que este passeio passa por uma trilha, estendendo-se por quase dois quilômetros. No entanto, com um bebê isso poderá se tornar exaustivo, não é mesmo?

Se você pensa assim, saiba que está errado. Afinal de contas, o Parque possui 7 paradas para o banho, tanto nas piscinas naturais quanto nas cachoeiras do Rio Mimoso.

Fique atento ao fato de que o acesso das crianças pequenas não é totalmente liberado, por motivos de segurança.

Sobretudo, caso esteja no Parque das Cachoeiras no horário de almoço, não perca a chance de saborear um prato típico da culinária de Mato Grosso do Sul. As refeições são servidas na sede da própria fazenda que engloba o Parque.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Balneário do Sol

balneário do sol

Este é um dos balneários mais indicados, especialmente, para os visitantes que desejam, simultaneamente, descansar e se divertir.

Desde uma perspectiva geográfica, a região à qual o Balneário do Sol pertence é constituída de águas transparentes e muitos espaços verdes.

Ou seja, o Balneário do Sol está situado nas margens do belo Rio Formoso, que é um dos mais conhecidos do estado. Nesse contexto, os turistas podem nadar no próprio rio ou nas piscinas com água corrente.

Caso opte por mergulhar no rio, dividirá as águas com espécies de peixes belíssimas, tais como dourados, curimbas e piraputangas. Com certeza, a vida marinha existente o encantará.

No Balneário do Sol, você e seu bebê poderão contemplar, conforme mencionado, as mais variadas espécies de macacos e aves! Isto é, você terá a oportunidade de tirar fotografias memoráveis.

Para que toda a família se entretenha ainda mais, o Balneário do Sol disponibiliza um parque infantil, com brinquedos de tipos diferentes.

Se preferir, no horário de almoço, usufrua das churrasqueiras oferecidas para que você mesmo prepare a sua refeição.

Para curtir em família
Balneário do Sol

O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Balneário Municipal

balneário municipal de bonito

Este é o balneário que fica mais perto da cidade. Assim também, o Balneário Municipal está a apenas 6 km do centro do município.

A exemplo dos outros balneários, um dos benefícios de selecionar este passeio reside na alta qualidade de sua infraestrutura.

Todas as vezes que estiver nos diferentes lugares do Balneário Municipal, você poderá preparar o seu próprio churrasco ou, caso queira, usufruir de uma das diversas alternativas de lanchonetes ou restaurantes à sua disposição.

O conceito turístico que permeia as atividades de lazer no Balneário Municipal é o oferecimento de dias sossegados e agradáveis. Os visitantes podem descansar sob as árvores ou sob o sol.

A piscina natural formada a partir das águas rasas do rio é ótima para quem deseja entrar com filhos pequenos sem, para tanto, comprometer a segurança do bebê ou dos pais.

Os diferentes tons da água incluem colorações cristalinas, no melhor estilo do ecoturismo.

A estrutura física do Balneário Municipal é tão elogiada devido, em grande medida, à existência de estacionamento, banheiros, restaurante e locais apropriados para mergulhar e nadar.

Atrações aquáticas de tirar o fôlego
Balneário Municipal de Bonito

O Balneário Municipal conta com infraestrutura completa, com locais para nadar e mergulhar, restaurante, banheiro e estacionamento. As trações aquáticas de tirar o fôlego que a cidade oferece (é possível nadar bem juntinho aos peixes) fazem desse um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Praia da Figueira

praia da figueira

A Praia da Figueira é o destino preferido por inúmeros visitantes ao longo de todo o ano. Trata-se, na prática, de uma praia artificial de água doce.

Ao contrário do que possa parecer, à primeira vista, ela é formada no entorno de uma lagoa com águas cristalinas, dotada de cerca de sessenta mil metros de comprimento!

Agora, você poderá não pegar ondas na Praia da Figueira, mas, certamente, vai adorar o passeio. Afinal, como ela fica bem pertinho do município, a visitação pode ser decidida, até mesmo, na última hora.

Principalmente, a curta distância (inferior a 15 km) da cidade é um dos fatores positivos para quem visita o destino com seu bebê. Dessa forma, todos terão condições de usufruir das areias brancas e, também, do lago constituído pelo curso do rio Formoso.

Logo depois dos aspectos citados, são dignos de nota o belo parque aquático, o playground, a lanchonete, o bar, o restaurante, o redário (espaço de descanso e relaxamento com redes, muito indicado para melhorar a saúde mental) e o bangalô.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Buraco das Araras

buraco das araras

Essa é uma das dolinas (depressão circular no formato de um funil) de maior extensão do mundo! A fim de definir o Buraco das Araras de um modo mais simples, podemos dizer que se trata de uma espécie de “colina ao contrário”, isto é, invertida.

Segundo os dados oficiais, o Buraco das Araras conta com cem metros de profundidade distribuídos em quinhentos metros de circunferência. O ambiente é dotado de imensa beleza.

Por fim, a vista inclui uma caminhada por trilhas que chegam a mais de 1 quilômetro! Constantemente, os turistas que visitam o Buraco das Araras com um bebê de colo não encontram problemas durante o passeio.

Isso ocorre porque as trilhas são planas, fazendo com que todas as caminhadas sejam bem tranquilas. Logo, vocês poderão ir tranquilamente. Por estar situado em uma zona de preservação ambiental, o Buraco das Araras propicia 2 plataformas de observação aos visitantes.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Dicas para quem visita Bonito

É claro que, ao viajar com um bebê, nem todos os atrativos serão viáveis. Afinal de contas, você não desejará praticar rapel com a sua criança no colo. Porém, é perfeitamente possível aproveitar bem alguns passeios, tendo tranquilidade ao optar pelas atrações certas.

Caso conheça a cidade, já deve saber que uma das atividades principais é a flutuação junto ao Rio da Prata ou a flutuação no Rio Sucuri – colocando vestimentas apropriadas e snorkel, ficando virado de barriga para baixo, visando observar a flora aquática e os peixes dos rios.

Convém, portanto, evitar essas práticas com um bebê de colo.

Dentre as alternativas centrais para ir com o seu bebê e, assim, aproveitar o passeio em família, destacam-se os balneários. Desse modo, quase todos oferecem uma excelente infraestrutura em ambientes perfeitamente integrados à natureza.

Então, esteja você viajando a Bonito em outubro, em julho, em janeiro ou em qualquer outra época do ano, saiba que os bebês também poderão aproveitar a viagem. Basta você se planejar e escolher as atrações mais adequadas.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.