roteiro bonito agência de turismo em bonito

O Que Levar Para o Pantanal? Dicas Essenciais para Arrumar as Malas

O Pantanal é uma das regiões mais diferenciadas do Brasil, com uma rica biodiversidade, e por isso recebe um fluxo de visitantes intensos. Mas o que levar para o Pantanal em uma viagem?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem enquanto estão se programando para viajar para a região. E, na verdade, é algo que realmente vale a pena prestar bastante atenção, visto que isso ajudará em um melhor preparo para aproveitar ao máximo as atividades.

Então, se você quer saber todos os itens essenciais para levar para o Pantanal, acompanhe o nosso conteúdo!

Onde fica o Pantanal?

Pantanal
Fonte: reisezeiten2 (Flickr)

O Brasil é realmente um país continental, com uma rica biodiversidade dentro de seu território.

Assim, concentra tanto lugares secos, como a caatinga nordestina, quanto pontos de chuvas intensas, como a Floresta Amazônica.

E uma mostra bem interessante dessa magnitude é o Pantanal, que é a maior superfície alagável de todo o planeta.

Ele se localiza na região centro-oeste do país, dentro dos estados do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. Além disso, também está presente em outros territórios, como no Uruguai e no Paraguai.

De acordo com dados do IBGE, trata-se do bioma brasileiro com maiores índices de preservação. A área é cercada por planaltos e fica com cerca de 80% inundada na época das chuvas.

Mesmo assim, muitas espécies de árvores e plantas aquáticas vivem por lá, como a cabomba, o aguapé e outras.

Mas o que mais chama a atenção são realmente os animais que habitam a região, como a imponente onça-pintada, jacarés, araras, jaús, tucanos, aves aquáticas, capivaras e muitos outros.

Devido à sua importância, o Pantanal é considerado um Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, sendo dividido entre Pantanal Norte e Pantanal Sul.

Por isso, o lugar recebe uma grande quantidade de turistas todos os anos, que vão conferir de perto essa maravilha da natureza.

Por lá, eles aproveitam para explorar bastante a área, através de longas trilhas, passeios com cavalos, observação das aves e outros animais, pescaria e mais.

Como é o clima no Pantanal?

O Pantanal brasileiro realmente recebe uma abundância de visitantes o ano todo. Mas antes de observar como funciona esse passeio ou o que levar para o Pantanal durante a viagem, é importante entender melhor o seu clima.

Afinal, há uma ligação direta entre esses dois pontos, pois a temperatura e condições do tempo interferem diretamente nessa estadia.

Quanto a isso, a região pantaneira possui dois períodos muito bem definidos: verão e inverno.

O verão marca a época de chuvas, onde o calor é mais intenso, e o nível da água nas planícies é alto. Isso acontece entre os meses de outubro e março, com a temperatura média de 33 °C.

Já entre os meses de abril a setembro, é o período de seca, onde as chuvas vão embora e o frio chega com mais força. Assim, a temperatura média no inverno é de cerca de 16 °C, podendo chegar até a 10 °C de mínima.

Afinal, o que levar para o Pantanal?

A visita ao Pantanal é uma ótima opção de viagem, dada a qualidade do destino e das aventuras que ele pode oferecer.

No entanto, para conseguir aproveitar ao máximo esse passeio, é muito importante chegar lá com todos os itens necessários. Mas quais são eles?

De uma forma geral, a viagem envolve a escolha das roupas, calçados e acessórios adequados.

Você pode, por exemplo, querer passar 7 dias no Pantanal e em Bonito, e para isso precisar se prevenir ainda mais e carregar mais itens.

Confira nossas dicas em seguida.

Roupas

O primeiro ponto essencial na lista sobre o que levar para o Pantanal é em relação às roupas.

Nesse caso, tudo vai depender da época do ano em que a viagem será feita, já que as variações de temperatura são significativas.

Mas, de uma forma geral, quando se viaja para o Pantanal, é fundamental levar na mala roupas como:

  • Calças compridas;
  • Camisas de manga comprida;
  • Camisetas;
  • Shorts;
  • Roupas íntimas;
  • Meias;
  • Casacos (meses frios);
  • Toalhas.

Uma dica interessante é buscar sempre opções de roupas com cores mais claras, que absorvem menos calor.

Quanto aos casacos, mesmo no verão, vale a pena levar uma peça, e no inverno é importante levar mais de um, sendo um deles impermeável.

Já as roupas longas, como calças e camisas, servem para se proteger melhor do sol e também dos insetos, muito comuns por lá.

Calçados

Outro item fundamental na hora de verificar o que levar para o Pantanal são os calçados.

