Lua de Mel em Bonito (MS): Vale a Pena? Quais os Melhores Passeios?

Passar a lua de mel em Bonito, no Mato Grosso do Sul, é uma ótima alternativa para curtir os primeiros dias de casado. Afinal, nada melhor do que comemorar a união realizando uma viagem dos sonhos para um dos principais centros do turismo brasileiro.

A cidade é um verdadeiro paraíso, com rios e lagos de águas cristalinas, muitas vezes comparadas à transparência das Maldivas.

É claro que uma viagem de lua de mel à Coreia do Sul, à Costa do Marfim, à África do Sul, aos Estados Federados da Micronésia, às Ilhas Cook ou aos Emirados Árabes Unidos renderiam fotos e momentos inesquecíveis.

Mas passar a lua de mel em Bonito (MS) pode ser mais surpreendente do que você imagina!

Então, se você quer saber se vale a pena passar a lua de mel em Bonito e quais são os melhores passeios para o casal, basta continuar a leitura.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

Vale a pena passar a lua de mel em Bonito?

Como mencionado, Bonito/MS é um dos principais polos turísticos de todo o território brasileiro. E oferece não apenas quantidade, mas sim qualidade em seus passeios, que recebem visitantes durante todo o ano.

São piscinas naturais, cachoeiras, rios, balneários, grutas, dolinas, parques, trilhas e muitas outras atrações que oferecem alternativas variadas de atividades.

Além de tudo isso, a cidade conta também com uma estrutura adequada para receber os turistas, com restaurantes, hotéis e segurança nos atrativos.

Dependendo de onde você vem, é possível voar diretamente para Bonito. Se não, você pode pegar um transfer de Campo Grande até Bonito, ou ir de carro/táxi.

Então, trata-se realmente de uma ótima alternativa de viagem para quem quer passar uma lua de mel dos sonhos.

Melhores passeios de lua de mel em Bonito

Para quem decide curtir os primeiros dias de casado em Bonito, não faltam boas opções de passeios.

Mas as principais, para uma lua de mel dos sonhos, são as explorações das grutas e também os mergulhos e flutuações nos rios e lagos da região.

Exploração e contemplação das grutas

As grutas em Bonito são alguns dos locais mais famosos entre os visitantes, sendo grandes responsáveis por elevar o nome da cidade no turismo brasileiro.

Por lá é possível encontrar o complexo das grutas, formado pelas grutas de São Mateus, São Miguel e a do Lago Azul, que ficam bem próximas.

Todas são alternativas de passeios de exploração e contemplação, pois são ou cavernas secas (sem lago), ou inundadas, mas sem condições de mergulho ou flutuação.

1. Gruta do Lago Azul

A visita à Gruta do Lago Azul é uma das melhores opções de passeio durante a lua de mel em Bonito. Afinal, esse é um dos principais cartões postais da cidade, sendo um atrativo muito visitado durante todas as épocas do ano.

Trata-se de uma caverna alagada, mas o seu lago não oferece as condições apropriadas para o nado. Por isso, é realmente um passeio contemplativo, voltado para a admiração do interior da gruta.

Embora não sirva para nadar, o lago é de uma beleza única, com uma água azul transparente.

O acesso ao seu interior acontece por meio de uma escadaria com 300 degraus e, para chegar ao local, ainda é preciso fazer uma pequena trilha.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Gruta de São Mateus

Diferentemente da Gruta do Lago Azul, São Mateus é uma caverna seca, ou seja, que não possui nenhum lago em seu interior.

Como resultado, também se trata de um passeio de contemplação, onde é possível observar as belezas da estrutura do local.

O espaço encanta pela riqueza de formações geológicas, como coraloides e estalactites, que ficam totalmente expostas aos visitantes.

Já o acesso à Gruta de São Mateus também acontece por meio de uma escadaria, sendo preciso percorrer um trecho de 300 metros de trilha para alcançar o local.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Gruta de São Miguel

Para fechar o complexo das grutas, há outra opção de contemplação de uma caverna seca: a Gruta de São Miguel.

Assim como em São Mateus, a ausência de um lago ajuda a deixar todas as formações geológicas totalmente visíveis.

Essa é uma característica importante nesse caso, facilitando o passeio, com um visual completo do espaço.

Trata-se de um ambiente seguro e realmente muito atrativo, ideal para um passeio de lua de mel em Bonito.

Quanto à sua forma, são os espeleotemas, como travertinos e estalagmites, que moldam todo o contorno interno da caverna.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação e mergulho nos rios e lagos de Bonito/MS

Se as grutas são indispensáveis para movimentar o turismo na região, os passeios de flutuação e mergulho também não ficam para trás.

Por isso, fazem parte das atrações que não podem ficar de fora de uma viagem de lua de mel em Bonito.

Mas o que exatamente são essas atividades?

  • Flutuação – como há muitos trechos de águas transparentes em Bonito, não é preciso mergulhar para apreciar as belezas do local. Assim, por meio do uso de uma roupa de neoprene e da máscara e snorkel, é possível boiar tranquilamente na água, com a barriga para baixo, visualizando todas as belezas dos lagos e rios.
  • Mergulho – por meio do uso de um cilindro de oxigênio, os visitantes conseguem mergulhar mais profundamente na água. Isso ajuda a ter uma visibilidade ainda maior da região submersa, como peixes, rochas e outros aspectos interessantes.

