Mergulho Rio da Prata

Detalhes do passeio

O mergulho Rio da Prata é uma atração muito procurada por quem visita a região de Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul.

Trata-se de um passeio único, onde os visitantes podem fazer um mergulho com cilindro no rio, e observar as belezas que a natureza tem a oferecer.

O fascínio vem justamente do encontro com diversos cardumes de peixes que habitam o local.

E a água cristalina do rio deixa a aventura ainda mais emocionante, permitindo observar tudo com detalhes.

A cidade de Bonito é o principal município turístico dessa área do centro-oeste, e os visitantes acabam aproveitando para explorar também atrações próximas.

Esse é justamente o caso desse passeio, uma vez que o Recanto Ecológico Rio da Prata se localiza realmente em Jardim.

No entanto, pela aproximação com o centro (Bonito) e por suas belezas únicas, atrai milhares de turistas todos os anos, tanto na alta quanto na baixa temporada.

Embora o grau de dificuldade seja tido como médio, não é preciso possuir certificação de mergulho para explorar o rio. Afinal, haverá um treinamento antes de entrar na água, e um guia será o responsável por comandar a aventura submersa.

Quem possuir a carteira de mergulho autônomo, porém, encontrará mais facilidade em realizar o passeio.

Não é preciso ir para lugares distantes, como Costa do Marfim, Ilha de Man, Emirados Árabes Unidos, Cabo Verde, República Checa, Coreia do Sul, Arábia Saudita, República Democrática do Congo ou Antígua e Barbuda para apreciar cenários de tirar o fôlego, pois tudo isso Bonito pode oferecer a você.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

⭐️ O que o mergulho Rio da Prata tem a oferecer?

O mergulho com cilindro no Rio da Prata oferece a segurança de ser acompanhado por um guia treinado. Assim, ele conseguirá supervisionar o passeio e prestar todo o apoio necessário aos visitantes.

Além disso, é possível conhecer profundamente as belezas do mundo subaquático do rio, com diversas espécies de peixes e vasta vegetação.

Devido à cristalinidade da água, a sensação é como voar, flutuando ao lado do ambiente.

Para se ter uma ideia, o Rio da Prata conta com quase 60 espécies de peixes, com muitas delas se organizando em cardumes. Por isso, o contato com os animais é realmente direto, com uma observação clara de tudo.

Troncos e galhadas caídas, feixes brilhantes de luz, paredões e outras formações rochosas completam a paisagem submersa.

🤿 Trajeto do mergulho

O mergulho Rio da Prata chega em profundidades de incríveis 7 metros, exibindo bastante de tudo o que o local tem a oferecer. Devido a essa distância abaixo da superfície, é possível ter uma visibilidade que varia entre 10 e 25 metros.

Além disso, a exploração não acontece de forma estática, mas sim em uma área de 600 metros, que é o percurso do passeio. E isso leva a experiências variadas, bem como também a observação de pontos diferentes do rio, aumentando as chances de se deparar com algum cardume.

Em média, o mergulho em si, ou seja, o período em que o visitante fica debaixo d’água, é de 40 minutos. Esse é um tempo muito bem aplicado, e o uso dos cilindros de oxigênio maximiza a dedicação ao passeio.

Quando o visitante não possui nenhuma certificação, cada mergulho acontece de forma individual ou em duplas, sempre acompanhado do guia.

Já nos casos de mergulhadores credenciados, os grupos podem ser de até 4 pessoas por vez.

📸 Turismo do Rio da Prata

O Rio da Prata é um destino turístico natural bastante conhecido, e que contribui para a atração de visitantes durante todas as épocas do ano para a região de Bonito-MS.

A beleza deslumbrante, a presença de variadas espécies de peixes, e as águas cristalinas são pontos-chave desse processo.

O mergulho com cilindro, por exemplo, se popularizou já por volta de 2005, dando ainda mais opções para os visitantes. Assim, atualmente ele já é um dos principais atrativos do rio. Isso porque proporciona uma experiência única de exploração em água doce.

Embora a flutuação e as trilhas sejam fundamentais, apenas o mergulho é que permite visualizar mais profundamente a região.

O contato direto com os peixes e o visual único que o rio possui são os responsáveis por esse sucesso. Por isso, vale a pena experimentar o mergulho Rio da Prata e se deslumbrar com o passeio.

Passeios para combinar com o Mergulho Rio da Prata

Balneário Ilha Bonita

Ideal para quem quer curtir a natureza bem de perto e se maravilhar com os peixes do local, que aprenderam a se comunicar com os humanos através de um sinal sonoro.

