roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito em Setembro: Guia Completo de Atrações e Passeios

Bonito é o maior complexo de ecoturismo do Brasil. É, sem dúvida, um destino perfeito para ser visitado em qualquer época do ano, mas como acontece com todos os lugares, cada período tem suas particularidades. Hoje vamos falar um pouquinho sobre como é ir a Bonito em setembro.

Situada no estado do Mato Grosso do Sul, Bonito exibe orgulhosamente toda a exuberância da natureza do centro-oeste.

São cachoeiras, piscinas naturais, grutas e praias de água doce em meio a uma floresta preservada que abriga uma rica variedade de espécies de animais terrestres e aquáticos.

Com tantas belezas por metro quadrado, é possível afirmar com toda a segurança que Bonito não fica atrás dos cartões postais mais bonitos do mundo.

Fazer uma viagem para Bonito/MS no mês de setembro é uma ótima ideia porque é um mês quente e com baixo índice de chuvas, a combinação ideal para curtir os pontos turísticos que incluem atividades na água.

Melhores passeios para curtir Bonito em setembro

Preparado para descobrir o que fazer em Bonito em setembro? Então, confira nossas sugestões!

1. Flutuação Rio da Prata

flutuação recanto ecológico rio da prata

A Flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata é um dos passeios mais conhecidos e procurados de Bonito/MS.

A sensação refrescante de relaxamento que ele proporciona, permitindo que o turista flutue com leveza sobre as águas cristalinas e azuladas da nascente do córrego Olho D’Água faz deste simplesmente o passeio perfeito para experimentar sob o calor do mês de setembro.

Fazer uma flutuação significa literalmente relaxar cada músculo do corpo e permitir que a gentil correnteza de um rio de água incrivelmente límpida conduza você por uma viagem lenta e inesquecível ao longo de um leito d’água que abriga belezas ímpares.

No recanto Ecológico Rio da Prata, além das incontáveis espécies de peixes e plantas aquáticas que se movem debaixo das águas, a variedade de aves elegantes e coloridas que cruza aqueles céus é tão exuberante que existe um passeio destinado exclusivamente à observação de aves.

O passeio começa com uma hora de caminhada por uma trilha em meio à rica natureza da mata ciliar de Bonito/MS. Chegando à nascente do córrego Olho D’Água, são fornecidos ao turista o snorkel, as roupas de neoprene e todos os equipamentos necessários.

Ao fim do passeio é oferecido ainda no local um verdadeiro banquete sul-matogrossense ao grupo de turistas, que têm a chance de conhecer o melhor da culinária do Mato Grosso do Sul.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Rio Formoso

boia cross no rio formoso

Um dos principais rios de Bonito/MS, o Rio Formoso possui águas muito claras e transparentes, daquelas que dá para ver o fundo com toda a nitidez. O espetáculo de observar a vida aquática em seu dia a dia é simplesmente imperdível!

O Parque Ecológico do Rio Formoso fica localizado a apenas 7 km do centro da cidade de Bonito.

É um dos melhores passeios para quem curte adrenalina na viagem. Já na sede do parque o visitante encontra a Lagoa Formosa, onde é possível, além de nadar, se divertir com stand up paddle, caiaque, trampolim, etc.

O complexo do parque oferece atividades de tirolesa e Boia Cross, além de mergulho, flutuação, trilhas suspensas e até cavalgada, além de uma estrutura completa com banheiro e área de descanso, sem falar no almoço completo que é oferecido aos visitantes, cheio de pratos típicos da culinária local.

O passeio começa com a tradicional caminhada de trilha, que está presente em grande parte dos passeios em Bonito/MS.

A caminhada de 1,5 km atravessa a mata ciliar em direção ao mirante Morro do Tamanduá. Após isso, o visitante pode curtir uma tirolesa de 520 metros, antes de iniciar a flutuação pelo rio.

3. Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

Trazendo para Bonito turistas desde os Estados Unidos até a Coreia do Sul, a Gruta do Lago Azul já foi até cenário de novela. Isso se dá pela cor de azul brilhante das águas plácidas que habitam o fundo da gruta.

