roteiro bonito agência de turismo em bonito

Melhores Grutas em Bonito (MS): Conheça 5 Lugares Encantadores

A busca pelas melhores grutas em Bonito é feita pela maioria das pessoas que viaja para a cidade, uma vez que ela é a capital do ecoturismo e oferece diversas atrações naturais para exploração.

Então, para todos aqueles que pretendem conhecer um pouco mais das belezas escondidas nas rochas do Mato Grosso do Sul, essa é uma experiência muito bonita e enriquecedora.

Fizemos esta lista especial para que você saiba exatamente qual gruta visitar durante sua viagem. Vamos lá?

Melhores grutas em Bonito/MS: por onde começar?

É praticamente impossível passar por Bonito/MS e não realizar passeios em grutas.

Isso porque elas fazem parte do cenário natural da região do Mato Grosso do Sul e escondem belezas que podem ser descobertas depois da descida de alguns degraus abaixo do solo, se tornando pontos turísticos sempre concorridos.

Algumas das formações que podem ser vistas em Bonito são milenares e demonstram a história da região e, também, da formação da Terra.

Por isso, algumas delas são estudadas por mergulhadores, geólogos e paleontólogos.

Assim como as melhores flutuações e as melhores cachoeiras em Bonito, as melhores grutas também merecem ser inseridas em seu roteiro!

1. Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é uma das melhores grutas em Bonito e, também, uma das mais visitadas.

Isso se deve à sua distância em relação ao centro de Bonito, de apenas 21 quilômetros, e sua beleza inigualável.

Para chegar até o local, o visitante percorre uma trilha de pouco mais de 200 metros e desce mais de 300 degraus até chegar às proximidades do lago que contribui com o nome do passeio.

O passeio até a Gruta do Lago Azul é apenas contemplativo, dessa forma, observar tudo com bastante atenção será seu foco, já que não é possível entrar no lago.

Contudo, com tantas belezas naturais avistadas desde a trilha, é quase impossível não estar sempre atento e em busca de algo diferente na paisagem.

Na Gruta do Lago Azul, além do belíssimo lago de uma coloração azul impressionante, é possível observar as diversas formações geológicas milenares, como as estalactites e estalagmites, que nascem das paredes e tetos rochosos da gruta.

Além de toda a beleza do local, a Gruta do Lago Azul é conhecida mundialmente, uma vez que fósseis de tigres-dente-de-sabre, preguiças-gigantes e mastodontes já foram encontrados ali.

Dessa forma, além de ser um passeio que contempla a atração do presente, é constantemente uma visita ao passado da Terra.

Os melhores meses para visitar a Gruta do Lago Azul são dezembro e janeiro, uma vez que o sol fica melhor posicionado e permite que vejamos o lago de maneira ainda mais bonita.

Outro cuidado importante é com a reserva de seus ingressos, algo que deve ser feito com bastante antecedência, cerca de 5 meses antes caso a viagem vá ser realizada em alta temporada e 1 mês antes em época de baixa temporada.

O passeio é permitido para crianças acima de 5 anos de idade e contraindicado para mulheres grávidas e pessoas com problemas de saúde nos joelhos e quadris, devido ao esforço físico realizado nos degraus.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Gruta do Mimoso

gruta do mimoso

Se durante a visita à Gruta do Lago Azul você sentiu muita vontade de mergulhar nas águas transparentes e muito azuis, mas não pôde, saiba que seu desejo pode ser realizado na Gruta do Mimoso.

A Gruta do Mimoso fica em uma propriedade que era particular há muitos anos e, após o falecimento de seu antigo dono, ficou fechada para visitação por mais de 15 anos enquanto os trâmites de regularização aconteciam.

Dessa forma, ela reabriu para os turistas no início do ano de 2022 e já é um sucesso completo, uma vez que é considerada uma das melhores grutas de Bonito/MS e uma das cavernas alagadas mais bonitas do mundo.

Para visitá-la, é necessário percorrer uma pequena trilha e depois descer mais de 70 degraus para chegar perto do lago.

Os visitantes que estão no passeio contemplativo param por ali e podem observar as formações rochosas e também a beleza do lago.

Em contrapartida, para aqueles que querem se aventurar nas águas, assim como os mergulhadores faziam há anos atrás, a possibilidade também existe em duas opções diferentes, como a flutuação e os mergulhos com cilindro.

Assim, os turistas podem contemplar todo o mundo subaquático da caverna, em uma experiência única.

Durante muitos anos, antes de ser fechada para visitação, a Gruta do Mimoso foi o local de formação de alguns mergulhadores brasileiros, o que faz com que muitos mergulhadores internacionais certificados, atualmente, busquem por passeios na região.

Ademais, por serem certificados, esses mergulhadores podem acessar outros salões inundados, que não estão autorizados para os amadores.

Essa gruta está apenas a 35 quilômetros de distância do centro de Bonito/MS e nas proximidades da Nascente Azul, o que pode ser um roteiro interessante para visitação.

Para a visita de contemplação, a idade mínima é de 6 anos de idade.

Contudo, para os passeios de flutuação e mergulho é necessário ter 8 anos e 15 anos, respectivamente.

Para ficar em contato com a natureza
Gruta do Mimoso

Uma atração espetacular e de tirar o fôlego, o que também impressiona bastante é que após mais de 15 anos fechada para visitação, a Gruta do Mimoso reabriu para receber os turistas no início de 2022 e, desde então, tem sido um sucesso completo.

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Gruta de São Miguel

gruta sao miguel

A Gruta de São Miguel é um dos passeios que te levam a ter contato com a história da formação da Terra em uma viagem no tempo de mais de 4 bilhões de anos.

