Melhores Passeios em Bonito

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos turísticos do Brasil atualmente. É por isso que os passeios em Bonito atraem cada vez mais pessoas interessadas em belezas naturais.

Apesar de estar localizada no interior do país, longe das zonas movimentadas do litoral, o pequeno município ganha destaque por suas atrações naturais.

São grutas alagadas e secas, lagos e rios de água cristalina, cavernas, balneários, cachoeiras e trilhas diversas. Por isso, consegue agradar os mais variados tipos de visitantes, oferecendo atividades de mergulho, flutuação, exploração e contemplação da natureza.

Como são os passeios em Bonito?

Apesar das muitas opções disponíveis de passeios em Bonito, um fator que une todas essas atividades é a ligação com a natureza.

São cachoeiras, rios, grutas, cavernas e trilhas que oferecem um visual incrível, encantador aos visitantes.

Apesar disso, a cidade é muito bem equipada para receber os turistas, e os passeios mesclam essa interação com a segurança das atividades.

Essa questão pode ser facilmente observada na presença de rapel elétrico, para descer algumas cavernas, e da iluminação artificial em outras grutas.

As flutuações com roupas de neoprene e os mergulhos com cilindro de oxigênio também demonstram bem esse preparo, bem como a possibilidade de fazer stand up paddle e passeio de bote.

As variações no grau de dificuldade das atrações também é um ponto a se destacar, com alternativas de nível fácil a difícil.

Por isso, os passeios para quem vai ficar em Bonito por alguns dias, tanto em alta temporada quanto baixa temporada, de forma geral, se caracterizam por oferecer uma aventura completa, unindo o melhor de dois mundos.

Não à toa, é uma das cidades turísticas mais movimentadas do Brasil, que reúne milhares de visitantes durante todas as épocas do ano.

Passeios em Bonito

Depois de descer a caverna com rapel elétrico, é possível chegar ao lago de águas cristalinas do Abismo Anhumas, ideal para fazer flutuação e mergulho. São 72 metros até chegar ao lago, que possui 80 metros de profundidade.

O Aquário Natural é um dos melhores passeios de flutuação em Bonito, e fica próximo ao centro da cidade. Ele está localizado na Reserva Ecológica Baía Bonita, e a transparência das águas impressiona quem visita o local.

O Balneário do Sol fica ao lado de um trecho do Rio Formoso, um dos mais conhecidos de Bonito, e proporciona belos momentos de lazer. Conta com muitas piscinas no local, além de cachoeiras nas proximidades.

O grande diferencial do Balneário Ilha Bonita é o espetáculo da observação dos peixes. Além disso, o local encanta pelas cachoeiras, piscinas naturais e pelo verde da mata local.

Para quem está atrás de economia, o Balneário Municipal é a melhor opção de passeio em Bonito. E o melhor de tudo é que o local oferece momentos de bastante lazer nas águas do Rio Formoso.

Com opções de tirolesa aquática e cascatas de água corrente, o Balneário Nascente Azul é mais um passeio imperdível em Bonito. O local é perfeito para quem está em busca de muita diversão e lazer.

O Refúgio da Barra é uma área de contato direto com as belezas naturais de Bonito, em um trecho transparente do Rio Formoso. Simplesmente imperdível.

A Barra do Rio Sucuri, que é o rio mais transparente de todo o território brasileiro, impressiona com suas águas de cor verde esmeralda. Por isso, é um local perfeito para flutuação.

O Bio Park Bonito é um abrigo de animais da fauna silvestre da região, com exemplares de onças, aves, macacos e outros, que não têm mais condições de voltar para a natureza. Há também a fazenda de mini animais domésticos.

Para quem está em busca de belas trilhas em Bonito, a Boca da Onça é uma opção perfeita. O passeio conta com cerca de 4,5 km de trilhas, acompanhando as cachoeiras do Rio Salobra e a cachoeira Boca da Onça.

O Boia Cross Bonito é uma aventura única, em um parque ecológico, onde os visitantes conseguem percorrer uma extensão do Rio Formoso utilizando apenas uma bóia. Cada pessoa vai em uma bóia individual, mas com o acompanhamento dos guias.

O Bosque das Águas é um balneário presente no Rio Formoso e fica a apenas 7 km de distância do centro de Bonito. A localização privilegiada e a beleza de suas águas são diferenciais importantes do local.

O Buraco das Araras é uma dolina gigantesca, lar de dezenas de araras vermelhas e outras espécies de aves que vivem na cratera. Esse é um passeio de contemplação que encanta os visitantes.

As cachoeiras do Rio do Peixe chamam a atenção por suas águas límpidas e também pela grande presença de peixes. Ótimo para tirar lindas fotos!

A Fazenda Ceita Corê é um espaço que oferece ótimas opções de trilhas e cachoeiras para os visitantes. O local traz bastante da cultura tradicional, com uma estrutura belíssima.

O Eco Park Porto da Ilha é o balneário privado mais antigo da cidade de Bonito, que oferece uma estrutura magnífica. São piscinas naturais, cachoeiras e trechos tranquilos de banho no Rio Formoso.

Para quem está em busca de um belíssimo passeio de cachoeira, a Estância Mimosa é uma opção ideal. Outro atrativo importante é a presença do Tony, um jacaré centenário que vive no local.

Nascente Azul é considerado como uma das melhores opções de flutuação de Bonito, e conta com o diferencial de ser realizado em uma altitude elevada. Assim, permite uma vista panorâmica do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e da Serra de Bonito.

