roteiro bonito agência de turismo em bonito

Roteiro de 4 Dias em Bonito: Passeios Perfeitos Dia a Dia

Um roteiro de 4 dias em Bonito é um tempo interessante para curtir alguns dos principais atrativos desse paraíso de Mato Grosso do Sul.

Infelizmente, devido à grande quantidade de passeios na região, não dá para conhecer tudo, mas é possível aproveitar um pouco de cada tipo de atração.

A cidade fica a menos de 300 km de Campo Grande e oferece muitas cachoeiras, trilhas, balneários, grutas, rios, dolinas e outros pontos para explorar.

Então, se você está em busca de um roteiro completo, com passeios definidos dia a dia, chegou ao lugar certo. Boa leitura!

Passeios perfeitos para um roteiro de 4 dias em Bonito

Embora possa parecer muito tempo, 4 dias realmente anda bem longe de ser o suficiente para conhecer Bonito/MS por completo.

Isso porque a cidade funciona com um sistema centralizado, onde a sede é o centro de tudo, e os passeios ficam distribuídos ao longo do território.

Além do mais, normalmente, são atrativos que necessitam de um pouco mais de tempo para curtir, dada a qualidade e as opções de atividades em cada local.

Como resultado, em um dia, dá para aproveitar uma média de 2 passeios, um na parte da manhã e outro à tarde.

Já durante a noite, vale a pena conhecer melhor o centro da cidade e também aproveitar para descansar.

Roteiro de 4 Dias em Bonito: 1º dia

Bonito conta realmente com muitos destinos e quem viaja para a cidade precisa correr bastante para conseguir aproveitar ao máximo os passeios.

Por isso, no primeiro dia por lá, é interessante buscar opções mais calmas, para recuperar a energia da viagem. Em outras palavras, vale a pena curtir os atrativos próximos da cidade e que não necessitem de tanto esforço.

Apesar disso, seguir para algum destino relevante ajuda a dar aquele gás para os demais dias.

Então, nada melhor do que iniciar com a exploração das grutas da cidade, que estão entre os seus principais atrativos, bem como também fazer alguma flutuação.

Manhã: Gruta São Miguel e Gruta do Lago Azul

gruta do lago azul

O cartão postal máximo de Bonito/MS é justamente a Gruta do Lago Azul, que fica a apenas 22,5 km do centro da cidade.

Essa é uma caverna com um pequeno lago em seu interior, que impressiona pela tonalidade azul, de uma transparência única.

As formações geológicas da gruta também são belíssimas e formam um conjunto atrativo incomparável. Não à toa, é o local mais visitado pelos turistas.

Por motivos de preservação, não é permitido entrar no lago, sendo realmente um passeio de contemplação.

A beleza do passeio é complementada pela trilha inicial até chegar à entrada, de onde é possível observar um pouco da natureza local.

E o ponto mais positivo para quem opta por esse atrativo é que ele fica bem próximo de outra caverna: a Gruta de São Miguel.

As duas ficam bem próximas uma da outra e a exploração de ambas pode se encaixar tranquilamente na mesma manhã.

E fazer esses passeios duplos vale muito a pena em um roteiro de 4 dias em Bonito, ampliando o leque de visitas.

Essa caverna não possui nenhum lago na sua parte interna, tendo sua área completa livre para uma observação direta das estruturas.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde: Flutuação no Rio Sucuri

flutuação rio sucuri

Na tarde do 1º dia em Bonito, vale a pena curtir um belo passeio de flutuação, que é outra atividade muito importante da cidade.

Afinal, os rios da região contam com a característica de serem bem mais cristalinos que em outras áreas do país, principalmente nas suas nascentes.

E dentro dessa categoria, o grande destaque vai para o Rio Sucuri, que carrega o título de ser o mais cristalino do Brasil, estando no top 3 mundial.

Vale lembrar que a flutuação é uma atividade onde a pessoa fica boiando sobre a água, com a barriga para baixo.

