roteiro bonito agência de turismo em bonito

O que Fazer em Jardim (MS): Os 7 Melhores Passeios e Atrações da Cidade

O município de Jardim/MS faz parte do Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, conhecido popularmente como Bonito, o principal centro de turismo do estado do Mato Grosso do Sul.

A cidade de Jardim foi fundada no ano de 1946, durante as obras da rodovia BR-060, que liga os municípios de Bela Vista (MS) e Brasília (DF).

Nessa época, os trabalhadores precisavam de um local para morar. Por isso, eles começaram uma vila próximo a BR-060, que recebeu o nome inspirado na Fazenda Jardim e se transformou em um local tático para os soldados do Brasil durante a Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai.

Mas, além da história, a cidade de Jardim (MS) é repleta de belezas naturais. Apesar do seu centro urbano não ter muitas atrações, a zona rural é bem preservada, proporcionando passeios de ecoturismo incríveis.

Por causa da formação do solo da cidade, as águas da cidade são cristalinas e a região possui grutas e dolinas incomparáveis.

Então, será que vale a pena viajar para Jardim/MS? Veja os detalhes a seguir!

Onde fica Jardim/MS?

O município de Jardim está localizado na região sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, a uma distância de 237 km de Campo Grande, e a 70 km de Bonito.

Sua densidade demográfica é de 11,1 habitantes por km² e seu PIB per capita, segundo levantamento do IBGE de 2008, é de R$ 8.157,22.

O aeroporto mais próximo de Jardim/MS é o Aeroporto Regional de Bonito, que está a menos de 60 km de distância.

Apesar de receber voos de diversas capitais do Brasil, a maioria dos turistas prefere desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande, pois há maior disponibilidade de voos e companhias aéreas.

O que fazer em Jardim, Mato Grosso do Sul?

De fato, a zona urbana da cidade de Jardim/MS não tem muitos pontos turísticos. Os principais são a Ponte Velha, que liga a cidade a Guia Lopes da Laguna por meio do Rio Miranda, o Museu CER-3, o Cemitério dos Heróis e a Diocese de Jardim.

Contudo, a zona rural da cidade é repleta de belezas naturais. Por exemplo, como o solo da região é rico em calcário, as águas são cristalinas e existem diversas grutas e dolinas, assim como no resto da Serra de Bodoquena.

Como as cidades de Jardim e Bonito são próximas e fazem parte do mesmo complexo de turismo, muitas atrações que são atribuídas a Bonito na verdade estão localizadas no município de Jardim/MS. Veja a seguir!

1. Buraco das Araras

buraco das araras

Oficialmente, o Buraco das Araras está localizado na cidade de Jardim, no Mato Grosso do Sul.

Ele foi descoberto no ano de 1912, quando alguns fazendeiros fizeram uma busca na região para tentar encontrar o motivo de ter tantas araras por ali.

Dessa forma, eles encontraram um enorme buraco, de aproximadamente 500 metros de diâmetro e 127 metros de profundidade, onde vivem diversas espécies de aves – além de lobos, quatis e tamanduás.

Atualmente, o Buraco das Araras tem cerca de 50 casais de aves da espécie, além de outros tipos de aves, como gralhas, pássaros-pretos, papagaios, curicacas, periquitos e carcarás.

Como elas estão em seu habitat natural, podemos vê-las voando livremente, se alimentando e cuidando dos seus filhotes.

Apesar de não ser possível descer até o fundo da dolina, o local tem diversos mirantes com lunetas instalados ao redor da dolina, onde pode-se observar os animais. Se preferir, você também pode levar seus binóculos.

Para aproveitar ao máximo o Buraco das Araras, o melhor é chegar cedo, pois as aves costumam sair assim que o sol nasce para buscar comida. Assim, a chance de vê-las e tirar ótimas fotos será maior.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Recanto Ecológico Rio da Prata

flutuação recanto ecológico rio da prata

Outra atração localizada em Jardim/MS bastante conhecida é o Recanto Ecológico Rio da Prata.

A instituição responsável pelo local realiza ações de conservação ambiental do encontro do Rio Olho d’Água e do Rio da Prata, além de promover diversas atividades de ecoturismo.

