roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Julho: Guia Completo de Atrações e Passeios

Bonito em julho é um momento perfeito para aproveitar os passeios pela cidade do ecoturismo no Brasil.

Localizada no interior do Mato Grosso do Sul, a menos de 300 km da capital do estado, Campo Grande, Bonito reúne uma grande quantidade de atrações. São cachoeiras, piscinas naturais, trilhas, balneários, grutas e rios para conhecer e explorar.

Em julho, muitos desses atrativos estão com condições ideais, como é o caso das flutuações nas nascentes dos rios, que estarão com águas cristalinas.

Então, se você está pensando em passar as férias no meio do ano pela região sul mato-grossense, não faltarão passeios e atrações nesse período. Confira!

Melhores atrações e passeios de Bonito em julho

O mês de julho marca um dos períodos principais da alta temporada em Bonito/MS, devido às férias escolares de meio do ano. Então, ao lado de dezembro e janeiro, são os momentos em que há um maior fluxo de visitantes na cidade.

Apesar disso, as condições do tempo nesses dois períodos são bem diferentes, já que no fim do ano é verão, com bastante chuvas na região, favorecendo as cachoeiras e balneários.

Já em julho, trata-se de uma época de seca do inverno, onde os rios conseguem ficar bem cristalinos. Não à toa, os principais passeios por Bonito-MS nesse mês são:

  • Flutuação Rio Sucuri;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Lagoa Misteriosa;
  • Ceita Corê;
  • Aquário Natural Bonito;
  • Serra da Bodoquena;
  • Gruta de São Mateus.

Agora, vamos observar com mais clareza como funciona cada um desses atrativos!

1. Flutuação Rio Sucuri

rio sucuri

Durante a época do verão, onde as chuvas são muito fortes na região, as águas dos rios ficam um pouco mais turvas.

Mas no meio do ano, quando o período é realmente mais seco, a qualidade da água atinge seu grau máximo. Por isso, as flutuações são alternativas que realmente não podem ficar de fora do roteiro de quem viaja para a cidade em julho.

E quando se trata dessa atividade, é impossível não citar o Rio Sucuri, que é simplesmente o rio de águas mais transparentes do Brasil.

A flutuação acontece na sua nascente, onde a cristalinidade é maior, aproveitando um trecho límpido de água.

Tudo acontece por meio da utilização de uma roupa especial de neoprene, assim como o snorkel e a máscara, para conseguir observar tudo de olho totalmente aberto.

No passeio, o visitante fica boiando sobre a água, com a barriga para baixo, possibilitando a observação do fundo do rio.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

Sendo o principal ponto de atração de toda a cidade de Bonito/MS, a Gruta do Lago Azul é um passeio imperdível em qualquer mês do ano.

Como é um local naturalmente coberto e perto do centro do município, faça chuva ou faça sol, o lugar consegue receber os visitantes com toda a segurança.

A gruta, como o próprio nome deixa a entender, conta com um lago azul, que é o seu maior destaque.

A água cristalina, de um azul penetrante, chama a atenção por sua beleza única. Além do mais, a caverna é ainda repleta de belas formações geológicas, como espeleotemas, que enfeitam todo o interior.

Esse é realmente um passeio de contemplação, onde o turista mantém um contato apenas visual, sem poder entrar na água ou algo similar.

Mesmo assim, devido à qualidade geral do espaço, agrada muito quem viaja para Bonito.

Outro ponto interessante a se considerar sobre a Gruta do Lago Azul é que o lugar já abrigou muitas espécies extintas.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

Assim como as flutuações, que são atividades para boiar na água, o mergulho também é muito procurado em Bonito.

Bonito, nesse aspecto, tem um grande destaque nessa categoria, a Lagoa Misteriosa, uma dolina alagada gigantesca que fica na região de Bonito.

O local já teve uma cobertura no passado, mas acabou por desabar com o tempo, restando apenas a parte do solo, onde há o lago.

A cor da água é azul escuro, mas que oferece uma visibilidade de incríveis 40 metros.

Quem viaja para Bonito em julho consegue encontrar as melhores condições para realizar esse passeio. Isso acontece porque durante o verão a dolina fica fechada para passeios do público em geral.

O ponto principal do lago é que não se sabe com exatidão sua real profundidade, com o máximo já catalogado sendo de 220 metros.

Sendo assim, é justamente dessa característica que surge o nome, Lagoa Misteriosa, devido ao mistério que ela envolve.

