roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Outubro: Guia Completo de Atrações e Passeios

A cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, está entre os melhores destinos de pontos turísticos para viagens e passeios no Brasil. Sendo assim, se você pretende viajar e conhecer Bonito em outubro, se prepare para conhecer algumas atrações que selecionamos para você se encantar com esse destino.

Bonito traz diversas opções de passeios focados no ecoturismo, para quem gosta de passar algum tempo no meio ambiente natural, além de uma excelente infraestrutura na sua área urbana.

Portanto, devido às suas paisagens naturais e atividades de mergulho e flutuação, iremos mostrar nesse conteúdo por que Bonito merece ser conhecida e apreciada durante suas viagens no mês de outubro ou quaisquer outras épocas do ano.

Bonito em outubro: o que fazer na capital do ecoturismo do Mato Grosso do Sul?

Para conhecer belas paisagens e lugares exóticos, não é preciso viajar para tão longe.

Entre diversos passeios que valem a pena fazer em Bonito, Mato Grosso do Sul, referência no ecoturismo do Brasil, estão incluídos mergulhos, flutuações e grutas.

Confira, em seguida, os principais pontos turísticos que vale a pena conhecer ao ir a Bonito em outubro.

1. Trilhas e Cachoeiras da Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

Os passeios de trilhas e cachoeiras da Serra da Bodoquena acontecem no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, próximo a Bonito, que é um espaço de preservação ambiental protegido pela UNESCO.

O passeio por esse atrativo inclui caminhada pela mata, banhos em até 8 cachoeiras, passeios de bote, balneário e almoço incluso.

O belo lugar é excelente para posar para fotos e guardar de recordação.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Parque das Cachoeiras

parque das cachoeiras

O Parque das Cachoeiras é um dos passeios mais próximos da Praça Da Liberdade, no centro de Bonito/MS. Ao todo, são 7 piscinas naturais para se banhar, todas banhadas pelo Rio Mimoso.

O atrativo, além de suas belas piscinas naturais, também promove atividades de trilha e tirolesa.

A Cachoeira do Sol é o grande destaque do local, uma piscina natural que recebeu esse nome devido à constante incidência de feixes do sol em suas águas claras.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Gruta São Mateus

gruta são mateus

A Gruta São Mateus é linda, um verdadeiro cartão postal de Bonito, com suas diversas formações espeleológicas que incluem colunas, coralóides, estalactites e estalagmites.

Junto ao passeio pela gruta, outra atividade inclusa é conhecer o Museu Kadiwéu, que possui um acervo de diversos objetos e animais empalhados que ajudam a contar a história de Bonito/MS.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Nascente Azul

balneário nascente azul

A Nascente Azul é um grande exemplo de lugar bonito, num dos mais belos complexos do ecoturismo da região.

Dentre várias atividades legais que o local oferece, o destaque fica para a prática da flutuação.

Além disso, você terá a oportunidade de apreciar um fenômeno raro na região, o espelhamento natural entre céu e água, que faz com que o local adquira um magnífico tom azul turquesa.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Balneário do Sol

balneário do sol

O Balneário do Sol é um verdadeiro paraíso localizado em Bonito/MS, repleto de atividades e passeios para o turista fazer.

Há opções de banho de sol, salão de jogos, quadras esportivas e churrasqueiras.

Por falar em churrasco, o local permite que se leve seu próprio alimento e bebidas em lata.

Para curtir em família
Balneário do Sol

O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Rio da Prata

mergulho rio da prata bonito ms

O Rio da Prata é uma opção de passeio fornecida para quem gosta de nadar em águas límpidas e cristalinas.

Os pacotes turísticos costumam oferecer diversas opções de mergulho e flutuação no Rio da Prata, juntamente aos peixinhos que vivem em suas águas claras.

Durante a caminhada pela mata ciliar dos Rios Olho d’Água e Prata você poderá observar diversos animais silvestres da região, além de entrar em contato com uma variedade riquíssima de fontes naturais de água.

Um dos melhores mergulhos
Mergulho Rio da Prata

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Trilhas e Cachoeiras da Boca da Onça

boca da onça

O passeio pelas trilhas de Boca da Onça inclui até 8 locais diferentes para banho.

É claro que o destaque do passeio é a Cachoeira Boca da Onça, principal atrativo da trilha, onde você terá a oportunidade de conhecer a maior cachoeira do estado, com seus 156 m de altura.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Buraco das Araras

buraco das araras

Vale a pena conhecer o Buraco das Araras, um passeio de caráter contemplativo, feito para quem gosta de se sentir bem próximo da natureza.

O buraco é um lugar repleto de araras e outras aves nativas nessa região, vivendo livremente em seu habitat natural.

Situado a 54 km do centro de Bonito, o passeio oferece a chance de contemplar de perto o ambiente e animais nativos do local, além de ser uma experiência inesquecível no ecoturismo da região.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Aquário Natural

aquário natural de bonito

O Aquário Natural de Bonito/MS, por meio de suas águas calmas e cristalinas, é um destino perfeito para realizar atividades de flutuação.

