roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Abril: Guia Completo de Atrações e Passeios

Bonito em abril é uma época bastante agradável, sendo um período de baixa temporada na cidade turística do Mato Grosso do Sul.

Por isso, quem está se programando para conhecer a região, encontrará boas condições nos passeios, com uma lotação muito menor.

O clima também ajuda bastante em abril, sendo um mês que oferece muitas alternativas de exploração do local.

Então, se você quer saber mais sobre os passeios e atrações de Bonito/MS em abril, acompanhe o restante do conteúdo!

Melhores atrações e passeios de Bonito em abril

Além de ser uma época de baixa temporada, ou seja, que não fica lotada devido a férias escolares ou outros feriados, abril ainda é um momento interessante quanto ao clima na cidade.

Afinal, trata-se de um período de transição entre o verão e o inverno, oferecendo o melhor dos dois mundos.

Então, quem fizer uma viagem para a região nessa época do ano, aproveitará as cachoeiras, trilhas, balneários, piscinas naturais, rios e grutas disponíveis, todos com bastante qualidade.

Levando isso em consideração, esses são alguns dos principais atrativos que vale a pena conhecer em Bonito no mês de abril:

  • Lagoa Misteriosa;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Abismo Anhumas;
  • Gruta de São Miguel;
  • Rio da Prata;
  • Ceita Corê;
  • Balneário Municipal de Bonito.

Bonito – e as cidades próximas a Bonito – têm muito a oferecer para você em abril. Agora, vejamos de uma forma mais clara o que cada um desses passeios tem a oferecer!

Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

Um dos pontos mais positivos de viajar para Bonito em abril é a possibilidade de conhecer e mergulhar na Lagoa Misteriosa.

Trata-se de uma dolina alagada, com um lago de águas azuis, e com ótima visibilidade. Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade, mas que fica fechada em boa parte do ano.

Na época do verão, quando as chuvas são mais intensas, o local acaba ficando com uma quantidade grande de algas, tornando o passeio inapropriado.

Isso acontece porque, por ser uma dolina (caverna cujo teto desabou), não há peixes por lá, que naturalmente se alimentariam das algas. Mas em abril ela já está com as condições perfeitas, com cerca de 40 metros de visibilidade da água.

O que mais chama a atenção para o local é justamente o mistério que ela possui. Afinal, até o momento, ninguém sabe exatamente a sua real profundidade.

O número mais profundo já catalogado são incríveis 220 metros, uma marca bastante significativa para um lago.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Abismo Anhumas

abismo anhumas

Outra ótima alternativa de passeio por Bonito em abril é o Abismo Anhumas. Essa é uma caverna totalmente diferente das demais grutas locais, possuindo o acesso por meio de uma fenda no solo.

O local é uma demonstração significativa do quanto a cidade de Bonito/MS se prepara para receber os visitantes.

Afinal, sua descida acontece por meio de um rapel de mais de 70 metros de altura, feito através de um sistema elétrico.

O que mais chama a atenção do público para esse passeio, além do visual, é o seu lago gigantesco, de águas transparentes. O lago possui uma profundidade de cerca de 80 metros, sendo que a visibilidade da água é de 60 metros.

Trata-se de um espaço perfeito para fazer mergulhos e flutuação, que são duas atividades muito procuradas na região.

O mergulho acontece por meio da utilização do cilindro de oxigênio, já a flutuação utiliza apenas a roupa de neoprene e a máscara com o snorkel.

Na época de chuvas intensas, essa também não é uma atividade muito adequada, mas em abril há toda a segurança necessária para o passeio.

Um dos atrativos da caverna é a grande quantidade de cones de calcários, que formam um espaço incrível.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

Quem vai viajar para Bonito/MS em abril também não pode deixar de conferir a Gruta do Lago Azul. Esse é o grande cartão postal da cidade, e que realmente possui uma beleza inigualável.

Trata-se de uma gruta alagada, com um lago azul cristalino, que encanta os visitantes. Ela fica bem próxima do centro de Bonito, tendo um acesso simples, por meio de via asfaltada.

A parte final do percurso é por meio de uma pequena trilha, em meio à natureza, e também de uma escadaria, na entrada da caverna.

Quanto ao lago, infelizmente, não é possível entrar em suas águas, ou seja, ele não é utilizado para flutuação ou mergulhos.

Esse é realmente um passeio de contemplação, para quem quer se deslumbrar com o seu visual mágico.

