Lugares Para Conhecer Em Bonito: 20 Passeios Imperdíveis
Sobre a autor: Thiago Araújo vive em Bonito/MS há 10 anos, conhece o melhor da cidade e é proprietário da agência de Turismo Roteiro Bonito MS.
Quer saber quais são os principais lugares para conhecer em Bonito? Então, confira 20 passeios imperdíveis que selecionamos para você!
A cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul, é realmente um paraíso brasileiro que atrai milhares de visitantes todos os anos.
O local é repleto de belíssimas cachoeiras, trilhas, balneários, grutas e rios, que ajudaram a popularizar o turismo para a região.
Então, se você quer saber um pouco mais sobre os principais atrativos e passeios em Bonito, confira o guia que a agência Roteiro Bonito MS preparou!
Resumo das Atrações
Gruta do Lago Azul
Consultar PreçoLagoa Misteriosa
Consultar PreçoAbismo Anhumas
Consultar PreçoFlutuação no Rio Sucuri
Consultar PreçoGrutas de São Miguel
Consultar PreçoBoia Cross Bonito
Consultar PreçoFlutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata
Consultar PreçoMergulho Rio da Prata
Consultar PreçoGruta da Catedral
Consultar PreçoBoca da Onça
Consultar PreçoGruta do Mimoso
Consultar PreçoEstância Mimosa
Consultar PreçoBalneário do Sol
Consultar PreçoAquário Natural Bonito
Consultar PreçoBuraco das Araras
Consultar PreçoFlutuação Nascente Azul
Consultar PreçoBalneário Nascente Azul
Consultar PreçoBarra do Sucuri
Consultar PreçoSerra da Bodoquena
Consultar PreçoPraia da Figueira
Consultar PreçoSaiba agora quanto ficará sua viagem à Bonito
Enviamos gratuitamente para você um pdf contendo todas as atrações de Bonito
- Todos os passeios de Bonito
- Conheça todas as cachoeiras
- Conheça todos os valores
20 lugares para conhecer em Bonito MS
Realmente o que não falta em Bonito/MS são ótimas opções de passeios e locais para explorar.
Por isso, antes de viajar para a cidade, é importante conhecer melhor esses atrativos e se planejar com antecedência.
A contemplação das grutas, o mergulho e a flutuação nas águas cristalinas dos rios e lagos da região são alguns dos mais buscados. Por isso, eles são uma parte importante dos lugares para conhecer em Bonito, que fica a cerca de 300km de Campo Grande.
Acompanhe em seguida nosso guia completo com as principais dicas e lugares para ir em Bonito MS!
1. Gruta do Lago Azul
Um dos melhores lugares e pontos turísticos para conhecer em Bonito é justamente a Gruta do Lago Azul, que é o maior cartão postal da cidade.
Esse é o ponto turístico que os visitantes sempre fazem questão de explorar, e não é por acaso. Afinal, o lugar é de uma beleza única.
A gruta é uma caverna alagada, isto é, conta com um lago azul, que dá nome ao lugar.
A cristalinidade e transparência da sua água dão um charme todo especial ao lugar, que já possui uma formação estrutural magnífica.
Em certas épocas do ano, a luz do sol consegue incidir em feixes sobre o lago, tornando o espetáculo ainda mais belo.
O único detalhe é que o lago não oferece condições apropriadas para que os visitantes possam entrar na água. Por isso, as famosas flutuações e mergulhos em Bonito não acontecem nessa gruta.
Trata-se realmente de um passeio de contemplação, o que já é algo inigualável, dada a beleza do conjunto dessa caverna.
Para chegar ao seu interior, é preciso inicialmente percorrer uma escadaria com cerca de 300 degraus, de onde é possível tirar belíssimas fotos.
Fora isso, o acesso à gruta em si, acontece através de uma trilha na mata, o que permite um contato direto com a natureza que circunda o local.
O receptivo da gruta, devido à grande quantidade de visitas, é muito bem estruturado, com áreas de descanso, banheiros e também acesso para os cadeirantes.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Gruta do Lago Azul fica a cerca de 22,5km do centro de Bonito/MS.
Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplaçãoGruta do Lago Azul
2. Lagoa Misteriosa
Outro atrativo imperdível na região é a Lagoa Misteriosa, um dos melhores lugares para se conhecer em Bonito.
Diferentemente da Gruta do Lago Azul, essa é uma opção de mergulho em Bonito e também de flutuação. Aliás, quando se trata de mergulho em água doce no Brasil, a Lagoa Misteriosa é quem domina o ranking de qualidade.