A sua experiência de nadar em um grande aquário natural e observar toda a diversidade de fauna e flora que o lugar contém, será uma experiência inesquecível.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

10. Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é famosa na região de Bonito/MS por conta de sua exuberante formação rochosa de estalagmites, estalactites e outras formações de pedra.

A principal atração na grita é o Lago Azul, exemplo de conservação ambiental ao longo dos seus 90 m.

Se possível, procure conhecer a Gruta do Lago Azul de manhã, pois nesse período o sol se reflete pelas  águas azuladas e promove um visual incrível.

Para chegar até o lago, é preciso fazer uma caminhada em trajeto íngreme composta de muitos degraus.

Por isso, é importante que você saiba que há algumas restrições quanto à locomoção, apesar de a descida ser parte integral da adrenalina do percurso.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

11. Cavalgada noturna Recanto do Peão

Cavalgada Noturna Recanto do Peão
Fonte: Jtakano (TripAdvisor)

A cavalgada noturna Recanto do Peão vai proporcionar o prazer de conhecer melhor a cultura regional e culinária tradicional de Bonito e do Mato Grosso do Sul. A cavalgada ocorre em meio à vegetação nativa do cerrado, com vistas para um lago na finalidade de observar os jacarés.

No total, são 3 km de percurso, feitos geralmente em 1 hora. Os grupos são formados por até 10 visitantes e o passeio ocorre com um guia, que apresenta as histórias e curiosidades sobre o local.

Como a cavalgada acontece durante a noite, pode ser a chance de observar animais de hábitos noturnos que geralmente não costumam ser vistos durante o período do dia.

Para encerrar a caminhada com chave de ouro, o pacote desse atrativo inclui um delicioso jantar feito em fogão de lenha.

12. Eco Park

eco park porto da ilha

O passeio de bote realizado no Eco Park de Bonito é feito através de botes infláveis com capacidade para até 12 pessoas.

A emoção está garantida durante um trajeto de 5 km descendo pelo rio e passando por algumas cachoeiras que vale a pena conhecer e tomar banho.

Passeio com muita água e bastante aventura
Eco Park Porto da Ilha

O Eco Park oferece diversas atividades que te colocam em contato com a fauna e flora da região, enquanto você se diverte e se refresca nas águas do Rio Formoso. Os passeios podem ser realizados por toda a família, incluindo idosos e crianças, com bastante segurança e descontração.

Ver PasseioFalar com Especialista

13. Praia da Figueira

praia da figueira

A Praia da Figueira não pode faltar no seu roteiro de viagem a Bonito/MS em outubro, para você conhecer uma quantidade impressionante de peixes que o esperam.

Ao longo de 60 mil metros quadrados, a lagoa de água doce desse balneário é formada por água cristalina e proporciona diversas atividades para os turistas.

Para quem curte esportes, vale a pena experimentar biribol, frescobol, caiaque, stand up, tirolesa e playground.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

14. Estância Mimosa

estância mimosa

A Estância Mimosa vai fazer você reviver sua infância, através do melhor e mais famoso doce de leite de Bonito/MS.

Nesse atrativo, você poderá viver a cultura pantaneira de forma intensa, contemplando a fauna e flora local.

A temperatura da água convida todos os turistas a uma parada quase obrigatória para os banhos nas piscinas naturais.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

15. Rio Formoso

boia cross no rio formoso

O Rio Formoso, em Bonito, tem sua fama graças ao emocionante trajeto feito no bote através das corredeiras do rio.

Durante o trajeto muitos animais silvestres podem ser observados, e ao final, a visão especial do Porto da Ilha encerra a aventura de maneira emocionante.

Aniversário de Bonito/MS

Está pensando em viajar para Bonito no mês de outubro? Saiba que no dia 2 de outubro é o aniversário da cidade, que conta com atrações ainda mais especiais.

O feriado municipal oferece diversos eventos ministrados pela prefeitura da cidade.

Pena que Bonito só faz aniversário uma vez ao ano, não é mesmo?

Feriado: Dia das Crianças

Outra data interessante para programar uma viagem para Bonito/MS durante outubro é o dia 12, onde ocorre a comemoração do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida.

Nessa data também ocorrem eventos especiais, inclusive com maior atenção à criançada que viaja com a família para visitar Bonito.

Ou seja, não é preciso esperar as férias escolares para curtir bons momentos na capital do ecoturismo!

Bonito/MS em outubro: como é o clima e a temperatura?

No mês de outubro, chega a primavera e suas flores, e o clima na cidade de Bonito/MS está mais ameno.

Com poucas chuvas, ou seja, durante a estação seca, vale a pena participar das atividades de flutuação durante sua viagem, devido às águas estarem mais cristalinas nesse período.

As temperaturas podem chegar a até 34 graus e os dias duram mais nessa estação do ano, ou seja, dá para aproveitar as atrações de Bonito em outubro por um período maior.

Se preferir ir a Bonito durante a estação chuvosa, viaje entre dezembro e março.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.