roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Fevereiro: Guia Completo de Atrações e Passeios

Bonito em fevereiro reúne algumas das melhores características para se tornar um destino ideal, afinal, embora ainda possa ser época de férias escolares, costuma ser baixa temporada na região.

Além disso, como estamos no verão, a temperatura da cidade fica perfeita para os passeios nas cachoeiras e piscinas naturais.

Com as esporádicas chuvas, o volume de água das cachoeiras fica ainda maior e é ótimo para se refrescar enquanto mergulha.

Além de tudo isso, todos os passeios seguem funcionando normalmente, o que favorece ainda mais visitar esse destino durante o segundo mês do ano.

Por isso, fizemos uma curadoria dos principais programas para curtir em Bonito/MS durante o mês de fevereiro. Então, vamos conhecer cada um deles!

Melhores atrações e passeios para curtir Bonito em fevereiro

Ir a Bonito/MS é a grande chance de realizar passeios de ecoturismo em vários dos lugares mais bonitos do país e do mundo, inclusive quando comparados a destinos exóticos.

Logo, entre as mais diversas trilhas, cachoeiras e grutas, você poderá despender um bom tempo chocado com as belezas do local enquanto se diverte.

Vamos conferir, então, quais são os principais passeios para se realizar em Bonito em fevereiro!

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

A Gruta do Lago Azul é uma das grutas mais visitadas em Bonito/MS.

Localizada a pouco mais de 20 km do centro da cidade, essa é uma das principais cavernas inundadas da região, com a água mais transparente e com uma coloração azul impressionante.

Além dos aspectos da água, que deixam todos os visitantes de queixo caído, a gruta também traz consigo um pouco da história da formação da Terra.

Isso porque conta com várias estalactites, formações geológicas que demoram bastante tempo para se formar.

E, além disso, em expedições internacionais de mergulho já foram encontrados fósseis de animais da megafauna no fundo do lago.

A visita ao local ocorre por meio de uma trilha de pouco mais de 200 metros e a descida de alguns degraus até chegarmos próximos ao lago, portanto, é bem fácil e pode ser realizada por crianças e adultos, desde que não tenham nenhuma condição limitante.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeiras Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

A Serra da Bodoquena é um complexo de cachoeiras em Bonito/MS que costuma ser inesquecível para todos aqueles que realizam esse passeio.

Localizada no Balneário Estrela do Formoso, existem 8 quedas de cachoeiras que são exploradas enquanto se faz uma trilha imersiva em meio às plantas do cerrado e mata atlântica.

No caminho, o encontro com animais da região também é uma ótima surpresa e rende lindas fotos.

Das 8 cachoeiras disponíveis na trilha, cerca de 6 poços e piscinas naturais estão disponíveis para banho e em fevereiro elas costumam estar com o volume de água ainda maior, o que garante ótimos mergulhos.

Voltando à sede do local, ainda é possível realizar diversas atividades no balneário, como o passeio de bote.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Barra do Sucuri ou Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

Independente se você escolher a Barra do Sucuri ou o Rio Sucuri, existe apenas uma certeza: a de que você realizará uma flutuação inesquecível.

A diferença entre os dois é a propriedade onde cada flutuação é feita e o local de onde começam, sendo que a Barra do Sucuri termina na nascente enquanto a flutuação realizada no Rio Sucuri inicia-se na nascente.

Contudo, em ambos passeios é necessário realizar uma pequena trilha saindo da recepção do local, receber todos os equipamentos e orientações sobre o passeio e, finalmente, começar a aventura.

A flutuação acontece em uma das águas mais cristalinas da América do Sul e uma das 3 mais transparentes do mundo.

Sendo assim, você conseguirá visualizar muito bem as pedras, plantas e os cardumes das mais diferentes espécies de peixes da região.

Para aqueles que nunca realizaram passeios assim, podem ficar tranquilos, pois um barco com motor acompanha todo o trajeto.

