roteiro bonito agência de turismo em bonito

Natal em Bonito: 8 Formas de Curtir as Festividades Natalinas

Passar o Natal em Bonito é uma das melhores formas de curtir o período natalino, já que a cidade é uma das mais belas do país.

Considerada a capital do ecoturismo brasileiro, o paraíso de Mato Grosso do Sul, a 300 km de Campo Grande, reúne muitos atrativos naturais para exploração.

Afinal, são cachoeiras, trilhas, rios, grutas e muitos outros passeios, presentes o ano todo. Além, é claro, do clima natalino, que toma conta da cidade, com atrativos próprios dessa época.

Então, se você quer saber algumas das melhores opções para curtir o Natal em Bonito, basta continuar a leitura!

As melhores formas de curtir o Natal em Bonito/MS

Na época do Natal (dezembro) é alta temporada na região, onde as chuvas marcam presença de forma mais intensa.

Por isso, o verde toma conta das matas, transformando completamente o visual das áreas rurais. Já na parte urbana, o clima de festividade toma conta das ruas e estabelecimentos, se preparando também para o ano novo.

Praça da Liberdade

Praça da Liberdade de Bonito
Fonte: Ben Oliveira (Flickr)

Uma das formas mais interessantes de aproveitar o Natal em Bonito é curtindo as atrações na Praça da Liberdade.

Essa é a principal área pública do município, que recebe visitantes durante todo o ano. Afinal, é lá que está o famoso monumento dos peixes. São piraputangas gigantes, que realizam um salto dentro do lago, no centro da cidade.

No Natal, o local recebe uma decoração especial durante as festividades, além de receber também atrações ao vivo.

Aproveitar a ceia em um dos restaurantes de Bonito

Pantanal Grill
Fonte: Pantanal Grill (TripAdvisor)

Embora seja pequena, a cidade de Bonito/MS oferece uma ótima estrutura para receber os visitantes.

E isso envolve a presença de muitos hotéis e pousadas, além de restaurantes, servindo desde o café da manhã até o jantar.

Por isso, uma ótima forma de aproveitar o Natal em Bonito é saboreando as ceias e pratos servidos nos restaurantes.

Alguns dos principais destaques da cidade são a Casa do João, Pantanal Grill, Juanita Restaurante e o Old West Restaurant (confira outras opções).

Fazer os passeios de Bonito/MS

Por fim, não podem faltar também os próprios passeios e atrativos que a região tem a oferecer – não apenas no Natal, mas durante todo o ano.

Nesse sentido, como já vimos, o mês de dezembro marca justamente a alta temporada no município, tanto pelas festividades do final de ano quanto pelas férias escolares.

Além disso, é verão em Bonito, onde as chuvas ficam mais intensas, tornando os rios mais cheios e as cachoeiras ainda mais belas.

Uma das grandes qualidades da cidade é que os rios possuem águas claras e, mesmo com as chuvas, ainda dá para curtir as flutuações nas nascentes. A exploração das grutas e das trilhas também são destaques nesse período.

Veja, em seguida, os principais passeios para fazer no Natal.

Flutuação no Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

Esse é o rio mais cristalino do Brasil, e que oferece uma das melhores atividades da região: a flutuação em sua nascente.

Trata-se de um passeio clássico de Bonito/MS, onde a pessoa fica boiando sobre a água, de barriga para baixo, utilizando uma roupa especial de neoprene, máscara e snorkel.

Assim, devido à transparência da água, é possível ter uma visão ampla de todo o conteúdo do rio. A observação dos peixes, plantas e das próprias estruturas do leito é encantador, realmente uma experiência única.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

Outro passeio que não pode ficar de fora da lista de atrativos do Natal em Bonito é a Gruta do Lago Azul.

Essa é simplesmente a maior atração da cidade, sendo um símbolo do ecoturismo local, e que está com condições ideais de visitação nesse período.

A gruta possui uma estrutura belíssima, com muitas formações geológicas em sua parte interna. Mas o grande destaque vai realmente para o seu pequeno lago, que encanta por sua coloração azul.

Trata-se de um passeio de contemplação, já que não é permitido entrar no lago, por questões de conservação. Esse, aliás, é um dos pontos fortes de Bonito, que tem uma grande preocupação em preservar seus atrativos naturais.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Fazenda Ceita Corê

fazenda ceita corê

A Fazenda Ceita Corê oferece um dos passeios mais completos da cidade, e vale a pena conhecer o atrativo na época do Natal.

Esse é um dos locais que é preciso ao menos um dia completo para conseguir explorar os melhores pontos.

