roteiro bonito agência de turismo em bonito

Bonito ou Fernando de Noronha? Qual o Melhor Destino?

De um lado temos Bonito, o principal destino de ecoturismo da América Latina; do outro, o arquipélago Fernando de Noronha, o conjunto de ilhas mais lindo do Brasil. Qual vale mais a pena conhecer: Bonito ou Fernando de Noronha?

Confira a análise completa da Roteiro Bonito MS!

Bonito ou Fernando de Noronha: qual o melhor destino para sua próxima viagem?

balneário municipal de bonito

Apesar de Bonito e Fernando de Noronha serem destinos procurados por quem quer admirar belezas naturais bem preservadas, a verdade é que eles são bem diferentes. Afinal, Bonito está localizado em meio a uma serra, e Noronha fica no litoral.

Então, como você pode escolher o melhor destino?

Veja a seguir uma comparação das principais características e escolha o seu favorito!

Localização

Bonito e Fernando de Noronha estão localizados a mais de 3,2 mil km de distância. Literalmente, é necessário quase atravessar o Brasil para ir de um destino a outro.

Afinal, Bonito fica no Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km da capital, Campo Grande.

Por outro lado, Fernando de Noronha pertence a Pernambuco e está localizado a aproximadamente 340 km de distância da costa brasileira, no Oceano Atlântico.

Para chegar até Bonito, a rota mais comum é desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande e ir de transporte terrestre (privado, compartilhado ou público) até a cidade. Apesar de Bonito ter um aeroporto, ele recebe menos voos e é atendido apenas pela Azul.

Em Fernando de Noronha acontece algo parecido. O arquipélago tem um aeroporto, mas recebe voos comerciais apenas de Natal e Recife. Por isso, para chegar até lá é necessário fazer uma conexão em uma dessas cidades.

O mais comum é que os turistas desembarquem em Recife, pois há mais opções de voos e companhias aéreas que fazem o percurso do que em Natal.

Por isso, dependendo em qual região do país estiver, pode ser mais difícil chegar em Fernando de Noronha.

Clima

Apesar da distância, o clima de Bonito e Fernando tem uma coisa em comum: os dois destinos têm basicamente duas estações, de seca e de chuvas.

Em Bonito, escolher a estação que vai viajar é bastante importante, pois vai determinar quais passeios você vai fazer.

Por exemplo, na época de chuvas alguns passeios podem ser cancelados, pois a água fica turva e com baixa visibilidade. Já em Fernando de Noronha isso não é uma questão tão relevante, embora ninguém goste de praia com chuva, não é mesmo?

Em média, as temperaturas em Bonito/MS variam entre 14 °C e 32 °C durante o ano e as nascentes sempre ficam entre 21 °C e 24 °C.

Por outro lado, em Fernando de Noronha a temperatura é mais estável, ficando em média 28 °C o ano todo. Além disso, a temperatura da água permanece entre 26 °C e 28 °C.

Ou seja, em Fernando de Noronha faz mais calor e a água é mais agradável de mergulhar. Mas isso pode variar de acordo com suas preferências.

Atrações

Como já mencionado, Bonito/MS e Fernando de Noronha/PE têm paisagens bem diferentes.

Bonito fica na Serra da Bodoquena e Noronha é um conjunto de ilhas localizado no litoral nordeste do Brasil. Por isso, embora possuam passeios semelhantes, a experiência será completamente diferente.

Em Fernando de Noronha, as principais atrações são as praias e as piscinas naturais, como a Praia do Bode, a Praia do Sancho, a Praia do Leão, a Praia do Cachorro e a Baía do Sueste.

Lá, é comum que os turistas contratem o passeio de Ilha Tour para conhecer os principais pontos turísticos do arquipélago. Além disso, mergulho, snorkeling e passeio de barco costumam fazer sucesso.

Em contrapartida, em Bonito, as principais atrações são as grutas, os rios, as cachoeiras e a Serra da Bodoquena.

