roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito ou Chapada dos Veadeiros: Qual é o Melhor Destino de Viagem?

Fazer a escolha do destino ideal para uma viagem pode ser bastante desafiador, principalmente quando estamos em dúvida entre Bonito e Chapada dos Veadeiros, dois paraísos de água doce no interior do país.

Ambos os destinos carregam consigo uma beleza incrível, cachoeiras, trilhas, contato direto com a natureza, sensação de grande paz e a vontade de que as férias nunca mais deveriam acabar.

Mas, como é necessário realizar uma escolha de qual ir primeiro, vamos te ajudar a compreender os principais aspectos de cada um desses destinos.

Está preparado?

Bonito ou Chapada dos Veadeiros? Para onde ir?

Fazer essa pergunta é o mesmo que se perguntar “conhecer a capital do ecoturismo ou uma das chapadas mais conhecidas do Brasil?”

O centro do país é repleto de chapadas, assim como a Chapada Diamantina na Bahia, Chapada dos Guimarães no Mato Grosso e, claro, a Chapada dos Veadeiros localizada próxima às cidades de Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante, no estado de Goiás.

Uma das principais diferenças está nas formações geológicas. Enquanto Bonito é repleta de grutas e cavernas, na chapada do centro-oeste é mais fácil observar cachoeiras com quedas altíssimas.

Contudo, cada local tem seus pontos turísticos que, com certeza, com os pacotes certos de atrações, podem fazer dos seus dias uma viagem incrível.

Chapada dos Veadeiros/GO: principais atrações e o que fazer por lá

Dados do Ecoturismo no Brasil

A Chapada dos Veadeiros é uma opção de destino muito buscada por viajantes que curtem atrações naturais, trilha, cachoeiras e um local para relaxar.

Portanto, é possível encontrar diferentes tipos de pousadas com opções de quartos, camping, com ou sem café da manhã incluso.

O valor despendido nelas vai depender do tipo de passeio que você prefere fazer, uma vez que existem possibilidades como a Pousada Recanto, com chalés mais preparados, assim como outros hostels mais simples.

Assim como Pirenópolis, as águas da Chapada dos Veadeiros podem ser um pouco geladas, mas o banho nas quedas d’água após longos minutos de trilha compensa cada segundo.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é considerado um Patrimônio Natural Mundial desde 2001 pela Unesco.

Dessa forma, em seus mais de 240 mil hectares, é possível observar as mais diversas belezas em questão de geologia, botânica e biodiversidade animal.

Mas o que mais chama a atenção dos turistas são as diversas nascentes no parque, e que dão origem às mais incríveis cachoeiras na região.

Principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Capivara
Fonte: Juliana Facre (Flickr)

Uma das principais quedas é a Cachoeira Santa Bárbara, que costuma ser conhecida após uma trilha que passa por outras anteriormente, como a Cachoeira da Capivara.

No entanto, ela é sempre muito famosa pela qualidade da água e o nível de transparência e um azul incrível que impressiona a todos que chegam ali depois de uma trilha cansativa.

O Mirante da Janela é outro ponto lindo para se visitar e costuma estar na mesma trilha da Cachoeira do Abismo, que pode ser vista pelo mirante. É impressionante observar a queda de mais de 120 metros de tão longe.

O Vale da Lua, no entanto, te transporta para uma viagem para o solo da própria Lua. A região é formada por granito com diversos buracos e alguns poços com a água vinda do Rio São Miguel. A experiência de visitar o lugar é inenarrável.

Outras principais cachoeiras que podem ser visitadas são a Cachoeira do Segredo, Cachoeira São Bento, Cachoeira Almécegas I e II e o Jardim Maytrea, que conta com deliciosas águas termais para fugir um pouco da água gelada das outras cachoeiras.

Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Góias
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

A cidade de Alto Paraíso de Goiás é a cidade destaque onde os turistas costumam ficar hospedados.

Cercada por muito misticismo, é possível encontrar tratamentos alternativos, holísticos e várias miniaturas de extraterrestres pela cidade.

Mas ela é bem preparada para a recepção de turistas, tanto em questão de hospedagem quanto de restaurantes e lojinhas de souvenirs.

Bonito/MS: principais atrações e o que fazer por lá

Bonito é conhecido como a capital do ecoturismo e o que não faltam são atividades para se realizar em família e em meio à natureza.

Nas agências de turismo credenciadas, como a Roteiro Bonito MS, é possível contratar diversos pacotes que incluem passeios dos mais diversos tipos.

Diferente da Chapada dos Veadeiros, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, as distâncias costumam ser percorridas de automóvel e as trilhas são menores até o local, o que de fato pode ser uma grande vantagem para famílias com crianças, por exemplo.

Principais grutas

As grutas e cavernas presentes na cidade e nos arredores são as principais atrações de Bonito, com destaque para:

  • Gruta do Lago Azul: uma gruta com lago de azul inesquecível a 20 km de Bonito, um dos cartões postais da cidade;
  • Gruta do Mimoso: está a 35 km de Bonito e permite flutuação, bote e mergulho em seu lago;
  • Gruta de São Miguel e Gruta de São Mateus: grutas secas que permitem a observação das formações geológicas dos períodos de formação da Terra;
  • Abismo Anhumas: uma caverna que se tem acesso por meio da descida de rapel. Uma aventura e tanto!

Principais rios para flutuação

mergulho rio da prata bonito ms

Além das grutas, é possível estar em contato direto com as águas de Bonito e sua vida subaquática em diversos rios e balneários.

Alguns dos principais locais são:

Todos esses pontos contam com águas extremamente transparentes e é possível visualizar com bastante tranquilidade o fundo do rio, os cardumes e a vegetação do local.

Afinal, para onde ir: Bonito ou Chapada dos Veadeiros?

Com essas informações, é possível entender um pouco melhor qual das viagens faz mais o seu estilo – pelo menos no momento.

Enquanto em Bonito teremos acesso às atrações realizando bem menos esforço, na Chapada dos Veadeiros será necessário percorrer longas trilhas e nem sempre com a ajuda de um automóvel para chegar até o passeio.

Quanto aos guias, em várias cachoeiras da Chapada será necessária a contratação individual, enquanto em Bonito os guias já estão inclusos em todos os passeios.

No entanto, para viagens em família, um dos melhores destinos pode ser Bonito, uma vez que o acesso é mais facilitado às atrações.

De qualquer forma, os dois destinos são ideais para quem busca aventura, cachoeira e lugares novos para desbravar.

Se for sua primeira viagem de aventura, no entanto, podemos recomendar que a porta de entrada seja Bonito/MS. Assim, será possível começar a se adequar às necessidades de percorrer trilhas, adequar seus objetos pessoais e, aos poucos, se preparar para as trilhas que serão exigidas de você em outros locais.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.