roteiro bonito agência de turismo em bonito

Passeio de Quadriciclo em Bonito: Onde Fazer e Como Aproveitar ao Máximo

O passeio de quadriciclo em Bonito é mais um dentre os diversos atrativos que a cidade possui.

Afinal, a capital do ecoturismo brasileiro, em Mato Grosso do Sul, é repleta de cachoeiras, grutas e rios, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

E embora não sejam os atrativos principais, os quadriciclos realmente cumprem um papel importante, dando mais opções para os turistas.

Esses veículos são muito comuns em fazendas e outras áreas privadas, seja para lazer ou trabalho. E em Bonito/MS eles são ideais para percorrer trilhas nas estradas e matas da região, aproveitando o melhor que a natureza tem a oferecer.

Então, se você quer saber mais sobre esses passeios de quadriciclo na cidade, continue acompanhando o conteúdo. Boa leitura!

Passeio de Quadriciclo em Bonito: Onde Fazer?

No geral, a cidade de Bonito/MS conta com duas ótimas opções de passeio de quadriciclo disponíveis: a Trilha Boiadeira e a Rota Zagaia .

Cada uma delas possui características próprias, com extensões, percursos, graus de dificuldades e limites diferentes. Confira mais detalhes em seguida.

1. Trilha Boiadeira

instrutor na trilha boiadeira

Sem dúvidas, uma das melhores opções de passeio de quadriciclo em Bonito é a Trilha Boiadeira.

O passeio ganha destaque por carregar bastante tradicionalidade, uma vez que utiliza a antiga estrada, usada pelas comitivas pantaneiras de gado no passado.

O trajeto é cheio de emoção, devido ao terreno ser íngreme e contar com buracos e também pedras na estrada. Mesmo assim, dá para fazer o percurso tranquilamente, apenas com as dicas iniciais do guia.

Outro ponto importante sobre essa opção é que ela fica a pouco mais de 1 km de distância do centro de Bonito.

Assim, não é preciso se deslocar para longe para conseguir aproveitar uma das melhores trilhas de quadriciclos da cidade.

A natureza ao redor da estrada também chama bastante atenção, devido à preservação, que é uma característica marcante de Bonito/MS.

Por isso, é possível observar muitas espécies da flora e da fauna local, dando ainda mais beleza ao percurso.

Quanto à trilha em si, são cerca de 8 km de extensão, somando o trajeto de ida e volta da aventura.

E para realizar o passeio Quadriciclo Trilha Boiadeira, não é preciso possuir carteira de habilitação (CNH). Além disso, maiores de 16 anos já conseguem conduzir tranquilamente o quadriciclo.

Trata-se de um veículo 4×4 com 420 cc, com local para dois ocupantes: o piloto e um garupa.

Por isso, é possível escolher entre realizar o passeio de forma individual ou então com outra pessoa. Mas, nesse caso, o garupa deve possuir mais de 5 anos de idade.

Para dar mais segurança, além do treino inicial, é fundamental também a utilização de itens como a calça longa e de um calçado fechado.

2. Rota Zagaia

Rota Zagaia
Fonte: Markus W (TripAdvisor)

Outra opção bem interessante de passeio de quadriciclo em Bonito é a Rota Zagaia. Ele é organizado pelo Resort Zagaia, que é muito conhecido na cidade, e fica a apenas 5 minutos do centro, a 3 km de distância.

O grande diferencial dessa alternativa é que ela está ligada a um dia repleto de outras atrações. Afinal, o resort conta também com piscinas, banheiras de hidromassagem, academia, aquaplay, quadras de esportes e mais.

Por isso, o passeio de quadriciclo é apenas um dos inúmeros atrativos disponíveis por lá.

O percurso da trilha é de cerca de 5 km e acontece em meio uma estrada na mata, muito bem preservada.

Um diferencial importante sobre a Zagaia é que crianças maiores de 10 anos de idade podem participar da atividade.

Ou seja, quem tem mais de 10 anos consegue pilotar o seu próprio quadriciclo, que é um modelo infantil, é claro.

Nesse caso, assim como na Trilha Boiadeira, os visitantes podem realizar tudo de forma individual, ou com um garupa.

Vale lembrar também que o passeio acontece tanto de dia quanto de noite, dando mais opções para quem quer se aventurar.

Embora também ofereça um nível de adrenalina alto, não é exatamente esse o grande objetivo dessa trilha. Isso porque o que se preza aqui é realmente aproveitar todo o percurso, bem como a sua interação com a natureza.

Os passeios de quadriciclo em Bonito são seguros?

Bonito/MS é uma cidade que realmente vive do ecoturismo, e por isso é muito bem estruturada para essa atividade.