O lugar conta com uma história de formação bem interessante, já que anteriormente tratava-se de uma caverna totalmente coberta.
No entanto, após milhares de anos, toda a estrutura do teto desabou, formando a dolina atual, onde há um lago gigantesco.
Além dessa questão, outro fator que também chama a atenção é o fato de não se saber exatamente a profundidade da água. E é justamente esse o motivo do local receber o nome de “misterioso”.
Até agora, o local mais profundo já catalogado foi de 220 metros, o que é realmente uma marca impressionante.
Não à toa, os mergulhadores profissionais adoram explorar esse atrativo, que também é muito procurado por quem não possui experiência.
Infelizmente, durante o período de chuva, o atrativo fica fechado, já que há uma grande proliferação de algas devido à ausência de peixes.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Lagoa Misteriosa fica a cerca de 50km do centro de Bonito/MS.
Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!Flutuação na Lagoa Misteriosa
3. Abismo Anhumas
Se a Lagoa Misteriosa já é um atrativo único na região, o Abismo Anhumas também não fica para trás.
O local conta com um belíssimo lago com águas cristalinas e o acesso acontece por meio de uma fenda no chão.
Da entrada até o lago são 72 metros de altura, e todo o percurso é feito por meio de rapel elétrico, o que garante que mesmo pessoas sem um bom condicionamento físico possam curtir a atração.
Quanto ao lago, são cerca de 80 metros de profundidade. Mas o que chama a atenção mesmo é a visibilidade proporcionada pela água, que chega a 60 metros. Então, um mergulho mais profundo possibilitaria visualizar todo o fundo do local.
Por lá, há um tipo de “cidade” submersa, formada por gigantescos cones de calcário.
Devido ao tamanho e à visibilidade do lago, é possível observar uma boa parte dessas estruturas até mesmo flutuando na água. Aliás, o espaço é perfeito para a flutuação e também para o mergulho.
E o melhor de tudo é que fica próximo à Gruta do Lago Azul, estando a pouco mais de 1 km um do outro.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Abismo Anhumas fica a cerca de 23km do centro de Bonito/MS.
Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!Abismo Anhumas
4. Flutuação no Rio Sucuri
O Rio Sucuri é considerado por muitos como as “Maldivas brasileiras”, e isso se deve ao fato do rio possuir uma das águas mais transparentes no mundo.
No Brasil, aliás, ele lidera o ranking de transparência, o que demonstra a qualidade do passeio.
A flutuação acontece na parte de sua nascente, onde se encontram as condições perfeitas para flutuar devido à cristalinidade da água.
Assim, é possível observar com clareza as espécies de peixes que habitam o local, e também a vegetação subaquática.
O passeio é um dos mais procurados da região, sendo um dos principais lugares para conhecer em Bonito/MS.
Apesar do que o nome sugere, não são as sucuris que dão nome ao lugar, mas sim a presença de muitas curvas em seu leito. Então, para quem está em busca desse tipo de passeio, realmente vale muito a pena conferir o atrativo.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Rio Sucuri fica a cerca de 19km do centro de Bonito/MS.
O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!Flutuação no Rio Sucuri
5. Grutas de São Miguel
Assim como as flutuações, as explorações de cavernas também são alguns dos atrativos principais de Bonito/MS. E sendo parte integrante do complexo das grutas da cidade, a Gruta de São Miguel é um local imperdível para os visitantes.
Diferentemente da do Lago Azul, essa não é uma caverna alagada, isto é, não possui água em seu interior.
E é justamente por ser um local seco que é possível fazer uma exploração completa do seu interior, com seus gigantescos salões.
Além de toda a sua beleza natural, São Miguel conta ainda com uma infraestrutura muito adequada para receber os turistas. Afinal, possui iluminação artificial, o que facilita a visualização das formações geológicas presentes por lá.
São diversos espeleotemas, como as estalagmites, que enfeitam o local.
A ausência da água expõe completamente essas estruturas, diferentemente do que acontece no Abismo Anhumas, por exemplo.
Para acessar a gruta, é preciso fazer uma pequena trilha, o que permite observar também um pouco da fauna e flora da região.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Gruta de São Miguel fica a cerca de 18,5km do centro de Bonito/MS.
A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de BonitoGruta de São Miguel
6. Boia Cross Bonito
Para variar um pouco as atividades, um dos melhores lugares para conhecer em Bonito é o Bóia Cross. Esse é um passeio perfeito para quem está atrás de aventura, pois consiste em descer um trecho do Rio Formoso utilizando apenas uma bóia.