O teto de pedra decorado de estalactites (interessantes formações rochosas que pendem do teto) completam a aparência de santuário da natureza, o que criou o ar místico e mágico perfeito para a índia Serena ver sua rosa branca na novela Alma Gêmea, de 2005.

A vantagem de visitar esta maravilhosa gruta azul em setembro é que a lotação não é tão alta como acontece nos passeios feitos nos períodos do fim do ano e do carnaval, a não ser que você esteja em Bonito/MS nos dias do feriado de independência, data que costuma levar um grande número de turistas a Bonito.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Nascente Azul

balneário nascente azul

A Nascente Azul é um dos melhores passeios de Bonito para quem vai com toda a família. A atividade de flutuação começa com o grupo de visitantes, sempre de até no máximo 10 pessoas, passando por uma trilha segura, feita de acordo com os protocolos de acessibilidade.

Suas rampas tornam o acesso muito mais fácil a crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Passeio romântico em águas tranquilas, a flutuação é feita com snorkel e conta com o acompanhamento de um guia em tempo integral.

Além dessa atração, a Nascente Azul possui todo um complexo com as atividades aquáticas mais divertidas.

Este, que um dos melhores balneários de Bonito, possui tirolesa, pêndulo humano, praia de água doce e piscina ecológica com águas que vêm diretamente da nascente.

Existem também o Aqualokko, circuito divertidíssimo com pontes suspensas, e o museu subaquático, que mostra a exposição permanente Ciclos. O estilo surrealista das esculturas cria o cenário ideal para tirar fotos subaquáticas incríveis na sua viagem a Bonito/MS.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

A transparência dessas águas vai encantar você em Bonito em setembro! Nadar no paraíso é possível no leito do Rio Sucuri. A flutuação de 1800 metros proporciona ao turista a experiência de nadar numa das águas mais cristalinas do mundo.

É o passeio perfeito para relaxar e entrar em comunhão com a natureza. Aqui, a rica gama de espécies da vida aquática de Bonito nada ao redor do banhista com a mais perfeita naturalidade, como se comunicassem sua satisfação por receber aquela visita em seu habitat natural.

Além da flutuação, o Rio Sucuri oferece uma trilha, onde é possível contemplar várias nascentes, e um passeio de barco para quem prefere ter a sensação inigualável de ver os peixes nadando em uma água de transparência tão intensa, que dão a impressão de estarem flutuando no ar.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Parque das Cachoeiras

parque das cachoeiras

O Parque das Cachoeiras, que fica a apenas 17 km de Bonito/MS, abriga em suas dependências sete quedas d’água inacreditáveis.

Além das cachoeiras, as estrelas absolutas desse show, esse passeio conta com uma linda piscina de borda infinita em meio à natureza de Bonito. O receptivo tem estrutura completa para o conforto de seus visitantes.

Vale citar também a beleza do espelho d’água que se forma sobre uma nascente cristalina.

A trilha de 1700 metros que passa pelas sete cachoeiras e pela já citada nascente é feita em uma passarela de madeira construída para garantir segurança e acessibilidade aos visitantes. É permitido tomar banho em todas as sete cachoeiras do parque.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Aquário Natural

aquário natural de bonito

O Aquário Natural de Bonito é mais um entre os passeios com clima paradisíaco de Bonito.

Localizado na região da Serra da Bodoquena, a meros 7 km de Bonito, o Aquário Natural é banhado pelo rio Baía Bonita, cujas águas cristalinas são habitadas por uma rica natureza subaquática. É um dos melhores passeios para tirar fotos de viagem incríveis.

Antes de começar a flutuação, o visitante aprende a usar os equipamentos de mergulho na piscina do receptivo, que possui uma infraestrutura completa com restaurante, banheiros, área de descanso e lojinha de souvenirs.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Boca da Onça Ecotour

boca da onça

A cachoeira Boca da Onça é a simplesmente a mais alta, não só de Bonito/MS, como de todo o estado. Com 156 metros de altura, as formações rochosas dessa cachoeira lembram a face de um felino, fazendo jus ao nome Boca da Onça.

