Melhores Cachoeiras de Bonito: 5 Maravilhas Para Você Conhecer

Conhecida por ser um verdadeiro pólo turístico do Estado de Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste brasileiro, Bonito possui atrações bastante diversificadas para atrair seus turistas. As melhores cachoeiras em Bonito (MS), por exemplo, são uma atração à parte, que possuem entre seus roteiros trilhas que passam pela icônica Cachoeira Boca da Onça, ou a Cachoeira da Carretilha, situada no Parque das Cachoeiras.

Sendo assim, a partir de agora, fique com as indicações das melhores cachoeiras de Bonito/MS!

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

As 5 melhores cachoeiras de Bonito

1. Boca da Onça

Nesse passeio, o visitante percorre um caminho em meio à mata ciliar do Rio Salobra e conhece seu belo cenário. Boca da Onça, principal cachoeira presente nesse roteiro, é conhecida por ser a maior cachoeira do MS.

Como é o passeio em Boca da Onça?

Primeiramente, o visitante escolhe sobre qual tipo de trilha ele deseja percorrer: elas podem se diversificar em razão das diferentes extensões e graus de dificuldade.

O tipo de trilha mais popular é conhecida como Adventure, sendo através dessa trilha que o visitante consegue conhecer a cachoeira Boca da Onça, maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com cerca de 156 metros de altura.

Mas não é somente esse o recorde que o passeio detém: também é possível conhecer e se exercitar com o maior rapel de plataforma do Brasil, ao longo dos seus 90m de altura.

Além de tudo isso, durante o passeio pode-se contar com:

  • Restaurantes;
  • Lojas de presentes;
  • Estacionamento;
  • Lagos;
  • Área para descanso;
  • Almoço incluso no valor do ingresso.

Conhecer as Cachoeiras no Circuito Boca da Onça leva pelo menos 6 horas para ser concluído e é restrita para maiores de 3 anos de idade.

Como chegar em Boca da Onça?

A cachoeira Boca da Onça está localizada entre o município de Bonito/MS e Bodoquena/MS, a respectivamente 55 km do primeiro e 34 km do segundo.

Saindo de qualquer uma dessas cidades, é possível realizar o trajeto coletivo, que busca os visitantes diretamente de suas pousadas e hotéis.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Como o próprio nome da atração já indica, esse passeio ocorre no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, local onde estão situadas as cachoeiras.

Além de suas belíssimas cachoeiras, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena possui também o maior trecho de preservação da Mata Atlântica no interior do Brasil. A área é protegida pela UNESCO.

Como é o passeio pelas Cachoeiras da Serra da Bodoquena?

Se você pretende visitar as Cachoeiras da Serra da Bodoquena, prepare-se para se aventurar em meio a trilhas e cachoeiras.

Durante os 2,5 km de percurso no meio da Mata Atlântica, o visitante conhece as diversas cachoeiras e piscinas naturais que compõem o percurso, resultando em um total de 8 paradas para se banhar.

Junto a isso, há também a possibilidade de se realizar passeio de bote pelo rio Betione.

Mas não para por aí. Algumas outras atividades que compõe esse roteiro inclui:

  • Momentos de lazer no balneário;
  • Andar de tirolesa;
  • Jogos de vôlei de areia;
  • Áreas para descanso;
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Piscina;
  • Passeio de quadriculado (para essa atividade, o pagamento é feito à parte).

Almoço, guia para acompanhamento, seguro contra acidentes e materiais de primeiros socorros são alguns dos itens incluídos no preço do ingresso.

Não existe restrição de idade e a duração desse roteiro pode chegar a até 5 horas, em média.

Como chegar às Cachoeiras da Serra da Bodoquena?

Localizado a cerca de 70 quilômetros de Bonito/MS, o trajeto dura, em média, 1 hora e meia.

Na verdade, é bem fácil chegar lá, pois a estrada saindo de Bonito é boa para se dirigir, além de contar com uma boa estrutura de iluminação.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Parque das Cachoeiras

O Parque das Cachoeiras é mais um dos revigorantes passeios em Bonito, composto por trilhas e cachoeiras, incluindo a Cachoeira da Carretilha e sua tirolesa.

Sendo assim, esse roteiro que percorre parte do Rio Formoso oferece ao turista paisagens muito bonitas e algumas paradas para o banho nas cachoeiras.

Como é o passeio no Parque das Cachoeiras?

A trilha que cobre o leito do Rio Formoso, e que serve como trajeto durante a visita a essa região, possui um total de 1,8 quilômetros.

Desse modo, ao longo do dia, o visitante pode ter a chance de conhecer 7 belas cachoeiras e participar de 5 paradas para banho. Dentre todas as cachoeiras do circuito, destaca-se a Cachoeira da Carretilha, pois ela possui uma tirolesa para que os turistas possam saltar sobre o rio.

Como parte da infraestrutura, esse local conta com:

  • Áreas de descanso;
  • Vestiários;
  • Restaurantes;
  • Banheiros.

Para elevar a alma dos apaixonados, existe uma cachoeira em que o deck tem a forma de um coração e é conhecida como Cachoeira do Amor.

Por fim, são três horas de pura diversão durante o trajeto pelo Parque das Cachoeiras e não há restrição de idade.