Assim como todas as outras atrações, a atividade acontece em grupo, mas cada visitante tem seu próprio flutuador.
Embora realmente seja uma aventura e tanto, trata-se de um passeio bastante seguro e devidamente acompanhado pelos guias, presentes em todos os atrativos de Bonito/MS.
O Rio Formoso conta com as condições perfeitas para a realização do Boia Cross, misturando segurança e adrenalina ao mesmo tempo.
Nos percursos utilizados para essa descida, há algumas cachoeiras e corredeiras, que garantem a emoção do dia.
Outro ponto importante a se considerar é que é possível escolher entre o Boia Cross Cabanas e o Parque Ecológico Rio Formoso, que são dois pontos diferentes do rio, ideais para a ação.
Em ambas as opções, o percurso gira em torno de 1,2 km, mas no Cabanas o braço possui um leito bem mais estreito, gerando uma experiência diferente.
Além de toda a qualidade do passeio, o que também chama a atenção é a proximidade com a cidade de Bonito.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Boia Cross no Rio Formoso fica a cerca de 7km do centro de Bonito/MS.
O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!Boia Cross
7. Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata
Assim como o Rio Sucuri, o Rio da Prata é um local muito procurado pelos amantes da flutuação.
As suas águas também são cristalinas, devido à presença do calcário ao longo do seu leito. Por isso, ao longo de sua extensão, o mergulho é outra atividade bastante comum e requisitada.
A sua diferença para o Rio Sucuri, porém, é que a flutuação não acontece exatamente na sua nascente, mas sim na nascente de um dos seus principais afluentes, o Rio Olho d’Água.
Assim, o passeio segue do afluente até o Rio da Prata em si, em um percurso de cerca de 1,7km flutuando.
O local chama a atenção por possuir uma quantidade maior de peixes, sendo um passeio mais selvagem, por assim dizer.
Fora isso, são espécies bem maiores, permitindo uma contemplação facilitada desses animais.
Distância em relação ao centro de Bonito: a flutuação no Rio da Prata fica a cerca de 50km do centro de Bonito/MS.
A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!Flutuação no Rio da Prata
8. Mergulho Rio da Prata
Se na flutuação o visitante fica boiando de barriga para baixo sobre a água, utilizando uma roupa de neoprene, máscara e snorkel, no mergulho é bem diferente.
Afinal, agora há a utilização do cilindro de oxigênio, que permite realmente submergir no rio e conferir com mais clareza o ambiente.
E para a realização dessa prática, nada melhor do que o Rio da Prata, que possui condições perfeitas para o mergulho.
As suas águas claras oferecem até 25 metros de visibilidade, o que permite uma observação incrível do ambiente subaquático.
Como mencionado, a quantidade e o tamanho dos peixes desse rio é impressionante, e vale a pena conferir mais de perto.
Os mergulhadores podem chegar até os 7 metros de profundidade, ampliando bastante a visualização do cenário.
Já o percurso utilizado é de cerca de 0,6 km dentro d’água, mostrando muito das estruturas que o rio contém, como rochas, paredões e muito mais.
O mergulho acontece bem próximo ao trecho da flutuação, descendo um pouco mais o rio.
Distância em relação ao centro de Bonito: o mergulho no Rio da Prata fica a cerca de 50,6km do centro de Bonito/MS.
Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer. O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.Mergulho Rio da Prata
9. Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus)
Fechando o complexo das grutas, a Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus), também conhecida como Catedral, é mais uma ótima opção de lugares para conhecer em Bonito/MS.
Assim como a Gruta de São Miguel, essa é uma caverna seca, que não possui nenhum lago em seu interior. Portanto, trata-se de um passeio de contemplação e exploração, que encanta os visitantes.
O seu grande diferencial em relação às demais opções é que São Mateus conta com uma saída diferente da entrada.
Ou seja, se nas outras grutas é preciso entrar e sair pelo mesmo ponto de acesso, aqui é possível seguir um trajeto completo, sem precisar voltar para o local inicial.
Quanto à observação em si, também há iluminação artificial, tornando a exploração ainda mais simples.
O local conta com muitas formações espeleológicas, como coraloides e estalactites, que ficam completamente expostas devido à ausência de um lago.
E o melhor de tudo é justamente a proximidade da gruta com a cidade, tornando a visita bem prática.
Distância em relação ao centro de Bonito: Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus) fica a cerca de 4,7km do centro de Bonito/MS.
Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!Gruta da Catedral (antiga Gruta São Mateus)
10. Boca da Onça
Engana-se quem pensa que Bonito/MS conta apenas com opções de flutuações, mergulhos e exploração de cavernas.
Afinal, as trilhas e cachoeiras também são um ponto de destaque do turismo da cidade sul-mato-grossense.
E como principal referência desses atrativos está a cachoeira Boca da Onça, a mais alta de todo o estado, com incríveis 156 metros de altura.
Além disso, o passeio conta com a exploração de todo o complexo turístico local, que possui trilhas e outras cachoeiras.
Ao todo, são cerca de 4,5 km de trilha em meio a uma floresta muito bem preservada, de onde é possível observar a fauna e a flora local.
Quanto às cachoeiras, são 8 belíssimas quedas, formando o percurso do Rio Salobra. Dessas, 4 são paradas para banho.
Então, quem quer se aventurar com uma bela caminhada, com momentos únicos de descanso e lazer, pode contar com a Boca da Onça.
Dentro dessa categoria, essa é uma das melhores opções de passeios da cidade, que oferece realmente uma aventura sem igual.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Boca da Onça fica a cerca de 62km do centro de Bonito/MS.
A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira! Cachoeira Boca da Onça
11. Gruta do Mimoso
A Gruta do Mimoso é um dos principais lugares para conhecer em Bonito, mas que ficou fechada por cerca de 15 anos, abrindo novamente apenas em 2022.
Essa é uma caverna alagada, assim como a Gruta do Lago Azul, e que possui uma beleza incrível.
O seu grande diferencial em relação às demais é que ela consegue unir o melhor de dois mundos, uma vez que é possível entrar em seu lago.
Assim, quem visita a gruta pode optar por fazer um passeio de contemplação, mergulho ou flutuação. As três opções são excelentes.
Ela possui um interior bem grande, contendo três salões alagados. Quem não possui certificação de mergulhador, consegue acessar apenas o primeiro deles.
Já a contemplação e exploração do local une a observação do lago com as formações geológicas existentes por lá.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Gruta do Mimoso fica a cerca de 29,4km do centro de Bonito/MS.
Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.Gruta do Mimoso
12. Estância Mimosa
Assim como a Boca da Onça, a Estância Mimosa também é uma ótima opção de passeio que une trilhas e cachoeiras.
Ao todo, a trilha do local conta com 2,8 km de percurso, somando a ida e a volta, com trechos altos, baixos e até mesmo um pequeno trajeto em um barco.
Trata-se de uma das caminhadas mais incríveis do país devido à altíssima preservação da mata local.
Grande parte do percurso é seguindo áreas próximas ao leito do Rio Mimoso, onde há mata ciliar e riachos. Por isso, são 10 cachoeiras no local, com 9 dessas opções sendo ideais para um banho revigorante.
Para facilitar o passeio, o trajeto é muito bem demarcado, contando inclusive com corrimão em uma boa parte.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Estância Mimosa fica a cerca de 26km do centro de Bonito/MS.
Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!Estância Mimosa
13. Balneário do Sol
Assim como as cachoeiras, trilhas, mergulhos, flutuações e exploração de grutas, os balneários também são pontos importantes do turismo para a região de Bonito.
Esses são locais voltados para banhos e lazer, onde há uma interação maior entre a beleza natural e implementações humanas.
Dentro dessa categoria, o Balneário do Sol é um dos principais atrativos da cidade, que reúne milhares de pessoas ao longo do ano.
Ele fica localizado ao lado do Rio Formoso, que é um dos maiores da região, e que por si só já é uma atração à parte.
Quanto à estrutura do complexo, é possível encontrar quadras de esportes, churrascarias, lanchonetes, quiosques, bares, restaurantes e mais. Além, é claro, das piscinas presentes no local, e das cachoeiras que ficam nos arredores.
As tirolesas e trampolins são outros atrativos que ajudam a dar mais aventura ao dia de lazer.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Balneário do Sol fica a cerca de 12km do centro de Bonito/MS.
O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!Balneário do Sol
14. Aquário Natural Bonito
Outra bela alternativa de flutuação, sendo um dos melhores lugares para conhecer em Bonito, é o Aquário Natural.
A atividade acontece em um trecho da nascente do Rio Baía Bonita, dentro da reserva ecológica que leva o mesmo nome do rio.
A água do local é bem cristalina e há uma grande quantidade de peixes espalhados pelo leito.
