Melhores Flutuações em Bonito: Escolha Sua Favorita

Quer saber quais são as melhores flutuações em Bonito? Então, confira o guia que o Roteiro Bonito MS preparou para você!

Nos últimos anos, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, se consolidou como um dos principais polos turísticos da região Centro-Oeste brasileira.

E um dos motivos que mais contribuem para esse sucesso são justamente as diversas opções de flutuação existentes no município.

Seus locais de água cristalina são o grande diferencial, que tornam a cidade perfeita para essa atividade.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

O que são e como acontecem os passeios de flutuação?

Um dos principais atrativos de Bonito-MS são justamente os passeios de flutuação, sendo eles um dos grandes responsáveis por popularizar o turismo na região. Mas o que é a flutuação e como ela acontece?

Bem, a flutuação, como o próprio nome deixa a entender, permite à pessoa flutuar (boiar) na água. No entanto, o diferencial dessa atividade é que ela é realizada com a barriga virada para baixo, possibilitando uma observação do fundo dos lagos e rios.

E é por isso que Bonito se tornou tão popular devido a esse passeio, pois possui alguns dos rios mais transparentes do mundo. Afinal, para que seja possível visualizar o que está submerso, as águas não podem ser turvas.

A flutuação acontece por meio da utilização de equipamentos especiais, como a roupa de neoprene (feita de borracha sintética). Além disso, a máscara e snorkel são itens indispensáveis para conseguir respirar com a face submersa e observar com clareza a área.

O colete salva vidas também está incluso na lista de equipamentos, para garantir a segurança de todos os aventureiros.

Uma das grandes vantagens desse passeio é que não é preciso saber nadar para poder aproveitar, e até mesmo crianças conseguem se aventurar.

Afinal, além de ser uma atração segura, há guias que fornecem todas as orientações e acompanham tudo de perto.

Quais são as melhores flutuações em Bonito?

Bonito chama a atenção tanto pela qualidade quanto pela quantidade de atrações. Afinal, são muitas alternativas entre mergulhos, banhos em cachoeiras e balneários, exploração de cavernas e grutas, passeios em parques e projetos e, claro, as flutuações.

Mas qual a melhor flutuação em Bonito? Ao todo, é possível encontrar 10 opções bastante procuradas pelos turistas. São elas:

  1. Abismo Anhumas
  2. Gruta do Mimoso
  3. Lagoa Misteriosa
  4. Praia da Figueira
  5. Flutuação no Rio Sucuri
  6. Serra da Bodoquena
  7. Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata
  8. Barra do Sucuri
  9. Flutuação na Nascente Azul
  10.  Aquário Natural Bonito

Confira agora uma explicação mais detalhada sobre cada uma dessas alternativas!

Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é uma das melhores flutuações em Bonito, sendo um dos passeios que não podem ficar de fora do roteiro turístico de quem conhece a cidade.

Essa é uma caverna alagada gigantesca, que está entre as mais bonitas do mundo, e é bastante conceituada por mergulhadores profissionais.

O acesso ao local acontece por meio de uma fenda, sendo preciso descer através de um rapel elétrico.

Ao todo, são 72 metros de altura entre o lago subterrâneo e a superfície, o que por si só já é uma aventura e tanto.

Além disso, o lago conta com incríveis 80 metros de profundidade, e por isso também é perfeito para os mergulhos.

O que chama a atenção em Anhumas é a visibilidade da água, que é de 60 metros, e mesmo com a flutuação já dá para conferir praticamente tudo o que está submerso.

A caverna é famosa por seus enormes cones de calcário, que formam um tipo de cidade dentro d’água.

Sua localização é ao lado da Gruta do Lago Azul, a cerca de 23 km do centro de Bonito.

Outro ponto que vale a pena destacar é que por lá não há uma estrutura de recepção com restaurantes ou lanchonetes. Por isso, é importante levar água e lanches para a viagem.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Mimoso

Tudo começa com uma trilha belíssima de cerca de 300 metros de comprimento, onde é possível contemplar um pouco da fauna e da flora local.

Trata-se de uma área de cerrado, mas que fica próxima ao pantanal, e por isso há uma mistura entre os dois biomas.

Ao chegar na caverna alagada, será preciso descer cerca de 78 degraus da escadaria, que leva até o seu interior.