Isso porque ela foi formada na mesma época em que os oceanos do planeta, o que faz com que uma variedade enorme de formações geológicas possa ser observada ali.

Contudo, para chegar até ela, saindo da recepção, o turista faz uma pequena caminhada e passa por uma ponte suspensa de 200 metros de comprimento e 5 metros de altura, fazendo duas pausas em mirantes que permitem a observação da paisagem e vegetação local.

Mesmo sendo uma gruta seca, ou seja, sem nenhum lago em seu interior, a Gruta São Miguel surpreende a todos os visitantes da região por suas geologias tão antigas e belíssimas.

As principais observadas são as colunas bastante imponentes, estalactites, estalagmites, travertinos e coralóides.

O passeio está localizado a pouco mais de 20 quilômetros do centro de Bonito/MS, próximo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, e é autorizado para pessoas acima de 5 anos de idade.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Gruta de São Mateus

gruta são mateus

A Gruta São Mateus é uma das melhores grutas em Bonito para se visitar durante seu roteiro de passeios.

O passeio se inicia na recepção e passa por uma ponte suspensa a 5 metros de altura e uma caminhada de 300 metros até a entrada da gruta.

Diferente das outras grutas, a Gruta São Mateus tem um percurso com entrada e saída dentro da própria cavidade, o que contribui para a ventilação e a observação de ainda mais aspectos geológicos.

Nessa gruta é possível observar formações como as estalagmites, estalactites, coralóides e colunas.

Mesmo que a visita seja incrível e muito interessante, o passeio não acaba por aqui.

No mesmo local da Gruta de São Mateus existe o Museu Kadiwéu, um museu que conta um pouco da história de Bonito/MS por meio de objetos doados por moradores da região, inclusive com carros antigos.

A visita realmente vale muito a pena.

Além disso, a Gruta de São Mateus é uma das mais próximas à cidade, estando apenas a 4 quilômetros de distância do centro, portanto, o acesso é bem facilitado.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Abismo Anhumas

abismo anhumas

Mesmo sendo chamado de Abismo Anhumas, na verdade trata-se de uma caverna. Contudo, com mais de 70 metros de altura, é realmente um abismo quando vista de cima.

Mas, da mesma forma que o nome abismo pode assustar, a beleza do local te acalma instantaneamente.

O Abismo Anhumas é, portanto, uma caverna inundada em Bonito/MS, que os visitantes têm acesso até sua parte visitável por meio de um sistema elétrico de descida. Ou seja, não é necessário fazer rapel ou nenhum esforço para chegar até lá.

Ao finalizar a descida, os turistas ficam completamente impressionados com a transparência da água e em como ela adquire diferentes tonalidades conforme a luz do sol muda.

Acima do lago do Abismo existe uma ponte onde os visitantes podem vislumbrar mais de 50 metros de profundidade abaixo do nível da água, podendo visualizar com muita clareza as formações geológicas submersas.

No abismo é possível realizar 3 tipos de passeio:

  • O passeio de bote, onde se percorre boa parte do lago e com o auxílio de lanterna, pode aumentar a visibilidade debaixo d’água;
  • A flutuação, onde o turista flutua sobre as transparentes águas do lago e pode ver com mais clareza as formações de cones que estão nos mais de 80 metros de profundidade do lago;
  • O mergulho de batismo, que pode ser feito por pessoas sem treinamento, mas que recebem todo o suporte e instrução necessária para segurança. O mergulho submerge em até 8 metros de profundidade e todos aqueles que o realizam ficam espantados com o nível de beleza.

O Abismo Anhumas fica a pouco mais de 23 quilômetros do centro de Bonito/MS.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cuidados durante os passeios pelas melhores grutas em Bonito

Todos os passeios às melhores grutas em Bonito/MS envolvem caminhadas, mesmo que curtas, em terrenos irregulares, bem como descida e subida de escadas.

Dessa forma, é sempre importante ter em mente que pessoas com questões de saúde relacionadas aos joelhos e quadris devem avisar de sua condição e confirmar com o guia a possibilidade de realizar o passeio desejado com segurança.

Ademais, confirme sempre a idade mínima para crianças, de forma que em alguns locais ela é de 5 ou 6 anos.

Além de dessas informações, certifique-se de sempre estar preparado com:

  • Dinheiro, para possíveis gastos e a falha da rede de maquininhas;
  • Roupa confortável e que permita sua movimentação livre;
  • Tênis confortáveis;
  • Uso de repelente;
  • Uso de protetor solar.

Esses cuidados são essenciais para que o seu passeio seja o mais agradável possível.

Veja, aqui, mais dicas do que levar para Bonito.

Pronto para visitar as melhores grutas em Bonito?

Visitar uma gruta é obrigatório quando estamos de viagem por Bonito/MS. Qualquer uma das possibilidades escolhidas será um dos melhores passeios a se realizar na capital do ecoturismo.

Afinal, não é sempre que é possível visitar cavernas, ainda mais as inundadas e com lagos tão bonitos, transparentes e que guardam tantos segredos sobre a vida que um dia existiu na Terra.

Ou seja, embora locais como Coreia do Sul, Estados Federados da Micronésia, Costa do Marfim, Ilha de Man, África do Sul, Estados Unidos, Bósnia e Herzegovina e Emirados Árabes Unidos ofereçam memórias inesquecíveis de viagem, não é preciso ir tão longe para conseguir isso.

Agora que você conhece as melhores grutas em Bonito/MS, é hora de montar o seu roteiro ideal e que permita que você visite todas elas!

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.