Um dos rios mais transparentes do Brasil
Barra do Sucuri

Um passeio de flutuação por um dos três rios mais cristalinos do planeta e um dos mais transparentes do Brasil. Realize a principal atividade do passeio: a flutuação nas águas verdes esmeraldas, além de apreciar a vegetação aquática e as variadas espécies de peixes.

Ver PasseioFalar com Especialista

Rio da Prata

mergulho rio da prata bonito ms

O Rio da Prata é outra atração de flutuação que você pode aproveitar em Bonito em fevereiro.

Contudo, diferente da realizada no Rio Sucuri, essa é um pouco mais longa e contém uma trilha maior partindo da recepção do atrativo.

Em contrapartida, em meio à trilha, as chances de se deparar com macaquinhos e aves regionais é ainda maior, o que enriquece bastante a atração.

As águas do Rio da Prata também são impressionantes, e os cardumes de dourados são sempre uma atração à parte.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta São Mateus

gruta são mateus

A Gruta de São Mateus é uma das grutas secas de Bonito/MS que merecem sua visita e que raramente será impedida de ser feita devido às condições do clima.

Essa gruta está localizada a 20 km do centro da cidade e fica na Serra da Bodoquena.

Embora não tenha um lago para ser apreciado como na Gruta Lago Azul, a Gruta de São Mateus conta a história de mais de 4 bilhões de anos da Terra, de épocas em que os oceanos ainda se formavam.

Portanto, no local é possível ver estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e formações geológicas de colunas bastante imponentes.

Para chegar à gruta, o visitante precisa percorrer uma pequena trilha, mas já encara um passeio levemente radical ao ter que atravessar uma trilha suspensa de 200 metros de comprimento e 5 de altura.

No geral é um passeio muito interessante para se realizar em todas as estações que você for visitar Bonito/MS.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Mimoso

gruta do mimoso

A Gruta do Mimoso é mais uma das cavernas inundadas nos arredores de Bonito/MS e com certeza fica entre nossas dicas de passeio para se realizar em Bonito em fevereiro.

Afinal, é um passeio que oferece uma experiência imersiva na gruta, onde é possível realizar a visita contemplativa, flutuação ou mergulho nas águas do lago da gruta.

A Gruta do Mimoso é famosa não somente entre os turistas e moradores de Bonito/MS, mas por vários mergulhadores profissionais brasileiros e internacionais que tiveram suas primeiras experiências de mergulhos na caverna e que hoje voltam ao Brasil para realizar novamente essa experiência.

Infelizmente, a Gruta do Mimoso ficou fechada para visitação por mais de 15 anos após o falecimento do dono da propriedade, mas reabriu em 2022 e é um sucesso entre todos.

Para realizar o passeio contemplativo, a idade mínima é de 6 anos; para a flutuação, 8 anos; para o mergulho, 15 anos.

Com certeza, essa é uma das dicas que farão das suas férias na região centro-oeste inesquecíveis!

Para ficar em contato com a natureza
Gruta do Mimoso

Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.

Ver PasseioFalar com Especialista

Aquário de Bonito

aquário natural de bonito

Bonito oferece um ótimo passeio para se realizar caso você esteja com crianças ou com bebês: visitar o Aquário de Bonito.

Esse é um passeio contemplativo por mais de 30 tanques diferentes que têm mais de 60 espécies de peixes com cores, raças e tamanhos variados para impressionar tanto as crianças quanro os adultos.

Caso você realize a visita acompanhado por um guia, é possível que ele explique todo conteúdo educativo e enriqueça ainda mais o passeio.

O interessante é comparar os peixes nos tanques com aqueles vistos nos rios durante as flutuações realizadas.

Além disso, caso ocorra de ser um dia de chuva forte, é uma ótima alternativa para não ficar no hotel durante sua viagem.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Abismo Anhumas

abismo anhumas

Mesmo que o nome seja um pouco assustador, pode ficar tranquilo que o Abismo Anhumas é mais uma das atrações imperdíveis durante o verão em Bonito/MS.

