Passeios Gratuitos em Bonito: 5 Locais Para Visitar Sem Custo

Buscar passeios gratuitos em Bonito é uma tarefa importante para quem quer conhecer a cidade, mas sem gastar muito.

Bonito, situado no estado do Mato Grosso do Sul, a 300 km de Campo Grande, é um dos principais polos turísticos do país e conta com uma grande variedade de passeios.

Por lá, é possível se aventurar na exploração de grutas, flutuações e mergulhos nas nascentes dos rios, banhos de cachoeiras, piscinas naturais e balneários e muito mais.

No entanto, suas atrações são, na grande maioria das vezes, pagas, uma vez que a cidade tem no ecoturismo uma fonte de renda fundamental.

Mesmo assim, procurando bem, é possível encontrar algumas ótimas alternativas gratuitas disponíveis.

Essa busca por passeios sem custo é um ponto importante a se considerar, já que isso ajuda a complementar o roteiro. Assim, é possível mesclar seus atrativos e conhecer mais pontos da cidade, sem comprometer as finanças.

Ou seja, a viagem ficará com um custo benefício final muito mais interessante e você ainda poderá conhecer muito mais coisas!

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

5 passeios gratuitos em Bonito que vale a pena incluir no roteiro

Quem viaja para Bonito e está disposto a gastar um pouco mais de grana, consegue encontrar ótimas opções de passeios.

O que acontece é que a cidade oferece realmente um turismo profissional, muito bem organizado e seguro, o que demanda um bom investimento em infraestrutura.

Para se ter uma ideia, todas as atrações, com exceção de alguns balneários, possuem limitação de usuários.

Além disso, tudo funciona por meio de vouchers (ingressos) que devem ser adquiridos com antecedência, através de agências credenciadas como nós da Roteiro Bonito MS, para garantir uma vaga no dia desejado.

Por isso, todos os principais pontos turísticos importantes da região são pagos, como:

De modo geral, os valores dos passeios em Bonito costumam variar entre R$ 50 até mais R$ 1.300 por pessoa. E na alta temporada é que os preços realmente sobem bastante.

Levando isso em consideração, vejamos agora alguns passeios interessantes para fazer em Bonito (MS) de forma totalmente gratuita!

1. Casa do Vidro

A Casa do Vidro é uma das melhores opções de passeios gratuitos em Bonito-MS, e que realmente encanta seus visitantes.

Esse é um universo sustentável de design e luzes, que consegue transformar o vidro em objetos de decoração e outros projetos luminotécnicos.

Trata-se de uma fábrica que trabalha com a reutilização de vidro e que apesar dos poucos anos de atuação conseguiu ganhar destaque na região.

Por lá, é possível encontrar diversas peças decorativas e outros utensílios, como abajures, canecas, luminárias, copos, janelas e arandelas.

Então, além da gratuidade, o seu grande destaque vai realmente para a sustentabilidade que o lugar proporciona, com um impacto positivo no meio ambiente. E esse reaproveitamento acontece com as garrafas de vidro que são descartadas na região.

Quem visita o espaço, consegue não apenas observar ou adquirir as peças, mas também entender um pouco mais sobre o seu processo de fabricação.

E para quem deseja ir além, a Casa do Vidro oferece cursos, ensinando como reutilizar o vidro para a montagem de diversas peças.

  • Localização: Rua Afonso Pena, número 587 – Alvorada – Bonito – Mato Grosso do Sul – Brasil.
  • Horário de funcionamento: o local fica aberto de segunda a sexta-feira, sempre de 8h00 às 11:00 e das 13h00 às 19:00. No sábado, funciona apenas na parte da manhã, e no domingo é fechado.

2. Praça da Liberdade

Quando se trata de passeios gratuitos em Bonito, é impossível não mencionar a Praça da Liberdade. Esse é um ponto de visita muito importante da cidade e que recebe turistas durante todo o ano.

Por ser um local público, não há o pagamento de nenhuma taxa para aproveitar, sendo possível curtir bastante e descansar admirando a paisagem. Ela fica bem no centro de Bonito, e isso torna a sua localização um dos seus principais pontos positivos.

Quanto ao local em si, um atrativo que encanta os visitantes é a escultura dos peixes gigantes, esculpidos dentro de uma das fontes de água. Trata-se de uma obra do artista plástico Cleir Ávila, e retrata uma piraputanga saltando.

E o melhor de tudo é que o local é muito bem preparado para receber as visitas, contando com uma belíssima iluminação noturna.

Durante a noite, por exemplo, o monumento das piraputangas recebe um charme todo especial, devido às suas luzes.

