roteiro bonito agência de turismo em bonito

A Pesca é Permitida em Bonito/MS? Entenda Tudo Aqui

Quer saber se a pesca é permitida em Bonito/MS? Então, chegou ao lugar certo!

A pescaria esportiva é uma das atividades turísticas mais relevantes do estado do Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.

Afinal, é justamente nessa área que fica cerca de 65% de todo o território do Pantanal, que abrange ainda o estado do Mato Grosso, bem como áreas da Bolívia e do Paraguai.

Estando a menos de 100 km desta zona pantaneira e a 300 km de Campo Grande, Bonito/MS conta com um território repleto de rios, com uma grande variedade de peixes.

No entanto, é o ecoturismo, com a exploração das cavernas, grutas, rios, trilhas e cachoeiras, que movimenta a cidade.

Mas, mesmo com tantos outros atrativos, será que a pesca é permitida em Bonito/MS? É justamente sobre isso que a Roteiro Bonito MS vai falar neste artigo. Boa leitura!

A Pesca é Permitida em Bonito/MS?

Pescaria Pantanal
Fonte: Ricardo (Flickr)

Embora seja uma pergunta clara e direta, a resposta não é tão simples assim. Afinal, essa é uma atividade que envolve muitos outros fatores.

De uma forma direta, é possível afirmar que, sim, é possível pescar no município, mas de um modo bastante restrito.

A primeira limitação é que na grande maioria dos rios de Bonito a pescaria é totalmente proibida, devido às outras atividades turísticas locais.

Sendo assim, apenas em algumas áreas é que é possível realizar essa ação de forma legalizada.

Em quais rios a pesca é proibida em Bonito/MS?

De acordo com a IMASUL, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, a pescaria é totalmente proibida em locais próximos a nascentes, cachoeiras, bacias e áreas similares em todo o estado.

Quanto à região de Bonito, que fica na Serra da Bodoquena, a proibição acontece de forma permanente nos principais rios, como o Rio Salobra, Mimoso, Rio da Prata e o Rio Formoso.

Sem falar, é claro, nos períodos da piracema, que é quando os peixes se reproduzem, havendo aí uma proibição nacional da pesca.

Isso quer dizer que nas áreas onde há esse fluxo de visitantes para realizar mergulhos e flutuações, ou banhos em cachoeiras, não há como pescar.

Dentre esses rios, o maior é justamente o Rio Formoso, que concentra uma grande quantidade de atrativos, como balneários. E, como observado, não há como pescar nele, em nenhuma época do ano.

Onde a pesca é permitida em Bonito/MS?

Apesar de todos os principais rios turísticos da região não possibilitarem essa atividade, há exceções.

O principal exemplo, nesse caso, é o Rio Miranda (veja aqui), que é um grande exemplo de ponto de pesca esportiva existente na região de Bonito/MS.

O rio é muito procurado por entusiastas dessa prática e concentra locais voltados para atender o público, como pousadas e hotéis fazenda.

Nesse caso, alguns lugares que vale a pena conferir são o Pesqueiro Davi e a Cabana do Pescador, ambos na margem do Rio Miranda.

Já quanto ao pesque e solte, outro bom exemplo é o Rio Perdido, que também corre pela região.

Como pescar em Bonito/MS?

O estado do Mato Grosso do Sul é bastante vigilante quanto ao controle das pescarias em seus rios, e em Bonito não é diferente.

Assim, o IMASUL atua de forma clara quanto a essa atividade, que é muito importante para a região, mas que exige realmente uma organização adequada.

Uma exigência legal para quem deseja realizar a pesca esportiva é que se tenha a Autorização de Pesca Amadora, emitida pelo próprio órgão. Para isso, é preciso acessar o site www.pescaamadora.imasul.ms.gov.br.

Esse é um documento que irá autorizar, junto ao selo turismo, que haja a captura e transporte legal do pescado pelo pescador amador.

Além disso, é claro, é necessário ainda que o pescador obedeça aos tamanhos máximos e mínimos de cada espécie, bem como a quantidade permitida.

Mesmo com isso, é fundamental ainda lembrar que mesmo em locais onde a pesca é permitida, algumas opções de espécie nativa são estritamente proibidas de se capturar. É o caso do Dourado, Piracanjuba e Pacu-Prata, são espécies protegidas por lei.

Quem descumpre essas exigências acaba sendo autuado pela Polícia Militar Ambiental, que patrulha as áreas.

Aproveite para ler também: Passeio de Balão em Bonito

Por que a pesca é proibida em Bonito/MS?

Cabana do Pescador
Fonte: paulo1ant (TripAdvisor)

Como foi possível perceber, a pesca é permitida em Bonito/MS, mas você pode pescar apenas em pontos específicos.

Assim, na grande maioria dos rios da região, essa é uma prática que os visitantes não podem fazer. Mas por quê?

Bem, a verdade é que a cidade possui um grande apelo quanto à preservação de sua natureza. Afinal, já foi eleita por 16 vezes como o principal destino do ecoturismo no Brasil, e para conseguir preservar suas áreas, algumas medidas devem ser tomadas.

A proibição da pesca, nesse caso, acontece justamente em seus rios turísticos, que são os grandes geradores econômicos da cidade.

O Rio Formoso, por exemplo, o principal do município, é o local onde fica localizada uma grande quantidade de passeios. Atividades como boia cross, cachoeiras e, balneários ficam distribuídas ao longo do seu leito.

E o mesmo vale para outras opções, como o Rio da Prata ou o Rio Sucuri, onde são realizadas as flutuações e os mergulhos.

Em outras palavras, a atividade principal de Bonito/MS é a exploração de sua região, o que demanda uma alta preservação.

Não é apenas a pesca que entra na lista de atividades proibidas, pois próprio fluxo de visitantes é devidamente controlado.

Para visitar qualquer um dos principais atrativos regulares da cidade, é preciso adquirir um voucher com antecedência.

E é para isso que existem as agências credenciadas, como a Roteiro Bonito MS, que atuam na organização dos passeios.

Enfim, não espere mais para conhecer Bonito e as surpresas que a capital do ecoturismo reserva a você! Garanta seus passeios com a agência Roteiro Bonito MS entrando em contato por WhatsApp ou e-mail hoje mesmo!

Thiago Araújo

Tenho 30 anos. Sou esposo da Flávia e pai de 3 lindos meninos: Kauã, Kaio e Lorenzo. Sou um empreendedor apaixonado por Bonito/MS. Amo viajar e também gosto de mostrar o melhor que minha cidade tem para quem vem nos visitar. Conte com a minha ajuda.

[GRÁTIS] Guia com Todos os Passeios e Valores de Bonito

Conheça os valores atualizados dos passeios e poupe horas na montagem do roteiro.

Solicite agora gratuitamente.