O Abismo Anhumas é, na verdade, uma caverna inundada que, para ser acessada, é necessário realizar um rapel de pouco mais de 70 metros de altura.

Mas não se preocupe, pois o sistema de rapel é elétrico e não exige nenhum esforço.

Ao finalizar a descida é comum que todos os visitantes fiquem espantados com a beleza do local e como a água adquire uma tonalidade diferente conforme o sol do verão muda sua intensidade de luz durante o dia.

Além da beleza que pode ser contemplada, existe a possibilidade de realizar passeios de bote, flutuação e o mergulho de batismo que chega a 8 metros de profundidade e encanta a todos que realizam.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco das Araras

buraco das araras

Independente das estações do ano, visitar o Buraco das Araras é sempre um sucesso, e não seria diferente no mês de fevereiro.

O buraco é o resultado da queda do teto de uma caverna e se tornou o local favorito para as araras de Bonito/MS, principalmente a arara-vermelha.

O passeio é contemplativo e se baseia em uma trilha em meio à natureza para chegar aos mirantes e observar as araras interagindo umas com as outras e, por vezes, sobrevoando as suas cabeças.

Na entrada do passeio existe uma lojinha de lembrancinhas, para você voltar da sua viagem e compartilhar um pouco com as pessoas queridas.

Essa é uma atração tranquila, contudo, inesquecível.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Projeto Jibóia

projeto jiboia

Depois de se divertir e se refrescar do calor nos rios, cachoeiras e balneários da região, é possível conhecer uma das atrações de Bonito/MS durante a noite.

O Projeto Jibóia permite que, durante a sua viagem à capital do ecoturismo no Brasil, você entenda um pouco mais sobre a vida e os hábitos das jibóias e outras espécies de serpentes.

Durante as explicações, todos saem de lá entendendo um pouco mais sobre seu ciclo de vida, reprodução e hábitos alimentares. É uma ótima forma de auxiliar na educação e repertório das crianças.

Ainda dá para fechar com chave de ouro e tirar uma foto com uma jibóia no final!

A atração fica a pouco mais de 2 km do centro de Bonito/MS, o que facilita ainda mais a criação do roteiro.

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

O clima de Bonito em fevereiro

Assim como no restante do Brasil, Bonito em fevereiro está no verão, uma época mais úmida onde existe a ocorrência de chuvas, ou seja, é a estação chuvosa.

Contudo, podemos ficar tranquilos pois, normalmente, as chuvas de verão são fracas e permitem que os passeios ocorram tranquilamente.

Em caso de chuva mais forte que impeça algum passeio, os locais responsáveis pela atração realizam o reagendamento.

Entretanto, mesmo com as chuvas esporádicas, todos se beneficiam da estação. Isso porque as matas ficam mais bonitas, as cachoeiras com maior volume de água e é possível amenizar um pouco o calor do Mato Grosso do Sul.

As temperaturas de Bonito em fevereiro, fora da estação seca, vão de 25 °C a 33 °C, ou seja, ideais para as trilhas, cachoeiras e quaisquer outros passeios que você decida realizar.

Suas malas para ir a Bonito já estão prontas?

Ir a Bonito/MS em fevereiro poderá ser uma das viagens mais bonitas e inesquecíveis que você fará durante toda a sua vida, principalmente se você é um grande fã de ecoturismo e contato com a natureza.

O clima tende a ser bastante colaborativo, portanto, não se preocupe quanto a isso.

Apenas se concentre em realizar uma das viagens mais interessantes no Brasil e que são facilmente comparadas a destinos internacionais.

Então, comece agora a planejar qual é o seu roteiro ideal e quantos dias você passará em Bonito/MS.

A cidade e todas as atrações já estão preparadas para receber você e compartilhar um pouco das paisagens, águas deliciosas e atrações de tirar o fôlego que só Bonito tem.

Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.