O passeio conta com a utilização de uma roupa especial, feita de neoprene, e também de uma máscara e snorkel. Assim, é possível observar com clareza tudo o que está no rio, como os peixes e plantas aquáticas.

O Rio Sucuri, além de ser muito adequado para essa prática, fica a menos de 19 km da cidade, o que facilita o deslocamento até o local.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Roteiro de 4 Dias em Bonito: 2º dia

No primeiro dia, já foi possível curtir algumas das coisas que dá para fazer em Bonito, com a exploração das grutas e também uma ótima flutuação.

No entanto, há muitas outras atividades disponíveis na região, como as trilhas e cachoeiras.

Geralmente, esses passeios envolvem um período mais prolongado, sendo preciso reservar um dia inteiro para curtir a aventura.

Manhã e tarde: Ceita Corê

fazenda ceita corê

A Ceita Corê é um dos passeios mais completos disponíveis em Bonito/MS e reúne uma grande quantidade de atrações em sua área.

Trata-se de uma fazenda de estilo tradicional da região, que permite realmente uma imersão na cultura sul-mato-grossense.

Por lá, é possível encontrar opções de trilhas, cachoeiras, exploração de cavernas e também flutuações. E é justamente por isso que é preciso dedicar um dia completo ao destino, para conseguir aproveitar bastante esses locais.

A fazenda fica a 36 km de distância do centro de Bonito, mas oferece um deslocamento fácil. Mas é importante sair já depois do café da manhã.

Na parte da manhã, os visitantes seguem até o Vale do Chapeninha, que é parte das trilhas e cachoeiras.

O percurso total em meio a mata é de cerca de 4 km, aproveitando a mata ciliar do Rio Chapena. E o melhor de tudo é que, durante o trajeto, são realizadas 6 pausas para banhos e outras atividades nas quedas d’água do rio.

Posteriormente, é a hora de voltar para a fazenda, onde é servido o almoço e também há um período de descanso. Afinal, mais aventura espera os visitantes durante a tarde.

Depois de descansar, a exploração agora é na nascente do Rio Chapena, onde há uma caverna gigantesca. Trata-se de uma caverna alagada, com um lago profundo, de cerca de 158 metros de água.

No fim da tarde do segundo dia do seu roteiro em Bonito, ainda é possível observar o pôr do sol diretamente da fazenda, sendo essa uma das visões mais belas de Bonito/MS.

Hospedagem com diversas atrações
Fazenda Ceita Corê

Hospede-se em uma incrível fazenda, com um café da manhã colonial e diversas atrações magnífica ao redor. São várias as cachoeiras de água cristalina bem ao lado para você dar um pulinho e se refrescar nas águas. Além disso, são vários outros passeios para entrar em contato com a natureza!

Ver PasseioFalar com Especialista

Roteiro de 4 Dias em Bonito: 3º dia

Após passar um dia completo na fazenda Ceita Corê, é hora de diversificar mais as atividades. Por isso, no penúltimo dia de viagem, é importante conhecer outros destinos chamativos da cidade.

É o caso da Praia da Figueira e também do Abismo Anhumas, que são duas atrações únicas da região.

Manhã: Praia da Figueira

praia da figueira

Uma ótima alternativa para a manhã do terceiro dia do roteiro de 4 dias em Bonito é a Praia da Figueira.

Essa é uma praia de água doce, que fica em um trecho de areia branquinha de uma lagoa gigantesca, ao lado do Rio Formoso.

O local fica a apenas 14 km da cidade, tendo um deslocamento rápido, e oferece muitas opções de atividades. Afinal, é ao mesmo tempo um balneário, praia e conta também com pontos de flutuação.

O mais interessante de tudo é que a água da lagoa é sempre bem morna, perfeita para os banhos. O nome do lugar surgiu devido à presença de uma figueira centenária que fica por lá.

Atualmente, a árvore ainda é um ponto turístico importante, sustentando um redário inteiro, onde é possível descansar tranquilamente sob sua sombra.

Na parte do balneário, há uma tirolesa gigante, com 50 metros de extensão. Além disso, há outras opções para diversão, como o Stand Up.