No Recanto Ecológico Rio da Prata é onde acontece um dos passeios de flutuação mais famosos de Bonito, a flutuação Rio da Prata.

Como as águas da região são extremamente cristalinas, é possível observar os animais e as plantas subaquáticas mesmo sem nenhum equipamento especial.

O passeio começa com uma pequena trilha em meio a mata ciliar dos rios até a nascente do Rio Olho d’Água. Em seguida, o grupo recebe os equipamentos de flutuação (máscara, snorkel, roupa e bota de neoprene) e inicia o mergulho.

Durante o percurso de um pouco mais de 2 km, o grupo pode observar mais de 60 espécies de peixes, entre eles os famosos dourados e piraputangas.

No final do passeio, que dura aproximadamente 4 horas, o grupo é recebido com um delicioso almoço típico do estado do Mato Grosso do Sul.

Além da flutuação, o Recanto Ecológico Rio da Prata também oferece mergulho com cilindro, passeio a cavalo, observação de aves e trilhas ecológicas.

Um dos melhores mergulhos
Mergulho Rio da Prata

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Lagoa Misteriosa

lagoa misteriosa

A Lagoa Misteriosa, embora seja comumente associada a Bonito, também está localizada na cidade Jardim/MS. A lagoa recebeu esse nome justamente porque até hoje ninguém sabe qual é a sua profundidade.

O mais profundo que um grupo já conseguiu chegar na Lagoa Misteriosa foi 220 metros, o que corresponde a um prédio de 73 andares, mas ainda assim não foi possível chegar ao fundo.

Por isso, atualmente, a lagoa é considerada a caverna submersa mais profunda do país, e a sétima mais profunda do mundo.

O mais interessante é que mesmo sendo tão profunda, as águas da Lagoa Misteriosa são surpreendentemente cristalinas, com diferentes tons de azul. Isso acontece porque as rochas ricas de calcário presentes na lagoa funcionam como um filtro para a água, deixando-a quase sem sujeira.

Como resultado, a visibilidade em dias claros pode chegar a 60 metros.

Na Lagoa Misteriosa é possível fazer dois tipos de passeio: flutuação e mergulho. Os dois começam com uma trilha leve de cerca de 15 minutos e a descida de uma escadaria. Além disso, os dois contam com a companhia de um guia turístico especializado.

A diferença é que a flutuação é feita na superfície, com máscara e snorkel, enquanto o mergulho é realizado com cilindro, podendo chegar até 25 metros de profundidade, dependendo da experiência e certificação do participante

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Balneário Jardim Ecopark

Balneário Jardim Ecopark
Fonte: valdirsegura (TripAdvisor)

Outra atração que vale a pena conhecer na cidade de Jardim/MS é o Balneário Jardim Ecopark. Ela fica nas margens do Rio da Prata e abrange partes calmas e de correnteza do famoso rio. Por isso, o balneário oferece atividades para todos os gostos e idades.

No Balneário Jardim Ecopark você pode praticar flutuação, mergulho, slackline e vôlei e futebol de areia, por exemplo.

Além disso, o balneário tem área para churrasco, redário, wi-fi, pontos para carregar o telefone celular, loja de aluguel de equipamentos e restaurante.

Esse é um lugar completo para aproveitar o dia com tranquilidade e segurança com a família.

5. Parque Nacional da Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

Apesar de não ser exclusivo de Jardim/MS, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Com seus 76 mil hectares, a serra abrange os municípios de Bonito, Porto Murtinho, Bodoquena e Jardim.

O parque foi criado em 2000 para preservar a biodiversidade da Mata Atlântica da região. Até hoje a instituição é a única unidade de conservação federal do estado.

Mas por que a Serra de Bodoquena é tão especial?

Além das montanhas de rochas calcárias, totalmente diferente das outras montanhas da região, o parque possui o maior trecho contínuo de Mata Atlântica do estado – sem contar que ele ainda é composto por floresta estacional, cerrados e campos alagoas.

Por tudo isso, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena oferece diversas atividades de ecoturismo, como trilhas para as melhores cachoeiras e flutuação, e de aventura, como stand up paddle, boia cross e passeio de quadriciclo.

