roteiro bonito agência de turismo em bonito

Roteiro de 3 Dias em Bonito: Passeios Perfeitos Dia a Dia

Vai montar um roteiro de 3 dias em Bonito, no Mato Grosso do Sul, mas não faz ideia do que fazer na cidade? Deixe com a Roteiro Bonito MS, que a gente vai te ajudar a escolher os melhores passeios!

Bonito/MS é um dos destinos mais procurados pelas pessoas quando o assunto é turismo ecológico. Afinal, são cachoeiras, lagos de águas cristalinas, grutas, flutuação, paisagens deslumbrantes e atividades imperdíveis.

Será que um roteiro de 3 dias em Bonito, que fica a cerca de 300 km de Campo Grande, é suficiente?

Se é somente esse tempo que você tem disponível para viajar, a nossa lista será bastante útil para você aproveitar cada momento nesse paraíso.

Vamos ao tour!

Quais os melhores passeios para o seu roteiro de 3 dias em Bonito?

Antes de começar as nossas dicas sobre o que fazer em Bonito em apenas 3 dias de viagem, vamos ao resumo dos passeios:

Dia 1

  • Check-in
  • Gruta do Lago Azul
  • Gruta São Miguel
  • Barra do Sucuri

Dia 2

  • Serra da Bodoquena
  • Boca da Onça
  • Ceita Corê
  • Estância Mimosa

Dia 3

  • Rio da Prata
  • Buraco das Araras
  • Lagoa Misteriosa
  • Check-out

Vale destacar que todo roteiro requer planejamento e, principalmente, compra de ingressos antecipadamente. Não dê bobeira para não perder a oportunidade de conhecer seus locais favoritos, hein?

Agora, sim, vamos às atrações para o seu roteiro de 3 dias em Bonito!

Dia 1: Roteiro de 3 dias em Bonito (Check-in + Gruta do Lago Azul + Grutas São Miguel + Barra do Sucuri)

Manhã nas cavernas de Bonito

gruta do lago azul

Assim que você chega ao seu hotel ou pousada de Bonito (não importa se é pelo transfer vindo de Campo Grande ou por carro alugado, táxi ou ônibus), faça check-in e garanta seu café da manhã (muitas hospedagens oferecem o café de cortesia).

A primeira atração imperdível do seu roteiro de 3 dias em Bonito é explorar a Gruta do Lago Azul, o cartão-postal da cidade. Um dos atrativos mais procurados da região é a contemplação das águas azuladas no interior da caverna, que são deslumbrantes.

Ainda que ninguém possa mergulhar – é uma área de preservação ambiental –, a visita vale a pena.

Uma caminhada pela mata ciliar e você se encontra nessa caverna. Assim que você desce as escadas já consegue ver o nível da beleza local por conta de suas formações geológicas.

São espeleotemas formadas ao longo dos milhares de anos graças ao atrito das águas nas rochas. É fato que boa parte das estalagmites e estalactites estão submersas, mas a luz solar que invade uma fenda e reflete o azul da água faz valer cada momento dessa manhã.

Depois, é só partir para a Gruta São Miguel e aproveitar para visualizar melhor os espeleotemas, já que aqui é uma gruta seca e o retorno ao receptivo é feito em um carrinho elétrico. Sensacional, não é?

Nada como passar a manhã do primeiro dia em Bonito explorando cavernas.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde nas águas do Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

Já ouviu falar do famoso Rio Formoso? Pois na Barra do Sucuri você poderá fazer flutuação no encontro entre os rios Sucuri e Formoso.

Na verdade, qualquer coisa dá para fazer nesse famoso rio, como stand up paddle, caiaque, boia cross e bote.

Inclusive, o passeio de boia cross é tão procurado que existe em três pontos diferentes em Bonito: no Parque Ecológico Rio Formoso, no Hotel Cabanas e no Eco Park Porto da Ilha – tem ingresso para o Eco Park, viu?

Voltando ao Rio Sucuri, você terá a oportunidade de fazer flutuação e mergulho em águas transparentes e repletas de variadas espécies de peixes.

Ao fim da Barra do Sucuri ainda temos o Refúgio da Barra, que como o próprio nome diz, é realmente um refúgio encantador para incluir em seu roteiro de 3 dias em Bonito.

Os visitantes poderão aproveitar um day-use nesse balneário cercado por belezas naturais, com decks exclusivos e uma paisagem “instragamável”.