E isso é notado na própria organização dos passeios, e no objetivo do município de preservar as belezas que a natureza proporcionou à região. A limitação de visitas diária é um exemplo claro disso.

Seja pela introdução de alguma adaptação externa aos atrativos, como o rapel elétrico no Abismo Anhumas, ou pela utilização de guias competentes, todos os passeios buscam oferecer muita segurança.

Os guias, aliás, são profissionais que fazem parte de todos os passeios, direcionando os turistas.

No passeio de quadriciclo em Bonito não é diferente, e os guias atuam como gerenciadores das atividades. Assim, sempre antes da atividade, o guia dá uma explicação clara sobre o funcionamento do veículo.

O próprio quadriciclo possui um controle bem básico, já que é de 4 rodas (o que dá estabilidade), mas é guiado por um guidão e não um volante.

Além disso, o uso dos itens de segurança, bem como o porte obrigatório de tênis fechado e calça, ajudam a trazer segurança para o passeio.

Qual é a idade mínima para pilotar o quadriciclo durante o passeio?

Uma mostra bem interessante da segurança dos passeios de quadriciclo é justamente a idade mínima para pilotar o veículo nas trilhas por Bonito/MS.

Além disso, como mencionado, não é preciso ter CNH, uma vez que os passeios acontecem em estradas em meio a mata.

No geral, maiores de 16 anos de idade já podem comandar o seu passeio de forma individual, mesmo nos quadriciclos de modelo adulto.

Já as crianças entre 10 e 15 anos também podem pilotar, mas em um modelo infantil, onde as cilindradas são menores.

Para se ter uma ideia, um motor do veículo adulto possui 400 cc, enquanto o infantil possui apenas 150 cc.

Quanto ao garupa, é preciso que ele tenha ao menos 5 anos de idade para que possa fazer todo o percurso com a segurança necessária.

Pontos positivos do passeio de quadriciclo em Bonito

Como demonstrado, a segurança já é um ponto a se destacar sobre essa atividade, uma vez que, embora seja cheia de adrenalina, trata-se de um passeio realmente seguro para os turistas.

Mas não é apenas isso que chama a atenção para os passeios de quadriciclo por Bonito. A verdade é que eles são uma ótima forma de explorar alguns trechos da cidade.

Bonito conta com muitos passeios e fica bem difícil organizar um roteiro que encaixe ao menos os principais destinos.

Em outras palavras, buscar outras formas de explorar faz toda a diferença no final das contas – além, é claro, de toda a adrenalina envolvida, uma vez que os veículos conferem bastante emoção, principalmente nos trechos mais difíceis.

O passeio envolve uma observação direta das árvores locais, com uma imersão em meio a flora. O contato com a fauna também é bastante intenso.

Em outras palavras, são os mesmos resultados de uma trilha (caminhada), mas com um percurso de exploração maior e mais adrenalina.

O próprio tempo dedicado ao passeio também é mais curto, onde ambas as opções descritas acima têm uma duração média de 1 hora.

Vale a pena fazer um passeio de quadriciclo em Bonito?

Quadriciclo em Bonito
Fonte: Mari Finamore (Flickr)

A cidade de Bonito não é conhecida como a capital do ecoturismo por nada. O município é realmente repleto de passeios.

Nesse caso, o quadriciclo é mais uma das diversas opções existentes, mas que se diferencia por ser uma aventura única.

As demais atrações da cidade são as cachoeiras, trilhas, rios, grutas e balneários, sendo os grandes responsáveis por atrair os turistas.

Os passeios de quadriciclo servem como opções adicionais, levando mais adrenalina à viagem.

Como foi possível observar, trata-se de uma aventura e tanto, e que também conta com essa característica natural da cidade. Afinal, tudo acontece com um contato belíssimo com a natureza, possibilitando um desbravamento em meio a mata.

No caso da Trilha Boiadeira, por exemplo, há uma questão cultural também muito forte, dada a utilização da estrada antes utilizada pelos peões de gado.

No fim das contas, vale muito a pena fazer um passeio de quadriciclo em Bonito, principalmente na época das chuvas. Isso porque, nesse período, a lama toma conta das trilhas, deixando o trajeto ainda mais atrativo.

Em Bonito, além dos quadriciclos, também é possível aproveitar o Rio da Prata, a Gruta do Lago Azul, o Rio Sucuri, a Gruta de São Mateus, o Balneário do Sol, a Nascente Azul, a Serra da Bodoquena e muitos outros passeios!

Enfim, não espere mais para conhecer Bonito e as surpresas que a capital do ecoturismo reserva a você! Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.