roteiro bonito agência de turismo em bonito

Passeios Radicais em Bonito/MS: 11 Aventuras Para Curtir

Além de um excelente destino para o ecoturismo, os passeios radicais em Bonito/MS são considerados, pela grande maioria dos turistas, simplesmente incríveis. Tanto que essa programação vem crescendo cada vez mais junto ao cenário nacional.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 11 aventuras imperdíveis para ajudar você a tirar o máximo proveito do chamado “turismo de aventura” em Bonito, Mato Grosso do Sul. Boa leitura!

11 passeios radicais em Bonito/MS para você aproveitar

Bonito, que fica a cerca de 300 km de Campo Grande, é conhecido como a capital do ecoturismo. Por isso, não faltam opções para se aventurar em meio à natureza.

Anote nossas sugestões!

1. Boia Cross (Parque Ecológico)

boia cross no rio formoso

O passeio de Boia Cross que ocorre no Parque Ecológico de Bonito/MS pode ser caracterizado como a descida pelo célebre Rio Formoso. O trajeto é realizado em boias individuais.

A atividade é cheia de diversão e emoção, à medida que os turistas passam por corredeiras, cachoeiras e diversos tipos de obstáculos naturais.

Dada a importância das questões de segurança, todos os visitantes recebem instruções prévias. Além disso, nenhuma pessoa realiza o passeio de Boia Cross no Parque Ecológico sem utilizar capacete e colete salva vidas.

Essas condições de segurança são intensificadas, também, pelo acompanhamento de monitores ao longo de todo o percurso.

Passeio radical para toda a família
Boia Cross

O Boia Cross consiste em descer as corredeiras e cachoeiras do Rio Formoso de boia, e pode ser realizado a partir dos 12 anos de idade. Ou seja, mesmo sendo considerado um passeio radical, e super divertido, ele é perfeito para ser feito por toda a família!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Cabanas Boia Cross

boia cross bonito

Por sua vez, este passeio começa por uma trilha de cerca de trezentos metros, atravessando passarelas suspensas antes de chegar ao ponto de início das descidas junto às corredeiras existentes no Rio Formoso.

No Cabanas Boia Cross, as descidas também são efetuadas em boias individuais, porém, cada flutuador parte acompanhado por 2 condutores. O trajeto conta com 3 cachoeiras e 3 corredeiras, distribuídas em 1,2 km.

No local, os visitantes terão a oportunidade de contemplar muitos animais e toda a riqueza da flora da região de Bonito/MS.

Adicionalmente, o atrativo disponibiliza sanitários, guarda volumes, loja de souvenires, internet, estacionamento e lanchonete.

3. Arvorismo Cabanas

Cabanas Arvorismo
Fonte: Megs ✰ (TripAdvisor)

Situado a seis quilômetros de Bonito/MS, a atração turística denominada Arvorismo Cabanas consiste em atividades muito divertidas, desafiando o equilíbrio e estimulando as emoções dos praticantes.

Os visitantes sobem a uma altura máxima de quinze metros. Na sequência, atravessam dezoito obstáculos e duas tirolesas. A segurança é garantida pelos equipamentos que, além disso, são de fácil manuseio.

Frequentemente, os turistas decidem aproveitar a chance de desfrutarem, em seus passeios de Arvorismo Cabanas, do visual maravilhoso sobre as árvores, passando pelos obstáculos e – caso tenham um pouquinho de sorte – observando a fauna típica desta região.

No final de cada passeio, todos podem conhecer, também, uma cachoeira existente junto ao Rio Formosinho ou alimentar os peixes, conhecendo uma área de beleza inigualável do Hotel Cabanas.

Enfim, mais uma ótima opção dentre os passeios radicais em Bonito/MS.

4. Rapel na Boca da Onça

boca da onça

Este rapel está localizado a cinquenta e cinco quilômetros de Bonito/MS, tendo se consolidado como um passeio ideal para quem busca aventura.

A atração tem início a partir de uma caminhada de quase quatro quilômetros, saindo da sede do receptivo, na fazenda, e chegando à plataforma em que as atividades são realizadas.

No local, a operação de rapel é efetuada “em negativo”, isto é, sem que o visitante apoie os seus pés nas pedras.

Com o intuito de evitar desgastes nas pedras de calcário típicas da região, uma estrutura metálica (cerca de trinta e quatro metros) foi edificada, avançando por quinze metros – diretamente sobre o precipício.

O rapel na Boca da Onça é considerado o maior do Brasil (considerando apenas o rapel de plataforma). Ademais, o atrativo conta, ainda, com cachoeiras e trilhas, loja de souvenires, restaurante, sanitários adaptados, piscinas de água corrente, vestiários, redário, ducha natural e um quiosque!

