roteiro bonito agência de turismo em bonito

Melhor Época Para ir ao Pantanal: Veja Quando ir Vale Mais a Pena

Conhecer a melhor época para ir ao Pantanal é uma questão fundamental na hora de programar uma viagem para a região.

Afinal, ao longo do ano, a paisagem pantaneira se altera consideravelmente, trazendo características e atrativos diferentes.

De uma forma geral, são as chuvas que ditam as transformações em seu território, trazendo diferenciais em cada época do ano.

Então, se você quer saber quando vale mais a pena viajar pelo Pantanal, acompanhe o conteúdo que a agência Roteiro Bonito MS preparou!

Conhecendo o clima do Pantanal Brasileiro

Pantanal
Fonte: Stephen Bartels (Flickr)

Para entender qual a melhor época para ir ao Pantanal, é importante saber um pouco mais como funciona a região, bem como onde fica o Pantanal.

Essa é a maior planície alagável de todo o planeta, mesmo sendo o menor bioma do Brasil. Ele está presente nos estados de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, bem como na Bolívia e Paraguai, e é considerado Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.

O local encanta por sua rica biodiversidade, e chega a ficar com cerca de 80% de todo o seu território totalmente inundado nas épocas de cheia.

O contato com a natureza que o Pantanal proporciona é único, possibilitando o encontro com jacarés, jaús, aves aquáticas, araras, capivaras e a majestosa onça-pintada.

Seja no Pantanal Sul ou no Pantanal Norte, o fluxo de visitantes acontece durante o ano todo, agradando os mais variados tipos de turistas. E esse fluxo se direciona principalmente para cidades como Miranda/MS, Aquidauana/MS, Cáceres/MT e Corumbá/MS.

Quanto ao clima da região, ela apresenta estações muito bem definidas, mas que seguem um padrão próprio.

Estações do Pantanal

A melhor época para ir ao Pantanal vai depender diretamente de como o território estará em cada período do ano.

Nesse contexto, na região pantaneira não é comum a divisão padrão das estações: verão, primavera, inverno e verão. Isso porque elas se definem a depender da presença ou ausência das chuvas, que são quem realmente comandam o seu clima.

Por isso, as estações conhecidas são a das águas, vazante, da seca e da enchente, cada uma delas com características próprias.

Estação das águas

Esse é o período que se estende entre os meses de janeiro a março, e se caracteriza pelo ápice do acúmulo de águas.

Nessa época do ano as chuvas são intensas e se juntam com o acúmulo dos meses anteriores, inundando 80% do território. Por isso, é um momento realmente de contemplação, que impressiona pela grande quantidade de água.

Estação das vazantes

Entre abril e junho as chuvas dão uma trégua e as águas começam a escoar por meio dos córregos e rios pantaneiros. Aqui, há a formação de lagos e os peixes começam a se mostrar ainda mais ativos.

Não à toa, o mês de abril é o mais indicado para quem está em busca de pescarias esportivas.

Estação da seca

Por fim, entre julho e outubro, o Pantanal passa por um período de seca, onde as águas já estão escoadas, e o solo mais firme em muitas regiões.

Esse é um momento adequado para a locomoção, que se torna muito mais facilitada entre as cidades.

A exploração do território também fica muito mais simples, com muitas opções de passeios.

Estação de enchente

Nos meses de novembro e dezembro, as chuvas retornam à região, mas sem inundar completamente o território. Afinal, os períodos anteriores foram secos, e a água começa pouco a pouco a se acumular.

Como mencionado, apenas entre janeiro e março é que tudo realmente vira um pântano.

Qual é a melhor época para ir ao Pantanal?

Pantanal
Fonte: reisezeiten2 (Flickr)

Agora que já foi possível entender como funciona o clima pantaneiro, que é dividido entre Norte e Sul, fica muito mais simples escolher a época ideal de visita.

De todo modo, vale lembrar que durante todo o ano o Pantanal recebe visitantes, uma vez que tudo depende do próprio gosto e objetivo das pessoas.

Quem quer observar o território completamente alagado, por exemplo, deve ir nos meses de janeiro, fevereiro ou março, que é quando as chuvas são mais fortes.

No entanto, a melhor época para visitar o Pantanal é realmente entre julho e outubro, que é o período de seca. Esse é o momento de alta temporada na região, e deve-se a diversos motivos.

Um deles é o próprio fato da locomoção, já que o tempo seco proporciona um deslocamento facilitado de um ponto a outro. E isso vale tanto para poder chegar nas fazendas pantaneiras, quanto para poder realizar mais opções de passeios no Pantanal.

Os safáris fotográficos, cavalgadas, focagem noturna e a observação dos pássaros são alguns dos benefícios presentes de forma mais intensa nessa época.

As pescarias também são pontos fortes durante esses meses secos, apesar de março e abril serem os meses mais indicados para quem procura a pesca esportiva.

Assim, independentemente do período escolhido, a região pantaneira oferece uma viagem única.

Seu ecossistema riquíssimo de fauna e flora, bem como suas características e passeios deslumbrantes, garantem uma das melhores aventuras de todo o mundo.

Já decidiu quando conhecer o Pantanal?

Pescaria Pantanal
Fonte: Ricardo (Flickr)

Uma viagem para o Pantanal reserva uma aventura única, independentemente do período do ano escolhido. Afinal, a região é de uma natureza inigualável, e que oferece uma integração com o ambiente.

Os passeios pantaneiros envolvem bastante a observação do território, mas ao mesmo tempo vão muito além disso.

Esse é o caso, por exemplo, das cavalgadas, que permitem uma imersão no dia a dia dos peões locais, e dos boiadeiros nos tempos antigos.

Não à toa, estão entre as atividades mais procuradas entre os visitantes, se estendendo também pelas regiões vizinhas.

Em Bonito/MS, que fica a 100 km do Pantanal e cerca de 300 km de Campo Grande, os passeios de cavalo são muito comuns. E isso mostra como o clima pantaneiro toma conta dessa parte do Centro-Oeste brasileiro.

Por isso, tão interessante quanto conhecer outros países, é viajar para a zona pantaneira do Brasil!

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso.

Seu ponto de partida é a agência Roteiro Bonito MS! Reserve agora mesmo seus ingressos por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.
pt_BR

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.