Já a flutuação acontece em um trecho do próprio Rio Formoso, que é o principal rio de Bonito/MS.

O local reserva muitas atividades, mas é interessante deixar a parte da tarde para curtir outros destinos. Afinal, é preciso tentar encaixar o máximo de atrativos e destinos relevantes no roteiro.

Curta a praia de água doce
Praia da Figueira

Destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, a Praia da Figueira em Bonito é na realidade uma praia de água doce artificial formada em volta de uma lagoa de água cristalina com 60.000 m de comprimento. Você pode até não conseguir pegar ondas, mas vai curtir bastante esse passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde: Abismo Anhumas

abismo anhumas

Na tarde do terceiro dia, vale a pena dedicar umas horas para conhecer o Abismo Anhumas, um dos passeios em Bonito que mais atraem visitantes.

O lugar recebe esse nome porque trata-se de uma caverna cujo acesso se dá através de uma fenda no meio do solo.

E em seu interior, há um lago profundo onde são realizados passeios de flutuação, mergulho e também de contemplação. Nesse roteiro, é interessante optar pelo mergulho, para diversificar ainda mais as atividades.

Para chegar até o lago, é preciso descer de rapel. Mas tudo acontece de forma motorizada e o visitante não precisa fazer nenhum esforço.

A subida também acontece da mesma forma, por meio do rapel elétrico, e esse percurso, de 72 metros de altura, já é uma aventura e tanto.

Não é permitido levar câmeras ou smartphones na mão durante o trajeto, que dura 5 minutos. Então, é o momento perfeito para se deslumbrar com a estrutura natural da caverna.

Quanto ao lago, são 80 metros de profundidade, com uma incrível visibilidade de 60 metros.

Um dos grandes diferenciais do Abismo Anhumas é a presença de uma “cidade de cones”, que são estruturas gigantescas feitas de calcário, que brotam do solo.

Apesar de uma grande parte estar submersa, é possível observar bastante dessas formações devido à claridade da água.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Roteiro de 4 Dias em Bonito: 4º dia

Por fim, no último dia de viagem por esse paraíso sul mato-grossense, nada melhor do que se aventurar novamente nas cachoeiras e flutuações da cidade.

Afinal, esses são os atrativos responsáveis por movimentar uma grande quantidade de turistas todos os anos. E o que não falta em Bonito são atrativos dentro desse perfil.

Por isso, o roteiro de 4 dias em Bonito se encerra com a visita à Estância Mimosa e ao Aquário Natural.

Manhã: Estância Mimosa

estância mimosa

Esse é um dos passeios de cachoeira mais conhecidos da região, assim como a Ceita Corê. O local fica a apenas 24 km do centro da cidade, em um trajeto tranquilo, e encanta os turistas por sua beleza.

A fazenda Estância Mimosa conta com um visual tradicional, e a mata da região, com o Rio Mimoso, é muito bem preservada.

O seu principal atrativo são realmente as trilhas, onde a principal conta com quase 3 km de extensão.

Durante o percurso, um dos trechos é percorrido com o auxílio de um barco, dando mais emoção para a aventura.

E o melhor de tudo é que são 10 cachoeiras ao longo da trilha, sendo que 9 delas são paradas de banho. Assim, é possível revigorar as energias enquanto se caminha pela mata ciliar.

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde: Aquário Natural

aquário natural de bonito

E para encerrar a viagem pela cidade, nesse roteiro de 4 dias em Bonito, nada mais adequado do que curtir uma de suas principais atrações: o Aquário Natural.

Essa é uma das melhores opções de flutuações da região, que encanta pela cristalinidade da água.

Um ponto bastante positivo dessa atração é que ela fica a apenas 7 km do centro da cidade, com uma viagem rápida até o destino.

A flutuação em si acontece em um percurso do Rio Baía Bonita, em um trecho de cerca de 1 km, seguindo até o Rio Formoso.

O mais interessante de tudo é que esse é um ponto de águas cristalinas e calmas, tornando-o extremamente relaxante e tranquilo.

