Centro de Bonito: O Que Fazer? Como Aproveitar?

Se você pensa que não tem muito o que fazer no centro de Bonito, está enganado!

O município de Bonito/MS é um verdadeiro pólo turístico no estado. Grande parte dos visitantes escolhe roteiros que visam conhecer cachoeiras, fazer trilhas ou flutuação.

Mas saiba também que o Centro de Bonito pode ser uma ótima opção para se fazer passeios, principalmente em dias de chuva, pois todas as atrações no centro são cobertas.

Por esse motivo, resolvemos destacar algumas das atrações e passeios que podem ser feitos pelo centro de Bonito, inclusive com a indicação de qual período do dia pode ser melhor para conhecer.

Temos certeza que você vai gostar da nossa lista de passeios pelos pontos turísticos que incluem a Praça da Liberdade, o Aquário de Bonito, algumas lojas de artesanato e um dos melhores restaurantes especializado em carne de jacaré: a Casa do João.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

O que fazer no centro de Bonito, Mato Grosso do Sul, durante a manhã?

Aquário de Bonito

O Aquário de Bonito se localiza no centro deste município, a alguns metros de proximidade com a Praça da Liberdade. Ao contrário de outras atrações no estado do Mato Grosso do Sul, o aquário funciona como uma exposição permanente na cidade de Bonito.

Por meio da exposição de 32 tanques e mais de 60 espécies de peixes da região, incluindo Arraias, Albinos e Dourados, é possível aprender bastante a respeito da fauna e da vida marinha da Serra de Bodoquena e do Pantanal.

Durante a visita ocorrem vários momentos em que é possível um contato mais próximo entre o visitante e os animais, inclusive participando dos momentos em que os peixes são alimentados.

Endereço: R. Vinte e Quatro de Fevereiro, 2083

Udu Cerâmica

O Udu-de-coroa-azul é o nome do pássaro que se tornou símbolo do município de Bonito. Por esse motivo, o mais famoso ateliê de cerâmica localizado no centro recebeu o nome do pássaro.

Sendo assim, ao visitar o centro de Bonito, visite o ateliê Udu Cerâmica e fique por dentro do artesanato e da cultura local.

As proprietárias do ateliê são mãe e filha, respectivamente, dona Sinéia e Joana. Ao visitar a loja, você consegue acompanhar todo o processo de fabricação das peças, que vai desde o preenchimento dos moldes de gesso até a fase de esmaltação.

Além das proprietárias, outros artesãos que residem em Bonito e região também participam da produção das cerâmicas.

O artesanato produzido no centro de Bonito acabou se tornando tão famoso, que muitos restaurantes e museus ao redor do Brasil vendem ou usam as louças do ateliê.

Endereço: R. Gen. Osório, 611

O que fazer no centro de Bonito durante a tarde?

Centro Comercial de Bonito

A rua Cel. Pilad Rebuá está repleta de lojinhas onde se encontra facilmente todos os tipos de lembrancinhas para se levar aos amigos e familiares, na volta para casa.

Todos os produtos vendidos possuem características bem regionais, e a diversidade dos produtos artesanais é muito grande.

A rua Pilad Rebuá também é marcada pelos portais vermelhos e as árvores com luminárias de garrafas de vidro.

Taboa Fábrica de Encantos

A Taboa Fábrica de Encantos é uma fábrica especializada na fabricação de produtos artesanais, como copos e garrafas de vários tipos. O grande destaque, porém, é a sua produção de cachaça, a conhecida marca Taboa, muito elogiada pelos apreciadores dessa bebida.

A duração da visita guiada é de uma hora. Durante esse tempo, o guia conta diversas histórias acerca da criação e desenvolvimentos da fábrica.

Junto a isso, você também pode conferir uma exposição que reúne todos os modelos de garrafa utilizados pela fábrica ao longo do tempo.

O nome Taboa, presente tanto na fábrica como na própria cachaça, está relacionado ao fato das atuais garrafas serem revestidas de taboa, uma espécie de planta aquática muito comum nesta região.

E durante a visita à fábrica, é possível aprender como essas fibras são preparadas e colocadas pelas artesãs.

A fábrica também trabalha com a fabricação de tecidos e peças de argila, através do reaproveitamento das toalhas utilizadas nas mesas do bar em seus produtos artesanais.

No intuito de agregar maior valor aos seus produtos, a fábrica Taboa descarta poucos materiais ao lixo, preferindo a reutilização e produção sustentável.

Endereço: R. Filinto Müler, 1125

Casa da Memória Raída

Grande parte dos momentos que mais marcaram o município de Bonito, ao longo dos anos, podem ser conhecidos através da Casa da Memória Raída e dos objetos presentes em sua exposição. Existe, por exemplo, uma incrível coleção de fotos que retratam momentos e pessoas importantes que ajudaram no desenvolvimento da região.

Além da exposição, você também pode descobrir mais sobre a história da cidade através da Contação de Histórias, feita por um dos guias que trabalham nesse museu.

Por fim, a Casa da Memória Raída também conta com uma cantina e uma loja de souvenir, para que o turista possa fazer seu lanche e ainda adquirir lembranças para levar para casa.

