roteiro bonito agência de turismo em bonito

Parque Ecológico Rio Formoso: Vale a Pena? Como Aproveitar? 

Você já pensou em visitar o Parque Ecológico Rio Formoso? Localizado a somente 7 km do centro de Bonito e a 3h30 de carro de Campo Grande/MS, esse ponto turístico possui atrações para toda a família.

Dentre as atrações, podemos citar o passeio a cavalo, boia cross, Formoso Adventure e ainda a deslumbrante Lagoa Formosa.

O Parque Ecológico Rio Formoso conta com diversão e também com uma extensa área de preservação. Se você busca por muita aventura em meio à natureza, paisagens inesquecíveis e momentos para recarregar as energias, esse é o lugar certo para você.

Agora, com ajuda da agência Roteiro Bonito MS, você aprenderá todas as informações e conteúdo relevante sobre esse paraíso e como aproveitar ao máximo a sua visita sozinho ou em grupo.

O local costuma receber turistas de todas as partes do mundo. Durante a baixa temporada, adultos e crianças podem relaxar e recarregar as energias. Enquanto isso, na alta temporada, dá para aproveitar o clima alegre e badalado do lugar.

Sobre o Parque Ecológico Rio Formoso

Parque Ecológico Rio Formoso
Fonte: Parque Ecológico Rio Formoso (TripAdvisor)

Devido à sua proximidade do centro da cidade, além da opção de fazer a visita ao parque em carros de passeio ou transportes públicos, os mais aventureiros preferem uma boa caminhada.

Alugar bicicletas para fazer o trajeto também é uma excelente opção para sair da rotina e aproveitar a paisagem.

Antes de fazer o seu passeio é preciso se programar. Afinal, como a maioria dos passeios na cidade, é preciso reservar a entrada em uma agência de turismo local, como nós.

Lembre-se de levar protetor solar, roupa de banho, tênis confortáveis, chinelo, repelente e toalha. Os valores das atividades são informados no ato da compra.

O horário de funcionamento é de 8h às 17h, porém, às quartas-feiras, o parque não funciona. Durante a alta temporada, o horário costuma ser estendido.

Os passeios podem ser comprados separadamente, mas todos dão acesso gratuito a um banho relaxante na Lagoa Formosa.

Nas águas transparentes, os visitantes poderão nadar, praticar stand up e vários outros esportes aquáticos. Durante a alta temporada, adultos podem pagar valores mais altos. Já, na baixa temporada, adultos encontram preços mais acessíveis em toda a cidade.

O parque começou com a história de duas famílias de gaúchos que foram para Campo Grande em busca de fazendas de gado. O casal Eza e Janes chegaram à região quando a cidade ainda se chamava Rincão Bonito. Logo, compraram a Fazenda Trevo, onde hoje está o Parque Ecológico Rio Formoso.

Passeio a cavalo: uma tradição no Mato Grosso do Sul

Os passeios têm horários específicos para acontecer. Afinal, você será guiado por monitores que fornecem todas as informações necessárias para o passeio.

Com equipamentos de segurança entregues no local, garrafinha de água e protegido por protetor solar e repelente, é hora de começar a aventura dos visitantes.

Os animais, bem cuidados e experientes, levarão o grupo em uma tranquila cavalgada pelo parque ecológico.

Durante o bonito caminho você verá grandes pastos típicos da região, pois antigamente o local era uma fazenda. Ao chegar ao córrego, você fará a travessia em uma experiência inesquecível.

Depois dessa etapa, você verá o Rio Formoso do MS. Com águas límpidas, ele é um verdadeiro convite para um banho. Durante essa pausa, aproveite para relaxar nas águas tranquilas do rio antes de retomar o passeio.

O caminho de volta é feito por uma trilha na mata ciliar. Você poderá relaxar nessa cavalgada depois da parada para banho no rio e deixar todas as suas preocupações para trás.

Boia cross: uma das mais queridas atrações do Parque Ecológico

boia cross no rio formoso

Essa é uma das principais atrações da região e do Brasil. O passeio costuma atrair milhares de pessoas de todas as partes do mundo.

A prática do boia cross é recomendada para pessoas maiores de sete anos de idade, desde que acompanhados pelos pais.

No Rio Formoso, em meio a corredeiras e cachoeiras, você e sua família farão um passeio inesquecível ao longo do parque.

O bóia cross é seguro e, antes do passeio, você fará uma pequena caminhada. Os visitantes percorrerão oito obstáculos com segurança e também farão a flutuação por áreas calmas do rio.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

Uma aventura em Bonito/MS

Além do boia cross, do stand up e outras atrações, você terá a chance de viver uma aventura na mata com muita diversão e segurança. Cada pessoa ou grupo receberá equipamentos para conhecer Bonito por uma perspectiva inesquecível.

Em trilhas suspensas pela mata ciliar, uma imensa tirolesa e flutuação, você fará um percurso de mais de um quilômetro por belezas naturais típicas do Brasil.

Além disso, você fará um verdadeiro voo durante mais de 520 metros pela mata.

Depois da relaxante flutuação, o passeio termina com uma pequena caminhada até chegar à recepção do parque.

Lagoa Formosa: o destaque do parque ecológico

A dica para aproveitar a Lagoa Formosa é comprar uma das atividades para usufruir de suas águas cristalinas e atrações gratuitamente. Afinal, a diferença para o day use do espaço é mínima.

Mas, o que você encontra na lagoa?

Além de águas limpas e cristalinas para nadar à vontade, fauna e flora, existem muitas outras atividades. Por exemplo, tirolesas, caiaques e trampolins.

Para quem deseja relaxar, um amplo gramado na orla da lagoa contém mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e toda a estrutura para você descansar e apreciar a vista.

Os restaurantes e lanchonetes do parque ecológico também oferecem o melhor da culinária de Bonito/MS, bebidas geladas e sobremesas. Além, é claro, de estrutura completa de banheiros e vestiários para que você tenha toda a comodidade.

Informações importantes sobre o Rio Formoso de Bonito/MS

Os passeios são recomendados para crianças acima de três anos de idade. Porém, essa informação varia conforme a atividade.

Por exemplo, o caiaque é permitido para os visitantes menores de três anos. Enquanto isso, a tirolesa e o stand up paddle são indicados para pessoas acima de oito anos.

Na cidade, existem pontos de apoio para os turistas. Não importa de onde você está vindo, aproveite a sua estadia para conhecer novos povos e culturas.

Escolha sua hospedagem favorita, faça seu check-in e aproveite!

E então, gostou das nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!

FAQ

O que fazer em Rio Formoso?

Seja para aproveitar o clima tranquilo da baixa temporada ou as atrações noturnas da alta temporada, a cidade tem como marca registrada a natureza. Para os amantes de esportes radicais ou para aqueles que preferem apreciar a paisagem em programas mais tranquilos, há lugar para todos. A culinária local também costuma atrair turistas do mundo todo.

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.