O Que Fazer Em Bonito Com Chuva? Veja os Melhores Passeios

Quer saber o que fazer em Bonito com chuva? Então, confira as opções de passeios que a agência Roteiro Bonito MS preparou para você!

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, oferece uma grande quantidade de passeios, como cachoeiras, balneários, grutas e rios. Por isso, consegue atrair milhares de turistas durante todas as épocas do ano, que querem aproveitar as atrações.

No entanto, o tempo não é algo que o ser humano consegue controlar, e dependendo do período as chuvas podem oferecer uma certa dificuldade na realização de alguns passeios.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

O que fazer em Bonito com Chuva?

O período chuvoso em Bonito/MS se estende durante os meses de dezembro a março. Por isso, quem viaja para a cidade nesse período está sujeito a encarar algumas chuvas em meio às viagens.

Isso não significa, porém, que a cidade fique parada enquanto esse momento chuvoso não cessa, muito pelo contrário.

A verdade é que os meses de dezembro e janeiro são justamente o ápice da alta temporada, uma vez que há as férias escolares. Além disso, as atrações que Bonito possui contam com a vantagem de proporcionar ótimos passeios em todas as épocas do ano.

Dadas as dificuldades dos momentos de chuva, é claro, os grandes destaques vão justamente para a exploração das grutas. Por serem locais naturalmente cobertos, essas cavernas oferecem uma proteção significativa ao passeio.

Mas, além das grutas, também é possível aproveitar algumas opções de flutuação mais próximas do centro da cidade.

Vamos conferir, em seguida, as principais opções?

1. Gruta de São Mateus

Abrindo as opções sobre o que fazer em Bonito com chuva, está a visita à Gruta de São Mateus. Esse é um passeio de contemplação, em uma caverna seca, que facilita bastante a observação das estruturas.

Para chegar ao local, é preciso fazer uma pequena trilha suspensa e depois percorrer cerca de 300 metros em outra trilha em meio à mata.

Ao chegar na entrada da caverna, o acesso ao interior se dá por uma escadaria, com 60 degraus. As formações geológicas presentes por lá, como coraloides e estalactites, deixam o espaço com um visual incrível.

E no receptivo é possível ainda observar o museu do local, bem como contar com outras facilidades como o banheiro, áreas de descanso e o wi-fi.

A principal vantagem desse atrativo é que a gruta está a apenas 4 km de distância de Bonito. Em períodos de chuva, esse é um diferencial que é importante considerar.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Gruta de São Miguel

A exploração da Gruta de São Miguel é uma das melhores alternativas de o que fazer em Bonito com chuva. Afinal, trata-se de uma cavidade seca, que oferece proteção contra os acontecimentos externos.

Diferentemente das outras opções da região, o local não possui lago, o que acaba tornando o passeio único. Essa característica faz com que toda a cavidade fique disponível para observação completa.

Com a riqueza de formações geológicas que existem por lá, esse é um ponto bem positivo. São espeleotemas, como estalactites, estalagmites e travertinos, que pouco a pouco foram esculpidos pelo tempo.

Um exemplo completamente o oposto disso é o Abismo Anhumas, que conta com um lago profundo, encobrindo as estruturas.

Mais um diferencial relevante da Gruta de São Miguel é a sua infraestrutura geral, que é muito bem montada.

Na parte interna da caverna, por exemplo, há todo um sistema de iluminação artificial, que facilita a exploração. E a parte do receptivo também não deixa a desejar, com banheiros, estacionamento, loja de artesanato, bar e até mesmo wi-fi.

Quanto à distância para o centro de Bonito, a gruta fica a apenas 18,5 km, sendo um percurso rápido a se realizar.

Uma das mais belas grutas de Bonito
Gruta de São Miguel

A Gruta de São Miguel propicia passeios contemplativos subterrâneos repletos de formações geológicas, principalmente, de espeleotemas formados há milhares de anos. Os passeios começam pelas pontes que ficam suspensas junto às copas das árvores. Desse modo, é um dos pontos turísticos mais próximos do município de Bonito

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos principais cartões postais da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Essa é uma opção de passeio contemplativo e que realmente é muito procurada pelos visitantes.

A caverna é alagada, com um lago de águas azuis, mas onde infelizmente não é possível fazer mergulho ou flutuação. O objetivo da atração é realmente contemplar toda a beleza do local, que é de tirar o fôlego.

O acesso ao interior da gruta se dá por meio de uma escadaria de cerca de 150 metros de distância, com 300 degraus. Antes disso, há também uma trilha de 200 metros, que é uma atração à parte.

Como é muito visitado, o local conta com uma ótima infraestrutura, com acesso para cadeirantes, banheiros e áreas de descanso. Até o local, são apenas 22,5 km partindo do centro de Bonito.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é considerado o rio de águas mais transparentes de todo o país, sendo top 3 mundial nessa categoria. Não à toa, a atração é uma das mais procuradas de Bonito/MS, possibilitando um visual incrível.