Além do lago em si, as próprias formações geológicas existentes por lá também são uma atração à parte.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Balneário Municipal de Bonito

balneário municipal de bonito

Como uma alternativa também muito diferenciada de passeio em Bonito, o Balneário Municipal é um destaque único.

A cidade possui ótimas opções de balneários, mas o municipal oferece ótimos diferenciais para o público.

Não há restrições de idade, e o acesso também é menos restrito, o que facilita na hora de entrar na atração.

Ele fica em um braço do Rio Formoso, um dos principais da região, que é muito rico em vida aquática, e oferece águas claras perfeitas para o banho.

Além do mais, conta com uma ótima estrutura para receber os visitantes, como churrasqueiras, quadras de vôlei, restaurantes e campo de futebol de areia.

Para quem está atrás de fazer flutuações e mergulhos, também é possível praticar essas atividades no Balneário Municipal.

E isso torna o local um espaço completo para lazer e diversão, que chama a atenção do público.

Atrações aquáticas de tirar o fôlego
Balneário Municipal de Bonito

O Balneário Municipal conta com infraestrutura completa, com locais para nadar e mergulhar, restaurante, banheiro e estacionamento. As trações aquáticas de tirar o fôlego que a cidade oferece (é possível nadar bem juntinho aos peixes) fazem desse um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio da Prata

mergulho rio da prata bonito ms

O Rio da Prata é um dos principais rios de Bonito/MS, e oferece um dos melhores passeios de flutuação da cidade, bem como também de mergulho.

No mês de abril, como as chuvas estão bem mais escassas, as águas começam a se tornar mais cristalinas.

É mais para o meio do ano que a transparência atinge sua qualidade máxima, mas já dá para fazer um passeio muito agradável nessa época.

O mergulho, por exemplo, acontece no próprio leito do rio, em um trecho apropriado para essa atividade.

Além da visibilidade, o que mais chama a atenção para o rio é a grande quantidade e variedade de peixes que vivem por lá. E no mergulho é possível observar bem de perto essas espécies.

As plantas subaquáticas e as próprias formações rochosas do rio também são destaques importantes.

Já a flutuação acontece na nascente de um afluente, o Rio Olho d’Água, um pouco acima da área utilizada para os mergulhar.

Ambas as atividades são muito procuradas pelos visitantes e vale a pena conhecer cada uma delas.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta de São Miguel

gruta sao miguel

Se tem uma atração que chama a atenção em Bonito, são as explorações das grutas existentes na região.

E embora a da Lagoa Azul seja a mais famosa entre elas, devido ao seu lago, São Miguel também é bastante procurada.

A sua diferença mais marcante para as demais opções é que se trata de uma caverna totalmente seca. Assim, a ausência de água em seu interior permite uma observação mais detalhada de toda a área.

Ela também fica bem próxima à cidade, com o acesso final por uma belíssima trilha.

A escadaria na entrada da gruta permite uma contemplação extraordinária do local, de onde é possível tirar fotos.

Apesar de não possuir lagos, a Gruta de São Miguel é repleta de espeleotemas, como as estalagmites.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

Ceita Corê

fazenda ceita corê

Bonito em abril contará ainda com cachoeiras incríveis, já que o fluxo de água ainda estará alto. E dentre as opções disponíveis, um destaque é para a região da Ceita Corê, uma fazenda construída com arquitetura tradicional da região.

O local oferece um passeio duplo, com atrações diferentes no período da manhã e da tarde.

Na manhã, por exemplo, é quando se exploram as cachoeiras, por meio de uma trilha de mais de 4 km de extensão, no Vale do Chapeninha. Ao todo, são 6 locais apropriados para o banho, tornando a caminhada muito menos cansativa.

Já na parte da tarde acontece a exploração da nascente do Rio Chapena, onde fica a uma caverna alagada, com um lago de quase 160 metros de profundidade.

Assim, o passeio pela fazenda Ceita Corê é um dos mais completos de Bonito/MS, e que também não pode ficar de fora do roteiro pela cidade.

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

Como é o clima de Bonito em abril?

Bonito em abril é, de certo modo, um dos meses mais interessantes para se conhecer a cidade.

Isso porque esse é um período de transição entre a estação chuvosa, que vai de dezembro a março, e a estação seca, que se estende de maio a agosto.

As temperaturas nessa época do ano variam entre os 21 °C e os 28 °C, com calor durante o dia e um pouco mais de frio pela noite.

Como resultado, é possível explorar uma grande variedade de atrações, desde os banhos de cachoeiras até as flutuações nas nascentes.

Além de tudo, o custo benefício é bem mais atrativo do que viajar para destinos internacionais.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.