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Trilha Boiadeira

visão geral do espaço da trilha boiadeira

Dentre os passeios radicais em Bonito/MS, não poderíamos deixar de mencionar esta trilha.

Você poderá encontrar a Trilha Boiadeira no centro do município de Bonito/MS. Trata-se de uma atividade que pode ser feita tanto à noite quanto durante o dia. Ainda mais importante: o trajeto é realizado em quadriciclos.

Desse modo, é uma opção excelente para os dias chuvosos, à medida que o acúmulo de lama deixa a aventura mais divertida. Os visitantes podem, caso prefiram, ir sozinhos.

Todavia, é necessário ter, pelo menos, dezesseis anos de idade para pilotar. Se a viagem for realizada com um acompanhante na garupa, a idade mínima deste passageiro é de seis anos.

Antes de começar o percurso, todos os turistas recebem equipamentos de segurança e, também, são submetidos a um rápido treinamento com os monitores. Diferentemente de outras atividades, não é preciso apresentar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para conduzir os quadriciclos.

O percurso total (ida e volta) da Trilha Boiadeira é de oito quilômetros, levando algo em torno de uma hora para ser concluído. Além disso, o trajeto passa pela histórica “Estrada Boiadeira”.

Esse caminho foi amplamente usado pelas comitivas de gado, funcionando como uma passagem segura até as fazendas da região.

Ao realizar a Trilha Boiadeira, espere por terrenos íngremes, com buracos e pedras – características responsáveis por deixar toda essa experiência ainda mais interessante.

6. Trilha na Serra da Bodoquena

cachoeira serra da bodoquena

A trilha na Serra da Bodoquena – distante cerca de dois quilômetros da cidade homônima, no estado do Mato Grosso do Sul – reserva distintas atrações focadas no turismo ecológico e de aventura.

Uma delas é o famoso passeio em quadriciclo – aventura inigualável sobre 4 rodas através de uma trilha que é simplesmente inesquecível! O trajeto possui oito quilômetros de extensão.

Nele, os participantes devem passar, em meio às matas, por rochas carbonáticas, encontrando cachoeiras, barreiros e vales. Então, os turistas podem fazer paradas, inclusive para o banho – se assim desejarem.

Para que o trajeto seja concluído, o tempo estimado é de 1h30, podendo ser feito individualmente ou em dupla. Assim como na atração supracitada, não é preciso ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pilotar.

Entretanto, é necessário passar por testes que asseguram que o piloto possui, de fato, condições de guiar o quadriciclo sozinho. Essa atividade pode ser realizada, inclusive, à noite e nos dias chuvosos.

Evidentemente, todas as programações turísticas dependem dos níveis de chuva e, ainda, das condições existentes de segurança.

Em suma, crianças a partir dos cinco anos de idade podem viajar na garupa – desde que estejam devidamente acompanhadas de seus pais e/ou responsáveis. Para pilotar, a idade mínima é de doze anos.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Formoso Adventure (Parque Ecológico)

Formoso Adventure
Fonte: Formoso Adventure (TripAdvisor)

O Boia Cross não é o único passeio radical que os visitantes do Parque Ecológico podem encontrar. De fato, é possível usufruir, também, das atrações que compõem o Formoso Adventure, outra boa opção dentre os passeios radicais em Bonito/MS.

Nestas, os passeios duram cerca de 2h30, em contato direto com a natureza, tendo como paisagem o inigualável Rio Formoso.

Para começar, você deve completar uma caminhada de 1,5 quilômetro pela mata ciliar, a fim de chegar ao mirante localizado no Morro do Tamanduá. Para tanto, é preciso passar ao lado de árvores centenárias e, também, pela chamada “Serrinha da Piúva”.

A tirolesa é o primeiro ponto dessa aventura. O trajeto de mais de quinhentos metros é realizado entre um túnel composto por árvores.

Você contemplará a Serra da Bodoquena e o Rio Formoso. Por fim, na trilha suspensa, passará por vinte e três obstáculos que asseguram a adrenalina do passeio.

Se você quiser, poderá experimentar a flutuação nas águas do próprio Rio Formoso. Ao seguir as diretrizes dos guias de turismo, descerá por trezentos metros ao lado de outros visitantes – posicionados em grupos nas 2 corredeiras.

Adicionalmente, obterá acesso à lagoa, na qual poderá andar de stand up paddle, caiaque e, também, participar de competições esportivas de tirolesa aquática.

Esses benefícios poderão ser aproveitados depois ou antes do Formoso Adventure!