Mas essa cachoeira não é a única do passeio Boca da Onça Discovery. A trilha pela mata preservada leva o turista através de um caminho repleto de encantos, onde é possível conhecer e se banhar em oito lindíssimas cachoeiras.

Além das numerosas cachoeiras, ainda é possível praticar rapel numa descida de 90 metros e descansar no agradável receptivo que conta com restaurante, wi-fi grátis e mais

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Estância Mimosa

estância mimosa

A Estância Mimosa fica numa fazenda localizada a 24 km de Bonito/MS.

O passeio inclui uma trilha que passa por nove cachoeiras de beleza inacreditável. Os animais que habitam a floresta que cerca a trilha e as cachoeiras do Rio Mimoso também ajudam a compor o espetáculo que o lugar é por si só.

Outras opções de passeios que a Estância Mimosa oferece são os passeios de barco, as cavalgadas e visitações a pequenas grutas.

O valor do passeio inclui um almoço com pratos típicos da região.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

10. Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

A Lagoa Misteriosa tem esse nome porque sua profundidade permanece uma incógnita até hoje. O ponto mais fundo registrado chegava aos 220 metros.

Pode-se até pensar que não só a profundidade da lagoa misteriosa é desconhecida, como também seu conteúdo. Afinal, é impossível imaginar o que criaturas habitam as partes mais profundas da lagoa.

Os passeios oferecidos na Lagoa Misteriosa possuem atividades de flutuação, trilhas e mergulho com snorkel.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

11. Abismo Anhumas

abismo anhumas

Para os aventureiros de plantão, o Abismo Anhumas é um prato cheio.

A aventura já começa logo na entrada do passeio, por descida feita de rapel, onde se pode observar mais de perto as formações rochosas nas paredes da enorme caverna.

Já dentro da caverna, é possível fazer mergulhos, passeios de barco e a surreal flutuação em águas de tamanha cristalinidade que chega a ser possível visualizar o fundo até 60 metros abaixo da superfície.

Para os mergulhadores certificados, a atividade de mergulho é uma sensação inigualável, mas não é preciso tanta experiência para desfrutar a beleza do lago dentro do Abismo Anhumas: o mergulho de batismo pode ser realizado até por crianças a partir dos 12 anos de idade.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

12. Balneário Betione

Balneário Betione
Fonte: Edivaldo Souza (Flickr)

Um pouco afastado de Bonito/MS, essa é uma dica extra que vale a pena aproveitar a viagem para conhecer.

O balneário às margens do rio Betione fica localizado no município de Bodoquena, e reúne num lugar só tudo o que um turista pode querer numa viagem para se conectar com a natureza.

Neste balneário do rio Betione existem piscinas naturais, banhos de cachoeira, restaurante e bar com mesa de bilhar para estender os momentos de lazer também aos períodos de descanso, além de wi-fi, churrasqueiras e um pequeno parquinho para quem vem com as crianças.

O balneário possui uma área de camping, e uma pousada própria. Já imaginou acordar de manhãzinha já olhando para a beleza inigualável da natureza do Mato Grosso do Sul?

Como fica o clima de Bonito em setembro?

Quando se pensa em planejamento de viagens, um dos fatores mais importantes a serem levados em conta é a época ideal, que muda de acordo com o destino.

Isso acontece em viagens internacionais e, claro, com as viagens no Brasil é preciso pensar na mesma coisa.

O clima de Bonito/MS no mês de setembro, além de agradável em todos os aspectos, ainda favorece o embelezamento da região, afinal, o mês marca o início da primavera, que promove a floração dos ipês e todas as outras flores que cobrem Bonito de cor e perfume.

As chuvas ainda não são muito frequentes durante o mês de setembro, e a temperatura fica entre 19 °C e 32 °C, criando uma média de temperatura perfeita para se refrescar nos rios, cachoeiras e piscinas naturais de Bonito.

Bonito ainda pode proporcionar aquele friozinho durante a noite, um bom momento para curtir os restaurantes charmosos e passeios românticos do simpático centro da cidade.

Enfim, seja na estação chuvosa ou na estação seca, você tem muitas coisas para aproveitar na capital do ecoturismo.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.