A região sul mato-grossense é um local perfeito para a realização de trilhas, e isso exige uma boa preparação do visitante.

Além disso, por ser uma planície inundada, o ideal é optar por calçados impermeáveis, que oferecem mais proteção contra a água.

Nesse caso, na hora de viajar para o Pantanal, vale a pena colocar na mala:

  • Botas;
  • Tênis;
  • Chinelos.

Afinal, são muitos tipos de passeios e há também os momentos de descanso, onde calçados mais leves caem muito bem.

Mesmo com calçados impermeáveis, o uso de meias acaba se tornando bastante frequente no Pantanal. Por isso, é importante contar com alguns pares extras, para sempre ter uma sequinha por perto.

Acessórios

Por fim, além das roupas e calçados, outro ponto importante sobre o que levar para o Pantanal são os acessórios.

Esses são itens diversos e que, em questão de variedade, representam uma boa parte da lista.

Claro que tudo vai depender bastante da época do ano em que a viagem vai acontecer, mas alguns produtos que vale a pena levar são:

  • Lanterna;
  • Óculos escuros;
  • Chapéu ou boné grande;
  • Mochila;
  • Cartões de memória;
  • Protetor solar ou bloqueador solar;
  • Boné;
  • Carregador portátil;
  • Máquina fotográfica;
  • Repelente;
  • Garrafa para água;
  • Binóculos.

O ideal é tentar colocar de tudo um pouco, realmente, desde que não ocupe um espaço tão grande na bagagem.

O que fazer no Pantanal?

Agora que já foi possível entender o que levar para o Pantanal, que tal conferir um pouco sobre os passeios que estão te esperando por lá?

Felizmente, não são poucas as opções disponíveis, havendo belas alternativas de atividades existentes para curtir a fauna e flora locais. As principais são:

  • Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense;
  • Cavalgada;
  • Safári Fotográfico;
  • Exploração Noturna.

Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

A essência do Pantanal está justamente no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, com cerca de 135.000 hectares de área.

Por lá, é possível observar uma rica variedade de árvores e plantas, bem como diversos animais, como a onça-pintada, jacarés e capivaras.

E o melhor de tudo é que dá para realizar inúmeras atividades no parque, dentre elas o famoso passeio de lancha.

Como a planície é alagada, nada melhor do que essas embarcações menores para percorrer uma extensa área em pouco tempo e, enquanto isso, interagir e observar com clareza os detalhes da natureza local.

Cavalgada

Ao visitar o Pantanal brasileiro, a viagem não estará completa sem um passeio a cavalo, já que essa é uma das atividades mais procuradas pelos visitantes.

Os cavalos são animais muito importantes para os habitantes da região e representam bem o modo de vida dos moradores. Por isso, uma bela cavalgada consegue mostrar como funciona o dia a dia dos pantaneiros.

Sem falar, é claro, que é um modo eficiente de explorar o lugar, com uma viagem mais tranquila e lenta (quando comparada com a lancha).

E esse fator contribui para uma observação ainda mais detalhada do ambiente, sendo um ponto importante a se considerar.

Safári Fotográfico

A experiência que uma visita ao Pantanal oferece é realmente única, e vale a pena deixar tudo isso devidamente registrado.

Levando isso em consideração, surge a relevância do Safári Fotográfico, que é voltado justamente para quem está em busca de belos registros.

O passeio acontece de forma similar aos safáris africanos, com a utilização de caminhões próprios para transportar os visitantes.

Então, percorre-se as matas presentes na região, onde estão os animais silvestres em seu habitat natural.

O contato acontece de forma emocionante e as observações vão depender de quais espécies surgirem no percurso.

Mas, como a fauna local é muito rica, muitos indivíduos estarão sempre circulando pelas áreas percorridas.

Exploração Noturna

Assim como é comum também nas outras regiões do planeta, muitas espécies têm hábitos diferentes umas das outras.

Então, enquanto algumas são diurnas e aparecem durante o dia, outras são noturnas, sendo vistas de forma mais ativa durante a noite.

Por isso, quem visita o Pantanal não tem apenas um lindo pôr-do-sol para curtir. Você não pode deixar de conferir uma expedição noturna para explorar e conhecer esses animais.

Muitos lobos, jacarés e até mesmo as onças-pintadas, rainha das Américas, são comuns no período noturno, quando costumam caçar. E o passeio pode reservar um encontro cativante com esses bichos.

Normalmente, a exploração acontece tanto na área de mata, com carros, quanto na parte mais alagada, com barcos.

FAQ

Quais vacinas são necessárias para ir para o Pantanal?

Para viajar para o Pantanal, é importante buscar uma proteção imunológica eficiente, através das vacinas para a Febre Amarela e também da COVID-19.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.