roteiro bonito agência de turismo em bonito

Inverno em Bonito: Quando é? Como é? O que Fazer?

Viajar para conhecer lugares bonitos é maravilhoso e pode acontecer em qualquer período do ano, faça frio ou calor. Mas para quem procura curtir um lugar diferente, o inverno em Bonito pode ser a melhor opção.

Não se engane: o município de Bonito, capital do ecoturismo no Brasil, pode ser o destino perfeito para quem quer curtir as férias de inverno com estilo.

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre Bonito/MS: como é, quais são as vantagens e quais os melhores passeios para se fazer nessa cidade durante a estação mais fria do ano e tirar fotos incríveis para as redes sociais!

Vantagens de conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul, durante o inverno

Bonito/MS é conhecido no Brasil todo pelas suas atividades de ecoturismo e passeios que deixam os visitantes bem pertinhos e conectados com a natureza.

Durante o ano, milhares de pessoas viajam para o local para curtir os passeios em meio a natureza.

Bonito está localizado no estado do sul mato grossense, a cerca de 297 km da capital Campo Grande.

A cidade é referência nos quesitos de organização e preservação da natureza.

Em Bonito/MS, o que não falta são atrações, como trilhas, cachoeiras, lagos, grutas e rios de água cristalina, e tudo isso pode ser aproveitado também durante o inverno.

Dentre as atividades, você pode praticar mergulho, flutuação, rapel, tirolesa, bike, dentre outras coisas.

O período de inverno se inicia em junho e termina em setembro. Durante esse período as temperaturas estão bastante agradáveis para se fazer alguns dos mais famosos passeios de Bonito/MS.

No entanto, a maior vantagem de se viajar para Bonito/MS durante o inverno é que, grande parte desse período, é considerado como baixa temporada.

Ou seja, por ser menor a procura durante esses dias, os preços de passagens aéreas, passeios e demais serviços são consideravelmente mais em conta que durante o restante do ano, a cidade está mais tranquila para receber visitas e as vagas para as atividades e acomodações ficam mais fáceis de serem garantidas.

As únicas exceções, durante esse período de inverno, são os feriados e as férias escolares.

Como é o inverno em Bonito/MS, paraíso do ecoturismo localizado a 297 km de Campo Grande?

Apesar de Bonito/MS ser uma atração turística visitada durante o ano inteiro, para quem vai conhecer seus lugares maravilhosos no inverno, irá se deparar com algumas características específicas que podem tornar tudo ainda mais especial.

A seguir, te apresento algumas características que fazem do inverno de Bonito/MS uma das estações mais interessantes para se conhecer a cidade e realizar diversos tipos de passeios.

Frio ameno

Ao contrário de outras regiões do Brasil, como o Sul e o Sudeste, o inverno em Bonito/MS é menos rigoroso, com temperaturas amenas.

Durante o inverno em Bonito/MS, as temperaturas caem um pouco durante a noite é possível que faça um pouco de frio. Por isso é recomendado que se leve um agasalho para a viagem.

Entretanto, permanecem bastante agradáveis na maior parte do dia, período em que geralmente os passeios em meio a natureza acontecem.

Poucas chuvas

Em Bonito/MS, o período do ano em que menos chove é depois do outono até o começo da primavera, ou seja, durante o inverno.

Desse modo, devido aos níveis baixos de chuvas, a visibilidade da água dos rios, lagos e cachoeiras da região fica ainda melhor para que o turista possa se encantar durante os passeios.

Outra grande vantagem é que a maioria dos passeios e atrações podem permanecer abertos em dias de chuva moderada ou leve.

Temperatura das águas

Mesmo no inverno de Bonito/MS, as temperaturas das águas dos rios, lagos e cachoeiras, principalmente nas nascentes, não costumam ser muito baixas e não existe qualquer incômodo quanto ao frio. Ao contrário, permanecem entre 22 °C e 24 °C.

Por isso, as atividades de flutuação e mergulho continuam em alta, mesmo durante essa estação.

E para completar, grande parte dos passeios é feita com roupas de neoprene.

Sendo assim, a temperatura do corpo se mantém aquecida até mesmo em dias mais frios.

O que fazer em Bonito/MS durante o inverno: dicas de passeios para as férias escolares

Para o visitante que vai conhecer Bonito/MS no inverno, existem diversas atrações e passeios que não podem ficar de fora do roteiro de viagem.

Portanto, selecionamos logo abaixo alguns passeios imperdíveis para você saber o que fazer na sua viagem de inverno em Bonito/MS.

Flutuações no Rio da Prata

flutuação recanto ecológico rio da prata

Para começar, um lugar sensacional para se conhecer, numa região localizada a 36 km de Jardim e 50 km do centro de Bonito. Organizado pelo Recanto Ecológico Rio da Prata, esse passeio proporciona atividades de trilha e flutuação aos seus visitantes.

O passeio tem início a partir da recepção, local onde o guia turístico repassa todas as informações e equipamentos necessários para se curtir a atração.