Normalmente, a dolina figura entre as melhores alternativas de passeios para os mergulhadores profissionais. E mesmo quem ainda não possui nenhuma experiência pode se aventurar nessa atração.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Ceita Corê

fazenda ceita corê

A Ceita Corê é uma fazenda que oferece um dos passeios mais completos da região, que envolve cachoeiras, trilhas e flutuações.

O local chama a atenção inicialmente por sua estrutura tradicional, com uma construção simples, que conta bastante da história da cidade.

E quem visita Bonito em julho também não pode deixar de conhecer o lugar, devido às atrações existentes.

O tempo de duração para aproveitar esse passeio é longo, sendo preciso dedicar o dia inteiro para curtir bem a aventura.

Afinal, a própria programação já envolve os períodos da manhã e da tarde, com dois atrativos diferentes.

Na manhã, os visitantes são levados para o Vale do Chapeninha, em uma trilha de 4000 metros de extensão. Durante o percurso, aproveitam para fazerem pausas em 6 lugares, que são as cachoeiras locais.

Depois, eles voltam para a fazenda, onde descansam e almoçam, para se preparar para a aventura de tarde, que é uma exploração do Rio Chapena, na parte da sua nascente.

Por lá, há uma caverna gigantesca, com um lago de cerca de 158 metros de profundidade.

Então, para quem está em busca de vários tipos de passeios em um único lugar, vale a pena conferir a fazenda Ceita Corê.

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Aquário Natural Bonito

aquário natural de bonito

O Aquário Natural é mais uma boa opção de flutuação para conhecer na alta temporada de julho em Bonito.

Ele fica na Reserva Ecológica Baía Bonita, onde está a nascente do Rio Baía Bonita.

Um dos pontos fundamentais para esse passeio é a proximidade com a cidade, sendo a opção de flutuação mais próxima do centro.

Além do mais, se caracteriza por ser uma área de correntezas calmas, e de águas transparentes.

Com isso, é um espaço perfeito para fazer um passeio com toda a família, bem com para levar tanto crianças (maiores de 5 anos) quanto idosos.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

Assim como a Ceita Corê, a Serra da Bodoquena é uma opção de passeio completo, com inúmeras atividades. Por isso, é interessante reservar um dia inteiro para aproveitar bem todas as atrações.

Tudo começa com uma trilha de cerca de 2,5 km, em uma área dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Trata-se de um espaço muito bem preservado de Mato Grosso do Sul, com árvores e bichos típicos do Cerrado e da Mata Atlântica.

Durante todo o percurso da trilha, são feitas pausas para curtir belos banhos nas cachoeiras e piscinas naturais do local.

Já na fazenda, que fica ao final da caminhada, é onde está o balneário, com diversas atividades para se divertir, como as tirolesas.

Além do mais, a Serra da Bodoquena oferece ainda um passeio de flutuação, na nascente do Rio Azul, um pouco mais acima da fazenda.

Ao todo, são mais de 600 metros flutuando sobre a água, enquanto se observa com detalhes o fundo do rio. Por isso, se pensa em ir a Bonito em julho, deve se organizar para conferir esse passeio.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Gruta de São Mateus

gruta são mateus

Embora a Gruta do Lago Azul seja realmente a mais conhecida e visitada da cidade, há também outras ótimas opções dentro dessa categoria de exploração e contemplação. Uma delas, sem dúvidas, é a Gruta de São Mateus.

Ela é uma caverna seca, que não possui nenhum lago ou acúmulo de água em seu interior. No entanto, conta com a característica de ser uma gruta com locais de entrada e saída em pontos diferentes.

Apesar de parecer algo que não faz tanta diferença, isso torna o passeio único, com uma exploração direta, sem a necessidade de chegar a um certo ponto e voltar novamente.

Então, enquanto se está dentro da gruta, todo o percurso é sempre novo para o visitante.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Como é o clima de Bonito em julho?

Como já mencionado, Bonito em julho é um período da estação seca, no inverno, onde não há chuvas.

A temperatura nessa época do ano varia entre os 14 ºC e os 25 ºC, e é quando o fluxo de água dos rios fica menor, mas muito mais cristalino.

As atividades ao ar livre, como os balneários, trilhas e cachoeiras, também são boas opções de passeios nesse período.

Se preferir ir a Bonito na estação chuvosa, opte por ir entre dezembro e março.

Então, quem está pensando em passar as férias em algum destino incrível do Brasil, pode optar por Bonito/MS, com um custo benefício bem atrativo.

Gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.
pt_BR

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.