Por isso, os passeios mais famosos são a flutuação no Rio Sucuri, o rapel no Abismo Anhumas, a Trilha das Cachoeiras da Serra da Bodoquena e a Gruta do Lago Azul, um dos cartões postais da cidade.

Vida marinha

Nos dois destinos você terá a opção de fazer mergulho com cilindro e com snorkel — e a experiência será completamente diferente em cada um deles.

Em Bonito você vai mergulhar em água doce super cristalina. Já em Fernando de Noronha o mergulho é em piscinas naturais em alto mar. Por isso, a vida marinha e subaquática desses destinos é bem diferente, mas igualmente incrível.

Entretanto, é mais provável que você veja mais espécies diferentes em Fernando de Noronha.

Pôr do sol

O pôr do sol nos dois destinos é lindo, mas com paisagem bem diferentes. Enquanto em Bonito/MS você verá o fim da tarde na serra, em Noronha, verá no mar.

Em Bonito, alguns lugares ótimos para observar o pôr do sol são na Ceita Corê, no Recanto Ecológico Rio da Prata, especialmente no passeio a cavalo, e no Mirante Sol e Lua do Mirante Canaã.

Por outro lado, em Fernando de Noronha, os melhores lugares para observar o sol se pôr são o Forte de São Pedro do Boldró (Mirante do Boldró), com vista para o Morro dois Irmãos, o Forte Nossa Senhora dos Remédios, com vista para a Vila dos Remédios e o Morro do Pico, a Capela de São Pedro e a Praia do Meio.

Infraestrutura

Sem dúvida, a infraestrutura é uma das coisas mais polêmicas de Fernando de Noronha. Apesar de ser um destino caro, a estrutura do arquipélago é bem rústica.

Para muitos isso é um ponto positivo, pois ajuda a manter o clima de “paraíso perdido”. Mas alguns acreditam que por causa do preço das taxas o arquipélago deveria ter uma infraestrutura melhor.

No entanto, embora seja menor em extensão, Bonito tem mais habitantes e uma infraestrutura muito melhor do que Noronha, com muitas opções de hotéis e restaurantes e passeios acessíveis para todas as idades e condições físicas.

Mesmo assim, a cidade mantém a aparência de cidade do interior.

Preços

Em média, uma viagem de 7 dias para Fernando de Noronha custa mais que o dobro do que uma viagem de mesma duração para Bonito. Isso acontece pois para ficar em Noronha é necessário pagar a Taxa de Preservação Ambiental e, dependendo dos lugares que você visitar, o ingresso do Parque Nacional Marinho – e essas taxas não são baratas.

Além disso, as passagens, hospedagem, alimentação, passeios… tudo em Fernando de Noronha é caro. Na verdade, esse é um dos destinos mais caros do Brasil.

Por outro lado, embora Bonito não seja um dos destinos mais baratos, ele é mais acessível.

Contudo, uma coisa é certa: é melhor levar dinheiro para os dois destinos. Embora a maioria dos estabelecimentos aceite cartão de crédito e débito, o sinal pode ser ruim em algumas regiões. Então, é melhor estar prevenido!

Qual o melhor destino de lua de mel: Bonito ou Fernando de Noronha?

Fernando de Noronha
Fonte: Tiago Scharfy (Flickr)

Muitos casais sonham em viajar para Fernando de Noronha de lua de mel, mas Bonito também vale a pena, principalmente se vocês forem do tipo mais aventureiro. Então, faça as seguintes perguntas antes de tomar sua decisão:

  • Prefere praia ou rio e cachoeiras?
  • Gosta mais de passeios relaxantes ou de aventura?
  • Quanto quer gastar?
  • Prefere temperaturas mais amenas ou calor?

Depois de responder essas perguntas será mais fácil decidir entre Bonito ou Fernando de Noronha!

E então, escolheu Bonito? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.