Um dos seus principais atrativos em relação aos demais passeios de flutuação é a distância para a cidade de Bonito. Afinal, por ser bem próximo, trata-se de uma atividade que demanda pouco tempo do dia, sendo possível maximizar o tempo do roteiro de viagem.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Aquário Natural fica a cerca de 7km do centro de Bonito/MS.
A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!Flutuação no Aquário Natural
15. Buraco das Araras
Assim como a Lagoa Misteriosa, o Buraco das Araras também é uma dolina, mas que não apresenta nenhum lago em seu interior.
O local é o lar de diversas espécies de animais, principalmente aves, como as araras-vermelhas, que são o grande atrativo.
Em termos de tamanho, trata-se da maior dolina de toda a América do Sul, que encanta os visitantes por sua beleza e grandiosidade. São cerca de 100 metros de profundidade, com uma circunferência total de 500 metros.
Como mencionado, são as araras-vermelhas que realmente chamam a atenção, com mais de uma centena delas habitando o espaço.
No entanto, muitos outros bichos também podem ser encontrados, sendo 150 espécies de aves, como o papagaio-galego, o udu, falcão-relógio, rolinhas e muito mais.
O passeio para o Buraco das Araras é de contemplação, mas vale muito a pena conferir o espetáculo que ele tem a oferecer.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Buraco das Araras fica a cerca de 50km do centro de Bonito/MS.
Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!Buraco das Araras
16. Flutuação Nascente Azul
Sendo uma das melhores flutuações da região, a Nascente Azul também não pode ficar de fora da lista de lugares para conhecer em Bonito.
A atividade acontece na nascente do Rio Bonito e recebe esse nome devido à cor azul-turquesa da água do local.
A área conta com uma vida aquática bem rica, com muitos peixes, como a piraputanga, símbolo da cidade, e que está representada na Praça da Liberdade, no centro de Bonito.
Os destaques para esse passeio vão para a trilha mais extensa para chegar até o ponto da atividade, que gira em torno dos 1,1 km.
Então, antes da flutuação em si, já é possível aproveitar bastante a aventura, observando algumas cachoeiras e a fauna e flora local.
Além disso, trata-se de um ambiente único, que fica em uma área elevada da região. Por isso, dá para curtir uma visão panorâmica de todo o espaço circundante: a Serra de Bonito e o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
E o melhor de tudo é que dá para aproveitar o restante do dia em outra atração bem próxima: o Balneário Nascente Azul.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Nascente Azul fica a cerca de 30km do centro de Bonito/MS.
O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.Flutuação na Nascente Azul
17. Balneário Nascente Azul
Quem vai curtir o passeio da flutuação na Nascente Azul, não pode deixar de conferir também o balneário próximo ao local.
Trata-se de uma ótima opção entre os lugares para conhecer em Bonito, e que agrada muito os visitantes.
Esse é um passeio indicado para fazer com toda a família, já que oferece atrações para todas as idades, com bastante segurança e conforto.
O balneário é banhado pelo Rio Bonito, em um trecho de correntezas bem calmas e com uma ótima cristalinidade da água.
E para quem está atrás de muita diversão, é possível curtir atrativos como o Qqualokko, tirolesa aquática, piscina ecológica, praia de água doce, cascata e mais! Além de tudo isso, há ainda cachoeiras bem próximas.
As trilhas locais são outro ponto de destaque do Balneário Nascente Azul, levando aos mirantes e cachoeiras nos arredores.
Distância em relação ao centro de Bonito: o Balneário Nascente Azul fica a cerca de 22km do centro de Bonito/MS.
Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!Balneário Nascente Azul
18. Barra do Sucuri
O Rio Sucuri, como já mencionado, é um dos mais transparentes de todo o mundo, e por isso oferece ótima visibilidade até mesmo um pouco mais longe de sua nascente.
Esse é o caso da Barra do Sucuri, que fica em uma área de encontro com o Rio Formoso.
Assim como na nascente, o local é perfeito para a flutuação, sendo essa a atividade que atrai os visitantes para lá. A água possui uma cor incrível de verde esmeralda, que impressiona pela cristalinidade.
O grande diferencial desse passeio é que a observação do ambiente do rio acontece duas vezes.
Afinal, primeiramente é preciso realizar o trajeto de barco, subindo um trecho de 1.300 metros do rio, até o ponto inicial para a realização da flutuação.
Depois, os visitantes fazem novamente o mesmo percurso, mas agora flutuando.