Durante os primeiros metros de caminhada, o visitante se aventura por uma trilha protegida por Reserva Ambiental, adentrando por entre a mata ciliar que protege as margens dos rios Olhos D’água e Prata.

Ao longo de cerca de 2 km de percurso seguindo o Rio da Prata, é possível se deparar com diversas espécies de árvores centenárias, ladeadas por bromélias e orquídeas.

Além disso, a fauna dessa região também impressiona, devido à alta diversificação de mamíferos e aves que habitam essa área.

Depois, é hora de continuar a caminhada até o Rio Olhos D’água, local onde acontecem as atividades de flutuação em suas águas.

Por meio do acompanhamento de um guia turístico credenciado, são formados grupos de até 9 pessoas para se deliciar através das correntezas do Rio Olhos D’água.

Um extraordinário mundo debaixo d’água se abre aos olhos dos visitantes durante a atividade de flutuação, que poderá conhecer de perto diversas espécies de peixes, outros animais aquáticos e plantas.

Ou seja, por meio da flutuação, é possível conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora do Pantanal.

Os últimos 600 metros do trecho do passeio reserva a opção de ser feita em um barco movido a energia solar.

E depois de tantas atividades legais, um apetitoso almoço espera pelos visitantes no retorno do passeio com destino à fazenda.

A comida é a mais tradicional do Mato Grosso do Sul, e como sobremesa, deliciosos doces caseiros feitos no local.

Para repor as energias, é possível passar um tempinho na fazenda, em meio ao silêncio e clima da natureza, com direito a um redário disponível para que o descanso possa ser o mais relaxante possível.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco das Araras

buraco das araras

Com aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência, o Buraco das Araras é um lindo destino para se visitar, e em especial durante o inverno de Bonito/MS.

O local é considerado a maior dolina da América do Sul, uma depressão em forma de círculo no solo, com o formato de um funil.

O nome Buraco das Araras se deve ao fato do local abrigar dezenas de espécies diferentes desse animal, além de mais 150 espécies diferentes de aves.

Um verdadeiro santuário para as araras-vermelhas, o lugar é habitado por mais de 50 casais dessa espécie, totalmente livres e soltos em meio a esse habitat.

A caminhada para chegar ao Buraco das Araras é bem tranquilo, cerca de 900 metros.

O local também está munido com dois postos de observação para tirar fotografias e registrar belos momentos e lembranças.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Abismo Anhumas

abismo anhumas

O Abismo Anhumas é o local em que mais faz aquele friozinho do inverno de Bonito/MS, podendo chegar a 18 °C. Mas não se preocupe quanto a isso, pois no restante da área de flutuação a temperatura se normaliza entre os 22 °C.

E, mesmo assim, é possível utilizar a roupa neoprene para deixar a temperatura do corpo perfeita para curtir essa atração embaixo d’água.

Chegando ao Abismo Anhumas, o visitante se depara com uma enorme caverna, cujo interior se faz presente um belíssimo lago azulado.

Para se chegar à parte interna da caverna, é preciso se aventurar por meio de um rapel com pouco mais de 72 metros.

Mas não se preocupe, atualmente o rapel do Abismo Anhumas está 100% automatizado. Basta que o visitante sente-se na máquina e desça até a parte interna da caverna.

Ao chegar às águas do lago, o visitante escolhe entre as opções de mergulho de cilindro ou flutuação. Mas, é claro, o turista pode optar também por realizar as duas atividades.

Seja qual for a atividade escolhida, ambas acontecem através da escuridão total, com iluminação somente de lanternas fornecidas pelos guias turísticos do local.

Devido à sua localização, não há peixes vivendo nas águas desse lago, mas a atração fica por conta de observar as formações calcárias que nascem no fundo do lago, bastante semelhantes às estalagmites.

Por fim, o passeio se encerra subindo num bote e navegando pelo lago, observando as estalactites e estalagmites, em meio ao profundo silêncio e contemplação da natureza.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeiras Boca da Onça

boca da onça

A cachoeira Boca da Onça é mais uma ótima opção para se curtir em Bonito/MS. Localizada entre a Serra da Bodoquena e o município de Bonito/MS, esse passeio é realizado através de 3,5 km de distância, partindo da sede do receptivo até o ponto em que se localiza a plataforma onde a atividade de rapel pode ser realizada.

Todo o processo da atividade é monitorado por especialistas que garantem o aparato técnico e toda a segurança necessária durante a descida de 90 metros de altura.

A plataforma de rapel contém uma estrutura metálica com 34 m de comprimento, avançando em meio a 15 m através de um precipício, antes que o início da descida ocorra.

Assim, aos visitantes que optarem pela atividade, será possível fazer o maior rapel de plataforma do Brasil.

A vista do cânion do Rio Salobra, que nasce na Serra da Bodoquena, é emocionante, sem falar nos paredões de calcário formados a milhões de anos atrás.

Abaixo, uma plataforma de madeira estará esperando pelos aventureiros que queiram fazer uma caminhada através de uma trilha que passa por diversas paradas com banho nas águas da cachoeira.