Como é comum em Bonito, Mato Grosso do Sul, também há muitas formações geológicas na Gruta do Mimoso – além, é claro, do lago de água azul, com uma transparência perfeita para observação.

Por lá, há um receptivo simples, apenas com banheiros e uma lanchonete básica. O local fica a 35 km de distância da cidade de Bonito.

Para ficar em contato com a natureza
Gruta do Mimoso

Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.

Ver PasseioFalar com Especialista

Lagoa Misteriosa

É realmente impossível dizer qual a melhor flutuação em Bonito, mas a Lagoa Misteriosa, sem dúvidas, é uma concorrente de peso.

Ela recebe esse nome justamente porque ninguém sabe com exatidão a sua profundidade. Para se ter uma ideia, o ponto máximo já demarcado é de incríveis 220 metros de profundidade, o que mostra a imensidão do lugar.

Um grande diferencial da Lagoa Misteriosa é que ela se trata de uma dolina.

Isso significa que antes ela era uma caverna, mas todo o seu teto acabou cedendo pela ação do tempo.

A atração é muito procurada por mergulhadores, mas também é muito requisitada pelos praticantes de flutuação.

Além de todo o mistério que o cerca, o local conta ainda com águas de azul escuro, com cerca de 8 metros de visibilidade.

Assim como na Gruta do Mimoso, o acesso se dá por meio de uma escadaria de cerca de 200 degraus. Já sua distância para o centro de Bonito é de 50 km.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Praia da Figueira

A praia da Figueira fica localizada no Rio Formoso, que é um dos principais rios da cidade de Bonito. A flutuação na praia da Figueira acontece em uma área mais cristalina, com um trecho que se estende por cerca de 1 km.

Um dos seus grandes diferenciais é a proximidade com a cidade, já que está localizada a apenas 14 km de distância. Conta também com uma boa estrutura de recepção, com restaurantes e quiosques.

E, para complementar a atividade, ainda é possível curtir a tirolesa, passeios de caiaque e outras atrações do local.

Por ser uma área de rio, o lugar encanta por sua rica diversidade de peixes, que são um atrativo a parte.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação no Rio Sucuri

Considerado o rio mais transparente do Brasil, o Rio Sucuri oferece uma das melhores flutuações em Bonito. Não à toa, é um dos locais que mais atrai visitantes para essa atividade, encantando também por sua biodiversidade aquática.

Apesar do que se possa imaginar, recebeu esse nome porque possui uma grande quantidade de curvas, sendo totalmente seguro para os visitantes.

Devido às boas condições dos percursos da nascente, sua flutuação dura em média 2 horas, o que é um diferencial em relação às demais opções.

A distância de deslocamento até lá também é um ponto importante, já que são menos de 20 km. Além disso, a estrutura também é bastante adequada, com restaurante, banheiro e outras facilidades.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Serra da Bodoquena

A Serra da Bodoquena é uma área localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, e chama atenção por sua grande variedade de atividades. Nesse caso, o passeio para a região pode envolver muito mais do que a flutuação em si.

Primeiramente, é possível fazer a trilha das cachoeiras, aproveitando as belezas da natureza na caminhada, com várias pausas para curtir as piscinas naturais e as cachoeiras do percurso.

Depois, há ainda o balneário e a fazenda, com muitas outras alternativas de atividades, uma ótima estrutura para descanso.

A flutuação, por sua vez, acontece na nascente do Rio Azul, em um percurso de mais de 600 metros. Para aproveitar esse atrativo, porém, é preciso seguir um percurso de mais de 90 km da sede de Bonito.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

Para quem quer ainda mais tempo de atração, o Rio da Prata consegue bater o recorde quando o assunto são flutuações em nascentes.

Ao todo, são cerca de 3 horas submersas em um rio de água transparente e repleto de peixes, troncos de árvores e paredões rochosos.

São 60 espécies de peixes ao todo, muitas delas com a característica de se organizarem em cardumes. E com uma visibilidade da água entre 10 e 25 metros, fica fácil observar com clareza tudo isso.

Apesar de ser um passeio também muito procurado, fica um pouco mais longe da cidade, estando a cerca de 46 km de distância de Bonito.

A proximidade com a Lagoa Misteriosa, porém, permite fazer uma viagem dupla, com duas flutuações no mesmo dia.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri fica em um trecho do Rio Sucuri, que é chamado de Maldivas brasileiras, devido à transparência das águas. Ela fica localizada a 17 km de Bonito, justamente no encontro com o Rio Formoso, que também é muito importante na região.

