roteiro bonito agência de turismo em bonito

Nascente Azul ou Rio da Prata: Qual Atração Escolher?

Nascente Azul ou Rio da Prata? Afinal, qual vale mais a pena?

Sem dúvida, as flutuações são um dos principais atrativos de Bonito/MS.

Na cidade, que está localizada a um pouco menos de 300 quilômetros da capital do estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, há cerca de 10 opções de mergulho com snorkel — cada uma com suas peculiaridades. Então, qual escolher?

No conteúdo de hoje falaremos sobre dois dos passeios mais famosos: Nascente Azul ou Rio da Prata.

Confira a análise completa da agência Roteiro Bonito MS!

Qual é a melhor flutuação em Bonito: Nascente Azul ou Rio da Prata?

Os passeios de flutuação na Nascente Azul e no Rio da Prata são alguns dos mais procurados em Bonito/MS. Entretanto, apesar de pertencerem ao mesmo destino turístico, essas atrações são bem diferentes entre si, variando em duração, dificuldade, infraestrutura e preço.

Então, a seguir, veja os detalhes e diferenças entre as flutuações Rio da Prata e Nascente Azul.

Flutuação Nascente Azul

flutuação nascente azul

A flutuação Nascente Azul é realizada na nascente do Rio Bonito. O percurso é curto, tem cerca de 300 metros e é bem tranquilo. Por isso, o tempo de mergulho é de apenas 30 minutos.

A princípio pode parecer pouco, mas essa pode ser uma boa opção para quem viaja com crianças, idosos ou para quem nunca fez flutuação antes.

Na água no Rio Bonito, onde é realizada a flutuação, acontece um fenômeno chamado espelhamento, que faz com que ela fique com uma cor azul turquesa intensa – esse é o único lugar de Bonito onde isso acontece.

Além disso, o rio tem muitos peixes e plantas. Você vai se surpreender com a vista!

A água da nascente tem uma temperatura agradável tanto no calor como no inverno. Em média, a temperatura fica em torno dos 23 °C durante o ano inteiro.

Mesmo assim, se você sente frio com facilidade, não se preocupe. A roupa de neoprene usada durante o passeio vai manter você quentinho.

Além da flutuação na Nascente Azul, o passeio inclui uma trilha curta e leve antes do mergulho.

Durante o percurso é possível observar uma pequena cachoeira de tufas calcárias, a antiga turbina de energia da fazenda e até algumas espécies de macacos, antas e preás.

Ao todo, o passeio de flutuação dura 2h30 e é recomendado para pessoas a partir de 4 anos de idade.

Ademais, a flutuação na Nascente Azul tem dois diferenciais:

  1. Esse é o único passeio de flutuação em Bonito em que é permitido fazer mergulho de apneia. Na nascente, que tem aproximadamente sete metros de profundidade, dá para ver o rio brotando em uma espécie de buraco. Nesse lugar, os visitantes são autorizados a tirar o colete salva-vidas e descer com a ajuda de uma corda até a nascente.
  2. A Nascente Azul é a única flutuação que inclui o day use do balneário sem nenhum custo adicional. Por isso, depois do mergulho você ainda pode realizar muitas outras atividades, como pêndulo humano, tirolesa, andar na corda bamba, nadar em uma piscina natural e tomar um banho relaxante na cascata.

Prós

  • É um passeio leve e pode ser realizado por crianças, idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção.
  • O ingresso para flutuação dá direito ao day use do balneário Nascente Azul, onde você pode realizar outras atividades sem nenhum custo adicional.
  • A temperatura da água é agradável o ano inteiro.
  • O Rio Bonito é o único da região onde acontece o fenômeno de espelhamento.
  • A trilha até a flutuação é leve, mas a paisagem é linda. Nela você pode ver algumas formações calcárias, mini cachoeiras e alguns animais.

Contras

  • É um dos mais curtos passeios de flutuação em Bonito, com percurso de apenas 300 metros pela água.
  • Embora o complexo tenha um restaurante, o passeio não inclui almoço.
  • Não tem barco de apoio, embora o percurso seja curto e tranquilo.
  • Se chover forte a água do rio fica turva e o passeio é adiado ou cancelado, assim como acontece nas outras flutuações.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação Rio da Prata

mergulho rio da prata bonito ms

Em Bonito, a flutuação Rio da Prata é a mais longa. Ao todo, o percurso tem 2,2 km e abrange dois rios, o Rio Olho d’Água e o Rio da Prata.

