roteiro bonito agência de turismo em bonito

Cidades Próximas a Bonito: 6 Lugares Que Vale a Pena Visitar

Visitar cidades próximas a Bonito pode parecer, em um primeiro momento, algo inusitado. Afinal de contas, o município é uma verdadeira referência do ecoturismo brasileiro (e mundial).

Juntamente a isso, é preciso considerar que as atividades turísticas do estado de Mato Grosso do Sul, na região centro-oeste, transcendem essa região.

Existem outras atrações em cidades próximas que são de grande interesse para os turistas que apreciam realizar passeios na natureza.

O município de Bonito/MS está situado a cerca de 300 km da capital do estado, sendo o destino principal do ecoturismo no Brasil.

Conforme as características das cidades elencadas neste artigo, você terá acesso a morros, trilhas, grutas, cavernas, cachoeiras e, ainda, paisagens encantadoras e exuberantes.

Boa leitura!

As 6 melhores cidades próximas a Bonito, Mato Grosso do Sul, para você visitar

1. Rio Verde de Mato Grosso

Rio Verde de Mato Grosso
Fonte: ODINEI OLIVEIRA (Flickr)

Rio Verde de Mato Grosso é uma das cidades que mais cativam os amantes do ecoturismo. Ela está situada a pouco mais de duzentos quilômetros de Campo Grande.

À primeira vista, os destaques desta cidade são encontrados em seus balneários, amplamente dotados de cachoeiras estonteantes e rios caudalosos, plenos de águas cristalinas.

Primordialmente, os sítios arqueológicos marcam presença em Rio Verde de Mato Grosso, surpreendendo os turistas com vestígios dos nossos ancestrais. Você encontrará, ainda, morros com paisagens imperdíveis cavalgadas, pesca esportiva e trilhas.

2. Ponta Porã

Ponta Porã
Fonte: Guilherme Cunha (Flickr)

Ponta Porã é um município fronteiriço, distante a cerca de 350 km em relação à capital.

Esta cidade representa uma possibilidade interessante de diversificar os seus passeios na fronteira com o Paraguai, uma vez que, para muitos turistas (oriundos, principalmente, do Rio de Janeiro e de São Paulo), o atrativo desta região se limita às compras.

A princípio, Ponta Porã é reconhecida pelos seus riachos e quedas de água. Mas o destino também conta com um belo museu dedicado à erva mate. A instituição se dedica à preservação da história da erva e seu papel no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul. Portanto, vale a pena conhecer o Museu da Erva Mate!

Apenas para lembrar: outro local que é merecedor de uma visita é o célebre Parque Nacional Cerro Corá.

Similarmente, ele integra o cenário de um dos maiores embates bélicos da história brasileira, quais sejam, os conflitos travados na Guerra do Paraguai.

Logo, o Parque Nacional do Cerro Corá, em Ponta Porã, é um lugar que articula a história de nosso país com as memórias dos participantes destes conflitos, sobretudo, os combatentes paraguaios.

3. Alcinópolis

Alcinópolis
Fonte: Savio Capelossi (Flickr)

A cidade de Alcinópolis está situada a menos de quatrocentos quilômetros de Campo Grande. Em outras palavras, fica a menos de 90 km da cidade de Bonito.

O município propicia uma experiência única para os visitantes que apreciam conhecer sítios arqueológicos.

De fato, estes sítios se destacam, em Alcinópolis, por suas inscrições rupestres. Acima de tudo, existem diversos estudos científicos que já comprovaram que estes registros remontam a milhares de anos!

Isto é, andar pelos sítios arqueológicos do local significa entrar em contato com os verdadeiros primórdios da espécie humana: os primeiros povos a habitar os territórios que hoje fazem parte do Brasil.

Todavia, não é apenas esse toque histórico e transcendental que marca as visitações a Alcinópolis. Um bom exemplo disso pode ser encontrado no Sítio Arqueológico do Barro Branco.

