roteiro bonito agência de turismo em bonito

Mergulho com Cilindro no Rio Formoso

Detalhes do passeio

O mergulho com cilindro no Rio Formoso é um passeio para quem deseja mergulhar no rio mais famoso da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Com grandes formações calcárias, impressionantes quantidades de peixes e muita vegetação aquática, o mergulho no Rio Formoso é uma das melhores oportunidades de aproveitar as belezas naturais na cidade do ecoturismo brasileiro.

Você vai ter a sensação de estar dentro de uma taça de champanhe, ao mergulhar debaixo das cachoeiras e apreciar a visibilidade debaixo d’água, que tem entre 4 a 8 metros de profundidade e temperatura mínima de 18 °C.

Por ser uma atividade que atende a rígidos padrões de segurança, o visitante pode ficar tranquilo para dar o seu mergulho de “batismo” ou ir mais fundo, caso tenha experiência.

Em todo o caso, o instrutor estará por perto para qualquer eventualidade e para proporcionar uma experiência incrível de mergulho com cilindro no Rio Formoso.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

🤿 Quais operadoras fazem o mergulho com cilindro no Rio Formoso?

Em Bonito, há duas empresas que operam o mergulho no Rio Formoso: Caiman e Bonito Scuba. Tanto uma quanto a outra têm a mesma finalidade: entregar uma ótima experiência às pessoas, com um belo banho nas águas cristalinas do Rio Formoso.

A diferença é que a Caiman realiza o mergulho com cilindro em uma área do Hotel Cabanas, enquanto a Bonito Scuba realiza no Parque Ecológico do Rio Formoso.

Em ambas, os viajantes são acompanhados por um guia e recebem instruções e equipamentos de mergulho, como roupa de banho (de neoprene), snorkel, coletes equilibradores e outros equipamentos essenciais para um mergulho com cilindro.

Passeios para combinar com Balneário Estrela do Formoso

gruta são mateus

Caverna contemplativa, com lindas formações rochosas, como estalactites e estalagmites, cujo ponto de partida é o Museu Kadiwéu.

balneário bosque das águas

Um balneário completo, com 6 decks de banho, espaço kids e uma ótima infraestrutura, como churrasqueira, passarela de madeira e muita segurança.

balneário municipal de bonito

Passeio aberto a todos os públicos, com muitas atividades para crianças e adultos, como a prática de esportes, mergulho e flutuação.

aquário natural de bonito

Complexo subaquático com ampla diversão em águas cristalinas e ótima diversidade de peixes. O passeio reserva atividades incríveis, como a caminhada por 500 metros e flutuação.

projeto jiboia

Conhecimento e lazer em um espaço dedicado a ensinar sobre as diversas espécies de cobras não peçonhentas, como a jibóia. Os turistas têm direito a selfie com os bichos.

⭐️ Como acontece o mergulho com cilindro?

  • Antes do passeio e com antecedência de um dia (de preferência), entregue seu voucher no escritório da Caiman ou da Bonito Scuba;
  • Aproveite para conversar com a equipe sobre os equipamentos, como funciona a logística e outras informações que podem ser úteis;
  • Uma das informações importantes é sobre onde marcar o encontro no dia e horário do passeio: se no escritório ou no Hotel Cabanas / Parque Ecológico do Rio Formoso;
  • Os instrutores guiam os visitantes na chegada para que eles possam trocar de roupa e guardar seus objetos pessoais;
  • Em seguida, inicia-se a caminhada pelas trilhas da mata ciliar até a beira do rio. Aproveite esse momento para curtir o belo visual que a natureza proporciona;
  • Antes do mergulho no Rio Formoso, as pessoas passam por um rápido treinamento, para saber como funciona o passeio, como usar o equipamento, o percurso debaixo d’água e quais os sinais de comunicação do instrutor;
  • Para quem não tem experiência, o uso do equipamento de mergulho é sempre feito sob orientações da equipe;
  • Depois, o monitor orienta cada um a entrar na água, se adaptar, até que o mergulho tenha início;
  • O mergulho com cilindro no Rio Formoso não segue um padrão, desde que todos sigam regras do passeio, os visitantes podem curtir a aventura na água, de acordo com o próprio desempenho;
  • Ao fim do passeio, basta devolver os equipamentos de mergulho e voltar pela trilha para realizar outras atividades livres.

O passeio completo contempla a ida até a cachoeira para ter a sensação de estar nadando dentro de uma taça de champanhe. Não vá para o Rio Formoso sem curtir esse momento!

💦 O mergulho de batismo

O Rio Formoso é famoso por receber mergulhadores profissionais, mas também os curiosos que nunca mergulharam na vida, algo comum também no Rio da Prata, outro rio de Bonito.

Esse tipo de evento é chamado de mergulho de “batismo” e obedece a todos os padrões de segurança para a prática dessa atividade. Inclusive, o passeio conta com o certificado pelo SGS – Sistema de Gestão de Segurança.

Portanto, mesmo para quem nunca realizou um mergulho, saiba que é totalmente seguro fazer isso em Bonito/MS. Depois de conferir o visual paradisíaco debaixo d’água, você nunca mais vai deixar de mergulhar quando visitar essa cidade do Mato Grosso do Sul.

