O Que é Passeio de Flutuação? Quais os Melhores em Bonito?

Se você chegou até aqui porque está curioso para saber o que é passeio de flutuação e entender se, de fato, esse tipo de aventura combina com o seu roteiro, não precisa se preocupar!

O Roteiro Bonito MS vai explicar tudo sobre o assunto, além de apresentar as boas opções de flutuação em Bonito para você aproveitar e curtir muito.

O Aquário Natural, o Rio da Prata, a Nascente Azul, o Rio Sucuri e a Lagoa Misteriosa foram as flutuações que colocaram Bonito no mapa do ecoturismo mundial. Mas, como você deve imaginar, as opções de passeios em Bonito vão muito além, bem como as opções de flutuação também.

Hoje, vamos nos dedicar a explicar o que são e como funcionam os passeios de flutuação, mas traremos também algumas outras sugestões que você poderá incluir no seu roteiro quando vier a Bonito/MS.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

O que são passeios de flutuação?

É muito fácil entender o que é a flutuação. Imagine que você está boiando em um rio. A flutuação é mais ou menos isso, mas aqui você fica com a barriga virada para baixo. É como “boiar do contrário”.

As flutuações de Bonito são feitas sempre em rios de correnteza suave. Assim, é o próprio rio que conduz você por um percurso já definido.

Não precisa ter medo, não precisa se preocupar, não precisa saber nadar, pois um guia acompanha você durante todo o tempo.

As flutuações são passeios onde pensamos que estamos voando, de tão transparentes que são as águas, sempre descendo a favor da correnteza dos rios. Aliás, tanto no verão como no inverno, eles têm sempre a água em temperatura agradável, na casa dos 20 °C.

Como acontecem as flutuações?

Os itens e acessórios

As flutuações de Bonito acontecem em propriedades particulares com acesso aos rios da região. São fazendas que mantêm outras atividades além do turismo, mas que construíram uma estrutura independente para receber visitantes.

No preço da visita, já está incluso o aluguel de armários individuais ou coletivos nos vestiários, e também o aluguel de equipamento, que tem uso obrigatório:

  • Macacão de neoprene;
  • Colete salva-vidas;
  • Sapatilhas;
  • Máscara;
  • Snorkel.

Há macacões de neoprene em uma boa variedade de tamanhos, mas é interessante certificar-se, antes, se o passeio que você tem interesse fornece macacões em tamanhos que atendam às suas necessidades. Para isso, você pode falar com um de nossos especialistas.

Não se esqueça de levar toalha (os hotéis costumam emprestar ou alugar) e também a sua roupa de banho. Não é permitido utilizar protetor solar durante a flutuação.

Os grupos

As flutuações são feitas em grupos pequenos, de até 9 pessoas. Os grupos são sempre acompanhados por guias.

O guia ou vai nadando à frente do grupo, ou segue o grupo num barco de apoio não motorizado. O Aquário Natural é o único passeio que conta com ambos.

As recomendações e restrições

Segure o nadador que existe dentro de você: o nome “flutuação” não é à toa. Nadar com força é proibido, para não levantar sedimentos e prejudicar a visibilidade na água, assim como também é proibido pisar no fundo dos rios.

As flutuações em Bonito podem ser feitas por crianças, se acompanhadas por um responsável, e também por quem não sabe nadar. Nesses casos, algumas flutuações são mais recomendadas do que outras – explicamos ao fazer sua reserva e indicamos as melhores flutuações para o seu perfil e o perfil de sua família.

As águas são rasas em boa parte dos percursos, o que dá uma sensação maior de segurança.

É raro, mas pode acontecer de um jacaré ou uma sucuri fazerem uma participação especial durante o passeio. Isso é mais provável de acontecer no primeiro horário de flutuação do dia.

As flutuações acontecem em todos os dias do ano, faça chuva ou faça sol. Só chuvas torrenciais é que podem causar o cancelamento de passeios.

O verão é a estação mais chuvosa em Bonito, então, programe-se com antecedência para poder curtir seu passeio favorito!