Este local, que fica em uma das cidades próximas a Bonito, é cheio de cavernas que possibilitam aos turistas vistas maravilhosas dos arredores tomados pelo verde majestoso e encantador das matas brasileiras. Sol abundante e céu límpido contribuem para completar o cenário.

4. Costa Rica

Costa Rica Mato Grosso
Fonte: MAURICIO SOARES(PORTUNAIS) (Flickr)

Com o mesmo nome do famoso país da América Central, a cidade de Costa Rica está localizada a 84 quilômetros de Bonito (que abriga atrações como a Serra da Bodoquena, a Gruta do Lago Azul e a Cachoeira Boca da Onça) e a 384 quilômetros de Campo Grande, a capital do estado.

Em primeiro lugar, Costa Rica é um local intensamente visitado pelas pessoas que apreciam os esportes radicais e o chamado “turismo de aventura”.

O ambiente, também, é favorável para a contemplação das belas paisagens existentes na cidade e, ainda, para tirar maravilhosas fotografias da natureza.

Depois de chegar à cidade, não deixe de visitar o Parque das Emas. Este espaço é altamente recomendável para a prática do boia cross (modalidade esportiva baseada em descer as corredeiras de rios e córregos utilizando uma boia inflável), caminhadas e andar de bicicleta.

No Parque Nacional das Emas você encontrará uma das maiores tirolesas do Brasil (a maior do estado de Mato Grosso do Sul). Os praticantes de trilhas, rapel e arvorismo também fizeram, ao longo do tempo, uma referência deste local.

5. Corumbá

Corumbá
Fonte: José Eduardo Nucci (Flickr)

Corumbá é uma das mais antigas cidades localizadas nas proximidades de Bonito. Além disso, também figura entre os municípios que melhor preservam a sua própria história.

Desde uma perspectiva geográfica, a cidade fica a 429 quilômetros de Campo Grande. Nesse sentido, Corumbá é visitada e amplamente conhecida como uma “porta de acesso” para o Pantanal.

Antes de tudo, Corumbá apresenta locais indicados aos fotógrafos e amantes das belezas naturais, sobretudo, no que se refere à sua fauna. Há incontáveis espécies animais.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Governo do estado de Mato Grosso do Sul, mediante a sua Fundação de Turismo, os visitantes podem encontrar centenas de espécies de aves (mais de 600) e peixes, bem como cinquenta categorias de répteis e oitenta categorias de mamíferos.

Os turistas têm a alternativa de cruzar o Pantanal a bordo de uma viagem de barco emocionante!

Adicionalmente, têm à disposição a possibilidade de ver bem de perto os animais em plena natureza selvagem, realizar passeios a cavalo e provar todo o sabor da gastronomia tipicamente pantaneira.

6. Jardim

Jardim
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

A cidade de Jardim está situada ao sul do município de Bonito, compartilhando com o seu vizinho toda a riqueza natural desta região do país. Definitivamente, um dos atrativos mais interessantes pode ser encontrado no Buraco das Araras.

Trata-se de uma depressão natural dotada de cento e vinte e seis metros de profundidade, distribuídos em quinhentos metros de circunferência. Existem mirantes para os turistas vislumbrarem o seu interior, além de trilhas destinadas à realização de passeios ecológicos.

Do mesmo modo, as araras representam uma atração à parte – sempre sobrevoando este local ou empoleiradas junto às arvores.

Como resultado, Jardim/MS, que é uma das mais interessantes cidades próximas a Bonito, disponibiliza diversos rios com muitos peixes e águas cristalinas.

Uma boa alternativa é visitar o Recanto Ecológico do Rio da Prata, onde dá para fazer flutuação.

Gostou de nossas dicas?

Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso que reserva surpresas incríveis em locais como o Rio da Prata, o Parque das Cachoeiras, a Serra da Bodoquena, a Boca da Onça, o Buraco das Araras a Gruta do Lago Azul!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.