A flutuação acontece na sua área de nascente, onde a água fica realmente mais cristalina. Por isso, mesmo com as chuvas, a atividade ainda acontece com bastante qualidade.

O rio fica um pouco mais turvo do que em períodos secos, mas como é um local realmente surpreendente, ainda vale a pena conferir o passeio.

Geralmente, sua flutuação tem uma média de duração de 2 horas, sendo uma das mais longas de Bonito.

O local conta com um receptivo muito bem estruturado, com banheiros e restaurante. Além disso, fica a apenas 20 km de distância do centro da cidade, o que torna o deslocamento rápido.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Flutuação no Aquário Natural Bonito

Também em relação às flutuações, o Aquário Natural consegue se destacar em relação aos demais por sua proximidade com o centro da cidade.

Para se ter uma ideia, partindo do centro, são apenas 7 km até o destino, o que torna o passeio uma das melhores opções de o que fazer em Bonito com chuva.

O aquário de Bonito fica dentro da Reserva Ecológica Baía Bonita, justamente no trecho da nascente do rio que deu nome ao local.

Trata-se de um passeio por águas cristalinas, mas que conta também com o diferencial de ser calmo. Por isso, oferecem condições perfeitas para uma viagem em família, com crianças e/ou idosos.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Balneário Nascente Azul

Mais uma boa opção para o que fazer em Bonito com chuva é aproveitar o Balneário Nascente Azul, que está a apenas 29 km do centro da cidade.

O local fica exatamente na sede da Nascente Azul, que é um importante ponto turístico da região. Por lá, é possível aproveitar os lagos, cascatas, piscina ecológica, corda bamba, tirolesa e muitas outras atividades.

O passeio pelo balneário permite ainda uma ótima alternativa de flutuação, que acontece na nascente do Rio Bonito. E por ser uma área de águas calmas, é o único local que possibilita a realização da apneia.

Diferentemente das opções anteriores, o balneário é um espaço que não é natural, e por isso foi construído com esse pensamento de proporcionar conforto aos visitantes.

Mas a integração com a natureza que circunda o lugar é, com certeza, um atrativo fundamental do balneário, que também atrai muitos turistas, o ano todo.

Passeio perfeito para toda a família
Balneário Nascente Azul

Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Projeto Jibóia

O Projeto Jibóia é um dos atrativos mais peculiares de Bonito, sendo uma opção bem diferente das outras alternativas de passeios da cidade.

Afinal, é realmente um local voltado para proporcionar educação ambiental a respeito da importância das jibóias, que são serpentes comuns no Brasil.

Essas cobras não são venenosas, mas acabam gerando um grande preconceito por parte da população.

Por lá, é possível conhecer alguns belos exemplares, ouvir uma palestra sobre e também ter um contato direto com elas.

Para quem tem um pouco mais de coragem, um dos pontos principais do passeio é a hora de tirar algumas selfies com uma das serpentes no ombro.

Como os animais do lugar são bastante dóceis e acostumados com esse tipo de contato, a atividade acontece sem o menor perigo.

Para quem gosta de conhecer animais exóticos, o projeto conta ainda com uma píton, que pertence à espécie de maiores cobras do mundo em termos de comprimento.

Por seu caráter educativo, trata-se de uma bela opção de viagem com as crianças, e por ser um espaço coberto, na área urbana de Bonito, as chuvas não irão atrapalhar em nada.

A localização, aliás, é um dos principais benefícios do Projeto Jibóia, uma vez que ele está a apenas 2,2 km de distância do centro da cidade.

Além disso, a visita acontece apenas durante a noite, sempre com início às 19h. Assim, não irá interferir no roteiro da parte do dia.

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

Menções honrosas

Aqui vão mais algumas dicas que passeios que você pode fazer em Bonito se estiver chovendo:

  • Casa do Vidro;
  • Museu Kadiwéu;
  • Passeio Bonito by Night.

Pronto para visitar Bonito/MS e viver grandes momentos?

Felizmente, ao contrário do que se poderia imaginar inicialmente, há ótimas opções de o que fazer em Bonito com chuva.

O local conta com uma ampla diversidade de passeios, e isso contribui para que não faltem alternativas, faça chuva ou faça sol.

Mas, de qualquer forma, se tem algo que sempre gostamos de destacar é que Bonito recebe turistas do mundo todo.

Viajantes da Costa do Marfim, Coreia do Sul, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Estados Federados da Micronésia, Bósnia e Herzegovina, República Democrática do Congo, Antígua e Barbuda, Ilha de Man, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Virgens Americanas, Cabo Verde, Burkina Faso e Arábia Saudita, por exemplo, estão sempre em busca de apreciar nossas belezas.

Isso quer dizer que, para garantir seus passeios, você precisa comprar os ingressos com o máximo de antecedência possível.

Entre em contato com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!