Parque das Cachoeiras

No total, são 7 cachoeiras para você conhecer, além de poder fazer trilha, curtir a fauna local e tirar fotos incríveis em meio à natureza.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras, rios de águas cristalinas, piscinas naturais e muita diversão esperam por você aqui. Dá para curtir com a família e com as crianças.

Balneário Refúgio da Barra

Passeio que contempla mergulhos no Rio Formoso e permite que você aprecie a bela biodiversidade da região. Muitas aventuras garantidas.

Balneário Nascente Azul

Complexo de ecoturismo, famoso por atrair as pessoas, principalmente as crianças, para fazer flutuação. Há um fantástico museu subaquático também.

🗓 Calendário de alta temporada no Balneário do Sol

A alta temporada no Balneário do Sol coincide com as festividades do ano e férias escolares. Veja abaixo:

  • Ano novo.
  • Semana Santa/Páscoa.
  • Tiradentes.
  • Férias escolares – julho e dezembro.
  • Nossa Senhora Aparecida.
  • Proclamação da República.

🍽 Onde comer bem no Balneário do Sol/Bonito?

Há boas opções gastronômicas tanto em Bonito/MS quanto no Balneário do Sol. No geral, são comidas caseiras, tipicamente regionais, como uma variedade de peixes, incluindo piraputanga, traíra e pacu.

Para quem está procurando inovar nos pratos, o jacaré é uma iguaria comum em Bonito e servido em diversos estabelecimentos. Aos curiosos, a carne do réptil se assemelha ao peixe ou frango.

O melhor da cozinha pantaneira você encontra em fazendas durante os passeios por Bonito/MS, como a Boca da Onça e o Parque Ecológico Rio Formoso.

Já no quesito restaurante, há o mais antigo da cidade: Restaurante Tapera. Além deles, outros podem agradar pelo bom atendimento e boa comida, como:

  • Pantanal Grill.
  • Juanita.
  • Casa do João.
  • Zapi Zen.

 

Para quem busca se refrescar nesse lugar com sorvetes de sabores diferenciados, tem o Delícias do Cerrado. Você experimenta sorvetes e picolés de caqui, taperebá, melancia, entre outros sabores exóticos.

Por outro lado, se você não quiser pagar para comer nos restaurantes do Balneário do Sol, pode levar sua comida e preparar o churrasco com toda a estrutura já inclusa no valor do ingresso.

📍Onde fica?

A opção do mergulho Rio da Prata fica localizado especificamente na cidade de Jardim, que é vizinha ao município de Bonito – MS.

No entanto, a distância entre o passeio e o centro de Bonito é de apenas 50,6 km, por isso, trata-se de uma atração muito procurada por quem visita a região.

O acesso ao local acontece diretamente através da MS-178, o que garante uma viagem tranquila até o destino.

Para mais informações sobre ingressos e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas do Roteiro Bonito MS.

🎒

O que levar?

Veja nossa recomendação do que levar!

Câmera fotográfica subaquática

Dinheiro em espécie

Roupa de banho

Roupas leves

Protetor solar

Chinelo

Tênis

Repelente

Óculos de sol

Mochila

🔖

Informações
importantes

Atente-se para essas recomendações

Duração: 1h40 minutos.

Trata-se de um passeio voltado apenas para maiores de 10 anos de idade.

Restrições: o passeio é restrito para gestantes; pessoas com mais de 120 kg; pessoas com problemas cardíacos, síndrome do pânico, labirintite, dificuldade de locomoção, doenças ósseas graves, e outras restrições médicas.as para maiores de 10 anos de idade.

Os visitantes devem comunicar seus problemas de saúde durante a reserva do passeio.

Não é obrigatório possuir nenhum certificado de mergulho para conseguir realizar o passeio.

Menores de 18 anos de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.

💎

Estrutura

Veja a estrutura que o passeio oferece

Banheiro

Estacionamento

Redário

Chuveiros

Guarda-volumes

Não há infraestrutura adequada ou acessibilidade para pessoas com deficiência

Loja de souvenirs

Restaurante, lanchonete, bar e quiosque

Vestiário

Wi-fi.

👍

Itens inclusos

Esse itens estão inclusos

Equipamento de mergulho

Treinamento específico sobre a atividade

Valores

Alta temporada

Adultos e crianças (10+): R$330

Baixa temporada

Adultos e crianças (10+): R$330

O que estão dizendo sobre...

There are no reviews yet. Be the first one to write one.

Escreva sua avaliação

Atenção!

As vagas para esse passeio são limitadas e costumam esgotar rapidamente. Fale com um consultor e garanta já a sua!