Por estar no centro da cidade, a praça conta com muitas outras opções de lazer ao seu entorno. Afinal, são muitos restaurantes e bares, com o melhor da bebida e muitas comidas típicas da região centro-oeste do país.

O tamanho do local também é surpreendente, além de ser um espaço muito bem cuidado.

  • Localização: Rua Coronel Pilad Rebuá, no bairro City Center – Bonito – Mato Grosso do Sul – Brasil.
  • Horário de atendimento: por se tratar de um local público, a visitação é aberta todos os dias, sem restrições de horário.

3. Udu Cerâmica

A Udu Cerâmica é um local voltado para a produção de cerâmica decorativa e utilitária, e que tem como maior inspiração a própria natureza. Há mais de 10 anos eles desenvolvem trabalhos em Bonito, com a criação de peças artesanais, totalmente feitas à mão.

O nome do local é em homenagem ao pássaro udu-de-coroa-azul, um dos principais símbolos da região, e retrata bem a ligação do espaço com os encantos da natureza.

Quem visita a cerâmica consegue admirar, adquirir e também conferir a fundo como acontece o processo de produção. Como mencionado, tudo ocorre de forma manual, desde a mistura das argilas até a confecção dos moldes, esmaltação e pintura.

Além de belíssimas, as obras e utensílios chamam a atenção também pela sua qualidade, uma vez que passam por um processo eficiente de queima. Isso garante a criação de um material refratário, com ótima capacidade de resistência ao calor do microondas e do forno do fogão.

E o charme fica por conta da criação de peças totalmente únicas, uma vez que por serem artesanais, cada uma delas adquire um visual próprio. Por isso, quem gosta de opções exclusivas, vale a pena conferir a Udu Cerâmica, um dos melhores passeios gratuitos em Bonito.

  • Localização: Rua General Osório, número 611 – Centro – Bonito – Mato Grosso do Sul – Brasil.
  • Horário de funcionamento: o local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h30. No sábado, o funcionamento é apenas pela manhã, e no domingo fica fechado.

4. Empório Olinda

Além de ser um dos principais passeios gratuitos em Bonito, o Empório Olinda chama a atenção por proporcionar um contato cultural direto para os visitantes. Trata-se de uma galeria de arte, com cerca de uma década e meia de funcionamento.

O local foi idealizado pelas irmãs Zulmira Flora e Graça Amaral, e busca realmente expor realmente diversos itens relacionados à cultura, arte e lazer.

Assim, ao invés de simplesmente comercializar peças artísticas, o local serve como um espaço de preservação e divulgação cultural.

Por lá, é possível encontrar artes plásticas, quadros, livros de poemas, móveis antigos feitos de madeira – como baús e mesas – e muitas peças do artesanato local.

Outro diferencial do passeio é a comercialização de produtos orgânicos de Bonito, como geleias e doces.

  • Localização: Rua XV de Novembro, número 675 – Bonito – Mato Grosso do Sul – Brasil.
  • Horário de funcionamento: o local funciona de segunda a sábado, sempre das 08h00 às 22h00. Já no domingo, fica aberto apenas das 08h00 às 13h00.

5. Casa da Memória Raída

Assim como o Empório Olinda, a Casa da Memória Raída é um local cultural, onde é possível mergulhar na história, gastronomia e arte da cidade de Bonito e de toda a Serra da Bodoquena.

No espaço, há a contação de histórias e a observação de um rico acervo de objetos e fotos antigas relacionadas à cidade. Então, para quem quer conhecer mais a fundo as raízes de Bonito, sua fundação e personalidades marcantes, encontra na Casa da Memória Raída uma opção e tanto.

O local também trabalha com a comercialização de livros, peças de artesanato e doces locais.

  • Localização: Rua 29 de Maio, número 913 – Bonito – Mato Grosso do Sul – Brasil.
  • Horário de funcionamento: o local fica aberto todos os dias da semana, das 15h00 às 21h00.

Preparado para conhecer Bonito?

Como foi possível observar, há boas opções de passeios gratuitos em Bonito-MS, proporcionando um mergulho na cultura e história da cidade.

Infelizmente, não é possível visitar nenhum dos grandes pontos turísticos da região sem gastar nada, a não ser os residentes.

Mesmo assim, alternativas como a Praça da Liberdade proporcionam momentos de deslumbre por parte dos visitantes.

Essas atividades são ótimas maneiras de completar um dia de viagem pela cidade, equilibrando um pouco mais o roteiro e os gastos.

Gostou de nossas dicas? Reserve seus passeios com a Roteiro Bonito MS hoje mesmo, por e-mail ou por WhatsApp, e venha conhecer esse paraíso!