Como chegar ao Parque das Cachoeiras?

O Parque das Cachoeiras se localiza bem próximo à cidade de Bonito, a exatamente 20 quilômetros. O trajeto é de fácil acesso e leva-se, em média, 40 minutos para se chegar de um ponto ao outro.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Rio do Peixe

Durante o passeio de trilha pelo percurso Rio do Peixe, o turista pode conhecer até 10 cachoeiras, além de passar também pelos rios Olario e do Peixe.

Junto a isso, alguns bichos podem ser observados pelo caminho, como tucanos, macacos e araras-azuis.

Como é o passeio no Rio do Peixe?

O passeio nas Cachoeiras Rio do Peixe é realizado por um percurso de trilha, com um total de 4 km. Durante essa caminhada, são visitados o Rio do Peixe, Rio Olario e outras 10 cachoeiras.

Como são muitos metros para se percorrer, o passeio pelas Cachoeiras Rio do Peixe é dividido em duas etapas: manhã e tarde.

Além das belíssimas cachoeiras pelo caminho, esse passeio também conta com tirolesa, trampolim, lagoa e área para descanso.

No total, são 6 horas para que a trilha seja concluída. Para esse passeio, não existe restrição de idade.

Como chegar em Rio do Peixe?

As Cachoeiras Rio do Peixe ficam a cerca de 36 km de distância da cidade de Bonito/MS. Para chegar lá, leva-se mais ou menos 40 minutos, e o caminho é tranquilo e sem maiores contratempos.

Um dos destinos mais belos
Cachoeira do Rio do Peixe

São onze cachoeiras incríveis para explorar. Incluindo a Cachoeira da Grutinha, onde os peixes nadam entre os visitantes das águas. Além disso, essa também é uma experiência para quem quer conhecer mais sobre a vegetação da Serra da Bodoquena e animais da fauna do lugar, como macaquinhos, tucanos e araras.

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Estância Mimosa

O passeio pela Estância Mimosa é, na verdade, um passeio pela fazenda que leva esse nome.

Cercada pela natureza e suas belezas, a Estância Mimosa possibilita atividades de caminhada em trilhas, onde o turista é levado a conhecer 10 cachoeiras muito bonitas e as montanhas que cercam o Rio Mimoso.

Como é o passeio em Estância Mimosa?

Recomenda-se ao turista estar bem preparado fisicamente, porque o passeio por Estância Mimosa totaliza 2,8 km, contando a ida e a volta.

Dentre as 10 cachoeiras visitadas, o visitante poderá se banhar em 9 delas.

Além disso, existe também a possibilidade, para os turistas, de realizarem saltos em uma plataforma de 5 metros de altura, na Cachoeira do Salto.

Para quem já gosta ou pretende conhecer a culinária do estado do Mato Grosso do Sul, ao final do passeio por Estância Mimosa é oferecido um almoço feito diretamente no fogão de lenha, contendo tradicionais elementos do estado como ingredientes.

Como chegar em Estância Mimosa?

Saindo de Bonito/MS, são apenas 24 quilômetros para se fazer o percurso.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Fazenda Ceita Corê

Para quem curte conhecer cachoeiras e, ainda, passar algum tempo na tranquilidade de uma fazenda, a Ceita Corê pode ser uma ótima opção.

O passeio perpassa algumas trilhas que levam o visitante até as cachoeiras que ficam próximas ao Rio Chapena.

Assim, conhecer as cachoeiras de Ceita Corê também acaba sendo uma ótima oportunidade para conhecer melhor um pouco da fauna e flora da região.

Como é o passeio em Ceita Corê?

Para que o visitante consiga aproveitar o máximo possível do passeio, o percurso é dividido entre manhã e tarde.

Na parte da manhã, as atividades se concentram em 6 diferentes locais para banho, incluindo cachoeiras, sendo que uma delas possui tirolesa.

Durante a tarde, é hora de conhecer e apreciar a nascente do Rio Chapena, que além de algumas cachoeiras próximas, ainda possui uma caverna inundada, com mais de 150 metros de profundidade.

Durante o passeio, ainda são oferecidos:

  • Almoço incluso no ingresso;
  • Vestiários;
  • Piscina;
  • Lagos;
  • Área para descanso.

Não existe restrição de idade para se conhecer as cachoeiras de Ceita Corê e o passeio dura um pouco mais de 6 horas.

Como chegar em Ceita Corê?

Partindo do centro de Bonito, são 38 km para se chegar a Ceita Corê, com uma estimativa de 1 hora de viagem.

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

E então, qual dessas é a sua cachoeira favorita?

Escolher o melhor passeio de cachoeira em Bonito, Mato Grosso do Sul, vai depender apenas das suas preferências e da sua disponibilidade.

Opções não faltam, desde a Serra de Bodoquena até o Parque das Cachoeiras, um grande cartão postal de Bonito.

Gostou de nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

Quantas cachoeiras tem em Bonito (MS)?

A cidade de Bonito/MS é conhecida pelos seus atrativos turísticos e possui mais de 20 cachoeiras espalhadas em diversas atrações.

Qual o nome da cachoeira em Bonito que é considerada a maior do Mato Grosso do Sul?

A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul se chama Boca da Onça, tem 156 metros de altura e está localizada em Bonito.