O Rio da Prata é um dos rios mais famosos de Bonito, com águas cristalinas e alta visibilidade, ideais para flutuação.

O Rio Sucuri, considerado as “Maldivas brasileiras”, é um dos locais de água mais transparentes do mundo. Ideal para flutuação, divertido para a família toda.

A Gruta do Lago Azul é o principal cartão-postal de Bonito e encanta os visitantes com sua caverna gigantesca e seu lago de águas azuis, de 90 metros. O local já foi o lar de espécies extintas.

A Gruta do Mimoso é uma caverna alagada e que possui um visual incrível. Suas águas são perfeitas para mergulho com cilindro e flutuação.

A Gruta São Mateus, ou Catedral, é uma das três cavernas do complexo das grutas, em Bonito. Trata-se de uma caverna seca, ideal para observação das formações geológicas.

Por ser uma gruta seca, as Grutas de São Miguel permitem uma exploração completa dos salões, com uma observação direta de todas as formações geológicas presentes. O local é um dos mais bem estruturados de Bonito.

Quando se trata de mergulho em água doce, a Lagoa Misteriosa é o principal atrativo do Brasil. Embora não se saiba a real profundidade do lago da caverna, o ponto mais fundo demarcado é de 220 metros.

O mergulho com cilindro no Rio da Prata é um passeio perfeito de exploração, em um local de águas cristalinas, repleto de peixes, troncos submersos e paredões de rocha.

Localizado nas margens do Rio Mimoso, o Parque das Cachoeiras conta com diversas cachoeiras e também com um balneário completo.

A Praia da Figueira é uma atração de flutuação no Rio Formoso, em um trecho bastante cristalino do rio, percorrendo um trecho com cerca de 1 km.

O projeto Jibóia é uma experiência única, onde é possível aprender mais sobre as jibóias e superar o medo para tirar um selfie com uma serpente nos ombros. A sede do projeto fica na área urbana de Bonito, facilitando o acesso.

Localizada no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é uma área repleta de trilhas, piscinas naturais, uma área de lazer com balneário e cachoeiras de águas salobras, as famosas cachoeiras Serra da Bodoquena.

As melhores alternativas são as vans, que saem diretamente do aeroporto da capital do Mato Grosso do Sul. Recomendamos reservar com antecedência por e-mail ou WhatsApp com um de nossos especialistas.

⭐️ O que não pode deixar de conhecer em Bonito (MS)?

Uma das principais características da cidade de Bonito é justamente sua ampla variedade de passeios e atrações.

No entanto, a categoria principal, que mais atrai visitantes para o município, são as flutuações nas águas cristalinas das grutas alagadas e rios da região.

A presença de pedras calcárias e pouca argila ajuda a deixar a água límpida e transparente, ideal para flutuação, com um enorme grau de visibilidade.

Além disso, outro fator importantíssimo para o turismo em Bonito são as dezenas de trilhas e cachoeiras que se espalham por toda a região.

São opções dos mais variados tipos, tamanhos e formatos, atraindo os visitantes tanto na alta quanto na baixa temporada.

Ao todo, Bonito conta com cerca de 30 opções de passeios, com alternativas para todos os gostos. Os balneários, normalmente construídos nas margens do Rio Formoso, um dos mais famosos da região, também são ótimas opções de passeios.

Ou seja, há muito o que fazer em Bonito, basta se planejar e curtir cada aventura.

💰 Qual o valor dos passeios em Bonito?

Os passeios em Bonito (MS) chamam a atenção por serem muito diversificados, e isso reflete também em relação aos valores dessas atividades.

Um primeiro ponto a se considerar é que os preços de cada passeio costumam variar a depender da temporada.

As atividades, além de serem para todos os gostos, também são para todos os bolsos. Afinal, há desde opções gratuitas, até passeios que custam mais de R$ 1.500,00  por pessoa.

Além da temporada em si, outros fatores que também interferem nos preços são a alta procura/baixa disponibilidade de vagas e a necessidade de equipamentos especiais, como os mergulhos.

Uma alternativa de economia, é optar por pacotes de viagens fechados.

⁉️Quais passeios fazer no mesmo dia em Bonito?

Com tantos lugares para conhecer, a melhor opção para quem visita Bonito, em Mato Grosso do Sul, é tentar aproveitar ao máximo o dia.

Infelizmente, algumas atrações ficam um pouco distantes do centro da cidade, o que dificulta fazer um bate e volta. Mesmo assim, alguns passeios ficam mais próximos um dos outros, e vale a pena se utilizar dessa proximidade para curtir bem a viagem.

Uma dica, por exemplo, é tirar um dia para visitar a Gruta do Lago Azul e o Abismo Anhumas. Esses são dois dos principais pontos turísticos de Bonito e ficam a poucos minutos de distância um do outro, no mesmo complexo de grutas.

Outro dia pode ser dedicado para curtir a Flutuação no Rio Sucuri e a Estância Mimosa, que também são passeios próximos.

Na região urbana, na área central da cidade, há alguns passeios, como o Projeto Jibóia, que funcionam no período noturno. Portanto, trata-se de uma complementação perfeita para mais um dia de atrações, como a visita à Lagoa Misteriosa, um dos principais cartões postais de Bonito.

Atenção!

As vagas para esse passeio são limitadas e costumam esgotar rapidamente. Fale com um consultor e garanta já a sua!