Além disso, o parque possui área para camping com churrasqueiras.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Balneário do Assis

Balneário do Assis
Fonte: LilianaPacheco (TripAdvisor)

Em Jardim, às margens do Rio da Prata, também está localizado o Balneário do Assis. Assim como os demais balneários da região, esse também oferece passeios aquáticos e de aventura.

Lá, os turistas podem praticar flutuação, fazer trilhas, andar de tirolesa e se aventurar no trampolim e no pêndulo humano.

O Balneário do Assis também possui uma estrutura bem completa, com área de camping, churrasqueira, quiosques com energia elétrica, banheiros, pias, chalés com tomada e quadras de vôlei e futebol de areia.

7. Balneário Santuário da Prata

Por fim, o Balneário Santuário da Prata também é um dos pontos turísticos importantes da cidade de Jardim/MS.

Ele está localizado nas margens do Rio da Prata e conta com espaço para banho, com três escadarias que dão acesso ao rio, churrasqueira, lanchonete e quiosque para aluguel de equipamentos de mergulho e flutuação.

Qual a melhor época para visitar Jardim?

A melhor época para visitar a cidade de Jardim/MS depende de quais passeios e pontos turísticos você deseja conhecer, pois a disponibilidade dos serviços pode variar de acordo com a época do ano e as condições climáticas.

Se você deseja conhecer as cachoeiras e observar as plantas e os animais de Jardim, como acontece nos passeios no Buraco das Araras e no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, por exemplo, o melhor é viajar na época de chuvas (entre os meses de dezembro e março).

Nessa época, as cachoeiras e os rios ficam mais cheios e a vegetação está mais verde. Além disso, por causa do calor, é fácil encontrar vários animais em busca de alimento.

Entretanto, como as águas ficam turvas por causa das chuvas fortes, essa não é a melhor época para fazer flutuação.

No período de seca, entre os meses de junho e setembro, as águas da Lagoa Azul e do Rio da Prata estão ainda mais cristalinas. Por isso, esse são os melhores meses para fazer mergulho com cilindro e snorkeling.

Mas, prepare-se para as baixas temperaturas durante os passeios, pois o inverno em Jardim costuma ter temperaturas abaixo de 10 °C.

Então, não deixe de pesquisar as informações sobre o clima antes de agendar sua viagem.

Vale a pena visitar Jardim/MS?

A cidade de Jardim, com seus 2.200 km², impressiona pelas suas belezas naturais. Apesar da região urbana não ter muitos pontos turísticos, a zona rural possui algumas das atrações mais bonitas do Complexo Turístico da Serra de Bodoquena.

Por isso, com certeza vale a pena reservar um dia ou dois para conhecer as atrações de Jardim/MS.

Na verdade, quem viaja para Bonito, inevitavelmente acaba visitando Jardim, já que a cidade abriga a Lagoa Misteriosa, o Recanto Ecológico do Rio da Prata e o Parque Nacional da Serra de Bodoquena, alguns dos destinos mais importantes da região de Bonito.

Ou seja, trata-se de um destino importante para o turismo histórico cultural, com uma atração turística mais interessante que a outra.

Agora que você já conhece a cidade de Jardim e as suas principais atrações, agende seus passeios com a Roteiro Bonito MS por e-mail ou WhatsApp e conheça o paraíso!

FAQ

Onde fica a cidade Jardim (MS)?

A cidade de Jardim fica na região sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, na microrregião de Bodoquena. Ela está localizada a uma distância de 237 km de Campo Grande, capital do estado, e 70 km de Bonito/MS. De carro, a viagem de Campo Grande para Jardim pode levar cerca de 3 horas. Já de Bonito para Jardim, o percurso demora menos de uma hora. Além disso, o município de Jardim também está próximo da fronteira do Paraguai, a cerca de 76 km de distância, ou uma hora de carro.

Qual aeroporto mais próximo de Jardim (MS)?

O aeroporto mais perto de Jardim/MS é o Aeroporto Regional de Bonito. Entretanto, é mais comum que os turistas desembarquem no Aeroporto Internacional de Campo Grande por causa da maior disponibilidade de voo e passagens aéreas. A distância do aeroporto de Campo Grande até Jardim é 238 km e a viagem leva em média 3 horas, podendo ser realizada de carro, transfer ou outro transporte particular.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.