No decorrer do passeio, o grupo poderá ver uma grande variedade de espécies de plantas, peixes regionais, como pintados e dourados, além de outros animais, como tartarugas. Quando estiver mergulhando, você vai sentir que está em outro mundo!

Como a água desses rios tem uma alta concentração de calcário, em dias sem chuva elas são incrivelmente transparentes, já que esse tipo de rocha atua como um tipo de filtro que leva a sujeira para o fundo do rio. Por isso, a visibilidade é ótima!

O passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata inicia com uma caminhada de aproximadamente 50 minutos em uma trilha interpretativa em meio à mata. Nesse momento, você poderá ver alguns animais típicos da região, como antas, tatus, preás e algumas aves.

Depois, da caminhada, o grupo chega a um deck de madeira na nascente do rio para iniciar a flutuação. Então, o passeio segue por 1,8 km pelo Rio Olho d’Água e depois continua por mais seiscentos metros no Rio da Prata.

Ao todo, a flutuação dura aproximadamente 2 horas, mas o passeio completo dura 4 horas.

A flutuação Rio da Prata conta com um barco de apoio movido a energia solar. Por isso, quem já estiver cansado pode optar por fazer o trecho de 600 metros do Rio da Prata de barco.

No final da flutuação, todo o grupo volta para a sede da fazenda. Lá você será recebido com uma comida típica do Mato Grosso do Sul que está inclusa no passeio.

Embora crianças com menos de seis anos de idade não possam fazer esse passeio de flutuação, o almoço para elas é gratuito. Não existe maneira melhor de recuperar as energias!

Por ser um passeio longo, ele não é recomendado para crianças com menos de seis anos de idade e idosos. Além disso, ele também pode não ser a melhor opção para quem nunca fez flutuação ou é sedentário, pois ele exige certo condicionamento físico.

Ademais, esse passeio de flutuação ocupará pelo menos metade do seu dia. Por isso, é melhor se programar para descansar o resto do dia ou fazer alguns dos passeios oferecidos do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Se quiser, você também poderá visitar algumas atrações na região que não exigem tanto esforço físico, como o Buraco das Araras.

Prós

  • É o percurso de flutuação mais longo de Bonito, com 2,2 km.
  • Os rios em que é feito o mergulho, Rio Olho d’Água e Rio da Prata, têm uma enorme variedade de peixes, plantas e outros animais subaquáticos.
  • A água é cristalina e a visibilidade é ótima.
  • Durante a trilha interpretativa é possível conhecer várias espécies de plantas e alguns animais locais.
  • Caso fique cansado, você pode terminar o trajeto com o barco de apoio a partir do trecho do Rio da Prata.
  • O almoço está incluído no valor do passeio de flutuação e crianças com menos de seis anos de idade não pagam.

Contras

  • Por ser um percurso longo, é necessário ter certo condicionamento físico. Além disso, ele não é recomendado para idosos e crianças com menos de 6 anos de idade.
  • Apesar do Recanto oferecer outros passeios, eles são pagos à parte.
  • Se chover forte, a água dos rios fica turva e o passeio pode ser adiado ou cancelado.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

Nascente Azul ou Rio da Prata: o que mais você precisa saber?

mergulho rio da prata bonito ms

Além do passeio de flutuação em si, também é importante analisar outros fatores, como a localização, a infraestrutura do local e o preço, para decidir qual é a melhor opção. Confira a seguir!

Localização

A Nascente Azul e o Rio da Prata ficam 88 km distantes um do outro. A Nascente Azul fica mais próxima do centro do Bonito, a 33 km de distância. Já o Recanto Ecológico Rio da Prata fica na cidade vizinha, Jardim, Mato Grosso do Sul, a 53 km de Bonito.

Apesar de estarem localizadas em cidades diferentes, a viagem entre as duas atrações é de um pouco mais de 1 hora. Por isso, você consegue conhecer as duas na mesma viagem.