Para mergulhar nas águas do Rio Formoso
Balneário Refúgio da Barra

O balneário permite que você desfrute de um período completo de tranquilidade, contato com a natureza, relaxamento e diversão em família. Ele fornece uma infraestrutura para que todas as preocupações fiquem do lado de fora e você consiga se dedicar a apreciar o seu momento de plenitude e descanso.

Ver PasseioFalar com Especialista

Noite nos melhores restaurantes de Bonito

Juanita
Fonte: Juanita (TripAdvisor)

A cidade de Bonito à noite também tem lá seus atrativos. Trocando as cachoeiras e piscinas naturais por outros passeios fora da natureza, você tem bons restaurantes para o seu jantar.

Por exemplo, dependendo do seu gosto, dá para comer bem e por um bom preço no Cantinho do Peixe.

O restaurante Juanita também é famoso pela comida regional, mas se você procura por gastronomia de alto padrão, vale investir seu rico dinheirinho na Casa do João.

Portanto, há excelentes opções para comer no centro de Bonito, além do que as próprias hospedagens oferecem aos seus hóspedes.

Dia 2: Roteiro de 3 dias em Bonito (Serra da Bodoquena + Boca da Onça + Ceita Corê + Estância Mimosa)

Manhã nas cachoeiras da Serra da Bodoquena e nas trilhas da Boca da Onça

cachoeira serra da bodoquena

Depois de um dia inteiro explorando cavernas e passeando de bote e stand up, que tal “lavar a alma” nas cachoeiras da Serra da Bodoquena?

A trilha até o seu destino é de 2,5 km, então, lembre-se que qualquer percurso pela mata ou passarela suspensa deve ser feito com calçados confortáveis. Por isso, de antemão, é bom saber o que levar na mala quando viajar para Bonito.

O trajeto passa por áreas de reserva ambiental do Pantanal e da Mata Atlântica, possui 8 paradas de banho nas cachoeiras e passeio de bote pelo Rio Betione.

Pensa que acabou?

Ainda em Bodoquena você pode – e deve – complementar o passeio pela serra com a trilha Boca da Onça, um dos mais famosos passeios por trilhas e cachoeiras.

Existe até um tour completo para fazer nesse ponto turístico de Bonito, mas você teria que dedicar boa parte do dia para curtir todos os atrativos.

Como o seu roteiro é de apenas 3 dias, dá para fazer um rapel e escolher uma das duas modalidades de trilhas na Boca da Onça: Adventure e Discovery.

Enquanto a Adventure tem como foco as cachoeiras, incluindo a popular cachoeira do Buraco dos Macacos, a Discovery é para os apaixonados por adrenalina, porque é preciso descer de carro por pontos íngremes da serra.

O bom aqui é que se você optar ir de manhã para a Boca da Onça, pode garantir o café da manhã e o almoço.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde nas fazendas tradicionais do Mato Grosso do Sul

fazenda ceita corê

Impossível ir para o Mato Grosso do Sul e não apreciar os passeios e a comida típica das tradicionais fazendas da região.

Por isso, invista em dois preciosos lugares no período da tarde: Ceita Corê e Estância Mimosa.

A fazenda Ceita Corê também pode ser feita a partir da manhã, uma vez que o local oferece uma infraestrutura completa, com café da manhã, almoço e lanche da tarde.

O passeio leva os turistas para uma caminhada até os principais pontos de banho e para uma caverna parcialmente submersa pela nascente do Rio Chapena.

Já a Estância Mimosa é um daqueles pontos turísticos que vale muito a pena incluir em seu roteiro de 3 dias em Bonito.

Além de uma trilha feita de barco por mais de 2.000 km para nove cachoeiras perfeitas para banho, o visitante ainda encontra uma plataforma de salto e mirantes para a Bodoquena. A vista do mirante é surreal demais!

Ah! Esse circuito das cachoeiras é exatamente igual ao Parque das Cachoeiras, só que pelo lado oposto. Ambas pertencem a proprietários diferentes, e o que é melhor: tem tirolesa de sete metros de altura no Parque das Cachoeiras. Dá até para aliar os dois passeios, hein?

Mas, ainda sobre a Estância Mimosa, há passeios a cavalo e uma culinária feita no fogão a lenha que é de dar água na boca.

Além disso, aqui é o lugar perfeito para experimentar uma autêntica iguaria da fazenda: o famoso doce de leite. É uma boa desculpa para sair da dieta, se for o caso.

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Noite com as cobras de Bonito

projeto jiboia

Parece um evento arriscado, mas é somente o Projeto Jibóia. Para aqueles que amam uma vida selvagem e têm algum apreço por cobras, o Projeto Jibóia é rico em conhecimento sobre essa espécie.