8. Adventure Nascente Azul

balneário nascente azul

A Nascente Azul, localizada a menos de trinta quilômetros de Bonito/MS, integra o Rio Bonito, proporcionando distintas atividades no local.

Quem procura por opções bem radicais nos passeios em Bonito ficará satisfeito com a variedade disponibilizada pela Adventure Nascente Azul, por meio de uma torre dotada de vinte metros de altura – e vista panorâmica para a linda Serra da Bodoquena.

Todos os turistas podem desfrutar das atrações sob a supervisão de profissionais e monitores capacitados e treinados em todas as normas e diretrizes de segurança. Na Adventure Nascente Azul você encontrará, por exemplo a tirolesa e o pêndulo humano.

Tirolesa

A tirolesa da Adventure Nascente Azul possui um trajeto de quase 500 metros de distância, permitindo que os praticantes experimentem a sensação de sobrevoar as árvores e as cachoeiras que integram o incrível cenário da região.

Aliás, o percurso também poderá ser efetuado, em simultâneo, por até duas pessoas.

Para garantir a segurança dos praticantes, a utilização dos limitadores de velocidade – como os paraquedas – depende da análise dos monitores.

Pêndulo humano

O pêndulo humano é uma atividade elaborada para fazer com que os turistas desafiem os limites da força de gravidade.

Eles são conectados em equipamentos de segurança e, posteriormente, elevados a doze metros de altura.

Passeio perfeito para toda a família
Balneário Nascente Azul

Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Rota Zagaia

Rota Zagaia
Fonte: Markus W (TripAdvisor)

A Rota Zagaia é o nome de outro passeio de quadriciclo em Bonito/MS. Para chegar até o local, que é um dos melhores passeios radicais em Bonito/MS, os visitantes devem se afastar, apenas, cerca de seis quilômetros do centro da cidade.

O percurso é realizado pela Rua das Flores ou pela Estrada MS 178. Os visitantes levam apenas quinze minutos para chegarem no Zagaia Eco Resort. Desse momento em diante, o atrativo proporciona uma hora da mais pura diversão!

Em função das características dos pneus de quadriciclo – sobretudo, a sua baixa pressão – eles são seguros e resistentes a todos tipos de obstáculos. Desse modo, é fácil percorrer os trechos com obstáculos em meio às matas virgens.

Ao longo dos cinco quilômetros do passeio radical na Rota Zagaia, você terá todos os itens de segurança à disposição, tais como máquinas bem cuidadas sob manutenção constante e, também, monitores profissionais para acompanhar e instruir durante todo o percurso.

10. Passeio de balão

Passeio de Balão
Fonte: Dany Valente (Flickr)

As atividades de balonismo na cidade de Bonito/MS ocorrem, sempre, ao alvorecer ou ao entardecer, podendo durar de quarenta e cinco minutos a uma hora, a depender do clima e dos ventos.

Para realizar o passeio de balão é altamente recomendável reservar cerca de três horas de seu tempo, à medida que os balões podem pousar em alguma trilha, ocorrer algum imprevisto que retarde a desmontagem e/ou decolagem, além de contratempos de outros tipos.

De modo geral, os passeios de balão são autorizados apenas quando não está chovendo e com ventos que não excedam os quinze quilômetros por hora, a fim de garantir a segurança de todos os passageiros. Tenha em mente que é vetado:

  • a realização da atividade pelas gestantes;
  • a ingestão de bebidas alcoólicas (inclusive, antes do voo);
  • fumar.

As pessoas com dificuldades de locomoção não podem, infelizmente, realizar os passeios de balão na cidade de Bonito/MS, uma vez que os veículos podem pousar nas proximidades de trilhas e outras localidades de difícil acesso.

11. Passeio de bote

um bote lotado de turistas com o instrutor prestes a cair na queda

Este passeio de bote em Bonito era conhecido, antigamente, como “Keda d’água”. A atividade consiste em uma descida (cerca de sete quilômetros) diretamente nas cristalinas águas do Rio Formoso.

Os participantes podem desfrutar de um curso inteiro que circunda as matas ciliares em contato direto com a natureza (são três corredeiras e três cachoeiras), garantindo adrenalina e diversão em todo o percurso.

Assim que se encontrar imerso na riqueza natural deslumbrante da região de Bonito/MS, nada suplantará essa experiência, pois entre a mata e as águas do Rio Formoso será possível encontrar a mais absoluta tranquilidade e paz!

Cada bote possui a capacidade total de doze pessoas, sendo vetados os barcos motorizados, o que contribui significativamente para preservar a harmonia ao longo desse interessante passeio.

Considerações finais

Gostou do nosso conteúdo? Está preparado para curtir esses passeios radicais em Bonito/MS?

Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso, reservando seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail.

Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.