E o melhor de tudo é que todas são alternativas muito seguras de passeios, e que normalmente não necessitam nem mesmo saber nadar.

A certificação de mergulhador também não é um requisito obrigatório para realizar essas atividades. Afinal, tudo acontece de forma monitorada pelos guias, e em grupos pequenos de pessoas, o que é ideal para casais em lua de mel.

Agora que já foi possível entender melhor como funcionam esses passeios, vejamos as melhores opções de mergulho e flutuação para uma lua de mel perfeita em Bonito.

4. Flutuação no Rio Sucuri

Quando se fala em flutuação, é impossível não mencionar o passeio pela nascente do Rio Sucuri, que possui as águas mais cristalinas do Brasil.

No período mais seco, a água consegue atingir o seu máximo de transparência, sendo o melhor período para viajar. Mas, mesmo durante as épocas de chuva, a qualidade é impressionante.

Quem vai passar a lua de mel em Bonito, realmente não pode deixar de conferir essa opção. Trata-se de um passeio com cerca de 2 horas de flutuação, em um trecho repleto de peixes.

Além da nascente, há também uma área de encontro com o Rio Formoso, outro importante rio da região. Essa é a chamada Barra do Sucuri, que oferece ótimas condições para flutuação.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Flutuação ou mergulho Recanto Ecológico Rio da Prata

O Rio da Prata é mais uma ótima alternativa de passeio em Bonito, e que oferece opções de mergulho e flutuação, a depender do trecho.

Na parte da nascente, que é onde as águas são mais calmas, é um espaço perfeito para flutuar sobre a água.

Mas outros percursos são ideais para um mergulho profundo, com toda a segurança necessária, devido à utilização dos equipamentos fundamentais.

Como média, a visibilidade do rio chega aos 25 metros, o que mostra o quão transparente são suas águas.

Quem escolher a flutuação poderá realizar um passeio de até 3 horas, tempo suficiente para se deliciar com a beleza do lugar.

E o melhor de tudo é que o rio fica bem próximo a outro importante atrativo da cidade, que também é uma boa alternativa de passeio de lua de mel em Bonito: a Lagoa Misteriosa.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Flutuação ou mergulho na Lagoa Misteriosa

Um dos atrativos únicos de Bonito/MS é a flutuação e mergulho na Lagoa Misteriosa, que recebe esse nome porque a profundidade do seu lago ainda é um mistério.

O máximo catalogado foram 220 metros, mas a expectativa é que o lago seja ainda mais profundo.

Além disso, e além de toda a beleza que o atrativo possui, outro ponto importante a se destacar é que o local é uma dolina.

Ou seja, anteriormente tratava-se de uma caverna, mas a ação do tempo acabou derrubando a sua cobertura, deixando o interior exposto. Por isso, o visual é realmente sem comparação.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Flutuação ou mergulho no Abismo Anhumas

Mas uma ótima opção de mergulho e flutuação é o Abismo Anhumas, que é uma alternativa interessante de passeio de lua de mel para os casais que curtem uma boa aventura.

O local é acessado através de uma fenda no chão, sendo preciso descer através de um rapel elétrico até o deck, que fica sobre o lago no seu interior.

Quem está atrás de uma boa dose de emoção, não pode ficar de fora dessa experiência.

O lago possui cerca de 80 metros de profundidade, e conta com uma cidade de gigantescos cones de calcário submersos. A visibilidade da água chega aos 60 metros, sendo possível observar praticamente o fundo do local durante um mergulho.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Menções honrosas

Tem muito mais para conhecer em Bonito. Aqui vão mais algumas ideias para os casais apaixonados:

  • Boca da Onça (veja detalhes aqui);
  • Trilha e cachoeiras na fazenda Ceita Corê (veja detalhes aqui);
  • Gruta do Mimoso (veja detalhes aqui);
  • Aquário Natural de Bonito (veja detalhes aqui);
  • Praia da Figueira (veja detalhes aqui).

Preparado para viver uma intensa lua de mel em Bonito?

Gostou de nossas dicas? Então, não perca mais tempo!

Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso.

FAQ

Onde passar a lua de mel em Bonito?

Além de todas as opções de passeios, uma das vantagens de passar a lua de mel em Bonito é aproveitar as hospedagens da região. Tudo vai depender do gosto de cada casal, mas algumas boas alternativas são o Hotel Cabanas (onde é possível fazer o Boia Cross Bonito), o Marruá Hotel e o Hotel Águas de Bonito.

O que fazer em casal na cidade de Bonito?

A cidade de Bonito-MS conta com uma ótima estrutura para receber os visitantes. Quem vai passar a lua de mel em Bonito, não pode deixar de curtir as dezenas de atrações existentes por lá. Realizar belos passeios é a melhor coisa para se fazer em casal pela cidade. E algumas boas alternativas são: Gruta do Lago Azul, Rio Sucuri, Gruta São Mateus, Gruta São Miguel, Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Abismo Anhumas.