Na parte da manhã, há a exploração das trilhas e cachoeiras, ao longo da mata ciliar do Rio Chapena. O calor das caminhadas é sempre refrescado pelos banhos nas quedas d’água, sendo esse um processo incrível.

Já na parte da tarde, os visitantes se deslocam até a nascente do rio, onde há uma caverna alagada, com um lago gigantesco.

E o melhor de tudo fica reservado ainda para o fim de tarde, quando todos voltam para o receptivo.

Isso porque a Ceita Corê possui um pôr do sol incrível, um dos mais belos da região, podendo ser observado do deck ou da beira do lago, na frente da fazenda.

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

Boca da Onça

boca da onça

A Boca da Onça é a maior cachoeira de todo o estado do Mato Grosso do Sul, e reserva um passeio incrível para quem vai passar o Natal em Bonito.

Assim como a Ceita Corê, trata-se de um atrativo de exploração de trilhas e cachoeiras, e que atrai muitos visitantes o ano todo.

Em dezembro, o visual da região é incrível, com um fluxo de água de tirar o fôlego, tornando os córregos realmente intensos.

A trilha principal é bastante extensa e reserva muitos banhos ao longo do percurso. Além do mais, a Boca da Onça oferece ainda um passeio de rapel de plataforma, que está entre os melhores do país.

Então, quem gosta de se aventurar nessas atividades, irá aproveitar bastante a passagem pelo local.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Praia da Figueira

praia da figueira

A Praia da Figueira é mais uma ótima alternativa de passeios de Natal em Bonito, sendo um balneário completo.

A região conta com muitas ótimas opções de balneários, aproveitando trechos de rios. Nesse caso, o grande diferencial do atrativo é que ela fica às margens de uma lagoa, que oferece águas sempre mornas.

O local é uma praia de água doce e que possui uma estrutura magnífica para os  banhos. Além disso, fica bem próximo ao Rio Formoso, o principal rio de toda a região de Bonito/MS, onde são praticados passeios de flutuação.

A praia ganhou esse nome devido à presença de uma figueira centenária que fica à beira do lago. A árvore gigantesca também é um atrativo à parte, onde fica um redário para descanso, aproveitando a sua sombra natural.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cavalgada no Recanto Ecológico Rio da Prata

Cavalgada pelo Recanto Ecológico Rio da Prata
Fonte: Recanto Ecológico Rio da Prata (TripAdvisor)

Embora não esteja geograficamente no Pantanal, a cidade de Bonito/MS é cercada por esse bioma alagável. E também por isso, tem muito dessa cultura pantaneira, encontrada nos mais diversos cantos, desde construções até a culinária, como o arroz carreteiro.

As cavalgadas representam bem esse fator, sendo um dos passeios mais relevantes da região. Dentro desse contexto, o Recanto Ecológico Rio da Prata é uma das melhores alternativas para quem quer cavalgar nessa época.

O local reserva muitos outros atrativos, como o mergulho e também a flutuação no Rio da Prata. Por isso, é uma opção que realmente vale a pena colocar no roteiro de viagem de Natal em Bonito.

Outra cavalgada bem relevante na região é a da Fazenda Estância Mimosa, que fica próxima ao Rio Mimoso.

Considerações finais

Passar o Natal em Bonito é realmente uma alternativa única de viagem, que reserva muitas aventuras devido aos seus atrativos.

A cidade já oferece belezas naturais bastante chamativas, mas complementa esses recursos com uma estrutura adequada de visitação. A verdade é que apenas os passeios comuns já são um ponto muito positivo para conhecer a região.

Além do mais, o clima de Natal torna tudo ainda mais interessante, principalmente no centro de Bonito.

Esse é o caso da Praça da Liberdade, um importante ponto de encontro dos visitantes e que ganha uma decoração especial e é palco de festas em dezembro.

Por isso, se visitar Bonito/MS em qualquer momento já é algo incrível, as festividades natalinas tornam o passeio ainda mais completo.

Quem gosta de explorar a natureza, conhecer grutas e rios, encontra na cidade um verdadeiro paraíso.

E não à toa, o lugar recebe milhares de visitantes ao longo do ano, uma vez que realmente é um paraíso natural.

Seus rios de águas cristalinas, sua mata preservada e toda a sua estruturação para oferecer segurança e conforto nos passeios, sem dúvida, é algo inigualável.

Não importa se você vai curtir o Balneário Nascente Azul ou a Fazenda Ceita Corê, a capital do ecoturismo tem muito a oferecer.

E então, preparado para curtir o Natal em Bonito?

Aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso, reservando seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.