🤿 O mergulho com cilindro para mergulhadores profissionais

Quem possui certificado de mergulhador, pode contar com a modalidade noturna de mergulho com cilindro no Rio Formoso. A atividade, sem dúvidas, é bastante emocionante, cheia de adrenalina, para quem não abre mão de uma aventura radical.

🍽 Onde comer durante o passeio de mergulho com cilindro?

O mergulho com cilindro no Rio Formoso não oferece alimentação.

Considerando a duração do passeio – cerca de 1 hora –, os visitantes podem retornar ao Hotel Cabanas ou ao Parque Ecológico Rio Formoso, a depender do seu ponto de partida, e desfrutar de bares e restaurantes da cidade.

Entre os mais famosos, estão:

  • Casa do João
  • Juanita Restaurante
  • Rei da Carne de Jacaré
  • Taboa Bar
  • Varandas Restaurante

Esses são apenas alguns lugares ótimos para comer em Bonito após um belo mergulho com cilindro nas águas calmas do Rio Formoso.

Você pode saborear as traíras sem espinhas, famosa iguaria da Casa do João, ou conferir a mistura da gastronomia paraguaia e brasileira no Juanita Restaurante.

Se quiser um espaço dedicado às principais iguarias de Bonito/MS, então vá ao Rei da Carne de Jacaré. Só pelo nome, você já sabe que o jacaré é o prato principal.

Em todo caso, o reduto da gastronomia pantaneira é bem pertinho das agências Caiman e Bonito Scuba. Não deixe de ir!

✅ Por que escolher o mergulho com cilindro no Rio Formoso?

Entre tantos passeios em Bonito/MS, o mergulho com cilindro é uma das melhores formas de conhecer a natureza subaquática com a sua profundidade.

Desde o receptivo até o ponto onde acontece o mergulho, os viajantes poderão contemplar a mata durante o percurso e desfrutar cada momento desse atrativo.

É uma ótima oportunidade também para renovar os ânimos, descansar completamente e se preparar para uma aventura mais radical, como passeios de bote e bóia cross.

Afinal, quem disse que você precisa sair do país para curtir todos os atrativos que o Brasil proporciona?

Se você é do tipo de adora desbravar lugares diferentes, pode investir em um lugar mais próximo.

Afinal, Bonito/ MS é o paraíso do ecoturismo, no coração do país, e o Rio Formoso merece a sua visita!

🗓 Calendário da alta temporada para o mergulho com cilindro no Rio Formoso

A alta temporada em Bonito/MS acontece sempre em feriados e férias escolares, muito embora os visitantes prefiram viajar para a cidade durante o verão, para melhor curtir as atividades nas águas.

Contudo, a melhor época para realizar o mergulho com cilindro no Rio Formoso é durante a estação seca, isto é, entre os meses de maio a setembro.

Nesse período, não há risco de chuvas fortes, e a qualidade da água está muito melhor, garantindo maior visibilidade da fauna e flora aquática.

Confira abaixo as informações sobre quando é alta temporada para realização do mergulho com cilindro na cidade de Bonito/MS:

  • Meados de dezembro a janeiro: Natal, Ano Novo e férias escolares
  • Fevereiro/março: durante o Carnaval
  • Abril: na semana de Páscoa / Tiradentes
  • Julho: férias escolares
  • Setembro: Independência do Brasil
  • Outubro: semana da Nossa Senhora da Aparecida e Dia das Crianças
  • Novembro: semana da Proclamação da República

📍Onde fica?

O mergulho com cilindro no Rio Formoso possui duas empresas que realizam a atividade. Segue os endereços abaixo:

  • Caiman, localizado na Rua Cel. Pilad Rebuá, 2156, próximo à Praça da Liberdade
  • Bonito Scuba, localizado na Rua Filinto Müller, 656, a  menos de 500 metros da operadora Caiman.

Para mais informações sobre ingressos e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas da Roteiro Bonito MS.

🎒

O que levar?

Veja nossa recomendação do que levar!

Roupas leves

Roupa de banho

Repelente

Protetor solar

Toalha

Chinelo

Câmera fotográfica

Dinheiro em espécie

🔖

Informações
importantes

Atente-se para essas recomendações

A menos de 10 km do centro de Bonito

Livre a partir de 10 anos

Duração de 1h30, aproximadamente

Não indicado para pessoas com alguns problemas de saúde específicos, como cardíacos, portadores de diabetes e de doenças nervosas e psíquicas

Proibido para gestantes

Não está incluso transporte

Não há oferta de alimentação

💎

Estrutura

Veja a estrutura que o passeio oferece

Receptivo

Banheiros

Armários

Mergulho

👍

Itens inclusos

Esse itens estão inclusos

Monitores

Roupas de neoprene

Regulador

Snorkel

Máscara

Colete equilibrador

Nadadeiras

Seguro contra acidentes

Valores

Alta temporada

Adultos e Crianças: R$255

Baixa temporada

Adultos e Crianças: R$255

O que estão dizendo sobre

Mergulho com Cilindro no Rio Formoso

Escreva sua avaliação

pt_BR

[GRATUITO]
Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.