Depois de tanta aventura e adrenalina, nada melhor que repousar as energias e experimentar um delicioso almoço na sede da fazenda, com cardápio bastante variado e feito no fogão a lenha.

Na fazenda, em Bonito/MS, são oferecidos diversos serviços como sanitários adaptados para cadeirantes, lojas de presentes, duchas, vestiários, restaurantes, piscinas e redário. Como parte da infraestrutura durante a trilha, existe também um quiosque de apoio.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

Pelo motivo de se encontrar aberta somente entre os meses de maio a agosto, visitar a Lagoa Misteriosa se torna uma opção ideal para o inverno em Bonito/MS.

Durante os outros períodos do ano a atração se encontra fechada, devido ao fato de ser essa a época mais quente do ano em Bonito/MS, quando ocorre a  proliferação das algas naturais do fundo do abismo.

A Lagoa Misteriosa é um dos passeios mais buscados pelos turistas, pois o local chama bastante atenção pela profundidade total da água, até hoje desconhecida. Outro atrativo desse lugar são as atividades de mergulho e flutuação.

O mergulho é feito com cilindro na Lagoa Misteriosa. A maravilha disso tudo são suas águas azuis límpidas e cristalinas.

Por outro lado, a flutuação se faz disponível para quem gosta de se encantar com a vida marinha, incluindo algas e peixinhos, por meio de snorkel. O melhor é que dá para fazer tudo isso no mesmo dia.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

Seguindo com nossas dicas para os passeios ideais para se curtir no inverno de Bonito/MS e região, apresentamos a Gruta do Lago Azul, um paraíso subterrâneo que possui dimensões incríveis e únicas, tornando a experiência do visitante ainda mais inacreditável.

A profundidade da Gruta do Lago Azul é cerca de 90 metros, e o acesso ao lago se faz por meio de uma trilha de 300 metros, seguido de uma escadaria íngreme.

A Gruta do Lago Azul não é uma atração em que se pode nadar, mergulhar ou fazer a flutuação, devidos aos aspectos geológicos de sua formação.

Por isso, a atração hoje é considerada como um Monumento Natural. Ainda assim, só de poder passar um tempo observando essa maravilha natural, já faz toda a viagem a Bonito/MS valer a pena.

As águas pela qual o lago se origina brotam de um rio subterrâneo.

A formação geológica em volta do lago é outra atração à parte, onde o teto e piso são compostos de espeleotemas, que são formas minerais de diversos tamanhos, como as estalagmites e estalactites.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuações no Rio Sucuri

rio sucuri

O segundo destino mais procurado para a prática de flutuação mais em Bonito/MS, e presença obrigatória no roteiro de viagem de inverno nesta cidade.

Esse passeio se inicia logo na nascente, que fica a cerca de 1,5 km da sede principal. Os primeiros 400 metros de caminhada são feitos mata adentro, e a trilha é bastante favorável para a observação da fauna e flora do Pantanal sul matogrossense.

Para quem não optar por encarar a trilha, existe a opção de se descer pelo Rio Sucuri através do barco de apoio, designado para acompanhamento em tempo integral e conduzido pelo guia turístico local.

O nome do Rio Sucuri está relacionado ao fato de que, quando vista de cima, lembra bastante o formato desse animal.

Como curiosidade, várias vezes o Rio Sucuri representou Bonito/MS na mídia especializada, como aquele que tem as águas mais claras do nosso planeta.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Festival de Inverno de Bonito

Festival de Inverno de Bonito
Fonte: Ticiana Schvarcz (Flickr)

Por fim, não dá para ir à cidade durante essa estação e ficar de fora do Festival de Inverno de Bonito, que acontece bem no centro do município.

O famoso festival acontece todos os anos, e dentre as atrações, ocorrem feiras de artesanato, exposições, gastronomia, artes visuais, espetáculos de danças, oficinas e palestras.

O festival é considerado como o mais tradicional evento de arte e cultura do estado sul matogrossense.

Conclusão: vale a pena conhecer Bonito no inverno?

Levando-se em consideração tudo o que Bonito/MS tem a oferecer, vale muito a pena conhecer esse destino turístico no inverno.

Os motivos são vários: os passeios na cidade são para todos os gostos e climas, e ir a Bonito no meio do ano pode render uma experiência inesquecível.

Além do inverno acontecer durante o período de baixa temporada, com valores mais atrativos, a cidade de Bonito/MS possui um clima agradável e pronto para receber seus visitantes.

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

O que fazer em Bonito (MS) no inverno?

Bonito/MS oferece diversas opções de trilhas, cachoeiras, lagos, rios e fazendas. Além disso, os amantes de esportes radicais que pretendem ir a Bonito ficarão satisfeitos com as atividades de rapel, mergulho e flutuação.

Como é o inverno em Bonito?

A temperatura de Bonito/MS durante o inverno varia entre 12 u00b0C a 24 u00b0C. O tempo permanece entre pouco frio e fresco. Chove pouco. Durante a baixa temporada do inverno, fica mais fácil agendar as atrações e os valores são mais baixos.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.