Endereço: R. Vinte e Nove de Maio, 913

O que fazer no centro de Bonito durante a noite?

Praça da Liberdade de Bonito-MS

A famosa Praça de Bonito-MS é parada obrigatória para quem está visitando e realizando seus passeios pelo centro do município.

Dependendo de como estiver o tempo, é possível parar um pouco e apreciar o céu cheio de estrelas.

Aproveite e tire algumas fotos com duas das esculturas mais famosas do município de Bonito-MS e símbolos da cidade: o Monumento das Piraputangas, os peixes gigantes criados pelo artista plástico Cleir, instalados de modo que parecem estar pulando entre o chafariz da Praça da Liberdade e contam com iluminação noturna.

Além disso, nesse mesmo local podem ser encontrados os saudosos “orelhões telefônicos”, representados aqui pelos animais do Pantanal, como a Onça Pintada e o Tucano.

Se sua visita acontecer durante o período de inverno, saiba que a praça recebe o mais famoso festival dessa região: o Festival de Inverno de Bonito.

Caburé Arte e Design

E por falar em bons lugares para tirar fotos e guardar de recordação, procure a fachada da Caburé Arte e Design, para tirar fotos perto das magníficas asas de anjo que fazem parte da decoração.

A loja está localizada próxima à Praça da Liberdade, e você pode aproveitar também para comprar joias e bijuterias nesse lugar.

Endereço: R. Luiz Da Costa Leite, 766

Projeto Jiboia

Sua próxima parada durante os passeios à noite pode ser no Projeto Jibóia para conhecer um pouco mais sobre esses animais que dão nome à atração. O projeto existe desde 2005 e acabou se tornando um passeio bastante tradicional entre os visitantes e moradores de Bonito-MS.

Como sabemos, em meio à natureza, não há garantia de segurança em se manter próximo de uma jibóia. Entretanto, por meio desse projeto, essa possibilidade existe, e pode ser bastante divertida e instrutiva.

Após uma palestra do fundador do projeto, Henrique Naufal, são exibidos diversos vídeos explicando mais sobre a vida desses animais.

O Projeto Jiboia foi criado para oferecer informações e desmistificar diversos fatos sobre essas serpentes. E ao final da apresentação, para quem tiver coragem o suficiente, pode até posar para uma foto segurando uma jiboia.

Tudo isso na mais completa segurança.

Endereço: R. Nestor Fernandes, 610

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

Casa do João

Certamente, não se pode passar a noite no centro de Bonito-MS sem experimentar a culinária local. Por isso, uma indicação de um bom lugar para se jantar é na Casa do João, um restaurante bastante conhecido e tradicional na cidade.

O ambiente é bastante aconchegante e vai agradar toda a família.

Apesar de possuir um cardápio bastante variado, os destaques ficam por conta de alguns pratos a base de peixe, como o pacu ao molho de urucum e a traíra sem espinhos. E, ainda nessa linha gastronômica, não deixe também de experimentar a famosa carne de jacaré.

Endereço: R. Cel. Nelson Felício dos Santos, 664

Vício da Gula

A culinária de Bonito-MS também reserva alguns passeios que te levam a saborear uma boa sobremesa. No Vício da Gula, por exemplo, podem ser encontrados os mais variados tipos de doces e milk-shakes.

O grande diferencial no lugar, no entanto, é o uso de diversas frutas locais no preparo dessas delícias.

Endereço: R. Vinte e Quatro de Fevereiro, 1903

Palácio dos Sorvetes

Por fim, antes de encerrar a noite, não deixe de conhecer o Palácio dos Sorvetes e experimentar algo que a maioria dos visitantes nem sabe que existe: o sorvete assado.

A iguaria é feita de frutas, sorvete e marshmallow.

Simplesmente imperdível.

Endereço: R. Cel. Pílad Rébua, 1915

Dicas especiais de turismo em Bonito

Nós sabemos que o Brasil tem muitos destinos paradisíacos escondidos.

Assim, não é preciso que você vá até a Coreia do Sul, África do Sul, Costa do Marfim, Ilha de Man, Ilha Norfolk, Antígua e Barbuda, Bósnia e Herzegovina, Estados Federados da Micronésia, Costa Rica, República Democrática do Congo ou Emirados Árabes Unidos para viver experiências inesquecíveis.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, reserva grandes surpresas aos visitantes, especialmente àqueles que amam estar em contato com a natureza.

Quando estiver no município, além das atrações já citadas que podem ser encontradas no centro, não deixe também de conhecer:

  • Cachoeiras da Boca da Onça (veja aqui);
  • Barra do Sucuri (veja aqui);
  • Lagoa Misteriosa (veja aqui);
  • Buraco das Araras (veja aqui);
  • Estância Mimosa (veja aqui).

Gostou de nossas dicas sobre o que fazer no centro de Bonito? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

O que tem no centro de Bonito?

O centro de Bonito possui uma única avenida, composta por várias lojinhas, pousadas e alguns restaurantes. Alguns pontos e serviços que podem auxiliar o visitante são: Praça da Liberdade, Loja Carburé Arte e Design, Restaurante Casa do João, Ateliê Taboa, Boutique Taboa, Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica, Sicredi e um posto de gasolina que funciona 24 horas por dia.