roteiro bonito agência de turismo em bonito

Museu Subaquático de Bonito: Vale a Pena? Prós e Contras

O Museu Subaquático de Bonito é mais uma das atrações inusitadas e exuberantes que a cidade oferece para os seus moradores e visitantes.

A cidade é conhecida como a capital do ecoturismo no Brasil, ficando a cerca de 300 km de distância de Campo Grande, e conta com diversos passeios em suas águas cristalinas, em meio à natureza, gerando lembranças incríveis.

Nesse sentido, o museu subaquático une os passeios de mergulho – que já são famosos no destino – a uma experiência imersiva de arte e reflexão.

Por isso, vamos entender melhor como é visitar o Museu Subaquático de Bonito e se vale a pena realizar esse passeio. Prontos?

Museu Subaquático de Bonito, o primeiro museu subaquático de água doce do mundo, no Mato Grosso do Sul

Museu Subaquático de Bonito
Fonte: Museu Subaquático de Bonito

O Museu Subaquático de Bonito é, de fato, o primeiro museu subaquático de água doce do mundo.

Existem, pelo mundo, diversos museus subaquáticos em países como México, Espanha, França e Austrália. Contudo, Bonito foi extremamente inovadora ao criar o seu museu submerso em água doce.

O Museu Subaquático de Bonito está localizado dentro do Balneário Nascente Azul, um dos complexos de ecoturismo e turismo de aventura da cidade.

Uma das principais atividades realizadas na Nascente Azul é o mergulho com cilindro e, assim surgiu a ideia de criar o museu subaquático em um dos seus lagos, utilizando obras de arte de artistas da cidade e que conscientizam o visitante sobre o meio ambiente.

Construção do museu no lago da Nascente Azul

Como vimos, o único museu de água doce do mundo está localizado dentro de um dos lagos do Balneário Nascente Azul que recebe água de maneira natural do Rio Nascente Azul.

Portanto, a vida natural é composta por plantas e peixes da região, como piraputangas, pacus, dourados e outras espécies.

Por isso, as obras de arte precisaram ser realizadas em um tipo de material que não agredisse a natureza do local, utilizando-se de malha de arame inoxidável e cimento com pH neutro.

Contudo, como as águas de Bonito formam um ambiente com bastante calcário e magnésio, as estátuas passam por processos químicos que fazem com que as obras dos artistas da região tornem-se ainda mais únicas.

O complexo de estátuas está localizado a 4 metros de profundidade no lago, de forma que o visitante realiza um mergulho com cilindro e começa a contemplar as obras e entender a essência do que foi criado.

Vale mencionar que o mergulho da Nascente Azul é o único, em território brasileiro, que conta com certificação ISO 21101, emitida pela ABNT, que trata do sistema de gestão de segurança no turismo voltado a aventura. 

Obras do Museu Subaquático de Bonito

O complexo Nascente Azul é um balneário focado em ecoturismo de aventura e, além de ter a maior tirolesa do MS, conta com diversas ações de conscientização sobre a preservação da natureza e da relação do ser humano com ela.

Dessa forma, a exposição Ciclos tenta mostrar, de maneira artística e crítica, como a relação dos seres humanos com a natureza é egoísta, em contraste à benevolência da natureza.

Todas as obras pertencem ao movimento surrealista, inclusive, uma delas foi inspirada na obra “O Grito” de Edvard Munch.

De maneira única e sutil, as estátuas mostram aos visitantes a importância da natureza para a vida humana e como a nossa interação pode ser benéfica, ilustrada pelos peixes que interagem com as peças de maneira natural.

O circuito é composto por 12 estátuas, sendo elas:

  • Vita;
  • Gaia;
  • Harmonia;
  • Voraz;
  • A essência;
  • Manifesto;
  • A cura;
  • Mortem;
  • Ego;
  • Indiferença;
  • Silêncio;
  • Ausência.

Como realizar o passeio no único museu submerso de água doce do mundo?

Para ter o prazer de vivenciar a experiência de visitar o primeiro museu subaquático de água doce no mundo, basta entrar em contato com uma agência de turismo local, como nós da Roteiro Bonito MS, e realizar sua reserva.

O passeio tem horários específicos para acontecer, sendo das 8h às 15h em alta temporada e das 8h às 14h30 em baixa temporada.

Todo o passeio é acompanhado por guias credenciados que vão fornecer os equipamentos e dar todas as informações necessárias para curtir a atração com tranquilidade e segurança.

O passeio é permitido para crianças com idade mínima de 10 anos e que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis. Grávidas, infelizmente, não estão autorizadas a participar da atração, mas há outras atividades que gestantes podem fazer em Bonito.

Como os grupos são compostos por duas pessoas e o guia, o ideal é realizar a reserva e compra de ingressos antecipadamente à sua chegada em Bonito/MS.

O que levar para a atividade?

Para se preparar para essa atividade, basta levar roupa de banho, cartão de crédito e, caso tenha, uma câmera fotográfica ou mesmo um smartphone para registrar os melhores momentos e postar nas suas redes sociais.

O local oferece a possibilidade de contratação das fotografias durante o passeio, contudo, é permitido levar a sua própria câmera.

E então, vale a pena visitar o primeiro museu subaquático de água doce no mundo?

Até o momento é possível que você já tenha ficado ou muito animado com o passeio ou não tenha se sentido interessado.

Contudo, vamos expor os principais prós e contras da atração para que você decida se vale a pena ou não visitar o museu.

Prós

  • Passeio único no mundo, localizado no centro-oeste do Brasil;
  • Atividade imersiva no meio ambiente;
  • Possibilidade de fazer outras atividades no mesmo local;
  • Passeio artístico, cultural, contemplativo e reflexivo;
  • Experiência única;
  • Baixo grau de dificuldade.

Contras

  • Não autorizado para gestantes;
  • Crianças menores de 10 anos não podem realizar;
  • Horário de funcionamento levemente curto.

Preparado para sua viagem para Bonito/MS?

Museu Subaquático de Bonito
Fonte: Museu Subaquático de Bonito

Definitivamente, não é em todos os destinos do Brasil ou do mundo que nos deparamos com um museu submerso, e o centro-oeste do nosso país oferece essa possibilidade.

Esse é um dos vários privilégios que Bonito/MS traz para os seus visitantes e moradores – além de, claro, todas as outras atrações que podem ser contempladas na cidade.

Portanto, se você pertence ao grupo de pessoas que gostam de passeios diferentes, inusitados e, ao mesmo tempo, reflexivos e profundos, essa atração precisa estar em seu roteiro de viagem.

Portanto, esteja preparado para visitar o Museu Subaquático de Bonito e para observar, sob uma nova perspectiva e em um cenário completamente diferente, a relação do ser humano com a natureza enquanto você mesmo faz isso.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso, reservando seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.