A riqueza de peixes que habitam a região também é impressionante, com uma abundância incomparável.

Quem visita o Aquário Natural consegue aproveitar muito mais do que esse passeio de flutuação. Afinal, nos arredores, há ainda opções de banhos de cachoeira, bem como tirolesas, para dar mais emoção à aventura.

Geralmente o aquário é um dos pontos mais procurados por quem está fazendo algum passeio em família. Isso porque a calmaria da água é realmente impressionante, tornando as atividades tranquilas e seguras.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

O que fazer durante a noite em Bonito/MS?

A cidade de Bonito é pequena, com cerca de 23 mil habitantes, e tem uma cara realmente de interior.

No entanto, devido ao grande fluxo de visitantes todos os anos, o município teve que se estruturar, e por isso oferece uma boa urbanização no centro.

Por isso, durante a noite, há muitas opções de locais para visitar na cidade, como bares, restaurantes, lojas, locais públicos e até mesmo passeios.

Esse é o caso do Projeto Jibóia, que funciona apenas no período noturno e oferece aos turistas um contato direto com as serpentes jibóias.

O atrativo fica na área urbana da cidade e conta com uma palestra educativa sobre as cobras, além de um momento para tirar selfies com um dos animais nos ombros.

O centrinho da cidade também é um ponto muito procurado durante a noite, por ser uma área comercial. Esse é o momento ideal para fazer compras e levar algumas lembrancinhas de volta para casa.

Além disso, há alternativas como a Praça da Liberdade, onde está o monumento das Piraputangas, peixe símbolo da região.

Devido à iluminação artificial da escultura, esse é um momento perfeito para fazer uma visita. E em um roteiro de 4 dias em Bonito, há muito o que explorar durante a noite.

Os restaurantes oferecem os mais variados tipos de pratos, mas a comida regional é um destaque a se considerar.

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

Outras opções de passeios para incluir no roteiro

boca da onça

Bonito não é conhecida como a capital do ecoturismo à toa. A cidade realmente reúne uma enorme quantidade de atrativos em seu território.

Além do mais, os municípios vizinhos, como Bodoquena e Jardim, também compartilham muitas de suas belezas naturais com os visitantes.

O resultado é que quem viaja para esse pedaço do Mato Grosso do Sul consegue curtir – e muito – a viagem.

Nesse roteiro de 4 dias em Bonito, descrito até aqui, foram incluídos alguns desses principais destaques.

Esse é o caso da Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel, Rio Sucuri, Ceita Corê, Praia da Figueira, Abismo Anhumas, Aquário Natural e Estância Mimosa. Mas isso não é tudo.

A cidade realmente conta com um número significativo de passeios, que também vale a pena mencionar aqui:

Cachoeira Boca da Onça – é a maior cachoeira do estado, e o passeio completo envolve uma extensa trilha, com paradas em diversas outras quedas d’água. O local também é muito procurado por entusiastas do rapel.

Rio da Prata – tão importante quanto o Sucuri, esse é um dos passeios de flutuação e mergulho mais buscados pelos visitantes.

Lagoa Misteriosa – é uma dolina alagada, com um lago de mais de 220 metros de profundidade, perfeito para o mergulho e também para a flutuação.

Buraco das Araras – trata-se da maior dolina da América do Sul, lar de dezenas de espécies de animais, como a Arara Vermelha.

Boia Cross – o passeio consiste em descer um trecho do Rio Formoso, utilizando uma bóia individual. Ele ocorre tanto no parque ecológico do rio, quanto no Hotel Cabanas.

Serra da Bodoquena – é um atrativo completo, com trilhas e cachoeiras no Rio Betione, um balneário fazenda e também pontos de flutuação.

Nascente Azul – outra flutuação famosa de Bonito/MS e que se destaca pela cristalinidade de suas águas.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para garantir sua chance de conhecer esse paraíso, reservando seus passeios com a Roteiro Bonito MS por WhatsApp ou por e-mail. Até a próxima!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.