Gruta São Mateus

Detalhes do passeio

A Gruta São Mateus é uma caverna natural localizada no município de Bonito, Mato Grosso do Sul. Ao todo, a propriedade tem 50 hectares, sendo que 49 hectares são de mata nativa preservada.

Por causa da sua localização e estrutura, independente do clima, a temperatura na caverna é sempre agradável, entre 23 °C e 26 °C. Além disso, como a entrada e a saída da gruta são em lugares diferentes, ela é bem ventilada.

O passeio de visitação na Gruta São Mateus tem como ponto de partida o terceiro andar do Museu Cultural Kadiwéu. Lá os participantes recebem os equipamentos de proteção individual e algumas informações de segurança do guia de turismo.

Em seguida, o tour começa com uma trilha suspensa de 15 metros de comprimento e 5 metros de altura. Depois disso, os visitantes seguem por uma trilha no meio da mata, de cerca de 320 metros, até a entrada da Gruta São Mateus, que fica a 150 metros de altura.

Apesar da entrada singela, o interior da caverna é impressionante. Durante o percurso, o visitante vai subir cerca de 60 degraus e depois descer aproximadamente 90 metros abaixo da terra.

No interior da gruta, os turistas vão encontrar formações geológicas que foram geradas naturalmente pela água durante milhões de anos, como estalagmites, estalactites, coralóides e colunas de tamanhos e cores diferentes, que lembram a arquitetura externa das catedrais medievais góticas.

Durante o passeio, o guia explica alguns dados interessantes sobre a Gruta São Mateus e sinaliza as principais formações geológicas, além de cuidar da segurança de todos no grupo. Também é permitido fazer paradas para tirar fotos!

Por ser uma gruta seca, a Gruta São Mateus abriga alguns animais. Por isso, não é raro ver morcegos e outros bichos. Além disso, também é possível ver tucanos, macacos e araras durante a trilha de ida e volta.

Quando a trilha por dentro da gruta termina, os visitantes fazem o caminho de volta ao Museu Cultural Kadiwéu pela mesma trilha em que chegaram.

Esse é um dos melhores passeios em Bonito e, se você quer garantir essa experiência, precisa comprar o ingresso o quanto antes, porque as vagas são limitadas.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

🎆 Museu Cultural Kadiwéu

O ingresso para a Gruta São Mateus (Bonito) inclui a livre visitação ao Museu Kadiwéu. Além de servir como recepção, o museu conta a história do município de Bonito, MS, por meio de artigos históricos, muitos deles doados por moradores e com valor inestimável.

O casarão que abriga o Museu Cultural Kadiwéu fica em um jardim arvorado e possui três andares. No primeiro andar, existe uma mostra de carros antigos e, no segundo, uma exposição de animais empalhados encontrados na região.

O terceiro andar do museu é onde os visitantes recebem as instruções e os equipamentos de segurança para o passeio na Gruta de São Mateus.

🗓 Calendário de alta temporada no Balneário do Sol

Confira abaixo quando é alta temporada em Bonito/MS antes de agendar sua próxima viagem:

  • Janeiro, julho e dezembro: férias escolares.
  • Fevereiro/Março: durante o Carnaval.
  • Abril: Semana Santa / Tiradentes.
  • Setembro: semana da Independência.
  • Outubro: semana da N. Sra da Aparecida e Dia das Crianças.
  • Novembro: Finados / Semana da Proclamação da República.

Passeios para combinar com a Gruta de São Mateus

Abismo Anhumas

Aventure-se no Abismo Anhumas e desça 72 metros de rapel em uma caverna parcialmente submersa em água cristalina, conheça a floresta de cones de calcário, passeie de bote, mergulhe de cilindro e faça flutuação.

Barra do Sucuri

Faça trilha, passeio de barco e flutuação por 1,8 km em uma das águas mais cristalinas do mundo, o Rio Sucuri, observando a impressionante vida subaquática de Bonito, e ainda aprecie o encontro do Rio Formoso com o Rio Sucuri.

Lagoa Misteriosa

Aqui, você poderá explorar uma lagoa que, como o nome indica, ainda tem profundidade desconhecida, sendo que o máximo alcançado foi 220 metros. É muita aventura!

Balneário do Sol

Atividades para crianças e adultos, piscinas naturais, animais silvestres e muitas aventuras esperam por você aqui. Dá, também, para nadar no Rio Formoso.

Bio Park Bonito

Se você gosta de animais, vai amar este passeio. Explore a rica fauna silvestre da região, conhecendo mais de 20 espécies de animais (aves, mamíferos e répteis).

📍Onde fica?

A Gruta São Mateus fica na Rodovia Turismo km 2 rural, a cerca de 4 km de distância do centro de Bonito, MS. Em média, o percurso demora 10 minutos de carro.

Para mais informações sobre ingressos e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas do Roteiro Bonito MS.

🎒

O que levar?

Veja nossa recomendação do que levar!

Garrafa com água

Celular ou máquina fotográfica

Roupa leve, que permita se mover com facilidade

Protetor solar (mínimo FPS 30)

Repelente de insetos

Tênis ou outro sapato fechado com sola antiderrapante

🔖

Informações
importantes

Atente-se para essas recomendações

Duração do passeio: o percurso demora cerca de 1h40, mas pode variar de acordo com a necessidade do grupo.

Horário de funcionamento: todos os dias, das 07h30 às 16h30.

Restrições: o passeio não pode ser realizado por crianças menores de 5 anos de idade. Ele também não é recomendado para pessoas com mobilidade reduzida, deficientes ou pessoas com labirintite. São permitidos no máximo 15 pessoas por grupo durante a visitação na gruta. O passeio pode ser cancelado em caso de condições climáticas adversas

Regras de utilização: é obrigatório usar sapato fechado com sola antiderrapante (tênis) e permanecer com os equipamentos de segurança fornecidos durante todo o passeio.

💎

Estrutura

Veja a estrutura que o passeio oferece

Banheiro

Estacionamento

Não há acesso para cadeirantes ou banheiros adaptados

Wi-fi.

Guarda-volumes

Restaurante, lanchonete, bar e quiosque

👍

Itens inclusos

Esse itens estão inclusos

Estacionamento

Guia

Equipamentos de segurança (capacete, luvas, lanterna e touca higiênica)

Materiais de primeiros socorros

Alimentação: não está incluso e a Gruta São Mateus não oferece alimentação no local

Transporte: não está incluso, mas pode ser contratado a parte

Valores

Alta temporada

Adultos: R$72
Crianças até 11 anos: 7,20

Baixa temporada

Adultos: R$55
Crianças até 11 anos: 7,20

O que estão dizendo sobre...

There are no reviews yet. Be the first one to write one.

Escreva sua avaliação

Atenção!

As vagas para esse passeio são limitadas e costumam esgotar rapidamente. Fale com um consultor e garanta já a sua!