Pesquisar
Close this search box.

Projeto Jibóia

Trata-se de uma aventura única, que une questões de educação ambiental e de preservação, com a oportunidade de tirar diversas selfies ao lado de uma belíssima jibóia.

Detalhes do passeio

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, é famosa por suas dezenas de atrações naturais, grutas, lagos, cavernas, rios e cachoeiras de águas cristalinas, que encantam os turistas. O Projeto Jibóia também é uma parada obrigatória para quem vai conhecer esse paraíso do centro-oeste brasileiro.

Trata-se de uma aventura única, que une questões de educação ambiental e de preservação, com a oportunidade de tirar diversas selfies ao lado de uma belíssima jibóia.

⚠️ Atenção, turista!

Devido à conservação das diversas maravilhas naturais de Bonito, há um número limitado de vagas de acesso aos passeios da cidade.

Sabendo disso, não perca tempo: é essencial preparar o roteiro da sua viagem o quanto antes.

🐍 O Projeto Jibóia é encantador!

O Projeto Jiboia deu seus primeiros passos ainda no ano de 2005, em Bonito/MS, e tem como idealizador Henrique Naufal.

Desde o início, o grande objetivo era desmistificar todo o preconceito existente sobre essas serpentes não peçonhentas.

Depois de mais de 15 anos de atuação, já conseguiu levar conhecimento para centenas de pessoas que visitaram o projeto.

Essa é uma aventura voltada para todas as idades, sendo perfeita para as crianças, ajudando a formar uma conscientização desde cedo.

Mas os adultos, é claro, também conseguem aproveitar bastante a aventura, aprendendo mais sobre as jibóias, seus hábitos e importância ambiental.

O melhor de tudo é que a aventura acontece todos os dias, sempre a partir das 19h. Assim, é uma opção perfeita para complementar um dia de passeios por Bonito, e como fica na área urbana da cidade, facilita ainda mais o acesso.

Ao todo, o passeio dura cerca de 2 horas e 30 minutos, sendo dividido em dois momentos principais: a palestra e o período para tirar fotos com os animais.

👨‍🏫 Palestra

A primeira parte do passeio pelo Projeto Jibóia é comandada pelo próprio Henrique Naufal, que realiza uma palestra para os visitantes. Há também a apresentação de um vídeo que trata sobre a reprodução desses bichos.

Como a intenção é levar conhecimento da melhor forma possível, o organizador busca trazer bastante ludicidade para a palestra.

Além disso, ele já costuma entrar na sala com uma das serpentes em seu ombro, o que agrada bastante o público, principalmente as crianças.

Antes de tudo começar, porém, é possível observar os terrários, onde estão alguns dos animais, e os esqueletos de outras.

No total, essa etapa inicial leva uma média de duas horas, e depois os turistas finalmente podem ter um contato mais direto com as serpentes do local.

🤳 Selfies

Depois de aprenderem bastante sobre a vida das jibóias, os visitantes têm a oportunidade de interagir com alguns exemplares.

Ao todo, o serpentário possui diversos indivíduos para exibição, que acontece de forma segura e sem gerar estresse para os bichinhos.

E o mais interessante de tudo é que não são apenas jibóias que fazem parte da exposição. Isso porque um dos indivíduos é uma Píton da Birmânia, que pertence ao grupo das maiores cobras do planeta, em relação ao comprimento.

Todos os animais são devidamente treinados, ou melhor, domesticados, sendo extremamente dóceis e acostumados com a presença e o contato humano.

Por isso, não oferecem perigo aos visitantes, permitindo uma aproximação direta, sendo possível inclusive colocar um exemplar no ombro.

Esse é o momento das selfies e cada visitante tem a oportunidade única de enfrentar o medo e perder o preconceito, para tirar as fotos lado a lado dos bichinhos.

Um ponto importante a se destacar, é claro, é que todas as serpentes presentes no local possuem um chip de identificação. Além disso, contam com a devida certificação de origem, atendendo às exigências legais vigentes.

Assim, não é preciso que você viaje para locais tão distantes como a África do Sul, a Ilha de Man, a Costa do Marfim, a República Democrática do Congo ou a Arábia Saudita, por exemplo, para curtir a experiência de chegar bem pertinho de uma serpente sem qualquer tipo de risco.