Principais flutuações em Bonito (MS)

As principais flutuações em Bonito e arredores são 8:

  1. Rio da Prata;
  2. Rio Sucuri;
  3. Barra do Sucuri;
  4. Aquário Natural;
  5. Lagoa Misteriosa;
  6. Recanto Ecológico Rio da Prata;
  7. Abismo Anhumas;
  8. Nascente Azul.

1. Rio da Prata

A flutuação do Rio da Prata é a mais famosa e disputada.

Não conseguir uma vaga geralmente frustra os visitantes que não sabem da necessidade de reservar os passeios com antecedência. Por isso, sugerimos que você entre em contato com nossos especialistas o mais cedo possível.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Rio Sucuri

A nascente do Rio Sucuri está entre as três águas mais transparentes do mundo. Além disso, aqui você também pode fazer trilha e curtir a natureza.

Dá para perder um passeio assim?

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri contempla o encontro entre os rios Sucuri e Formoso, enquanto o passeio no Rio Sucuri (que falamos no tópico anterior) destaca a nascente do rio.

Tanto no rio quanto na barra dá para fazer flutuação.

Passeio em águas cristalinas
Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri é um passeio de flutuação por um dos três rios mais cristalinos do planeta e um dos mais transparentes do Brasil.

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Aquário Natural

Um gigante complexo subaquático e um dos mais incríveis locais para fazer flutuação.

É uma das flutuações indicadas para pessoas de todas as idades, mas também uma das que esgotam mais rapidamente.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Lagoa Misteriosa

Como o nome indica, a Lagoa Misteriosa carrega um mistério interessante: ainda não se sabe qual é a profundidade total da lagoa, já que o máximo alcançado até o momento foi 220 metros.

Há muito o que explorar na Lagoa Misteriosa, incluindo, claro, a flutuação.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Recanto Ecológico Rio da Prata

Aqui o rio é raso, portanto, aceita muito bem as crianças e as pessoas com pouca familiaridade com a água.

Também é possível fazer mergulho, praticar snorkel e se encantar com os peixes do local.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Abismo Anhumas

Neste lago subterrâneo, milhares de mergulhadores amadores e profissionais já viveram experiências incríveis.

A caverna tem mais de 72 metros de profundidade e ainda permite que o visitante faça mergulho e conheça formações rochosas incríveis.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Nascente Azul

Sem dúvida, essa é uma das melhores experiências de flutuação em Bonito. Neste complexo de ecoturismo, você também encontra outras atividades, como tirolesa, trilhas e muito mais.

Só não se esqueça de garantir seus ingressos com antecedência, pois a Nascente Azul é uma das atrações mais concorridas de Bonito.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

O que mais dá para fazer em Bonito?

As flutuações são as atrações que mais atraem turistas em Bonito, mas a região reserva muitas outras atividades relacionadas ao ecoturismo. Veja algumas outras ideias que você pode incluir no seu roteiro:

É claro que a Coreia do Sul, a África do Sul, a Costa Rica e a Arábia Saudita têm lugares lindíssimos.

É claro, também, que viajar para lugares exóticos e menos conhecidos pelos brasileiros – como Estados Federados da Micronésia, Costa do Marfim, Antígua e Barbuda, Bósnia e Herzegovina, República Democrática do Congo, Emirados Árabes Unidos e Burkina Faso – rendem experiências e fotos inesquecíveis.

A Ilha de Man, as Ilhas Cocos e a Ilha Norfolk reservam muitas surpresas para os viajantes.

Mas nada disso invalida as belezas do nosso Brasil. Nada disso impede que você passe suas férias em um destino maravilhoso, nacional, referência em ecoturismo.

E então, vale a pena fazer flutuação em Bonito?

Cada flutuação tem algo de especial. Seja qual for a sua escolha, com certeza, fará sua viagem a Bonito valer a pena.

É impossível se entediar com tanta beleza, então, você pode até querer fazer mais de uma flutuação em sua viagem. O mais importante é se planejar e reservar as atrações com antecedência.

Para isso, conte com a ajuda da Roteiro Bonito MS e elimine todas as suas preocupações da viagem.

Flutue em Bonito e entenda o que é voar sem asas!