Além disso, a Nascente Azul e o Rio da Prata ficam perto de outras atrações turísticas importantes da cidade, como o Buraco das Araras, as Grutas de São Miguel, A Gruta do Mimoso, a Lagoa Misteriosa, o Rio do Peixe e a famosa flutuação no Rio Sucuri.

Então, tanto a Nascente Azul como o Rio da Prata são fáceis de chegar – e você ainda pode combiná-los com outros passeios no mesmo dia.

Infraestrutura

Assim como é comum na maioria dos passeios de flutuação, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Nascente Azul oferecem todos os equipamentos de mergulho necessários, como roupa de neoprene, coletes salva-vidas, snorkel, máscara, sapato de flutuação e uma breve instrução de como utilizá-los.

Entretanto, como a Nascente Azul é um complexo de turismo, sua infraestrutura é muito melhor do que a do Rio da Prata. Além da flutuação, o ingresso do passeio dá direito ao day use do balneário. Lá você pode realizar atividades gratuitas, como tirolesa e um mini circuito de aventuras.

A Nascente Azul também possui um restaurante em sistema de buffet que pode ser incluso no passeio (valor cobrado à parte), vestiários, banheiros, praia, piscina de água corrente e uma cascata. Vale a pena passar o dia por lá!

Em contrapartida, o Rio da Prata também tem uma boa infraestrutura, mas com menos opções de lazer. O recanto conta com banheiros, vestiários, guarda-volumes, redário e estacionamento.

A grande vantagem da flutuação no Rio da Prata é o almoço incluso no passeio. Então, depois de flutuar por cerca de duas horas, você volta para a sede do recanto e come uma típica comida sul-mato-grossense. Não existe forma melhor de recarregar as energias!

Além disso, no Recanto Ecológico Rio da Prata você pode realizar outras atividades, como cavalgar, mergulhar com cilindro e observar aves. Mas esses passeios são pagos à parte.

Preço

Atualmente , o valor do passeio de flutuação na Nascente Azul é R$ 230,00 para adultos e R$ 210,00 para crianças na baixa temporada; e R$ 300,00 para adultos e R$ 280,00 para crianças na alta temporada. O almoço é opcional e custa R$ 49,00.

Em contrapartida, o valor do passeio de flutuação Rio da Prata é R$ 300,00 na baixa temporada e R$ 390,00 na alta temporada, tanto para adultos como para crianças. Embora seja mais caro, o almoço está incluso.

Considerando o que cada uma dessas flutuações inclui, esse é um valor justo!

Então, qual flutuação em Bonito escolher?

flutuação nascente azul

De fato, as flutuações em Bonito são experiências únicas. Por isso, se você tiver a oportunidade (e o dinheiro), faça o passeio na Nascente Azul, no Rio da Prata e em outras nascentes e grutas. Aproveite ao máximo sua viagem para admirar as belezas subaquáticas de Bonito!

Contudo, se você precisa escolher apenas uma, é importante analisar algumas coisas.

Apesar da flutuação aparentemente não exigir tanto esforço físico, esse é um passeio cansativo. Afinal, você não pode colocar os pés no chão em nenhum momento.

Mesmo que suavemente, é necessário nadar o tempo todo. Por isso, se você é sedentário, idoso ou tem alguma limitação física, é melhor optar pela flutuação na Nascente Azul, pois ela é mais curta.

Além disso, se você nunca fez flutuação antes, pode ser uma boa ideia fazer primeiro a flutuação na Nascente Azul para você experimentar e ver como se sente.

Como vimos, a flutuação no Rio da Prata é a mais longa de Bonito. Então, comece com percursos mais curtos, como o do Aquário Natural de Bonito!

Agora, se você já fez flutuação antes ou já tem um bom condicionamento físico, não deixe de fazer a flutuação no Rio da Prata. Sem dúvida, será uma experiência sensacional!

Então, qual flutuação você vai fazer em Bonito: Nascente Azul ou Rio da Prata?

Muitos outros passeios também podem encantar você, como o Rio Formoso, a Barra do Sucuri, a Praia da Figueira, a Estância Mimosa e a Serra da Bodoquena.

Venha conhecer nossos pacotes e agende hoje mesmo por e-mail ou WhatsApp!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.