🐍 As jibóias

A jibóia, apesar de apresentar diversas características fisiológicas de cobras peçonhentas, não possui peçonha e nem veneno.

Trata-se de uma serpente brasileira, presente em todas as regiões do país, e que possui duas subespécies: a Boa constrictor constrictor e a Boa constrictor constrictor Amarali.

O mais interessante de tudo é que ela consegue alcançar o tamanho de até 4 metros, mas raramente atinge esse tamanho, principalmente devido à ação direta ou indireta do ser humano.

Com esse porte, a jibóia ocupa o segundo lugar no ranking de maiores cobras do Brasil, atrás apenas da poderosa sucuri (anaconda).

Elas têm hábitos noturnos e, por não possuírem peçonha, matam suas presas através da constrição, ou seja, se enrolando em seu corpo.

Então, apesar do preconceito que sofrem, não apresentam perigo ao ser humano, já que não conseguem se alimentar de presas de grande porte.

Outra informação interessante é que elas são vivíparas e conseguem gerar entre 12 e 64 filhotes por vez.

Passeios para combinar com o Projeto Jibóia

Está localizada no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, sendo uma área repleta de cachoeiras e trilhas.

Nesse passeio, os visitantes percorrem um trecho do Rio Formoso utilizando uma bóia individual e curtindo algumas cachoeiras e corredeiras.

Passeios para combinar com o Projeto Jibóia

cachoeira serra da bodoquena

Está localizada no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, sendo uma área repleta de cachoeiras e trilhas.

boia cross bonito

Nesse passeio, os visitantes percorrem um trecho do Rio Formoso utilizando uma bóia individual e curtindo algumas cachoeiras e corredeiras.

gruta sao miguel

Essa é uma gruta seca, que permite uma exploração mais completa do local, com a observação direta das formações geológicas.

mergulho rio da prata bonito ms

O mergulho acontece com o auxílio de um cilindro, o que permite uma exploração profunda das águas cristalinas do Rio da Prata.

abismo anhumas

A caverna possui mais de 72 metros de profundidade e um lago de águas cristalinas, perfeito para o mergulho e a flutuação.

📍Onde fica?

O Projeto Jibóia fica localizado na Rua Nestor Fernandes, número 610, na Vila Donária – Bonito.

Trata-se de uma atração urbana, de fácil acesso para quem visita a cidade, já que está a apenas 2,2 km do centro de Bonito/MS e conta com vias pavimentadas de acesso.

Para mais informações sobre ingressos e reservas, entre em contato por e-mail ou WhatsApp e fale com um dos especialistas do Roteiro Bonito MS.

🎒

O que levar?

Veja nossa recomendação do que levar!

Câmera fotográfica

Roupas leves

Dinheiro em espécie

🔖

Informações
importantes

Atente-se para essas recomendações

Duração: 2h30.

A palestra acontece de forma diária, com início sempre às 19h.

O passeio não possui nenhuma restrição de idade. No entanto, menores de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável.

💎

Estrutura

Veja a estrutura que o passeio oferece

Banheiro

Área de descanso

Acesso para cadeirantes

Loja de souvenirs

Sala de palestras

Terrários

👍

Itens inclusos

Esse itens estão inclusos

Materiais de primeiros socorros

Transporte até o local não está incluso no valor do ingresso

Valores

Alta temporada

Adultos e crianças
R$70

Baixa temporada

Adultos e crianças
R$70

O que estão dizendo sobre

Projeto Jibóia

21/07/2022

O projeto é incrível e vale super a pena a visita. Além de um trabalho fundamental na conscientização das pessoas em relação às cobras. Sinceramente, após assistir a palestra posso afirmar que mudei minha concepção e até receio sobre esses animais, inclusive bati a famosa foto com a cobra.

Luciana Lima

21/07/2022

Muito bacana o projeto! Muito legal conhecer a estrutura, aprender mais sobre esses animais, e a importância deles no nosso planeta. Trabalho impecável do biólogo que apresenta o projeto

Mari

21/07/2022

O Projeto é lindo, não tem como não se apaixonar, pq quebra esse preconceito absurdo das pessoas com relação às cobras, sempre vistas como inimigas na cultura popular. Esclarece sobre a importância desses animais e seu papel na natureza. Vale a pena conhecer! Recomendo pra qualquer pessoa!

Rosana Maria

Escreva sua avaliação

[GRATUITO]
Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.