Enquanto o passeio no Rio Sucuri destaca a nascente do rio, a Barra do Sucuri contempla o encontro entre os rios Sucuri e Formoso.

Além do mais, o percurso da Barra conta com atrativos próprios, que o diferencia de outros pontos.

O principal destaque é que, antes da flutuação, os visitantes sobem de barco rio acima, por cerca de 1,3 km. Então, apenas depois disso é que realmente descem novamente, agora flutuando nas águas.

Passeio em águas cristalinas
Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri é um passeio de flutuação por um dos três rios mais cristalinos do planeta e um dos mais transparentes do Brasil.

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação na Nascente Azul

O que mais dificulta a escolha de qual a melhor flutuação em Bonito é justamente a presença de diferenciais próprios em cada uma das opções.

Esse é o caso, por exemplo, da Nascente Azul, que fica localizada em uma área elevada da região de Bonito.

Essa característica oferece uma visão panorâmica das localizações ao redor: o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e a Serra de Bonito.

Outro ponto de destaque na Nascente Azul é a possibilidade de fazer apneia, sendo o único local da cidade que permite essa atividade.

São apenas 32 km de distância para a sede do município e, além da flutuação, o local ainda oferece muitos outros atrativos, como balneários, cascatas e piscinas naturais.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

Aquário Natural Bonito

Por fim, outro ponto que também entra na lista de melhores flutuações em Bonito é o Aquário Natural.

A opção fica localizada na Reserva Ecológica Baía Bonita, na nascente do rio que dá nome a reserva. Trata-se da alternativa mais próxima do centro da cidade, estando apenas a 7 km de distância.

Outro ponto a se destacar sobre a área é a sua água calma, sendo ideal para idosos e também para crianças a partir dos 5 anos de idade.

Assim, a flutuação no Aquário Natural é uma ótima aventura para incluir no seu roteiro!

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Já decidiu qual passeio de flutuação fazer?

As melhores flutuações em Bonito conseguem ganhar um grande destaque entre os visitantes da região, por serem opções únicas de passeio.

Mesmo quem não sabe nadar, pode aproveitar, porque as flutuações incluem equipamentos adequados (como coletes salva vidas e roupas especiais) para curtir cada segundo com comodidade e segurança.

E o mais interessante de tudo é que é possível encontrar muitas variações dentro dessa atividade. Afinal, é possível flutuar em trechos das nascentes dos rios, em grutas alagadas, dolinas e mais.

Por isso, a escolha de qual a melhor flutuação em Bonito vai depender bastante do que cada visitante prefere.

O mais importante de tudo é que todas são feitas em locais de água cristalina, permitindo uma visibilidade incrível do ambiente. E é justamente isso que torna a região uma das mais procuradas do país.

Um recado importante: não é permitido utilizar protetor solar ou repelente de insetos para fazer as flutuações (seja no Rio Bonito, no Rio Olho d’Água, no Rio Baía Bonita, no Rio do Peixe, na Nascente Azul ou em qualquer outro local).

Se você não curte flutuação, não tem problema, pois tem muitas atrações esperando por você em Bonito, como:

  • Buraco das Araras (veja os detalhes aqui);
  • Grutas de São Miguel (veja os detalhes aqui);
  • Estância Mimosa (veja os detalhes aqui);
  • Parque das Cachoeiras (veja os detalhes aqui).

E então, preparado para viver essas aventuras? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

Onde fazer flutuação em Bonito?

É possível encontrar 10 opções de flutuação em Bonito - MS, todas muito procuradas pelos turistas: Abismo Anhumas, Gruta do Mimoso, Lagoa Misteriosa, Praia da Figueira, Flutuação no Rio Sucuri, Serra da Bodoquena, Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, Barra do Sucuri, Flutuação Nascente Azul e Aquário Natural Bonito.

Como é a flutuação em Bonito?

A flutuação em Bonito acontece por meio do uso de roupas especiais (de neoprene), com a pessoa com a barriga virada para baixo. Assim, por meio do uso da máscara e do snorkel, é possível observar com clareza o ambiente submerso. Tudo isso só é possível porque boa parte das águas dos rios e lagos de Bonito são muito transparentes.