Essa dupla exploração permite ter um contato muito mais direto com a natureza, além de ser possível observar tudo com mais calma.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Barra do Sucuri fica a cerca de 27km do centro de Bonito/MS.
A Barra do Sucuri é um passeio de flutuação por um dos três rios mais cristalinos do planeta e um dos mais transparentes do Brasil.Barra do Sucuri
19. Serra da Bodoquena
A Serra da Bodoquena está localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, e é mais uma opção incrível de passeio.
Trata-se de uma área repleta de piscinas naturais, trilhas e cachoeiras, dentro de uma área muito bem preservada de mata.
A trilha principal possui cerca de 2.500 metros de extensão, em um percurso com 8 paradas no total. As paradas são justamente para os banhos nas cachoeiras e também piscinas naturais.
Outro atrativo no trajeto é uma parada para o passeio de bote, dentro do rio Betione.
Embora seja extensa, a trilha é bem leve, pois não conta com tantas elevações. E as pausas para os banhos ajudam a diminuir ainda mais o cansaço da caminhada.
Ao fim do passeio, a recompensa é um belíssimo balneário em uma fazenda no meio do parque.
Uma característica interessante do local é que as águas dos cursos são bastante salobras.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Serra da Bodoquena fica a cerca de 72km do centro de Bonito/MS.
Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!Cachoeira da Serra da Bodoquena
20. Praia da Figueira
Quem pensa que é preciso ir para o litoral para curtir um belo passeio de praia, está enganado.
Afinal, o Mato Grosso do Sul, mesmo sendo no interior do Brasil, também oferece uma ótima opção: a Praia da Figueira.
Essa é uma belíssima praia de água doce, onde fica um enorme balneário, sendo uma das melhores opções de lugares para conhecer em Bonito.
Trata-se de um passeio que oferece ótimas condições de visita durante todo o ano, misturando tranquilidade e aventura em seus atrativos.
Embora não seja uma praia convencional, o balneário fica bem ao lado de uma faixa de areia branquinha de uma lagoa, que possui mais de 60 mil m².
O lugar recebeu esse nome graças à presença de uma figueira centenária gigantesca.
Além de todos os atrativos naturais, como a observação da mata, ambiente e peixes da lagoa, há ainda toda a estrutura do maior balneário da cidade.
Apenas a tirolesa, por exemplo, conta com mais de 50 metros de comprimento, sendo uma das maiores de toda a região.
Outro grande atrativo do local é que ele oferece um passeio de flutuação, que acontece no Rio Formoso.
Distância em relação ao centro de Bonito: a Praia da Figueira fica a cerca de 16km do centro de Bonito/MS.
Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!Praia da Figueira
Bonito está esperando por você!
E então, gostou das nossas dicas de passeios na capital do ecoturismo?
Alguns lugares em Bonito ainda ficaram de fora, como o Eco Park Porto da Ilha, o Rio do Peixe, o Balneário Municipal de Bonito e o Bosque das Águas. Ou seja, há muitos outros lugares para visitar em Bonito MS e se encantar!
Agora que você já sabe o que fazer em Bonito, reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso.
FAQ
O que não pode deixar de conhecer em Bonito?
Bonito/MS conta com muitas opções de passeios. Não deixe de visitar: Gruta do Lago Azul, Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Rio Sucuri, Grutas de São Miguel, Recanto Ecológico Rio da Prata, Gruta de São Mateus, Boca da Onça, Gruta do Mimoso, Estância Mimosa, Balneário do Sol, Aquário Natural, Buraco das Araras, Balneário Nascente Azul, Barra do Sucuri, Serra da Bodoquena e Praia da Figueira.
Qual o local mais visitado em Bonito?
Embora tenha ótimas opções de passeios, o local mais visitado de Bonito/MS é a Gruta do Lago Azul. Trata-se de uma caverna alagada, com um lago azul cristalino e formações geológicas belíssimas. Esse é o principal cartão postal da cidade, sendo um passeio que não costuma ficar de fora do roteiro de nenhum visitante.
2 respostas
Boa noite Thiago.. irei EM JANEIRO e gostaria de saber se vc trabalha como guia … No aguardo
Oi Alexandre, tudo bem?
Obrigado pelo comentário. Todos os passeios de Bonito possuem um guia qualificado e certificado que te auxiliarão a tirar o melhor de cada aventura. Eu não trabalho como guia, mas posso te auxiliar na montagem do roteiro e na reserva dos passeios que se adequarem ao seu perfil.
Entre em contato através do WhatsApp ( 67 9 9308-7534 ) que eu irei te auxiliar.
Obrigado