Nada de achar que são perigosas, viu? A palestra sobre o assunto, que acontece a partir das 19h, ajuda a desmistificar a ideia de que as jiboias oferecem perigo.

Na verdade, elas não são peçonhentas nem possuem veneno. Então você pode pegar nelas e até posar para fotos.

Aliás, por falar em fotos, você sabia que também pode fazer a locação de GoPro para os seus passeios em Bonito?

Enfim, ainda dá para frequentar algum bar ou trocar o jantar pelas Delícias do Cerrado, onde há diferentes tipos de sorvetes. Uma delícia mesmo!

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

Dia 3: Roteiro de 3 dias em Bonito (Rio da Prata + Buraco das Araras + Lagoa Misteriosa + Check-out)

Manhã na excursão aquática do Rio da Prata e observação das araras vermelhas

flutuação recanto ecológico rio da prata

Chegou o último dia em Bonito, mas ainda dá para curtir os últimos atrativos da cidade.

Pela manhã, a boa pedida é fazer uma excursão pelo Recanto Ecológico Rio da Prata e praticar algumas atividades, como mergulho, flutuação, passeio a cavalo e observação das aves.

Flutuar nas águas transparentes e se deslumbrar com a quantidade de peixes do Rio Olho d’Água é uma das melhores coisas a se fazer em um roteiro de 3 dias em Bonito.

Mas não deixe para reservar o passeio em cima da hora, pois o Rio da Prata é bastante concorrido.

Se der tempo pela manhã, vá até o Buraco das Araras, um lugar de incrível formação geológica onde abriga araras vermelhas e outras aves.

Há duas plataformas para observação da dolina – uma espécie de depressão no formato de funil – e é uma das maiores do mundo, com 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade. É algo extremamente fabuloso!

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde na Lagoa Misteriosa antes de ir embora de Bonito

lagoa misteriosa

Antes de fazer check-out, feche o seu roteiro de 3 dias em Bonito mergulhando na Lagoa Misteriosa, uma das mais populares atrações da cidade.

Com uma profundidade imensa – ninguém sabe ao certo até onde ela vai –, você poderá fazer flutuação nas águas cristalinas.

Como o local é bastante fundo, a impressão é a de flutuar no abismo de águas junto a vida marinha. É ou não é uma grande aventura aquática?

O bom é que as crianças a partir de 10 anos podem fazer o mergulho de batismo e todo passeio dura mais ou menos 40 minutos.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Alternativas de passeios em Bonito para 3 dias de viagem

aquário natural de bonito

Bonito possui mais de 30 atrações e mais de 15 pontos turísticos abertos para visitação. Por isso, se o seu roteiro de viagem contempla apenas 3 dias e você não gostou muito das opções ofertadas – ou acredita que cabe mais alguns –, aqui vão algumas dicas de atrações.

Veja só:

Todos esses são excelentes alternativas para curtir essa cidade do ecoturismo do Brasil. Agora, para curtir tudo, só se for um roteiro de viagem de 7 dias ou mais. Que tal?

Sugestão de pacotes de viagens da Roteiro Bonito MS

Se você acha que os passeios desejados vão sair caro demais, pode ser uma boa opção comprar um pacote de viagem para Bonito.

A Roteiro Bonito MS tem pacotes que vão desde os mais econômicos até os mais amplos, incluindo transporte e equipamentos, como o colete salva-vidas, as máscaras e as roupas de neoprene para flutuação.

Vale informar que os períodos de baixa e alta temporada, além de procura e disponibilidade, interferem nos preços.

Por exemplo, um passeio muito popular e que exige equipamentos de mergulho pode sair caro, assim como algumas atrações na alta temporada (entre dezembro a março, incluindo feriados e férias escolares).

Procure saber também quais atividades podem ser feitas em cada período, pois a Lagoa Misteriosa, por exemplo, não permite flutuação e mergulho na alta temporada devido à proliferação de algas.

Já sabe o que fazer em um roteiro de 3 dias em Bonito?

Essas foram as dicas de atrações turísticas para o seu roteiro de 3 dias em Bonito.

Pode não dar para fazer tudo o que você quiser, mas as atividades mais procuradas do Brasil não ficam de fora.

Você não tem tanto tempo assim e vai passar apenas 2 dias em Bonito? Também temos dicas para você!

Enfim, Bonito tem tudo o que você precisa para curtir aventuras inesquecíveis.

Então, que tal reservar seu ingresso com antecedência com a Roteiro Bonito MS, seja por e-mail ou WhatsApp?

Boa viagem!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.